Os nossos amigos

sexta-feira, 31 de março de 2017

( REVIEW) VEGA POTENZA INSIGNIA



VEGA POTENZA INSIGNIA





Quando toco numa cana nova, seja em que modalidade for, tento sempre senti-la, vivê-la, procuro entendê-la, primeiro para mim, depois penso sempre no seu enquadramento no mercado da pesca...

Lembro me de ver a Insignia pela primeira vez já faz quase um ano, em prototipo, e o primeiro impacto foi um misto de emoções!  Julgo que como qualquer pessoa que olhe para ela uns segundos fica logo com um misto de sensações... O diâmetro da cana é impressionante ( 18 mm.), e a nossa primeira ideia é obviamente esta: Será que ela aguenta gramagens altas com esta grossura? Pois, eu não fui diferente, admito-o...

A cana impressiona. E não há que ter qualquer receio em tocar no ponto... Acredito que se pense que lhe falta potência.

Pois bem...Fui dissecar as minhas dúvidas...  Como faço sempre testo qualquer cana em crescendo, de forma a acompanhar a sua capacidade de lançamento de 10 em 10 gramas para conseguir descobrir a sua best performance rapidamente sem entrar em erros... Deixo este conselho a qualquer pescador que compre uma cana nova: Procurem encontrar vocês a melhor prestação da cana com o vosso lançamento. Se o fizerem, tudo vai fluir melhor... Não entrem em loucuras e vão testando as canas em crescendo.

Fui então a pesca, procurando no campo de acção conhecer melhor a Insígnia...
Comecei a testar a cana com 110 gramas, fruto quem sabe do seu blank muito fino, estar a espera de uma cana pouco potente, mais direccionada para a pesca as douradas.. Enganei-me. A cana nem sente as 110 gramas e mesmo nas 120 não conseguimos tirar partido dela a menos que seja em OTG.
Passei a 130 gramas, e comecei a sentir a cana a querer trabalhar e já consegui efectuar bons lançamentos mas ainda senti que a cana pedia mais... Seguiu se 140 gramas e a Insignia finalmente transmitiu me a sensação de estar a entrar na sua best performance. De seguida veio a confirmação com 150 gramas onde a Insignia mostrou se a altura. Impressionante para quem esperava muito menos, mas a qualidade do carbono e a sua elasticidade permitem que um blank assim possa dispender tanta potência. Ainda subi mais um pouco para sentir a cana com 160 gramas e a Insignia portou se bem, mas começamos a fugir do seu raio de acção. Para quem tem dúvidas da forma como pode tirar partido da Insignia, mesmo sabendo que o lançamento perfeito de uma cana depende de algumas variáveis como o tipo de lançamento e a técnica vs potência do lançador, a Insignia tem a sua best performance entre 120 a 140 gramas, podendo chegar aos 160 gramas, o que me parece acertado para o tipo de surfcasting que praticamos durante o ano em Portugal.
Tive o cuidado de testar dois tipos de lançamento, o OTG e o lançamento por detrás das costas. Embora se tire partido em ambos os tipos de lançamento pelo motivo que já falarei mais a frente, em OTG a cana ganha "asas" e projecta mais e mais metros...

Fazendo um paralelismo com a antiga Vega Potenza Hybrid, a Insignia é uma cana mais dócil, pois o seu carbono é mais elástico e possibilita que mesmo quem não lança o denominado OTG possa tirar um rendimento alto da cana. Também por isto é uma cana que não magoa as costas a lançar e ajuda os lançadores menos técnicos.

Embora o carbono a seco seja carbono rijo, é muito elástico o que permite o chamado "efeito de mola" e que nos garante um melhor rendimento no lançamento.

 Outro dos aspectos fundamentais duma cana é a sua ponteira. A ponteira da Insignia tem uma sensibilidade extrema e permite a detecção do mais pequeno toque. É aqui que sinto a maior e melhor evolução do conceito Potenza. A Potenza Hybrid era uma cana soberba, mas que a meu ver não estava pensada para todos os utilizadores, ou seja sentia uma cana muito dura com uma ponteira muito fina. Aqui sinto uma cana muito potente para o seu diâmetro, mas cuja elasticidade do carbono permite retirar um rendimento alto a quase todos os pescadores. Pessoalmente prefiro este conceito e julgo que é mais correcto pensando nas necessidades da costa Portuguesa e dos seus utilizadores.

