Os nossos amigos

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Douradas no Seixal


Prainha do Seixal (entre o pontão grande e o Cais da Trânstejo)

Após um dia em que tinham saído uns peixes no Seixal, destaco duas belas Douradas de porte acima da média aqui por estas águas, lá foram Os Pescas para mais uma jornada. Pesqueiro de pequenas dimensões, há que ir cedo para se poder pescar. Para se conseguir bom peixe neste pesqueiro é necessário fazer grandes lançamentos para que se consiga alcançar a cale, não tendo fitas de medir em vez de olhos posso afirmar que são exigidos uns bons 100 metros para pelo menos ficar perto da parede. Este facto limita o pesqueiro a quem consiga lançar razoavelmente.Já no pesqueiro vai de começar a pescar mas peixe nada. Sem peixe mas com o melhor convívio, contámos com a visita do Luís Malabar que decidiu dar folga aos Robalos e fomos aproveitando para discutir sobre alguns materiais e sobre os nosso Blog que tanto prazer nos dá partilhar e sobre os belos Robalos que o Luís tem apanhado. O peixe teimava em não aparecer, e a pesca ia ficando para segundo lugar com o pessoal a por a escrita em dia enquanto a maré começava a encher, a água era pouca e havia que aguardar . Com um pouco mais de água, pequenos toques se faziam sentir mas Douradas de porte que é bom, nada. Entretanto lá se foi vendo peixe sair, uma ou outra Douradita de palmo iam aparecendo na areia. Já bastava o peixe ser pequeno e os toque pouco convincentes eis que aparecem as melgas, melhor, o gang das melgas decididas a dar toques mas com muita convicção.

Podem não acreditar mas são ás carradas e os ataque inevitáveis. sem grandes soluções lá tivemos que fazer um pouco de fumo para as espantar o que teve algum resultado. As nossas expectativas de poder ferrar um peixe grande iam-se perdendo, pois já tinha passado a hora da maré, uma boa quantidade de canas e só 3 ou 4 peixes fora de água.

Ainda apareceu uma enguia que nos surpreendeu ao andar por ali a esta altura mas... a pesca é assim  mesmo sem muito peixe reuniu um grupo de pessoal porreiro que teve tempo de pôr a escrita em dia, para alem de mim estiveram presentes o Pedro, Filipe, Filipe Sénior, Malveiro, Tomané e o Luís, resultado uma cambada de gradeiros mas com classe.
Entretanto foi chegando a hora e demos por terminado o convívio já preparando o dia seguinte para ir novamente procurar as ditas Douradas que não quiseram aparecer.

Deixo aqui o video da captura da enguia, espero que gostem.

Enguia no Seixal from Os Pescas on Vimeo.


Um grande abraço,
Nuno (pesca no prato)

3 comentários:

Pedro Nunes disse...

Boas Nuno!
Deixa la fica p a proxima, se o convivio foi bom ja a pesca foi boa :)
As melgas essas ja as conheço, há um spot onde costumo ir as Douradas também, quando chega ao final do dia até me comem vivo, às vezes nem consigo arrumar o material como deve ser...
Saude.

João disse...

Grande relato!
Não estou a brincar mesmo, é que o pessoal só faz relatos de 10 peixes pra cima ou de peixes de kilo, mas a pesca também é apanhar peixe pequeno e apanhar o ar da maresia.
Gosto da atitude, é por isso que todos os dias venho aqui espreitar. Não é pra ver os pesqueiros porque já vi muitos e não vou lá, é mesmo pra sentir as vossas pescas!

Parabéns TAMBÉM por essa pescaria!

Os Pescas disse...

Boas pessoal,

Obrigado pelos comentários.
è esse o espirito deste blog, partilhar os nossos bons momentos à beira mar e bons momentos não é só quando há peixe até porque são mais as vezes em que se apanha menos do que mais.

Partilho inteiramente com a vossa opinião.

Um Abraço,
Nuno (pesca no prato)