segunda-feira, 18 de março de 2013

( Spinning ) Ironia do destino......


        Boas pessoal…….:-)

   Parece ironia do destino, mas o que se passou na manhã de pesca um dia antes de me ir embora de Portugal, não dá para acreditar….Hehehe.

  Posso dizer que esta pesca, foi marcada com o intuito de mostrar um pesqueiro ao meu amigo Filipe Pai e explicar-lhe como é que haveria de fazer para capturar uns peixes, este pesqueiro é forte em corvinas, mas mesmo sabendo que ainda é cedo para elas, o que interessava mesmo, era mostrar-lhe como é que haveria de fazer, pois eu já cá não estaria para lhe dizer, na altura delas.

  Assim foi, liguei ao meu amigo Pedro para combinarmos a hora do encontro com o Filipe pai e rumarmos ao pesqueiro…..

  Assim que lá chegámos, verificámos que não havia ninguém…hehehe..maravilha ..:-) o que dava espaço e tranquilidade para conseguir explicar e mostrar ao Filipe Pai o que haveria de fazer. O Pedro já não precisava pois já lá tinha estado comigo algumas vezes à pesca.

  Antes de começar a pescar, comecei por explicar ao Filipe pai algumas partes importantes da pesca com vinis e como pescar consoante a corrente e o porquê de ser assim.

  Depois de feita a explicação estava na altura de começar a pescar…optamos todos pela mesma cor de vinil e modelo, mas o meu ao contrário do Pedro e do Filipe pai, era bem mais pesado e um pouco maior, isto porque na minha maneira de ver, a corrente ainda era forte o que seria necessário recorrer a um vinil mais pesado para sentir o fundo, ou seja, enquanto eu sentia 70 vezes o fundo eles sentiam 30…isto apenas para terem uma ideia.

   Eu ainda lhes disse mas eles continuaram a pescar leve, pois também estavam a sentir o fundo, apesar de na minha ideia, as probabilidades de sucesso eram bem inferiores à minha, o que se veio a verificar meia hora depois, com um ataque ao meu vinil…3 cabeçadas e com o drag a disparar……zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz…zzzzzzzzzz…..Até que se desferrou……..Ouviram o drag???? Perguntei-lhes eu……ao que eles responderam..Não..não ouvimos nada…..Epá esta era boa pessoal…e era corvina…

  O tempo foi passando e nem um nem outro ainda tinha sentido nada…entretanto a corrente foi perdendo força e eu perguntei ao Pedro se já sentia melhor o fundo ao que ele me respondeu que sim..:-) …boa estava na altura de mudar de peso do vinil para mais leve, o mesmo que eles estavam a usar.

  Assim foi, troquei de vinil e lancei……após percorrer o fundo durante uns bons metros..eu sinto já bem perto de mim, um ataque subtil ao que eu efectuo logo a ferragem…cana vergada e 2 a 3 cabeçadas, mas nada de especial, ao que eu digo….Pessoal já ferrei uma rabeta…J

  Até a altura parecia….mas pelos vistos não era nada do que eu imaginava, pois logo a seguir o drag dispara com um arranque violento…..zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz..zzzzzzzzzzzzzzzz……nisto passa um barco que pelos vistos assustou a Corvina, fazendo com que ela subisse até quase à superfície, pelo menos foi o que me pareceu!!!!pois nunca tinha visto nada assim, o que fez com que eu tivesse que recuperar rapidamente para não folgar a linha…ai…o c….lol..esta está maluca…lol…entretanto já o Pedro e o Filipe pai estavam parados a olhar e a rir….lol

  Assim que ela chegou perto da superfície, arrancou direito ao fundo que mais parecia um carrossel..hehe…que poder…que força que estes peixes têm…..o mais giro é que eu não esperava apanhar nada, apenas mostrar ao Filipe como é que era, por essa razão eu nem tinha trocado de ponteira e estava a pescar com 0.43 da seaguar….Agora tinha que aguentar, mas para isso não podia forçar nada, apenas esperar…J

  Regulei o drag para trabalhar o peixe mas cada vez que eu recuperava 3 metros ela levava 15…lol…entretanto já andávamos nisto à 15 minutos quando o Pedro decide começar a gravar a luta com a minha câmara…J…mas infelizmente durou pouco, pois apenas conseguiu gravar durante 3 minutos  e a luta estava muito longe de terminar.