Para mim que faço surfcasting o ano todo é importante ter uma cana que consiga "entrar em acção" em quase todas as pescas.
Muitas vezes o problema que sinto, passa por não ser fácil encontrar o equilíbrio entre potência e sensibilidade. Nem sempre a cana que nos permite pescar em mares mais "batidos" tem a sensibilidade que desejamos, e nem sempre as canas muito sensíveis têm a potência suficiente para projectar pelo menos as 140 gramas que tanto se usa na Costa Oeste Portuguesa em grande parte do ano.
Aqui senti que era o ponto forte da Insignia. Tive a curiosidade e o cuidado de a ir testar em distintas praias e conceitos, procurando "beber" todo o sumo que ela me pudesse dar... Era importante perceber o comportamento dela quer em praias mais lisas, quer em praias com declives acentuados onde as ponteiras sensíveis com chumbadas pesadas sofrem e isso "castiga" a cana em demasia.
A Insignia tem  potência q.b. para pescar no Inverno na maioria das condições, e tem a sensibilidade ideal para pescar em mares parados de Primavera e Verão às Douradas onde se enquadra na perfeição.
É uma cana muito polivalente, muito equilibrada, cuja elasticidade do carbono facilita o uso a qualquer pessoa. Sinceramente para mim foi uma surpresa. Esperava uma cana muito sensível, que me fizesse as delícias nas pescas de mar mais parado, mas não esperava que um blank tão inovador com esta " finesse" toda pudesse ter tanta potência e passar no teste com nota positiva a usar chumbadas de 140 gramas com lançamentos rotativos ( OTG).







A juntar a isto é uma cana leve, como se pede hoje em dia... Não há espaço no mercado para topos de gama pesados nos dias que correm.
Sinto que a Insignia pode marcar um espaço no mercado, tal como as últimas Potenzas o têm feito. A sua pescabilidade aliada a sua potência vai certamente deixar marcas. E a forma como a cada lançamento ganhamos mais e mais confiança permite-nos retirar o máximo rendimento e prazer de pescar com ela.

Falar dos seus componentes acaba por ser o mais simples pois hoje em dia as canas deste valor trazem todas este tipo de componentes.  Por isso vou ser sucinto... A cana vem toda com Fuji, o que significa alto rendimento e durabilidade, e tem os meus passadores favoritos, os low rider, ideais para se pescar com as linhas mais finas que cada vez se vêm mais pelas praias. O porta-carretos também é fuji, tubular, e garante máxima confiança no momento do lançamento. A pintura é sóbria, e está bem conseguida tal como eu gosto sem demasiados desenhos ou alterações de cores. Os topos de gama pedem finesse e classe. Por fim um dado simples mas deveras importante, a Insígnia traz guias de encaixe, algo que reclamo nas canas de surfcasting e que hoje em dia não se justifica que não tragam, muito menos nos topos de gama.

Por fim e embora a análise de uma cana tenha sempre detalhes subjectivos e que variam de pessoa para pessoa, julgo que a maioria dos pescadores vai adorar este conceito de finesse, potência e sensibilidade extrema e vai sentir que tem na Insignia uma cana com características ideais para praticamente todas as condições de mar que se apresentem durante o ano. Diria que é uma cana moderna, como o mercado pede no momento, ideal para o surfcasting que mais se pratica em Portugal.

A família Potenza fica sem dúvida mais "rica" com este novo modelo que acredito vai surpreender muitos pescadores pelas praias fora...



