Os nossos amigos

domingo, 29 de abril de 2012

Portugal campeão do mundo de SUB-16

Tudo o que envolve a pesca, faz parte d´ospescas. Estamos atentos, e hoje com muito orgulho, damos os parabéns a quem o merece. A pesca desportiva de competição faz parte do universo a que pertencemos, não sendo directamente o nosso, é sem dúvida parte dele.
Estes parabéns são ainda mais especiais pelo facto de serem dados a um grupo de meninos que ganharam a medalha de Ouro pelo nosso país.


Portugal é Campeão do Mundo de U16 - Mar


A selecção Portuguesa conquistou esta sexta-feira em Montenegro o titulo de campeã do Mundo.

Depois de uma excelente vitória alcançada no terceiro dia de prova, os nossos jovens U16, consolidaram a liderança no Campeonato do Mundo na sexta-feira, com mais uma vitória.

No final venceram 3 dos 4 dias de competição e acabaram por vencer este campeonato do mundo.

Os Sub-21 tiveram uma prestação mais modesta, quedando-se pelo 6º lugar. Fica no entanto os parabéns pelo esforço.
Uma bonita prenda de anos ao seu seleccionador, Odorico Ornelas que levou esta jovem equipa ao titulo de Campeã do Mundo. 
Também em termos individuais damos os parabéns ao atleta Francisco Pinto pelo em 3º Lugar Individual. 



É um orgulho postar esta notícia. Parabéns malta.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

( Spinning ) Ventos de Oeste


          Boas pessoal.....

   Desta vez, por estranho que pareça fui á pesca num sábado, estranho porquê? porque quem me conhece sabe que ou estou a trabalhar ou com a mulher...lol...e se não trabalho não convém mesmo nada eu ir, pois ela folga ao fim de semana, logo não posso ir pescar..:-), não posso como quem diz...não devo..lolol.
   Mas tudo bem, desta vez o meu trabalho foi cancelado e calhou ela já ter coisas combinadas logo já não ia desmarcar por minha causa...hehehe...ohhhhhh..:-)
   Isto quer dizer o quê?....PESCA...óbvio. Assim lá fui eu da parte da tarde fazer duas horinhas mesmo sabendo que não havia condições para se poder pescar, pois segundo o windguru marcava vento forte de Oeste e mar com fartura a partir da hora do almoço.
  Mesmo assim decidi ir nem que fosse para apanhar ar puro ou ver os passarinhos...:-)
  Chegando ao pesqueiro o mar realmente apresentava-se com força, altura e com vento a soprar de Oeste.
  Hummmm....que bonito....deixa ver..........escolher passeante.....vou começar por aqui e vai de lançar........e após 15 minutos tinha duas bailas cá fora e satisfeito pois apesar de o mar ser bom o vento era uma...M....lol...valeu vê-las atrás do passeante nervosas até o agarrarem..:-)
  Já vou com algumas bailas e robalos tirados com passeantes e posso vos dizer que o peixe está bastante activo quando se encontra no pesqueiro,  apesar de apenas dois dos peixes se terem ferrado pela boca noto que é tanta a ganancia de abocanhar o passeante que falham o ataque e ferram-se em todo o lado menos na boca.
  Para terminar, encontrei um amigo meu que estava á pesca aos sargos que se chama Miguel, com quem estive a conversar enquanto pescávamos e ele contou-me que os sargos não andavam lá, pois já era 16h30 da tarde, já farto de batalhar e ainda não tinha um unico sargo.
  Para quem já estava desde as 9 da manhã custa...lol...mas como diz o ditado, mais vale um dia mau de pesca do que um bom dia de trabalho...lol.
  Como eu só tinha ido fazer duas horas não me custou nada, por isso dei-lhe as bailas que merecia mais que eu, pois como um amigo dele me disse, tinha sido 15 minutos á benfica...lol.
  Antes de lhe dar as bailas ainda tirei umas fotos para não ter que ouvir do Filipe...lol....que ando apanhar peixe e que não ando a tirar fotos...lol.
  Aqui tens amigo, duas meninas deitadas nas palhinhas..:-)



 
  
                                Um grande abraço e até breve

                                           Luis Malabar

segunda-feira, 23 de abril de 2012

( Spinning ) Sexta feira treze..:-)


          Boas pessoal...


