Quando se juntam estes dois componentes... Tudo é melhor!!!
Bem, o Sushi é secundário, mas os amigos não.
A forma como me enchem o coração e a forma como sinto que enchemos uns aos outros é sem dúvida o melhor que pode haver em termos de amizade.
Conseguir juntar alguns dos melhores amigos num jantar é sem dúvida muito bom. Também para poder fazer sorrir alguém que tem passado um mau bocado é algo que faz logo tudo valer a pena.
A vida é feita de momentos, e estes são dos que não podemos deixar passar ou esquecer. Raramente posso ter a sorte de estar com o Luís, Embora com os restantes nos juntemos as vezes, nem sempre se consegue ter o tantos num jantar... Desta deu para rir, contar histórias, falar das grandes capturas, das grandes grandes, mas acima de tudo sorrir. Isso foi o mais importante...
Ah... E ter o Guilhas a cozinhar para nós é maravilhoso ahahah... Trabalha sacana! Tens muitos filhos para alimentar ahahah...
Bem, não vos quero maçar muito, foi apenas um jantar de pessoas que gostam umas das outras, que gostam de pesca e que gostam de sushi. Tudo simples. E as coisas simples na vida são as melhores...
Um agradecimento ao STAFF do restaurante WASABI em Campo de Ourique, e ao Chef Guilherme( o Povoador) pelo magnífico jantar que nos fez degustar...
TOP!!!
~
O NOSSO CHEFFFFFFFF
A sobremesa... Um gelado artesanal no mercado de Campo de Ourique Delicioso... Sabor a pastel de nata...TOP!!!
Momentos...
Pescador que é pescador até come o peixe crú!!!
Que tenhamos todos juntos muitos mais vezes... Grande malta... Grandes amigos... GRANDES GRADEIROS!!!
Mais um Natal que está a chegar, pois é os anos voam... Não me recordo do tempo porque o tempo realmente tem uma velocidade que na sociedade actual nos enleia de uma forma por vezes nos faz esquecer ou pelo menos deixar passar as coisas que na vida mais sentido fazem...
Um grupo de Hip Hop da margem sul fala numa das suas músicas sobre algo que é a única certeza da vida...
" Enigma sem sentido é o nascimento... Vida, morte, o único momento, a única saída, responde com o pensamento... Qual é o sentido da vida???...Nascemos para morrer... Tudo pode acontecer..."
A vida é o que é. Aprendi isto com os anos... No entanto o percurso longo da vida acarreta momentos fantásticos, fases únicas, fases que nos marcam, que nos ligam ao tal sentido da vida... Por isso não liguem esta mensagem a qualquer sentido negativo. É o contrário. É pedir para que se lembrem da vida. E a vivam...
...
Como comecei por dizer a vida actual acaba por nos fazer perder grande parte dos momentos que a meu ver temos o direito de viver. Porque a vida deve ser assim vivida. Com força, determinação e alegria. Em paz. Sempre em paz.
Desejo a todos um feliz natal, que ele seja para todos um dia tranquilo com os vossos. Isso é o que importa. Que consigam sentir esse calor, essa força que está por detrás da palavra Natal. O Natal é muito mais que dar um presente. O Natal é afecto, é dar um abraço a quem gostamos é simplesmente olhar para quem amamos e sentir só por isso todo o calor que está ligado a esta vida... Vida que mais uma vez refiro merece ser vivida. Nunca deixem de o fazer. Nem sempre o amanhã existe...
Não costumo portanto fazer ao longo dos anos grandes referências no blog, forum ou facebook grandes manifestações pessoais nesta altura. Não faz parte de mim. Acredito que os actos é que dão cor às palavras e prefiro viver o momento do que falar sobre o momento... Pese embora o amor que sinto pela escrita e todo o prazer que me dá escrever o Natal representa para mim paz e união.
Já volto a este tema...
Neste desporto ganhei muitos amigos, muitas pessoas boas.São tantos que não poderia estar aqui a dizer nome atrás de nome, vocês fartavam se e não liam a mensagem até ao final. Por isso vou resumir muito e todos os que ao longo do anos vão estando, falando, ou teclando comigo estão englobados nesta mensagem.
Ao Bruno e ao Sandro, porque é uma alegria poder sorrir todos os dias. Isso não tem preço.
Ao Luís e ao Guilhas pelo apoio e por entenderem o conceito forte que temos, um abraço, são do melhor que conheci na vida e sinto muitas saudades vossas quando estão longe.