Dados técnicos:

Marca:
Vega
Código Cana:
Ano do modelo:
2016
Material da Cana:
Ultra Light Modulus Carbon
Comprimento de transporte:
1.57 cm.
Número de Secções:
3
Número de Passadores:
8 ( 4.25 mt) 9 ( 4.50 mt.)
Peso da cana:
495 gramas (4.25 mt.) 505 gramas ( 4.50 mt.)
Tipo de Passadores:
Fuji Low Rider Alconite
Porta Carretos:
Tubular FUJI
Categoria da Cana:
Surfcasting
Acção ( C.W.):
100-300
Best Performance:
120-140 ( OTG)130-160 ( lançamento por trás das costas)
Tipo de acção:
Acção rápida/Ponteira Ponteira Híbrida
Diâmetro
Pé da cana: 18.67 mm.
Ponteira: 1.79 mm.
Côr:
Preta com letras douradas
Tipo de saco:
Não rígido, com separadores alcoxoados
Contrapeso:
Não
Guias de encaixe:
Sim



quarta-feira, 29 de março de 2017

TABELA GANG - 24 SEMANAS - Campeonato de Surfcasting



Nova actualização da tabela no nosso campeonato.

Realce para o regresso à competição por parte do Filipe que com mais um taroulo aumentou a sua vantagem para o 2º classificado.

...

Existiram também mudanças no pódium onde o Rui ultrapassou o Santos e mantém aquela zona em grande rebuliço e numa luta constante pelo pódium. Estão 7 elementos com possibilidades de rapidamente chegar ao pódium.

Com mais uma semana de competição a chegar para a semana teremos certamente mais mudanças na tabela. 

Vamos aguardar por a prova deste fim de semana...
TABELA GANG

segunda-feira, 27 de março de 2017

( SURFCASTING) MÃE HÁ SÓ UMA!!!

Olá.

Nem sei por onde começar esta pescaria...

Os últimos "ataques" a que tenho sido sujeito por parte da Tabela da verdade tem sido desgastante...


Um mar duro, mas incrivelmente pescável praticamente sem arear ou enlear estralhos.






Venho portanto me defender numa pescaria diurna que correu muito bem para as condições duras e quase impescáveis que estavam no Meco.






Domingo, mar duro, a bater, no limite, ou talvez acima do limite... Mas com bom tempo apesar do frio Invernal. Resolvi levar a minha mãe e a filhota para esta pescaria.

A ideia era chegar de manhã e fazer até as 19/20 horas, ou seja o dia todo e o cair da noite.

Ao chegar a força do mar era tanta que tive sérias dúvidas se dava para pescar. A onda de trás era grande e batia com muita potência...

Mas por incrível que pareça dava para ter as linhas direitas e era pescável. E estava cheio de peixe. O mar em queda, tinha deixado peixe no pesqueiro só que a miudeza era tanta que o isco, inclusive o choco era todo comido em segundos. A actividade era constante e toques atrás de toques era correr para as canas para tirar peixe, a maioria devolvido...

As bailas eram a monte e os robalos sem medida também.

A manhã ia longa com mais de 15 capturas a maioria devolvida quando saco o primeiro peixe de registo.

Era difícil pedir mais, uma actividade brutal e um dia espectacular apesar do frio.

A tarde foi correndo com a mesma actividade, o número de peixes devolvidos passou certamente os 20, alguns com medida, mas como no Gang as medidas são diferentes para protecção das espécies, ia sooltando robalos com 38/39 cm., bailas de 25 cm. sargos de palmo, etc...

Já parto do final do dia vejo a Cinnetic Black Star direita e quando agarro sinto um peso grande... Peixe de cabeçadas só podia ser um dentuças, o que se veio a confirmar... Uma grande tábua, e para alegrar a coisa a cana do lado também tinha peixe e a minha mãe recolheu, tirando outro sargalhão.

Assim já a pesca era outra e compunha se um pouco. Havia momentos em que nem sabia para onde me virar, tal era a actividade mesmo sendo a maioria de peixe pequeno que nem ferrava. Uma actividade destas com peixe grande e tinha que fazer 2 ou 3 viagens até ao carro. O peso era impossível de carregar. Acreditem mesmo que com aquela actividade e com peixe um pouco maior tinha sido a loucura total, se assim já foi uma bela diversão...


A pesca continuou e fiz uma boa iscada de americano, daqueles bem gordos e sangrentos.