  Passado 25 minutos, já eu estava a trocar de braço…lol…pois ela decidiu estacionar lá em baixo e nada a deslocava para cima..mantive-me quieto e à espera que ela arrancasse de novo, apenas com a cana apoiada à cintura.

  Para terem noção o Filipe João deve ter fumado uns 10 cigarros até esta altura…lol…até eu fumei um cigarro enquanto ela estava colada ao fundo..hehehe…parecia uma maratona com o meu ajudante Pedro  a ajudar…

  Foi ao fim de 35 minutos, mais ou menos que lentamente o peixe começou a querer ceder, mesmo assim de vez enquanto acordava e dava uma leve corrida, ou então sacudia a cabeça…lol…o tempo foi passando e ao fim de 45 minutos ela apareceu à tona de àgua….linda e bronzeada..completamente de rastos..ela e eu..hehehe..:-)

  Estava na altura de tirá-la dentro de água..:-)..o Pedro assim que agarrou nela com o Filipe Pai ajudar, ia morrendo..hahaha..só dizia..ainda bem que te vais embora, estou farto de tirar os teus peixes…hahahahaha..era só rir…lollol..assim que a colocaram em seco, o Pedro dizia, até me doem as costas, acho que dei um jeito..ai..ai..ai…lol…a verdade é que ela era bem pesada e eu que o diga pois ainda a levantei para as fotos da praxe..:-) Também foi nessa altura que me apercebi que a tinha ferrado por baixo da cabeça, pois na minha ideia, ela deve ter falhado o ataque e quando o fez, foi quando eu a senti e fiz a ferragem…. :-)

  Tiradas as fotos, estava na altura de continuar a pescar, pois tanto o Pedro como o Filipe Pai tiveram que ficar à espera que eu tirasse o peixe com receio de embrulhar e perder o peixe…ainda pescamos durante mais uma hora e nada..nem sinal…L..Estava feita a pesca e o objectivo que era, o Filipe perceber como é que se pesca ali, estava concluído..:-).
   Posso dizer que foi uma despedida em grande, pois estive com os meus amigos e ao mesmo tempo bati o meu recorde nas corvinas…


                                                  Um grande abraço e até breve...:-)
                                                                  Luis Malabar

20 comentários:

  1. Boas Luís ;)

    Sem palavras ... mas que grande bixo! =D
    Costuma.se dizer ... o melhor fica para o fim , e penso que é verdade ...melhor despedida não poderia haver , pescar com os amigos e finalizar com uma captura desse nível penso que é a cereja no topo do bolo .
    Quero desejar.te tudo de bom quer a nivel pessoal como profissional nesta tua nova aventura !
    Um grande Abraço ;)

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Luis,
    Grande luta e bonito relato, já tinha saudades das tuas pescas e proezas, foi uma aula bem dada, em que os alunos ficaram a perceber como se faz.
    Muito bom!!
    Abraços e que tudo corra bem.

    ResponderEliminar
  3. É um peixe fantástico. Grande bixo, e com mestria como sempre. Fico tão feliz em ver o pessoal apanhar estes peixinhos... Saudade.
    Filipe.

    ResponderEliminar
  4. Boas Luís, grande despedida, só posso desejar muita sorte e saúde para a tua vida e para os teus, quando voltares, queremos ver mais dessas cá fora, é pena o video não ter sido concluído, um grande abraço e força.

    ResponderEliminar
  5. Não podias ter troféu melhor para a despida,que tudo corra bem na tua vida amigo,e afinal agora já tenho mais hipoteses.. :-)

    ResponderEliminar
  6. BOas Luis,

    Um relato fantástico que nos fixa a cada frase aguardando o desenrolar da acção, muito bom!!!!

    Um recorde assim é sempre uma grande façanha, ainda bem que estavam amigos por perto, sabe muito melhor!

    É sem duvida um peixe fantástico, muita pena tenho que esses peixes não se aventurem cá para cima!

    Muitos parabéns e que tudo corra pelo melhor nessa nova etapa!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Boas Filipe :)
    Ganda peixe pá e bem gorda...
    Um gajo com tanto tempo de cana na mão fica com o braço de rastos loool
    Bateste o record mas acabei por não saber quanto pesava...
    Um abraço e parabéns.

    ResponderEliminar
  8. Mais um peixe gigante. Parabéns mais uma vez aos grandes pescadores deste blogue.
    É delicioso ver o vosso talento na pesca. Um abraço a todos.
    David N.

