Os nossos amigos

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Robalo ao amanhecer

             Boas pessoal..


   Hoje fui o primeiro abrir as hostilidades para esta semana, após ter dormido 2 horas lá me consegui levantar ás 4h da manhã para ir fazer mais uma sessão de spinning com os meus passeantes.
   Depois de ter chegado ao pesqueiro por volta das 4h 50 da manhã ainda estive que esperar sentado á espera que houvesse um pouco mais de luz e que me fosse possível ver aonde caia a amostra e também para a ver a trabalhar pois é uma zona com muita pedra e que com a falta de visão torna-se difícil trabalhá-la e existe a possibilidade de a encalhar numa pedra desgraçada por causa da aguagem.
   Mesmo assim ainda tentei fazer 2 ou 4 lançamentos sem luz que acabou por não surtir efeito nenhum.  Posso dizer que á medida que foi amanhecendo a aguagem foi se tornando mais forte mas que ainda possibilitava trabalhá-la de uma forma credível. Foi então num desses lançamentos junto  a um caneiro que o meu passeante foi atacado de baixo para cima por um belo Robalo...ainda mandou 3 ou 6 cabeçadas mas sem resultado nenhum para se safar....:-)
   Posso dizer que era um peixe dócil pois trabalho deu muito pouco para sorte minha...isto porque foi muito em cima da pedra e a coisa podia se ter complicado em certo aspecto....mas não,, ele colaborou comigo até eu o conseguir agarrar com as minhas mãos. 
   As águas ainda estão tapadas mas tal como eu tinha dito ao meu amigo Valter....hoje para nós começa uma vez mais a caça...:-)....e que vai durar em principio até segunda da próxima semana.
   Aqui fica duas fotos de mais um lindo Labrax..:-)..que neste caso foram tiradas pelo meu amigo e um dos administradores deste blog....Ricardo palma, que gentilmente me fez o obséquio de mas tirar. Tenho pena que as fotos não sejam junto ao mar mas eu não tinha ninguém ao pé de mim naquela altura para as tirar
    Foi á balança e pesou 3 klos certos...nem mais nem menos.....lol.....pode ser que amanhã já tenha novidades companheiros.

                                                     






                                                                  Labrax com 3 kilos



    Obrigado a todos e até breve companheiros


    Luis Malabar

13 comentários:

João Almeida disse...

Olá Luis

Pelas minhas contas já o sacaste com a maré a encher.
A ver vamos o resto dos dias com a baixa-mar ao nascer do sol, mas, para mim, fundamentalmente com menos vento.

Abraço

Rui Nunes disse...

Parabens Luis pelo relato que esta muito fixe e pela captura claro.
Esse robalo é como uma bicuda, 2/3 arranques e depois rende-se.
Abraço e boas pescas.

Os Pescas disse...

Olá João

Acertaste, já a maré tinha dado a volta, pois quando houve a paragem da maré ainda não estava a pesca, pois ainda não tinha luz suficiente para pescar.
O vento para mim, aonde eu pesco não me incomoda nada, até ajuda muitas vezes desde que continue a vir de norte. Mas o pior para mim é a cor da água que não ajuda nada, turvas e sujas que dificulta a entrada do peixe no pesqueiro.
A vêr vamos se melhora com o desenrolar da semana amigo.
Obrigado Rui pelo teu comentário pois é com muito gosto que faço os meus relatos para partilhar com quem ama a pesca como nós.
Não imaginas como tenho saudades dos pelágicos das nossas maravilhosas ilhas. De qualquer das formas este robalo foi bastante docil ao contrário de alguns que têm o diabo no corpo...lolol.
Um grande abraço para ambos e até breve.

Luis Malabar

João Almeida disse...

Sorte

Por aqui os pesqueiros que estão protegidos das nortadas são raros e pouco atractivos.

Mesmo assim amanhã vou-me a eles :)

Abraço

Os Pescas disse...

Olá João


São 2h da manhã e ainda estou a pensar se me levanto ás 5h..lol
Acho que vou deixar para sexta a pesca. È verdade, tenho sorte com os pesqueiros das minhas zonas, mas com ventos de oeste é que não dá mesmo.
Tens pescado com as de superficie ou com as flashminow? As minhas flashminow estão todas guardadas para serem envernizadas e utilizadas talvez para fins de setembro quando eles começarem a comer de outra forma. Até lá só uso passiantes..:-)
Um abraço


Luis Malabar

Os Pescas disse...

Já me esquecia amigo João, má pesca para amanhã...:-) e que neptuno te brinde com um Sr Labrax.
Pois como diz o ditado..só quem lá vai é que apanha.
Um abraço


Luis Malabar

João Almeida disse...

Olá Luis

Tenho usado mais passeantes. Mas por vezes não resisto a experimentar as LC e até saiem umas coisas :)
Nesta altura tenho dado preferência aos pencil da patchinko e da Daiwa (Saltiga) bem como as passeantes da Daiwa e aos Super Spook que por aqui se revelam eficazes à noite.