Logo de seguida outra vez na Black Star, ponteira direita, e pimba, outra grande baila, mais um bom peixe para a saca. A pescaria estava mais que feita. Restava agora ali uma horita de noite só para ver se dava algum peixito mais para compor a pesca e a minha mãe ainda recolheu algumas canas e alguns peixes... É caso para dizer : Filho de peixe sabe nadar", ou mesmo: " mãe há só uma, lololol"





Ainda me safou uns pontos para a tabela GANG lololol.

...

Um dia fenomenal de surfcasting, uma alegria infindável por tanta actividade coisa rara no surfcasting, e uma pescaria bonita ao final do dia. Nada a dizer, valeu a pena acordar cedo e fazer aquela caminhada toda até ao pesqueiro.

Esperamos que este final de Inverno ainda traga boas pescarias pois tem sido miserável do ponto de vista geral.

A todos um abraço e vamos nos vendo pelas praias.








MATERIAL:
CANAS: Cinnetic Black Star TI(2), Daiwa Tournament Caster hybrid
CARRETOS: Shimano Bull´s Eye (3)
LINHAS: Cinnetic Sky Line
ISCOS: Choco fresco, Americano, Casulo



EMANUEL FERNANDES, ASCENSÃO FERNANDES

domingo, 26 de março de 2017

CARANGUEJO PILADO - INIMIGO PÚBLICO Nº1



Não é preciso dizer muito sobre esta fotografia.

Frequentes no Verão, aparecem também no Inverno para destruir pescarias.

Estar a hora errada no sítio errado quando estes meninos lá andarem é fim de pesca, principalmente para lançamentos longos. 

Não há forma de fugir a esta praga quando assolam as águas onde estamos.

Solução? Bem solução perfeita só arrumar e mudar de pesqueiro. Solução moderada é lançar perto e procurar alguma baila ou peixe plano que por ali ande, pois quanto mais longe se lançar, mais levamos com eles...

Categoria: PRAGA



FOTO DO MÊS

quinta-feira, 23 de março de 2017

SPJ...Jigs from Hell..:-)



Boas Pessoal....



A época aos AJ´s tem corrido dentro da normalidade, tirando alguns dias em conjunto com a mudança de certas luas que os fazem perder o apetite e os tornam letárgicos.


Eu até já perdi a conta às vezes que o meu set de speed jigging anda para trás e para a frente sem ser usado!!!....eu até tentei, mas já acabei por desistir e já que não estão para ai virados mas vale aproveitar e dar descanso ao Saltiga e fazer SP..:-)


Não é à toa que os Piazeites andam assim, têm o bucho com lulas e peixe nem vê-lo...dai a falta de actividade e aquele frenesim a que nos habituamos..


Mesmo assim não é isso que os faz perderem a força e nos dar aqueles momentos únicos de guerra pura, onde só existe um caminho..o deles em direcção ao fundo..hehehe


E também no meio dos AJ, também vou dando com outras espécies que também não resistem ao jig, seja em long fall, alternado com half pitch.


É nesta altura em que a malta que só sabe fazer speed jigging perde-se e começa a desesperar!!....mesmo quando conseguem marcar algumas bolas de peixe e caiem em cima deles...eles acabam por não responder.

O pior é que para essa malta, esta fase pode demorar uma semana ou 1 ou 2 meses...Pode durar sabe-se lá quanto tempo!!!

Ainda bem que eu não tenho que esperar esse tempo e posso fazer o que mais gosto..:-)


A verdade é que quanto mais eu faço SP, menos me apetece fazer speed jigging. Não que eu não goste de speed jigging, mas a verdade é que em termos de técnica, a diferença é abismal!!


Para terem uma ideia, apenas tenho estado em dois pontos, pois continua a não valer apena andar de um lado para o outro enquanto a lua não mudar e com ela levar os FDP dos baiacus!!!

Alguns dos peixes tem atacado o jig em long fall e com ele colado ao fundo...o que me leva alguma das vezes a pensar que é outro peixe..hahaha....mas isso dura pouco tempo....só até eles começarem a correr...hehehe


Aqui fica uma fotos de mais um dia neste lindo mar..:-)



                      Um grande abraço e até breve

                                    Luís Malabar

terça-feira, 21 de março de 2017

(SURFCASTING) A MINHOCA DO VIZINHO DEIXOU O SANTOS DE CAVALINHO!!!