   Como podem ver pelo titulo amigos, consegui convencer o meu amigo Rui a vir comigo á pesca quando o instituto de meteorologia dava aviso amarelo para a costa, com mar de 3 metros se não me engano, com rajadas de norte de 30 ou 40 quilómetros hora..lol... e para ajudar á festa era sexta feira treze..lol...uiiiiiiiiiiii.
   Assim foi, combinei com ele para nos encontrarmos por volta das 5 da manhã no pesqueiro e quando eram 5h15 ele liga-me....To, então vais demorar? e eu ainda andava aos papeis em casa meio a dormir visto o raio do despertador não ter tocado ás 4h que era o que eu queria...lol..acho eu..:-), e eu respondi-lhe, dá-me 10 a 15 minutos estou ai ok.
   Entretanto despachei-me para ir ter com ele e quando cheguei ao pé dele perguntei-lhe se já tinha sentido alguma coisa ao que ele respondeu-me que nada.
   Bem ele já lá estava á pelo menos meia hora e nada, bem, vamos lá trabalhar....carregar cartucho para a lua que ainda se fazia sentir e vai de escolher uma pedra e lançar..........fecho a asa de cesto e começo até que...zzzzzzzzzzzzzzzzzzzz....lol...começamos bem...lol...peixe para fora pois era pequeno para puxar pela diaflash e vai de acender a luz e vislumbrar uma bela baila de quilo, maravilha apesar de ter pensado que era um cachote.
   Nisto o Rui viu a luz e vem ter comigo....f.....não acredito eu já estive ai e nada...lol...é a vida amigo...lol...e vai de rir os dois...lolol.
   O Rui fica ao pe de mim e ao segundo lançamento crava uma baila do mesmo lote que a minha...boa...e tira-a para fora, enquanto o sol não subiu tiramos 4 bailas ao todo e robalos nada.
   Bem, ainda lançamos mais algumas vezes mas nada pois infelizmente o céu abriu ao contrário do que eu estava á espera, que era nublado.
   Eu por mim tinha-me vindo embora mas o meu amigo quis fazer a viragem da maré com a esperança que aparece-se alguma coisa, eu já não tinha nenhuma pois as águas eram lusas e o céu estava limpo, logo estando a meio de Abril a esperança era nenhuma no meu entender mas ok, esperámos...:-)
   Assim foi, a maré mudou e ele vai de trabalhar quando eu decido deixar as flashminow e experimentar um popper novo que comprei, sou sincero..... não tinha intenções de apanhar nada, apenas experimentar a nova amostra que adquiri para a estação primavera / Verão...lol.isto ia ser uma experiência curta visto ter levado a diaflash 3.60mt extremamente pesada para este tipo de pesca e não a nova cana dos passeantes.
   Posso dizer que rapidamente desisti de pescar depois de ver o trabalhar da amostra....:-) e foi nessa altura que parei para fumar um cigarrito quando olho para a minha direita e vejo o que já não via desde o verão passado, um ataque á superfície..:-).
   Corri na direcção deles e vai de lançar o popper novo.....splash....splashhh....ai vem ele...e.......zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz...........zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz..........zzzzzzzzzzzzzz
zzzzzzzz....tarolo..lolol.
  Nisto o Rui sem eu me ter apercebido vem ter comigo pois também tinha visto o ataque deles e só me disse completamente feliz e passado pois nunca tinha presenciado nada assim....bem eu só te vi a correr e quando baixei a cabeça por um segundo já estavas com ele cravado..lolol...lindo dizia ele.
  Vamos á parte da luta..:-)............zzzzzzzzzzzz.......ai estás a ir para sul, maravilha vai á vontade..abri o carreto e lá vai ele.....zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz.zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz.......dei a volta ás pedras para escolher um sitio e assim que o Labrax deixou de puxar e já cansado estava na hora de o ver..:-)
  O Rui entretanto foi buscar um xalavar mas pedi a ele para não o usar pois não era preciso, o mar pausava entre sets e deixava ir lá abaixo buscá-lo, apertei mais o drag e vai de trazê-lo á superfície......cá está ele, já cansado, foi só pousa-lo em cima de uma pedra direitinho para o ir buscar.
   O Rui desceu com o meu grip mas como não está habituado a usá-lo preferiu agarrar o peixe pelas guelras e trazê-lo cá para cima.
   Estava feita a pesca mas sem antes de fazer mais uns lances não fosse andar mais algum por ali perdido..:-) o que não aconteceu.
   E é assim amigos, a guerra é a mesma mas as armas finalmente mudaram..:-) bem vinda seja a primavera pois apesar de as águas ainda estarem frias nesta altura do ano e ainda não se ver comedia á superfície, a verdade é que eles andavam atrás de alguma coisa andavam..lol..:-)
   Um grande abraço para o meu grande amigo Rui Louraça pois agora já acredita..lol..vamos a eles amigo.
   Como não podia deixar de ser aqui fica as fotos que o Rui tirou..:-)





