Os nossos amigos

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

( SURFCASTING) O GANG A FAZER MISÉRIA NA REMONTADA DO SANTOS...



Boas.

O limo tem assolado toda a nossa zoa este ano. É desesperante chegar a Dezembro ainda com limo muitos dias. De Maio para cá, nem vos sei dizer as vezes que tentámos sem sucesso ir a pesca na zona.


Por entre muitas pescas sofridas, outras quase heróicas, esta podia ter sido épica. Nem vos saberia dizer o monte de peixe que se perdeu por a praia ter de repente enchido de limo. Uma desgraça. Entre a actividade constante o limo dificultou e muito a nossa pescaria. Podia vos dizer que cheguei a parar as 6 e 7 x cada vez que ia recolher para tirar o limo da ponteira e em muitas tinha peixe, alguns que acabavam por desferrar.


...

Pescaria marcada em cima do joelho para a 4ª feira, mar com um bom toque e lá fui eu, o Santos, o Rui e o pai dele...

O Rui chegou antes e instalou se eu e o Santos ficámos logo ao lado para a malta estar perto e ir  falando.

Nos primeiros lançamentos o limo dava um ar de ter desaparecido de vez, de não estar por lá, mas...



...

Foi sol de pouca dura... A maré estava na vazante e assim que virou, ui!!!
Parecia que cada lançamento era pior, e era limo atrás de limo, sempre a parar para recolher, um desespero.

Eu logo no 1º lançamento desgradei com um sargo jeitoso, e pouco depois o Santos tirou um maior, esse já a rondar o quilo... Bons peixes que por ali andavam...




Sem dar por isso com a noite bem escura quando fui ver do Rui já ele tinha dois belos sargos. A malta estava a safar se e era hora do nosso Pastelinho e do café da ordem... Soube bem, dava força para continuar. O isco forte estava a ser o lingueirão, que tinha tirado os peixes todos até aquele momento.













No casulo nem tocavam, nem no ganso, nem no Americano o que é raro.




Voltei a minha faina e a acelerar o passo, mas qualquer pessoa desanima com a quantidade de limo. Com a maré vazia e de amplitudes grandes que estavam chegou a ser penoso. Acabei por parar um pouco e não pesquei durante umas duas horas. Mais valia aproveitar o mar e os amigos do que estar a limpar literalmente o mar.









A maré lá virou e a enchente tornou a safar nos... O limo continuava a ser muito mas felizmente os estralhos vinham direitos e sem limo o que nos possibilitou pescar e fazer mais peixe...



De seguida saco dois bons sargos e uma rabeta boa... O Santos saca também 2 sargos bons e estava ele a iscar e vejo a Raycast a porrada... Agarro na cana e começo a trabalhar o peixe dele... Um sargo pelas cabeçadas... E muita sorte entre tudo... O limo fechou me duas vezes a passagem e eu ia abanando a ponteira e ele la soltava até que travou... Chamei o Santos e ele nada, dei lhe dois berros e ele lá veio ajudar e já perto da escoa safou o limo para eu meter a seco um senhor sargo com 1.300 kg. Bom peixe para ele.



Durante ali duas horas entre toques e peixe perdido passámos bons momentos. Quando fui ver do Rui já ele tinha 7 sargos, todos bons. Apesar do sofrimento, do que trabalhámos e foi mesmo muito. Acreditem que foi muito, sacámos bom peixe e de bom tamanho.





Já devia estar a romper o dia quando o Santos saca uma rabeta e outro sargo para terminar o dia e dar a volta ao inicio de pesca onde estava a perder claramente. Aliás nas últimas pescarias ele iniciou a típica Remontada Espanhola!!! Está cada pesca mais coeso e forte. Não parece o mesmo. A força do grupo está mesmo aí, a forma como cada um evoluiu um pouco com o colega. É bom ver isso.





A madrugada ainda deu mais um peixe a cada, e o cansaço era grande, mas a boa disposição enorme... E lá fomos arrumar a tralha, deu para tirar umas fotos e ir tomar um cafézinho e um pastel.
Uma noite fria, mas com um sol matinal espectacular que parecia Primavera...




Ao Santos, ao Rui, e ao pai dele, obrigado por uma grande noite de Surfcasting.

Quando se acredita tudo é possível. Foi bom ver vos tão felizes.

Até breve, o campeonato de SURFCASTING está ao rubro!!! É muito bom... É de salutar a competitividade e a amizade entre todos. Ver cada um a ajudar o amigo como vejo a cada pesca diz muito da forma como vivemos...











Material:
Canas: Cinnetic Raycast Hybrid, Cinnetic Black Star ST, Vega Potenza Elite, Daiwa Tournament Z(2)
Daiwa Tournament Caster, Daiwa Sky Caster(2), Daiwa Prime Caster, 
Carretos: Shimano Bull´s Eye (7), Daiwa Saltiga Surf, Shimano Ultegra XSC
Linhas: Cinnetic Sky line Red Inferno, Yuki Kenta, Cinnetic Mimetic, Sufix 100% Fluorocarbono, Seaguar FXR
Iscos: Lingueirão, Casulo, Ganso Nacional, Caranguejo 2 cascos, Americano



FilipePC, Santos, Rui

1 comentário:

luisfgpinto disse...

Boas.

Bela pescaria mais uma vez na companhia dos teus companheiros de pesca, o limo tem sido lixado.

Em relação ao isco pareceu-me que também utilizaste batata.

Fiquem bem e continuem a puxar pelos queixos deles.