Regresso ao Alentejo para mais uma jornada de duros...

O mar algo grande precipitou a nossa escolha mais para Sul, procurando ir ao encontro de alguma mexida, por pouca que fosse.
Fomos parar novamente a Santo André praia com bons fundões, embora com uma coroa longe e difícil de superar em lançamento. No entanto as boas condições da praia deixavam antever a entrada de uns peixes na maré cheia.


Um mar bonito...





Começámos cada um por escolher o spot, e o 1º a escolher foi o Santos que fez sem dúvida a melhor escolha, ficou no pesqueiro que eu pessoalmente escolheria... Relegado para último da escolha lá fui parar ao lado esquerdo menos fundo e mais incerto, com o numberone no meio.

Mais tarde o Nuno juntou se a nós e ficou a direita do Santos.

A pescaria começou fraca sem capturas, grades e mais grades... As horas passavam e nada. Peixe que é bom nem vê-lo. Já se questionava de tudo. Mudámos montagens, pescámos mais perto, mais longe e nada... Uma miséria. Apanhei um robalo mini que devolvi e mais nada.

As horas passavam e o desespero aumentava. Para quem tinha esperança em uma grande pescaria, a coisa estava longe disso... 4 pescadores, 4 grades, em 3 horas de pesca. E o estranho é que apesar da onda lá atrás ser grande e bater de forma a que areava um pouco as chumbadas, no geral estava pescável e o mar bonito, certinho...







Resolvemos sentar e beber um café e comer um pastelinho. A o meu lado direito contei 3 durante a noite que vinham e passado duas horas iam embora, tal a actividade lololol...

Entre a boa disposição geral e a quase insanidade de não perceber o porque de não dar nada de nada... A malta lá se ia rindo e discutindo a tabela, as pescarias, as barracas, as ilusões...

Quando está mau, é porque está mau, quando está bom é porque não há peixe... Bem, que desgraça...

No meio dela, lá desgradei com um sargo de umas 800 gramas e o numberone com um robalo quileiro e baila razoável... O Santos entretanto saca duas bailas seguidas, a segunda muito discutível, lololololol, não imaginam a guerra que foi a medir a baila, eu a dizer que tinha 29.5 cm. ele a dizer que tinha 31 cm. ele puxava o rabo eu punha o aberto, um fartote... Bem, lá se aceitou que tinha 31 cm. e ele todo satisfeito a liderar a contenda.





O Nuno mais a direita tirou um sargote e a actividade tornou a desaparecer... Foram mais umas 2/3 horas de miséria sem qualquer toque. O Nuno arrumou, e ficámos os 3...

Já eram uma 4 e tal, perto das 5 quando o Santos vem ter comigo armado em espertalhão e diz:

- Oh amigo pa, não tens aí umas americanas que as minhas já acabaram?
- Tenho sim Santos, está ali a caixa tira o que quiseres...
- Olha vou levar estas...
- Está bem pa...

E lá foi ele iscar com o meu americano...

E fomos sentar na cadeira na conversa...

Estávamos nós na galhofa quando a Raycast pimbaaaaaaa.... cana aproada, Santos a correr, peixe fisgado... Bem trabalhado e bom robalo! E veio me provocar...

- Oh Fifinhas, as tuas minhocas são um luxo!
- Grrrrr...

E lá foi ele com mais um americano da minha caixinha com a sua Cinnetic Raycast!!!

E lá se sentou de novo! E nem 5 min. esteve sentado... A Raycast... Pumbaaaaaa, eu até metia as mãos na cabeça! Ele a sacar o peixe, eu a fazer a dança da chuva a ver se ele desferrava, lol, mas não. Mais outro bom robalo e eu a arder!

- Oh Fifinhas, dá lá outra dessas!
- Oh Santos estás a esticar te...

