O Pedro em boa hora se lembrou que tinha um Robalo lá para o frio e queria lhe dar uso. O que fazer e tal, acabou no forno.
Ingredientes:
- Robalo
- Batatas
- Azeite
- cebola
- Alho
- Sal, pimenta e colorau q.b.
- Margarina
- Vinho branco
Preparação:
Começamos por amanhar o peixe, retiramos as escamas e todas as suas entranhas. Devido ao facto de a dimensão do peixe ser considerável, foi necessário cortar ao meio.
Com o peixe preparado, há que cortar umas batatas em gomos pequenos que farão companhia ao Robalo no tabuleiro.
Confecção:
Para iniciar o processo de confecção, começamos por regar o fundo do tabuleiro de azeite. De seguida a cebola é cortada em quartos e é colocado um por cada extremidade. Na travessa onde temos o peixe a repousar, aproveitamos para temperar um dos lados do animal com sal, pimenta, alho e colorau. O peixe é de seguida colocado no centro do tabuleiro com a parte anteriormente temperada, virada para baixo. Dispõem-se as batatas em redor do peixe. O passo seguinte é temperar o peixe e as batatas com os mesmo ingredientes utilizados anteriormente. Já com o tabuleiro pronto a ir ao forno, regamos todo o conteúdo com um cálice de vinho branco e são colocados pedaços de margarina no tabuleiro.
Já com o forno pré-aquecido colocamos o tabuleiro no meio do forno a 180º. De vez em quando devemos pincelar o preparado com o molho para que o mesmo não corra o risco de secar. Logo que a batata se encontre cozinhada, é sinal que o prato está pronto a ser servido.
A entrar no forno |
Nota: No caso de um forno eléctrico, ligar somente a resistência de baixo. Se notar que o molho começa a secar e a batata ainda não está assada, acrescente um fio de água.
Conclusão:
Para acompanhamento deste prato, sugerimos uma salada de alface e um vinho branco "estupidamente gelado".
Ao sair do forno |
Aspecto final |
Bom apetite!
Ui! Com esse aspecto final até me babei às 10h da manhã! Com um vinho branco "estupidamente" gelado até estala!
ResponderEliminarHaja robalos! :)
Abraço malta!
Excelente aspecto, de deixar a água na boca de qualquer pessoa.
ResponderEliminarPara a próxima quero esta receita aos cozinheiros.
Abraço.
Filipe.
Que manjar dos céus. Hei-de tentar fazer um prato assim, agora só me falta apanhar o peixe ;).
ResponderEliminarAbraço aos pescas, David.