    ResponderEliminar


  9. Boas meus amigos, obrigado a todos do fundo do meu coração pelas vossas palavras e amizade.
    Esta menina deu 45 minutos de trabalho, mas isso é o que nós queremos ou não é?..lol..que aquele momento dure uma vida, mesmo que para isso, fiquemos de rastos...lol
    Um grande abraço e já tenho aventuras para vos contar.

    Luis Malabar

    ResponderEliminar
  10. Ah e esqueci-me de dizer uma coisa... Continuas a ser o 2º melhor do mundo ahahah, só no spinning é que dou de barato.
    Filipe.

    ResponderEliminar
  11. Excelente relato e excelente peixe!

    Os meus sinceros parabéns Luís Malabar!

    Abraço

    Ernesto

    ResponderEliminar
  12. Grande luis,essa burra para a despedida......não é para todos só para aqueles que merecem mas acima de tudo procuram e sabem,grande abraço e espero que esteja tudo bem contigo e com a "maria"!!!!!!!

    ResponderEliminar


  13. Mais uma vez, obrigado meus amigos, é sempre um prazer poder partilhar as minhas aventuras com voçês...:-)
    E filipe, deixa estar amigo, um dia chegas lá...hahahaha
    Um grande abraço companheiros e tudo de bom, entretanto, vamos falando..:-)

    Luis Malabar

    ResponderEliminar
  14. Posso dizer que tive sorte de poder partilhar os teus dois recordes das corvinas mas este recorde vai ficar marcado por muito tempo porque não só foi de a levantar mas também foi de a termos de a carregar entre os dois que diziamos que morriamos para chegar ao destino. um grande abraço Luís e não percebo o Filipe a dizer que ele é que é o melhor do mundo :)

    ResponderEliminar


  15. È verdade meu amigo, iamos morrendo para conseguir carregar a menina...lol..:-)
    Agora tens que falar com o Pega peixe..lol..que ele carrega bem..hahaha..dá o meu contacto ao Pedro Lourenço ok.
    Um grande abraço mano e tenho mtas saudades tuas companheiro.

    Luis Malabar

    ResponderEliminar
  16. Bom o que posso dizer sobre mais este recorde...
    Que é um peixe da treta, que qlq um tira um peixe destes e que tu tens é mta sorte!!!
    Claro que não e como é óbvio estou a brincar, é sem duvida um excelente exemplar e para mts um peixe de uma vida. Para ti tenho a certeza que é apenas mais um pois daquilo que conheço da tua vontade e paixão pelo spinning sei com toda a certeza que mt brevemente irás-nos surpreender com mais um exemplar digno de registo. Não sei se és o nº1 ou o nº 1000,mas sei que és o melhor pescador que conheço nesta modalidade e que a sabedoria que demonstra nos teus relatos e ao vivo é algo que mts nunca conseguirão alcançar.
    Mts parabéns e tenho imensas saudades tuas, um grande abraço para ti e para a Carlinha.
    Pedro PJPescador

    ResponderEliminar
  17. Para provar a minha ideia, tu foste embora com medo da rivalidade. Estavas a levar uma tareia e claro vai de fugir... Quando te apanhar cá no Verão acabo com a tua raça... Vamos fazer umas pescas diferentes.
    Best in the world.

    Mais a sério, vê se te diver-tes por aí, e se fazes o que tanto gostas.
    Filipe.

    ResponderEliminar


  18. Tenho mtas saudades vossas meus amigos.
    Quando menos esperarmos estaremos juntos para a cowboyada total...hehehehe
    Um grande abraço irmãos

    Luis Malabar

    ResponderEliminar
  19. Isto quem sabe, sabe e o resto é conversa. Mais um grande peixe, não te podias ir embora sem antes fazeres estragos, é o costume...ehehehe

    Maravilha de peixe, Amigo

    Grande abraço com votos de que as coisas vão correndo o melhor possível para essas bandas.

    Fica bem, amigo

    Nuno Fernandes

    ResponderEliminar
  20. BéBé fooogo grande bicho és mesmo
    o n°1 .Como foste capaz de deixar o n° 2 com agua na boca lol lol.
    Eu este ano ja sei... toc toctoc toc toctoctoc lol lol
    grande abraço amigo
    Palma

    ResponderEliminar