Nos dias de hoje são inúmeros os acessórios que os pescadores têm ao seu dispor para usar durante uma jornada de surfcasting.
Um desses acessórios é a URFE e desta vez vamos mostrar como se faz, é um acessório que cada vez mais está na moda a sua utilização e que pode fazer a diferença entre conseguir pescar num mar difícil ou passar uma jornada inteira a desenrolar o nosso estrálho.
Embora existam á venda em quase todas as lojas de pesca, pessoalmente acho que a dimensão das que são comercializadas por algumas marcas são demasiado pequenas , o que não quer dizer que não sejam boas mas por experiência própria e após vários testes cheguei á conclusão que se a sua dimensão for maior vai-me permitir pescar em mares mais fortes pois mesmo que a nossa chumbada esteja a arear a haste da nossa urfe estará sempre desenterrada o que irá fazer com que o nosso estrálho esteja a trabalhar na perfeição.
Material a utilizar :
- vareta de inox ou árgon
- manga termo-retráctil
- destrocedores
- clip
- alicate universal
- alicate de pontas redondas
- alicate de corte
1º passo
Da nossa vareta de inox vamos cortar um pedaço com 20 cm e de seguida, com a ajuda do alicate de pontas redondas, vamos fazer o olhal aonde vamos inserir o nosso destrocedor .
De seguida com a ajuda do alicate universal fechamos o olhal que irá ficar com o seguinte aspeto.
Após termos o nosso olhal fechado, vamos cortar um pouco de manga termoretrátil e vamos dar o acabamento de forma a ficar bem ajustado. No caso do destrocedor se danificar basta cortar a manga e inserir um novo
2º passo
Depois de ter um dos lados da urfe finalizado, de seguida inserimos um destrocedor que irá correr ao longo da mesma.
De seguida voltamos a cortar mais um pouco de manga termoretrátil , e colocamos na nossa urfe. Devemos de o fazer nesta altura porque depois de fazermos o outro olhal já não vai ser possível introduzir a manga.
De seguida voltamos a cortar mais um pouco de manga termoretrátil , e colocamos na nossa urfe. Devemos de o fazer nesta altura porque depois de fazermos o outro olhal já não vai ser possível introduzir a manga.
Do outro lado da nossa urfe, vamos efectuar novamente um olhal tendo desta vez a atenção de fazer a haste do mesmo um pouco mais comprida, pois é o lado que irá exercer mais força devido a levar o peso da chumbada.
Depois fazemos o acabamento com a manga.
3º passo
Após termos a nossa urfe com os dois olhais finalizados, é altura de darmos o acabamento final com a ajuda de um x.acto, consiste em aparar as mangas de forma a ficarem simétricas.
O aspeto final
Isto é apenas mais uma ideia que vos deixo aqui para por em prática naqueles dias em que não podemos ir ao mar, espero que tenham gostado.
Os Pescas
bom dia onde se compra essas varetas de inox
ResponderEliminarDeixo aqui um vídeo amador
ResponderEliminarhttp://vimeo.com/25399455
bom dia onde compra essas varetas de inox? e a chumbada fica no destrocedor maior certo.e o estralho fica no destrocedor que corre é isso peço desculpa mas sou novo neste tipo de pesca
ResponderEliminarDeixo aqui um video amador:
ResponderEliminarhttp://vimeo.com/25399455
Nunca tinha ouvido falar de urfes, mas a ideia parece-me porreira. Aconselham o seu uso em mares fortes e fundos de areia, é isso?
ResponderEliminarParabéns pelo artigo, está muito bom.
ResponderEliminarGostei muito e é a prova que tens mais qualidade do que a que demonstras por vezes. Tens é que acreditar em ti. És um belíssimo pescador puto.
Abraço Filipe.
Obrigado pela partilha
ResponderEliminarGostei e vou experimentar
abraço
Boas pessoal mais um bom artigo onde fica bem esplicado a como realizar todos os passos para realizar esta bricolage.
ResponderEliminarAbraços
Oi malta
ResponderEliminarObrigado pelos comentários, achei que era uma dica interessante compartilhar a construção destes acessórios com todos os leitores.
Bravo da costa
Estas varetas são um pouco dificeis de arranjar, pois só quem trabalha com elas as arranja com facilidade, o que podes fazer é comprar eléctrodos de inox resulta da mesma forma e arranjas com mais facilidade.Quanto ao resto da questão que pões é exactamente como disseste.
José Pedro
Grande amigão, nós utilizamos este tipo de urfes nos dias em que o mar está bastante rijo pois permite que o estralho trabalhe na perfeição, quanto ao seu uso é apenas para fundos de areia.
Filipe
Por vezes a cabeça nas nos deixa pensar, agora as coisas estão melhores e já se vai fazendo umas coisas. Quanto ao facto de ser um belíssimo pescador, obrigado pelo elogio mas são as noites que passamos em busca do tal troféu que nos fazem aprender a ser cada vez melhores, sabes perfeitamente do que falo pois participas em grande parte delas.
São voçês todos, os meus companheiros de faina, é com voçês que aprendo, ensino, opino sobre esta nossa paixão.
Pedro Franco
Ainda bem que gostaste, o intuito é esse mesmo, partilhar o que sabemos sem segredos e de uma forma simples para que todos percebam.
Um abraço,
Pedro PJPescador
Bem trabalhado, o rapaz realmente é bom nestas coisas. Sem duvida um bom utensílio para os dias mais difíceis. Mais uma boa partilha para ajudar a malta.
ResponderEliminarVai mas é à pesca, Gradeiro
Um abraço!
Nuno
Eu consegui arranjar varetas de 1.6mm. e já fiz algumas urfes, não me parece serem muito pesadas e os destorcedores trabalham bem. o que acha??
ResponderEliminarSim, 1,6 é bom, já tem resistê4ncia suficiente.
ResponderEliminarAbraço.