quarta-feira, 12 de outubro de 2016

( Bóia) É MUITA "FORZA" PARA ELES...

Boas.

Uma das pescarias que mais gozo me deu este ano, e tenho feito bastantes foi esta. Não tanto pela quantidade de peixe, que foi boa, mas já fiz bem mais alguns dias, mas porque pude juntar alguns amigos.

O mar não estava de feição, mas mexia o essencial... Eu não podia ir de manhã quando a maré estava ideal, mas falei com a malta e lá se deu a coisa para irmos a tarde. O Lourenço e o Miguel foram mais cedo um pouco, e eu já cheguei pelas 3 e tal... Ainda tivemos o Miguel pezinhos a ir lá ter um pouco depois para pescar 30 minutos, lol...

Bem, falei com eles e decidi ir lá ter um pouco, mesmo eu não gostando de pescar tão pouco tempo, era o que se podia arranjar... Quando cheguei foi me transmitido que de manhã tinha dado muito peixe e que naquele momento estava fraco...

Montei a cana calmamente, e fui ao pé do Lourenço onde fizemos 3 bons sargos seguidos. Ele 2 e eu 1. Depois a coisa esteve complicada realmente e durante uma hora acho que não tirei nada de jeito. 2 sarguitos pequenos que foram para a água. Eu continuava a insistir nos buracos de sempre, mas foi mais atrás que vi sair peixe e o Lourenço foi para lá. Ele mais o Miguel tiraram uns 5 ou 6 enquanto eu via passar o "navio".

A maré virou e finalmente estava no momento em que se podiam fazer uns peixes... Entretanto chega o turista Miguel pézinhos, conhecido por dormir de pé devido ao seu pé 46 e monta a cana do carapau... Sim, mesmo curtinha... E o magano, saca um, dois três, ali em 5 minutos, tudo peixe ali de 700 gramas mais ou menos. A malta viu... E vai de romaria para cima de um gajo... Já não bastava a falta de respeito do puto a sacar os meus sargos, lol, e ainda veio a gradeiragem toda para cima de mim... Era mais bóias do que mar!!!

Bem, mas soube bem, olhava para a direita e via o Miguel, ao lado o Lourenço, e depois o pézinhos... Isto fora muita malta conhecida... Já só tinha mais uma hora de pesca e depois tinha que me ir embora... Alguma esperança em fazer ali uns peixes e vejo o Lourenço ferrar, trabalhar e meter quase a seco uma sargo de quilo e tal, perdido por um erro duplo. Tudo foi bem feito até ao momento final, a maré a vazar, torna a escoa forte o que com peixe grande obriga a não errar. Sem darem por isso ficam sem água no local ode já têm o sargo. Depois numa cana de bóia em esforço com a perspectiva de vir novamente a escoa só tens duas chances: Ou elevas e arriscas, ou vais lá abaixo buscar o peixe, caso de para o manter estável o que é raro. Nesta caso foram lá abaixo, mas agarraram na linha, e isso é quase sempre má ideia. Já aconteceu a todos, faz parte, mas fica a dica para não agarrarem alinha mas sim o peixe. A linha está em tensão máxima, não sabem se roçou na pedra, em que estado estará... Foi pena era um peixe muito grande...

Bem, mas a pesca continua e felizmente a coisa funcionou... E logo de seguida, o Lourenço saca um quileiro, grande peixe, grande luta e desta lá arriscou e meteu o peixe a seco... Eu perco um grande peixe de seguida, desferrou depois de muita luta, mas logo de seguida pimba... Boia a lamber a pedra, vem a escoa, aguenta, aguenta e quando a escoa vai... o sacana pega nela e leva devagar nem afunda toda... Sinto o gajo e faço a ferragem... ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, Drag dispara, luta boa. Luta magnífica. Segundos orgásmicos como estes peixes grandes dão... É curta a luta, mas maravilhosa. Trabalhei o peixe bem, levou várias vezes linha porque queria deixá-lo sem forças ali ao pé da rocha... Não quis arriscar perder o meu troféu do dia. Mesmo assim, a coisa podia ter corrido mal... A escoa falhou me e deixou me ali a milésimos de elevar o peixe que mesmo morto era um peso grande e eu a ver lá bem em baixo o anzol, um yamame na ponta da boca. Não quis arriscar, elevei só um pouco e pus em cima de uma pedra. O Miguel foi lá abaixo e como lhe disse, agarrou só no peixe e trouxe o. Obrigado a ele. Não sei se o tirava, o risco de elevar aquela altura já começava a poder correr mal pelo anzol. Assim que ele o trouxe o anzol largou de imediato...