                                                    4 Kg. 640 gramas

                                         Um grande abraço e até breve

                                                     Luis Malabar

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Spinning em Santa Cruz


Boas, 

Após inúmeras investidas ao spinning, pela zona da Costa da Caparica e arredores, sempre com um enorme êxito de levar sempre o saco cheio de ar, decidi tentar a sorte em outros pesqueiros.
A minha família é da zona do Oeste mais propriamente Carvoeira conselho de Torres Vedras, portanto juntei o útil ao agradável.
Certo dia combinei com a minha avó ir ás compras dar uma voltinha pela zona de Santa, acordei mais cedo pelas 4 da manhã e fui aos pesqueiros que por vezes tenho sorte, e como as condições eram muito boas, pois a água apresentava-se com uma espuma branca fantástica e uma ondulação no ponto tudo indicava que ia sair uns robalos. 

Palmilhei uns bons km e nada, tira amostra coloca amostra e nada, estava-se a tornar frustrante tirar um peixe, aprece que afinal esta situação acontece em várias zonas, onde anda o peixe? Isto anda realmente um stressssssssssss...
Eram umas 8 da manhã e decido ir para uma zona com uma mistura de areão e rochas, consciente que ia apanhar uns banhos com o rebentar das ondas, mas como o meu amigo Luis (Malabar) tinha-me indicado uma amostra da Lc que adquiriu este ano e era fantástica para os robalos á noite e também para as bailas, resolvi ir tentar a sorte...


Dito e feito, primeiro lançamento, ferro algo ao recolher senti logo que era peixe pequeno, quando este sai da água vi que era uma baila, sem perder tempo novo lançamento nova baila e o terceiro foi igual ao quarto sinto um bom esticão e ao ferrar o peixe, este desferra-se e acabei por ferrar uma rocha tentei retirar a amostra de todas as maneiras, esperei uns bons minutos para que o mar fizesse o favar de a desferrar e nada, ainda tive trabalho para conseguir partir a linha os nós que o meu amigo Malabar faz são simplesmente fantásticos não cedem por nada deste mundo o que acabou por ceder foi o chicote.

O resultado não foi nada mau 3 bailas um bom almoço com a minha avó e um fim de tarde magnifico em família , tenho de ir mais vezes ao Oeste, que a minha zona anda muito fraca este ano...

Abraço,

Pedro Lourenço. 

quarta-feira, 18 de abril de 2012

A palhaço dado não se olha o dente!

Boas pessoal...

Após algumas semanas em que andei adoentado e sem tempo para grandes pescarias, excepção feita a umas investidas ligeiras no rio às douradas, lá consegui combinar uma pescaria com o Palma.
Um regresso ao mundo dos cefalópodes, um regresso ao meu simples papel de faxineira de bordo!

Então vamos lá...

Pescaria combinada para uma madrugada, mais propriamente para as 5.30 da manhã. Estava tão feliz de regressar à pesca que nem dormi em condições. Aquela adrenalina própria de quem vai fazer algo que tanto gosta não nos deixa sossegar durante a noite. Julgo que nem 3 horitas dormi, mas o vício da pesca é algo que realmente mexe connosco.

Para não variar, fizemos a paragem de sempre para um cafézinho, que serve de alento para o dia de labuta que principalmente o Palma costuma ter...

Chegados ao pesqueiro ainda antes das 7 horas, já outros companheiros entravam no mar... Bem dá para ver que não somos os únicos doidos, aliás, parece que são umas centenas de milhar os loucos deste desporto maravilhoso...


Numa época alta da pesca ao choco na zona de Setúbal, não foi de espantar que ao chegar ao pesqueiro avistámos algumas dezenas de barcos... O dia estava tranquilo, com uma pequena brisa, mas que não nos transtornava muito. As águas limpas deixavam-nos esperançados num bom dia de pesca... O Palma rapidamente soltou um sorriso e preparou-se para mergulhar, eu lá fiz uma montagem escanifobética sem jeito nenhum para palhaçar um bocado... Não me convencia nada, mas... não estava preocupado, sinceramente preocupo-me mais em olhar por ele, do que ligar aos palhaços...