Esse pormenor do envernizamento deixou-me curioso, pois tenho algumas amostras com partes de tinta que vão saindo devido às rochas e aos maus tratos de alguns pelágicos. Revela-se eficaz o envernizamento?

Nestas marés de Verão só ao fim de semana é que arrisco em fazer madrugadas. Tal como tu prefiro deixar isso para ocasiões onde as probabilidades deles enconstarem são maiores :)

Têm-me falado muito bem das Jackson (uma referência em particular azul/preto). Nas lojas que frequento não têm. Costumas usar? São caras?

Abraço

João Almeida disse...

Obrigado :)

Vamos a ver se eles andam por lá.

Abraço

Os Pescas disse...

Olá joão, eu na minha caixa tirando os passeantes apenas tenho as minhas duas melhores amostras da LC130 flashminow, que em caso de os robalos começarem a comer nessa camada de água elas dão conta do recado, o que depois de usar os passeantes sempre as experimento pois nunca se sabe a partir de quando é que eles mudam a sua maneira de comer.
Eu tenho alguns passeantes da jackson e que a meu vêr são muito caros para os resultados até agora obtidos, de qualquer das formas, tanto em lançamento como no trabalhar são boas.
Em relação ao envernizamento, realmente as amostras duram muito mais e ficam muito mais brilhantes. Eu para a semana em principio vou a casa de um amigo meu envernizar todas e depois posso tirar umas fotos com e sem verniz para que possa vêr a diferença entre as duas ok.
caso goste do resultado, posso lhe dizer como fazer, pois as minhas 3 ou 5 matadoras que 2 das quais são muito dificeis de arranjar têm que ser envernizadas muito antes de começar a pescar com elas, pois as fateixas que lhes coloquei dão cabo da pintura, perdendo o seu valor efectivo em capturas.
posso lhe dizer que entre as super spook e as tanto da jackson, prefiro mil vezes as spook amigo, antigas mas infaliveis no que toca a peixe grande, sem sombra de duvida.
Para mim basta ter na caixa passeantes da LC as sammy , superspook e as patchinko que ainda não tenho mas que vou ter.
Para mim a principal diferença da patchinko para as outras é a distancia que se consegue atingir com as patchinko porque de resto em termos de capturas já perde para as sammy´s e as spook 9 a 1...lol
até breve...:-)



Luis Malabar

João Almeida disse...

Olá Luís

Vou aguardar pelas fotos então. De facto bem que precisava de retocar algumas LC :) Agradeço a disponibilidades.
É verdade. O lançamento das patchinko é muito bom. É uma amostra cara mas que nesta zona tem feito bons peixes, porém sem o sucesso das super spook.
Entretanto hoje gastei os trunfos todos que tinha... Passeantes, LC, Rapalas, Saltigas num mar esplêndido e nem um toque. Apenas uns banhos valentes (o que até soube bem ao final da tarde)lol.

Abraço

Os Pescas disse...

Olá João, posso te dizer que não foste só tu a carregar a grade...lol
Fui spinnar ontem e nada...:-(...lol, aconteçe amigo, infelizmente nem sinal deles, agora só posso em principio na 2 feira caso o trabalho o permita.
Estava á espera de uma boa semana de pesca, o que não está aconteçer infelizmente, mas mais tarde ou mais cedo eles apareçem quando menos se espera.
Assim que conseguir tempo e disponibilidade para retocar a página das amostras, publicarei a mesma ok, e o mesmo para o envernizamento das mesmas.
Um abraço João e más pescas amigo...:-)


Luis Malabar

João Almeida disse...

Olá Luís

Uma coisa que se aprende nisto é que quando menos se espera é que eles surgem.
Ontem comigo chegou a ser dramático. Eles andavam lá mas não queriam comer, pois várias vezes os trouxe atrás da amostra e nem toque. E isto aconteceu com passeante e LC's. Foi a frustração total :)
Posto isto estou indeciso se vá lá amanhã.
Fico a aguardar pelo post do envernizamento.

Abraço e más pescas :)

Os Pescas disse...

Olá João, tudo bem amigo.
Às vezes eles pregam-nos partidas dessas..:-)
Deixa estar amigo temos muito tempo para eles, como reza o ditado um dia do mar outro do pescador..:-)
Para mim e para os meus colegas de spinning, esta foi uma semana atipica, nada do que estávamos á espera, infelizmente..lol.
O unico peixe que saiu durante esta semana que passou foi o meu infelizmente.
Os meus pesqueiros estão carregados de tainhas e elas andam á vontade, isso quando aconteçe é porque os cabeçudos estão bem longe dali.
Quando eles entram nem uma se vê...lol
Nesta 5 feira vou envernizar as amostras, tirar fotos, fazer um video e publicar para que seja mais facil para quem nunca fez, aprender para poder fazer em casa sem problemas.
Um grande abraço amigo...más pescas..:-) e até breve.


Luis Malabar