E lá foi ele lançar de novo... E estava ele a preparar outra iscada e vejo a Raycast dele a bater, e fui lá eu... Outro robalo, este mais pequeno... Mas foi outro... 3 seguidos em 20 minutos...





Já com o dia a nascer ainda tirei um robalote de 38 cm. e a pesca terminou...

O Santos todo gozão, fartou se de reinar comigo...

- Oh Fifinhas, já sabes agora é sempre com as tuas americanas...Para a semana trazes tu de novo as meninas para mim!!!

A lata do sacana é incrível ahahah.

Por entre o fantástico ambiente, o gozo, as brincadeiras, as maluqueiras, lá se fez a viagem tranquilamente para casa...

Aos meus amigos, muito obrigado por tudo. São gigantes... Isto não diz tudo???




Até breve malta...







MATERIAL:

CANAS: 
VEGA POTENZA ELITE, CINNETIC RAYCAST HYBRID, CINNETIC BLACK STAR HYBRID ( 2 ), DAIWA SKY CASTER HYBRID ( 3 ), DAIWA TOURNAMENT Z, DAIWA CAST IZM HYBRID, DAIWA PRIME CASTER, 

CARRETOS:
SHIMANO BULL´S EYE 9100 ( 7 ), SHIMANO SURF LEADER ( 2 ), DAIWA SALTIGA SURF

LINHAS:
CINNETIC SKY LINE, YUKI KENTA, SUFIX 100% FLUOROCARBONO

ANZÓIS: 
HAYABUSA FKS, GAMAKATSU F314

ISCOS:
CASULO, AMERICANO, CHOCO FRESCO, LINGUEIRÃO, AMEIJOA BRANCA




FILIPEPC, SANTOS, JOAONUMBERONE, NUNO C.

segunda-feira, 20 de março de 2017

OTG MAN!!!



MUITOS PARABÉNS MEU AMIGO, EM NOME DE TODO O GRUPO TEM UM DIA FELIZ E CONTINUA A TREINAR LOUCAMENTE O OTG E A PARTIR UMAS CANAS...

SE TE FAZ FELIZ... QUE SEJA!!! LOL

UM ABRAÇO DE TODOS...

MUITOS PARABÉNS EMANUEL




domingo, 19 de março de 2017

sexta-feira, 17 de março de 2017

PARABÉNS A VOCÊ - LUÍS RAMOS



PESCADOR NATO POR NATUREZA, AMANTE DA PESCA COM AMOSTRAS É O NOSSO EMIGRANTE ESCURINHO.

EM NOME DE TODO O GRUPO DESEJAMOS TE UM DIA FELIZ, UM DIA EM CHEIO JUNTO DA TUA MULHER, E QUANDO VIERES CÁ NÃO ESQUECEREMOS O CAFÉ QUE TENS QUE PAGAR MAIS O PASTEL A CADA UM.

UM ABRAÇO DO TAMANHO DO MUNDO...


PARABÉNS LUÍS

quarta-feira, 15 de março de 2017

SPJ....o trio de AJ´s



Boas Pessoal....




A pesca não tem sido nada fácil, mas com calma lá tenho dado com alguns peixes..:-)


Nem sempre podemos esperar que o peixe se encontre activo e que ataque tudo que se mexa..apesar de levar sempre comigo o set de speed jigging, para dizer a verdade nem o tenho usado. Apenas tem andado para trás e para a frente mas não há maneira de lhe dar uso...hahaha

Eu continuo adoptar a táctica de não perder tempo a andar de um lado para o outro, mas sim a permanecer numa zona ou duas até que o peixe venha ao jig ou que o jig active a sua vontade de comer..

Já faz muito tempo que na sonda não marca praticamente nada!!!..nem pouco nem muito.

Neste dia decidi sair muito cedo para aproveitar a falta de vento e a maré, abasteci no dia anterior e mal o dia estava a nascer, já eu estava a navegar em direcção ao ponto.

Assim que comecei a sondar verifiquei que continuava tudo na mesma. Por isso escolhi um jig maior e mais largo com glow e comecei a sondar om o set de SP.

