Os nossos amigos

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

( SURFCASTING) PELA COSTA VICENTINA NUMA DIURNA...


Olá.

O trabalho tem obrigado a escolher religiosamente os dias em que se consegue ir a pesca. Não tem sido fácil abdicar de um fim de semana para ir pois tenho estado quase sempre de escala e impossibilitado.

Com isto a solução era ir dar um saltinho a Costa Alentejana, desta mais abaixo de Sines, numa pescaria diurna com o meu pai. De dia pode dar menos peixe, mas vive se melhor o mar, e a tranquilidade é impressionante. Vale a pena por vezes abdicar de umas quantas capturas para fazer estas diurnas.

O plano era simples, passava por escolher uma praia com mista com rochas onde de dia pudesse encostar algum bom peixe.

Foi bom poder pescar numa praia tão sossegada e tão bonita e em parte desfrutar daquele cenário.

A costa Vicentina tem spots maravilhosos a explorar.








Chegámos durante a manhã a tempo de montar as canas com calma e escolher a zona com um bom caneiro. Nestas praias mais rasas é essencial perceber onde pode passar os pequenos caneiros por onde o peixe vai comer.

O mar esse pouco mexido não deixava antever nada demais mas ao menos uma ou outra captura era o que esperava.

Bem, levei como iscos, americano, lingueirão casulo... A fé no americano era como sempre muita.

Comecei logo por umas excelentes iscadas desta minhoca que tão bons robalos me tem dado, mas o dia estava calmo e sem grandes actividades.

O primeiro a desgradar foi o meu pai com uma Baila seguido logo eu de um robalo de 40 cm.

Nada de registo...

A calmaria era tanta que dava para realmente desfrutar do solinho do dia que realmente estava óptimo. 19 graus em Fevereiro, TOP.

Estava a comer qualquer coisa quando tive um ataque na Daiwa Sky Caster Hybrid e assim que segurei estava ferrado, com uma ligeira corrida lateral. Percebi que deveria ser um robalo ou uma baila grande. Felizmente foi mais um rabalo para a minha conta. Este Inverno nas poucas vezes que tenho ido, não tenho tirado muito peixe, mas quase todas as vezes faço uns peixes engraçados o que me deixa satisfeito.

Este robalo mais pequeno do que o da última pescaria que tinha 3.5 kg. mas mesmo assim foi 1.5 kg. para a tabela GANG. Menos mal.

A actividade nunca aumentou e seguimos a espera sempre com boas e gordas iscadas, mas realmente nada.

Fomos almoçar e aqui sim perdi o peixe do dia.

A praia tem alguma pedra a direita e eu distrai me com a apatia que o dia tinha em termos de actividade e quando olhe para uma das minhas pescas estava toda corrida, muito mesmo para a direita.
Corri para ela e quando segurei vi logo que tinha peixe, e grande. A cana bem vergada e muito peso o peixe tinha corrido demais para poder fazer qualquer coisa. A centímetros da pedra tentei segurar mas não deu e foi a pedra onde esperei, esperei, esperei, mas nada. Partiu e lá fiquei sem o meu troféu.

Foi pena pois era um peixe de grande porte, mas ganhou. Foi inteligente e refugiou se na pedra que lá havia, teve instinto de sobrevivência e mereceu safar se.

Já nem montei mais as canas. Foi arrumar e seguir rumo a casa. Foi uma manhã com o meu pai, momentos sem igual...


Ficam umas fotografias para a malta se animar.

Venham mais. 



DAIWA TOURNAMENT Z


DAIWA SKY CASTER II HYBRID




DAIWA TOURNAMENT CASTER II HYBRID




...

O MEU PEIXE PONTUÁVEL A SAIR...



MAIS UM LINDINHO...



UM ABRAÇO A TODOS



MATERIAL:

CANAS: DAIWA TOURNAMENT Z, DAIWA TOURNAMENT CASTER HYBRID, DAIWA SKY CASTER HYBRID
CARRETOS: SHIMANO BULL´S EYE 9100 ( 3)
ISCOS: AMERICANO, LINGUEIRÃO, CASULO



RUI MARQUES

1 comentário:

JCO disse...

A praia da Vieirinha, é porreira, não é?
O Verão, é pena, pois dá muito lixo.

Abraços,
José Carlos Oliveira