Nós de Marinheiro (decorativos)
Mais uma vez, aproveito esta mensagem para partilhar convosco uma actividade (lazer) que me dá um gosto enorme fazer, alem de ajudar a aliviar das tensões diárias. Os nós de marinheiro são uma paixão para mim, gosto de aprender sempre mais e depois é por em prática das mais diversas formas e feitios. Tudo o que podemos fazer com um cabo pode se tornar em uma peça decorativa. Hoje vou partilhar convosco uns porta-chaves com base na pinha de retinida e bóias das redes de pesca, bóias essas gentilmente oferecidas pelos pescadores locais, no Seixal.
Uso diversos tipos de cabo para me entreter a fazer estas pinhas, em cima, podemos ver feitas em linha de pesca de algodão mas de base sintética.
Depois de tingido. Podemos dar a cor que nos der na real gana. |
Linha de pesca de algodão puro |
Linha de pesca de algodão puro. |
Qualquer pedaço de cabo pode ser transformado e se tornar de grande utilidade, em algum porta-chaves mais abaixo podemos ver a utilização de flutuadores que permitem, por exemplo, que as chaves do barco se mantenham à tona de água no caso de caírem ao mar.
Pinhas de retinida em que no seu interior tem uma bola de esferovite para ter flutuabilidade |
Bóia em cortiça |
Boa gente, estas fotos servem somente para partilhar convosco este gosto que tenho pela marinharia e tudo o que esteja ligado a esta arte.
Espero que tenham gostado, eu volta e meia vou colocando mais trabalhos para o pessoal poder acompanhar as novidades e distrair as vistas.
Um grande abraço a todos.
Nuno Fernandes / Os Pescas
Bom dia!
ResponderEliminarGostei de ver. Um trabalho excelente, com alguma paciência, também!
Desejo assim continuação na boa utilidade de pequenos cabos.
Parabéns.
Humberto Domingues
ResponderEliminarParabéns pelo artigo Nuno, está muito bom..:-) Gabo-te o gosto e a paciência..hahaha.
Um abraço
Luís malabar