Bem, o peixe entrou no pesqueiro e logo de seguida o Lourenço saca um grande sargalhão, outro dos negrões, grande peixe... Bem, trabalhado e novamente em cima da pedra e lá se foi lá abaixo buscar o peixe... Grandeee sargo. Lindo.

A pesca compunha-se e o Miguel ferra dois de seguida já peixes de 700/800 gramas, belos peixes e eu ferro outro dos bons. Uma luta linda. Desta não houve falhas e a escoa trouxe o ao sitio bom para elevar e peixe em cima sem problemas... Sabem que na maioria das vezes o problema não é o peso do peixe. Vejo tanta gente a preocupar se com os power lifts que só me dá vontade de rir. Claro que convém em muitos pesqueiros que as canas tenham alguma potência, mas não é por isso que deixam de tirar o peixe. É importante se perceber o mar, o local onde se pesca, e entender o momento da elevação de um peixe. Também na maioria dos casos não se deixa de elevar um peixe com medo de partir a cana, mas sim com medo de o anzol abrir, desferrar, ou de a linha normalmente já roçada, poder partir... Pelo menos eu na esmagadora maioria das vezes que evito elevar um grande sargo é por esse motivo. Até porque em termos percentuais já percebi que se perde muito mais peixe do que quando se é prudente.

O Miguel entretanto já tinha ido embora... Já se tinha pisgado e ficámos os 3 mais um pouquito a aproveitar o resto da maré... Ainda bem que ficámos pois ainda sacámos uns 3 ou 4 cada um...

O peixe estava ali e não fosse um vento que levantou de repente tinha se tirado ainda mais... Estavam manhosos, a comer subtilmente e por isso mesmo perdeu se muito peixe, alguns ferrados que deviam estar tão pelo beiço que largavam...

Mesmo antes de arrumar o Lourenço saca outro bom peixe e de seguida eu tiro outro... O Miguel já tinha tudo arrumado... Valeu pelas horitas de amizade, de ar puro, de boa disposição.

Mais uns testes as Forzas Special, que nos têm dado tantas alegrias estes dias... Uma cana potente, rápida e elástica que me tem feito companhia estes meses com muitas pescarias de qualidade.

Aos meus amigos um obrigado especial, eles sabem o quanto gosto de estar com eles e de sorrir com alguém ao lado. Vale muito a pena... Sobre a pesca em si, pena não ter ido mais cedo, mas só pude aquela hora. Mesmo assim bons peixes, exemplares lindos e no geral uma quantidade já aceitável para o bocado que foi.

Tem sido um ano muito bom de bóia com muitas pescas de quantidade e calibre e outras só de bons exemplares... Em breve voltamos lá!!! A medida que for tendo algum tempo tento ir partilhando alguns peixes pois realmente tem sido muito bom...

E O MELHOR DE TUDO, ALÉM DA AMIZADE, DOS SORRISOS, DA PARTILHA DE MOMENTOS MÁGICOS, É SENTIR AQUELA BRISA DO FINAL DE TARDE... SIMPLESMENTE DIVINAL!!!

Material:

Canas: Vega Foza Special ( 2 ), Vega Bullfight, Vega

Carretos: Shimano Stella SW 4000, Shimano Twin Power 5000FB, Shimano Stradic 5000, Shimano Nexave 4000

Linhas: Cinnetic Mimetic fluorocarbono, Asso Fluorocasting, Máxima fluorocarbono