A todo o GANG por o que significamos uns para os outros o meu obrigado. Somos um grupo de amigos muito forte, que se criou com base em coisas simples da vida. Pesca e amizade. Do nada ( e normalmente as coisas bonitas acontecem assim) criou se um elã entre nós muito forte que nos fez criar uma equipa destas. É um orgulho muito grande ser um dos vossos.
A equipa do Pesqueiro, users, um abraço enorme. Fico muito feliz que o projecto que se iniciou a dois anos para não deixar perder outro que já existia a mais de dez, tenha se tornado numa referência e num sucesso. Também sinto que somos uma família unida e isso deixa me muito feliz. Cuidar do presente para que tenhamos nós ou outros que venham a seguir um futuro melhor.
A todos os amigos que criei e criamos nestes desporto, uns que perduraram outros que não, mas que fizeram parte dos nossos momentos, o meu abraço também. Acho que nunca se deve esquecer o que fez parte de nós. Guardo sempre os bons momentos. É isso que importa.
A todos os que amam o nosso desporto outro abraço forte. Vivam este desporto com tranquilidade e paz e aprendam a saber viver com as diferenças, respeitando conceitos e ideais distintos ( com limites claro).
Por fim e porque não posso deixar este texto sem o motivo principal pelo que o escrevi sem deixar palavras de muita amizade a algumas pessoas que sei que precisam...
Ao Jorge, que crescemos a brincar e a jogar a bola na rua Catarina Eufémia na Cova da Piedade e a família dele um abraço. Muito forte. És um rapaz excelente. Não tenho palavras para te deixar que possam dizer exactamente o que sinto.
Ao João Cafurano meu colega de secundário e grande amigo desde há 20 anos, um abraço muito grande, sabes que estou aqui sempre que precisares. Os amigos estão sempre ao teu lado e vão te ajudar no que precisares. Muita força.
Ao Emanuel, por tudo o que ao longo dos anos temos sido, por ser uma pessoa excelente, um rapaz sem igual, pela forma como lança as canas, lol, pelo cognome de peixe gato... tu sabes bem o quanto todo o GANG está ao teu lado... O quanto te adoramos. Muita força amigo.
" Our kings never die".
Uma saudosa lembrança ao Sr. José Fernandes, por ter sido sempre uma pessoa extraordinária, pelo filho fenomenal que criou, fica a promessa que em breve os seus amigos se vão juntar a comer um robalão ou uma corvina daquelas fresquinha. Não lhe prometo é que seja pelo seu filho, visto a alcunha de que ele padece, lol.
Queria dizer muito mais, mas não consigo. Paz.
Perdoem me alguma falha, algum momento em que não consegui corresponder, mas não é por mal.
O dia a dia é tão forte, tão stressante por vezes que muitos são os momentos que me escorregam entre os dedos e que queria agarrar. No entanto não me esqueço e sinto as coisas...
Estou sempre convosco.
E com isto me despeço com a ideia que à muitos anos tento deixar nas cabeças de todos...
Vivam, vivam com alegria, vivam junto aos que amam, aos que vos tratam bem. Dêem-lhes valor, não se esqueçam do dizer... Não são pieguices, são por vezes as palavras, os gestos mais importantes que do outro lado se pode sentir. Acreditem. Um gesto por vezes insignificante para nós pode valor de muito para quem o recebe.
Pessoal... Vivam a vida, e sejam felizes. Paz, amor, saúde e muita pesca se possível.
Começam a circular as primeiras medidas sobre a pesca ao robalo. Parece que Portugal para já fica fora, mas urgem encontrar medidas justas, coerentes e inteligentes que visem permitir que todos possam pescar por muitos e mais anos.
1. É proibido aos navios da União pescar robalo nas divisões CIEM VIIb, VIIc, VIIj, VIIk, bem como nas águas das divisões CIEM VIIa, VIIg situadas para além da zona das 12 milhas marítimas calculadas a partir das linhas de base sob a soberania do Reino Unido. É proibido aos navios da União manter a bordo, transbordar, transladar ou desembarcar robalo capturado nessa zona.
2. De 1 de janeiro de 2016 a 30 de junho de 2016, é proibido aos navios da União pescar robalo nas divisões CIEM IVb, IVc, VIIa e VIId a VIIh, bem como manter a bordo, transladar, transbordar ou desembarcar robalo capturado nessa zona. Contudo, aos navios que utilizam redes de arrasto pelo fundo e redes envolventes-arrastantes30 é permitido manter a bordo capturas de robalo que não excedam 1 % do peso das capturas totais de organismos marinhos a bordo.
