Após uma espera de muitos meses, chega finalmente a novíssima Fujika KW, uma cana que a meu ver conseguiu cativar os pescadores portugueses nas edições anteriores.
Já vão muitos anos desde que a 1ª Fujika foi lançada no mercado.
Sendo uma cana diferente da actual, ambas têm uma característica em comum: São canas muito robustas, capazes de lidar com os maiores exemplares.
Quando saiu a Fujika LR a cerca de ano e meio, considerei estar ali um portento, mas com alguns pontos fracos que a meu ver limitava a acção da cana e a compra por parte de alguns pescadores. Mas a isso já lá vamos.
Esta cana proveniente das Fábricas Banax, famosas pela sua robustez, denota ter uma espinha dorsal muito equilibrada, um carbono de elevada qualidade bem como a importância de ter 2 ponteiras. Uma híbrida ideal para se pescar de dia, e em mares mais tranquilos e outra de carbono mais robusta, ideal para pesca a grandes exemplares.
Uma característica que muda na cana consoante a ponteira é a sua acção. Enquanto que a ponteira hibrida torna a cana com uma acção mais de ponteira, com a ponteira mais forte em carbono a cana torna-se mais progressiva.
Tive oportunidade de usar esta cana algumas vezes nas anteriores versões e são canas que lançam muito bem, e às quais nos adaptamos facilmente. São sem dúvida uma excelente opção para pescadores que gostem de canas muito robustas.
Passemos agora às críticas( sempre construtivas) como sempre o fazemos neste blog:
Canas perfeitas não existem... Na minha opinião a cana tem alguns handicaps, tais como a limitação do tamanho. A cana só existe na versão de 4,75 mt. Numa altura em que o mercado começa a vender cada vez mais canas de 4,5 mt e 4,25 mt, este factor limita a escolha pela parte de muitos pescadores.
A cana mercê do seu belíssimo carbono, torna-se pesada, pois 790 gramas, é na verdade um peso considerável.
Por fim julgo que o contrapeso acoplado( sem possibilidade de retirar) é uma limitação. Visualmente a cana fica muito bonita, mas a verdade é que podia me apetecer pescar sem o contrapeso e tenho essa limitação!
Um aspecto que foi alterado e que muito me agrada passa pela alteração dos passadores. Sempre defendi, e defendo que canas cuja robustez o justifique não devem ser anilhadas com os passadores LR, pois limita a "explosão" que a cana pode produzir, principalmente com linhas mais grossas.
Esta acaba por ser a grande alteração sobre a Fujika LR para a Fujika KW.
A marca ainda produz outra alteração, no C.W., subindo a parada, mas aqui parece-me claramente uma jogada de marketing, assim como a que a Vega Potenza Hybrid tem.
Sejamos razoáveis, nenhuma cana que conheço pode produzir lançamentos "sem medos" com tais gramagens!
Tudo isto não retira em nada a qualidade inequívoca desta cana, da qual gosto muito, e que é sem dúvida excelente cana, agora com os passadores em Fuji, e com um saco de transporte muito bom, uma cana para durar e durar. Como sempre nos habituou a Banax.
Características Técnicas:
- Carbono ( METANOX SUPER DH HELICAL CARBON by Banax )
- Passadores KW FUJI JAPAN
- Porta carretos tubular reforçado
- Punho em ALUMÍNIO
- Comp. 4.75 Mt
- Sec. 3 + 1
- Ponteira extra HIBRIDA
- Peso 790 gr
- Acção 100/300 Gr
- Saco transporte rígido incluído
sabes o preço da cana?
ResponderEliminarando á procura de uma cana de surfcasting para fazer o outono/inverno mas tenho um orçamento algo limitado no máxinmo até 200€, o que é que me aconselha, para pescar na zona do meco,lagoa,costa.
OBRIGADO E CUMPS
Boas, a cana deve andar pelos 300´s.
ResponderEliminarEra uma boa opção sim...
Abaixo dos 200 não é fácil arranjares com passadores fuji.
A Vega hellion é porreira.
Uma power aero twin tip das azuis seria uma boa opção, se arranjasses a bom preço.
obrigado pela resposta vou ver essas duas opções.
ResponderEliminarCUMPS
o cambada, digam-me lá então com que passadores vira agora a cana, Fuji k ??????
ResponderEliminarOh Paulo então não foi o que escrevi? lol. A Fujika já está disponível e vem com os K. Um abraço amigo.
ResponderEliminar