Nem passava 2 minutos quando tenho o primeiro ataque e ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ...peixe com muita força e eu alivio o drag, deixando-o correr à vontade para se cansar......a luta demorou um pouco mas que bem que soube para começar o dia..hehehe...:-)

Como os peixes têm estado com força eu tive que usar um truque  e até por causa da corrente que não dá muito jeito para quem está sozinho, mas a verdade é que se não faço isso, levo uma tareia deles e demoro mais do dobro para os cobrar.




Depois de guardar o peixe voltei à carga e escolhi outra zona quente para explorar, mas desta vez demorou mais tempo até voltar a ter o segundo contacto do dia...

Esse deu-se quando estava a uns 15 metros do fundo...senti uma prisão mas não o ferrei. Como não consegui efectuar a ferragem, larguei logo de seguida o jig e verifiquei que ele tinha atacado novamente o jig pois a linha estava a sair mais rápido. Enrolei rapidamente e sinto-o ferrado do outro lado...hehehe...e uma vez mais o peixe dispara e  ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZzzzzzzzz...mais um Pia..:-)


Volto a fazer o truque para conseguir recuperar metros e para me ajudar a puxar pelo peixe sem me cansar muito...e passado alguns minutos consigo-o colocar à tona de água e pelos vistos tinha engolido o jig todo...hahaha.....tinha aspirado o jig e eu já estava a imaginar a operação que eu ia ter que fazer para lhe sacar o jig...hahaha.



Depois de guardar o segundo peixe reparei que a corrente estava a aumentar e o vento também...Hum!!!..não ia ter muito mais tempo até ter que dar por terminado o dia de jigging!!



Pois bem, subi um pouco a norte de onde estava e uma vez mais voltei a deixar cair o jig.........

Os minutos foram passando e quando eu já estava a preparar-me para desistir...volto a ter o 3 ataque e o que seria o ultimo do dia..hehehe.....à que bruto.....ZZZZZZZZZZZZZz..zzzzzzzzzzzzzzzzz......corre corre que eu não te faço mal...hahahaha



Com o motor sempre a trabalhar para acertar o barco enquanto combatia o peixe, não demorou muito para que o conseguisse colocar a bordo junto com os outros dois...:-)


Estava feito mais um dia de jigging e que não tinha sido fácil pelas mais variadas razões. Talvez visto de fora pareça mas acreditem que não é fácil puxar por eles quando o peixe não quer comer nem está para ai virado.



O que interessa é que o dia estava safo e já podia voltar a casa com o objectivo cumprido,..hahaha....E trazia comigo um belo trio de AJ`s...:-)

amos a ver se com a mudança da lua e das águas se eles aparecem em força para que vos possa mostrar mais um pouco da beleza desta terra que é Angola..:-)



                       Um grande abraço e até breve

                                      Luís Malabar

segunda-feira, 13 de março de 2017

5 TAROULOS EM SANTO ANDRÉ!!!


5 TAROULOS EM SANTO ANDRÉ

Olá malta, sem esconder nada, o nosso ano de surfcasting tem sido abaixo das expectativas. E muito...

Habituados mal, talvez, a pescarias de bom nível, a maioria das saídas têm se revelado frustrantes. Más escolhas, boas escolhas mas sem resultados, azar, sorte, incompetência, sabemos lá...

A realidade é que os resultados estão abaixo do esperado.

Uma das praias que este ano mais gostámos de visitar foi a Praia de Santo André, praia com fundões apetecíveis e com clara morfologia robaleira. Talvez por isso o meu pai tenha resolvido fazer mais uma investida e diurna!!! Mar espumado embora calmo, actividade q.b., mas sempre com peixe de qualidade trouxe nos uma bela pescaria e muita alegria.

Um após o outro, os taroulos fizeram as delícias no final de tarde em Santo André.

Desta acertámos, desta conseguimos tirar partido do que buscamos...

1,2,3,4,5... bons peixes. Não precisam de ser mais, só precisam de ser jeitosos.

Uma bela pesca para poucas horas, uma bela pesca para quem tanto tem esperado por estes momentos...

ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

Em casa ainda se tirou
 fotos ao meninos...

Esperamos que gostem!



ATÉ BREVE
...
RUI