3. De 1 de julho de 2016 a 31 de dezembro de 2016, é proibido aos navios da União pescar quantidades de robalo superiores a 1 000 kg por navio e por mês nas seguintes zonas: a) Divisões CIEM IVb, IVc, VIId, VIIe VIIf, VIIh; b) Águas situadas na zona das 12 milhas marítimas calculadas a partir das linhas de base sob a soberania do Reino Unido nas divisões CIEM VIIa, VIIg. Durante esse período, é igualmente proibido aos navios da União manter a bordo, transladar, transbordar ou desembarcar quantidades de robalo superiores a 1 000 kg capturadas nessas zonas. Os limites de captura fixados no presente número não podem ser transferidos de um mês para outro ou entre navios. Os Estados-Membros devem declarar à Comissão, o mais tardar 20 dias após o final de cada mês, as capturas de robalo por tipo de arte.
4. Na pesca lúdica nas divisões CIEM IVb, IVc, VIIa, VIId, VIIe, VIIf, VIIg, VIIh, VIIj, VIIk, só pode ser retido, no máximo, um exemplar de robalo por dia e por pescador.
Julgo que todos temos as nossas pescas favoritas, e não vou dizer que a minha preferia é esta, porque não é... As ordens até podem mudar consoante a vida, o crescimento pessoal, mas julgo que no meu caso tem se mantido mais ou menos igual...
A juntar a isto o pouco tempo para explanar tudo faz com que seja complicado fazer todos os meses todas as pescas que gosto... O Spinning é uma pesca cativante, no meu caso que adoro pescar com Jerks, sempre que posso lá vou fazer uma "rapidinha".
A aproveitar as férias do Guilherme, ele veio ter comigo a meio da tarde para se ir testar umas canas de surf para ele comprar e depois irmos fazer um spinning ao final do dia.
Assim que saí, fomos a minha casa comer qualquer coisa e trocar de roupa e fomos logo ter com o Miguel para rumarmos ao pesqueiro... Chegados lá... Bem!!! Que ventania. De frente, sim de "fronha". Com rajadas a bater nos 35 km´s hora, voltámos ao carro e tivemos que conferenciar...
Não tínhamos grandes chances, a maré estava na reponta e ir para outro lado era perder o pouco tempo que tínhamos e ficar ali, assim era aceitar que íamos sofrer... Ou então, esperar que é verdade que o Guru se despediu do WINDGURU, eixando o Wind sozinho. Ora se o Guru era quem entendia da coisa e o Wind somente entende de informática já se entende as falhas dos últimos meses. Era rezar que a coisa estivesse errada e que o vento baixasse...
O sol estava a despedir-se e lá nos vestimos e preparámos para mais uma pescaria.
Chegados ao pesqueiro vai de começar a lançar e nos primeiros momentos... ainda no luco fusco... Quando olho para o lado já estava o Guilherme a recolher... Cana dobrada, ele foi recuando para não folgar a linha e uma grande alegria. É que ele começou a pouco tempo a spinnar, para ele apanhar um peixe, que já perdeu dois nas duas anteriores pescas, foi algo de sensacional. De certeza que com o tempo ele vai ficar pro... Mas pronto, ao fim de meia dúzia de tentativas já está feito e desgradou. Uma alegria muito grande. Sabem que quando falo da inocência é a isto que me refiro. Sinto saudades de estar a começar. O amor que sinto por a pesca é tão grande, que consigo absorver e viver cada segundo, mas sinto saudades do início, de quando me motivava estas etapas. Por isso quando o vejo fico feliz. Ainda para mais sendo o Guilherme. Foi essa alegria que invejei naquele momento... O momento em que fomos cumprimentá-lo. Aquele sorriso dele diz tudo, e para mim, desculpem me mas diz muito do que é um pescador lúdico. Julgo que muitos entendem. Não está em causa o tamanho pois é um robalo de 800/900 gramas mais ou menos, mas epa... Muito bom. Muito feliz por ele...
