Vou tentar detalhar as novidades mais importantes, pedindo desculpas aos amantes de modalidades que eu não faço, mas não tenho hipóteses de fazer uma análise correcta em artigos cujo domínio é escasso.
Vou por partes, para não ficarem perdidos em termos de material:
- Carretos de Vertical Jigging/Spinning modelos SW
Realce para a introdução do modelo Stella SW 4000, que é mais leve e mais barato( cerca de 100 euros) do que o modelo 5000 que tanto sucesso teve no mercado. Pena que a pega não seja a oval e com isso os amantes deste carreto vão perder um grande atributo que este carreto sempre teve.
Com o aumento anunciado das gamas altas para este ano, o modelo 4000 pode representar a continuidade a pescar com uma alta gama.
- Spinning/bóia versão tradicional
Esta é a gama de carretos com mais novidades. É aqui que se deu a maior aposta em termos de carretos da marca Japonesa para 2013.
Tal como foi divulgado aqui, o Vanquish será a gama que vem ombrear com o Stella e é a grande novidade, um carreto que no modelo 4000 apresenta apenas 240 gramas. Com 12 rolamentos, um ratio de 5.2:1, e um drag de 11 kg. este peso pluma promete deixar qualquer adepto de spinning maravilhado.
O seu corpo apresenta uma omolete entre o carbono Ci4+ e Magnésio, Espera-se muito deste carreto cuja promoção no Japão tem sido muita e bem sucedida.
Logo na gama abaixo, aparece um carreto que costumava ser exclusivo dos E.U.A., o Sustain, que vem para mim num desgin fabuloso, até superior ao Vanquish e muito mais económico.
Vem com um ideal diferente em termos de trabalhar, pois aqui foi escolhido um raio mais baixo: 4.8:1, com 8 rolamentos e apenas e 280 gramas para um drag com 10 Kg.
Como esta gama foi a mais modificada, a Shimano a pensar nas carteiras menos abastadas lança ainda um carreto de média gama, com um excelente design, que muito me surpreendeu.
Este modelo vai ser disponibilizado em 3 versões distintas de ratios diferentes: O Aero Spinning, Aero Feeder, Aero Match. Esta gama de carretos que devem rondar os 100 e pouco euros, promete marcar uma era por aquilo que pude ver.
- Spinning- Versões especiais
Esta gama de carretos que embora seja de spinning não está inserida na gama, continuará no próximo ano ao contrário do que havia sido noticiado. O fim do Symetre FJ, um dos carretos que mais pescadores usaram nos últimos anos, terá um substituto, O Symetre FL. Resta saber se será introduzido já ou apenas durante a época.
Melhorado principalmente no seu tamanho, pois o Symetre FL será um carreto mais compacto, esperamos agora que a sua qualidade seja ao mesmo nível do seu antecessor, e dos restantes Symetres que nos últimos 20 anos, sim leram bem, 20 anos têm proporcionado aos amantes da modalidade excelentes momentos.
Deverá manter o preço de 90/100 euros.
- Surfcasting
Para esta gama, os amantes da praia têm algumas novidades. A maior é esta versão lindíssima do Aero technium MG na versão XTB. É simplesmente fabuloso. Drag com 16 Kg, e 440 gramas de peso.
Logo na gama abaixo o Aero technium xsb dá lugar ao xsc. Outro com design similar e lindíssimo.
Um carreto com um drag de 20 Kg. Quem pôde usar o seu antecessor sabe bem a qualidade que este carreto tem. É um carreto cuja força é inigualável actualmente em modelos do género.
Em baixo fica a versão XTB.
Também na gama mais económica, sai o novo Ultegra o XSC, também este com um design fabuloso, mais moderno, e a um excelente preço, que não deve fugir muito do seu antecessor.
Veremos o que nos reserva aquele que foi provavelmente o carreto mais vendido em Portugal na última década. Para já e com um peso mais baixo: 640 gramas para o modelo 10000 parece responder aos pedidos do mercado, que visa baixar o peso aos carretos e canas. O drag é de 20 kg nos modelos 10000 e 14000, e de 15 kg. para os modelos 4500 e 5500.
Para já não quero fazer mais considerações, embora assuma que o design que a Shimano escolheu para as novidades é realmente fabuloso na maioria dos modelos, e deixo vos o catálogo da marca, amanhã conto deixar um apanhado das canas. Para os amantes de spinning e para os amantes de surfcasting, temos algumas novidades interessantes.
Para breve no entanto farei uma apreciação mais detalhada a alguns modelos, assim como os catálogos das restantes marcas que a empresa Normark representa em Portugal.
Para já fica a certeza que os modelos Made In Japan, vão ficar mais caros, e tornar ainda mais apetecível o fruto proíbido. À imagem de um país que esmaga diariamente a classe média, os aumentos da marca vão provavelmente aumentar o fosso entre quem pode e quem não pode lá chegar. Infelizmente.
Opa! Que ótimo artigo, gostei muito do catalogo, meu último item shimano foi esse aqui - http://www.tucunarepesca.com.br/shimano
ResponderEliminarViva
ResponderEliminarPor acaso não tiraste nenhuma foto à Power Aero Sensitive?
Pelo que dizes está-me a fazer crescer água na boca...