Claro que motivámos e troquei logo de amostra, assim que vi a cor da dele. Lançamento, mais outro e outro... Ficámos ali uns 15 minutos sem mais toques... Resolvi ir com o Miguel mais ao largo ver se dávamos com peixe mas o limo dificultou muito e perdemos bastante tempo... Para nada. Ainda fomos fomos ao Plano C, mas também tinha limo. Lá voltámos para o mesmo spot onde ficámos os 3 a bater aquilo ao pormenor... Com a maré já a correr bem, a zona formou 3 caneiros, dois com remoinhos fortes... Estava ali o "momento", estava ali a nossa chance... Claro que todos entendem pelo título que se a estreia já foi, falta o record... E que bom... para o júnior... Pois é... Sem estar a espera, de repente vejo novamente a minha direita uma cana vergada ZZZZZZZZZZZZZZZ e desta a brincadeira era outra... Larguei a cana e corri para perto dele mais o Guilherme... Tentei logo ajudá-lo, mais a tranquilizá-lo, para ter calma e entender a forma de tirar um peixe ali o que com a corrente e escoa não é fácil. O perigo de ele falhar naquele momento pode ser fatal... Mas ele, mesmo sendo o record dele esteve bem, não falhou, teve sangue frio e percebeu como tinha que fazer... Sem nunca folgar a linha... Acompanhar a onda, ir com ele... vir com ele... E lá o pôs a seco... O Guilherme foi lá agarrá-lo e disse-lhes logo para tirarmos umas fotos para recordar. Vale a pena pois o peixe é lindo. E que feliz fico de o ver tirar um tarolo.
... Bem, lá estava eu a ser gozado... O puto qualquer dia fica preso numa rocha com uma corda e vai ter que pedir ajuda aos "cangarejos" para o soltarem antes que a maré o tape... Para palhaço do circo ele dava resultado!!!
E lancei, lancei... Lancei e nada... E como estávamos longe do carro já estava a ver o que tinha que andar com o peixe... Porra! Espera aí... É melhor inventar qualquer coisa... Olhei para a bolsa de amostras... E pese embora sentisse que não era pela aguagem que não tinha apanhado nada, sentia que as amostras não me estavam a trabalhar nada bem... Vai daí, meto uma com a palheta maior. Comecei a sentir muito melhor o trabalhar da amostra e senti-me mais confiante na captura... Enquanto aproveitava a noite fria mas tranquila, com a sorte que tivemos nesta em que de um vendaval, a noite ficou uma paz, sinto uma ferragem brutal. ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ e o peixe arrancou, embora não tivesse o stella trancado, ele estava bem regulado, e portanto sabia que já tinha algum tamanho, mas aqueles arranques ZZZZZZZZZZZZZZZ estavam a ser fortes demais para o que me parecia também ser o peixe. Entretanto eles vieram em minha direcção e ligaram as lanternas... Eu ia trabalhando o peixe, sempre a correr a esquerda, e lá o vi na escoa ao cimo. Ao ver o tamanho dele, interessante, mas não um tarolo de 6 ou 7 kg. tranquei mais o drag e foi a bruta. Puxei-o, aproveitando a escoa e meti-o a seco onde percebi o porquê de tanta potência e arranques. A parte de ser um bonito exemplar, e numa idade onde eles têm muita força e genica, o peixe vinha com as fateixas de lado na boca e no dorso por fora. Ou seja, tinha toda a possibilidade de correr e explorar a sua potência. Já apanhei robalos 3x do tamanho deste que não me deram 1/3 do gozo deste. Muito bom. Foram ali segundos de magia.
...
Magia aparte, olhei para o Guilherme, ri me para ele e disse-lhe a frase do filme Taken, um filme que vale a pena verem...
Guilherme, já estás a perder, és tu que carregas o peixe até ao carro... amigo... " Good Luck"
Mas ele por se ter estreado nem se importou muito, lol... Todos estávamos felizes e isso é que interessa...
Andámos ali mais uma meia hora a ver se dávamos com mais alguns mas a meia noite demos por terminada a coisa... Cansado mas feliz por aquelas 3 horas com dois bons amigos, por ter apanhado aquele sunset maravilhoso e por ter feito o que tanto gosto: Pescar.
Rumo a casa, tempo para uma amena cavaqueira e para um momento hilariante ao deixar o Miguel em casa... Os peixes estavam os 3 juntos ele agarrou no tarolo, mas o Guilherme começou a dizer que ele tinha levado o meu e tal... Ele dizia que não, mas via-se a dúvida, andava para a frente, parava e dizia " não, não pode ser"... E já na porta de casa, olhava e olhava para o tarolo e rodava-o e tal... E diz: " Epa, deixa lá ver a rede" E vem na direcção do carro... Eu rapidamente fecho a porta, o Guilherme faz o sinal de " Levas te a boca"... E liga o carro... Um fartote!!! Assim vale a pena pescar...