Os primeiros mergulhos do Palma foram muitooooo produtivos, sendo que só no primeiro revelou alguma dificuldade, talvez por ainda estar a aquecer, eh eh eh! Grandes chocos, na maioria acima do quilo, sendo que uns quantos já ultrapassavam os 3 quilos... Foi uma primeira hora muito forte.


O sol tinha nascido, e ao subir tornou a água numa autêntica piscina, tudo se encaminhava para um grande dia... Cada mergulho aumentava a produção, cada mergulho trazia mais um monte de surpresas, mais um monte de chocos!


Devem estar a pensar então e tu???  Eu??? Epa, de vez em quando... Nada! Pouco ligava aos palhaços, até porque os palhaços que o Palma usa são bem melhores, dão muito mais resultado eh eh eh... Lá ia como sempre limpando o barco, e garantindo toda a segurança necessária. Isso sim era importante...

Bem admito que me estava a causar frustação nada apanhar, mas o que querem? Cheguei a estar a pescar a olhar para o fundo, ver os palhaços no fundo... A zona onde ele mergulha não me parece a melhor para palhaçar...

Ao fim de uma meia dúzia de mergulhos o Palma resolveu parar para comer, e descansar um bocado...
Como sempre isso é complicado para o corpo... Quem faz desporto sabe que em esforço parar mais que uns minutos é o pior que se faz. O corpo relaxa, e perde a energia. Reparo nisso sempre que ele para muito tempo.

Bem, o dia que estava lindíssimo, mudou a sua "cara" num piscar de olhos... Levantou-se uma carneirada tramada, e todo aquele processo se tornou muito mais complicado... O Palma estava dentro de água e eu... resolvi já algo zangado com os chocos desviar-me um pouco e tentar procurar uma zona mais funda, mas depressa me apercebi do erro...
Não só, não seria um choco que eu apanhasse que faria diferença, como fui contra o meu ideal nesta pesca, e deixei sozinho o Palma, que quando olhou a sua volta, devido a carneirada, perdeu-me de vista e entrou em parafuso... Lol. Bem, tudo tranquilo, mas fiz mal... E não torno o fazer.
Ah... e não apanhei nada na mesma... Na próxima vou levar a montagem feita de casa e com mais categoria, que esta foi feita sem pés nem cabeça...


Bem lá fui buscar o Palma e este já se queixava imenso do cansaço e tal... E como a pescaria estava já muito boa, resolvemos parar e tornar ao porto... A carneirada era tanta que demorámos cerca de uma hora a chegar. Foi realmente difícil este caminho de volta.

Chegados ao porto, foi descarregar, trocar de roupa e lavar bem os chocos... Lá demos um sorriso de alegria, a pescaria tinha até superado o que julgávamos ter apanhado e não havia nada a queixar. Quando se faz o que se gosta, quando se vai bem e volta bem, quando o ambiente é bom, e quando por acumulação ainda se vem com a "saca" cheia, só se pode ficar feliz, e agradecer.



Desta feita, resolvi não vos maçar com grandes fantasias, espero que gostem, um até breve...

Batman & Robin, ospescas.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Finalmente começam a aparecer...

Já fazia algum tempo que para mim e para o Filipe João as noites ao surfcasting teimavam em não dar peixe, noites passadas ao frio, manhas e tardes perdidas em busca de um peixe e nem escama para animar.
Desta vez e sem ligar ás previsões do Windguru, decidimos juntamente com o Kámane ir fazer mais uma investida a uma das nossas praias de eleição, a Lagoa de Albufeira.
Combinámos arrancar a meio da tarde pois queríamos chegar ao pesqueiro ainda de dia para ver como estavam os fundos.


Chegados ao pesqueiro e após escolhermos o local para pescar, era altura de montar o "acampamento" e de preparar o material para mais uma noite de pesca, a vontade era muita e a adrenalina estava em altas como sempre.
O céu apresentava-se tapado e o mar com uma cor bonita, um tom esverdeado com muito bom aspecto para nos dar umas ofertas.



Não passou muito tempo até a 1ª cana dar sinal, um bom toque na cana do Filipe fez despertar a atenção, linha que folgou logo de seguida o que significava um 1º peixe capturado, um robalo ou uma baila estavam na   ponta do anzol e não nos enganámos, foi um robalo que saiu da água, um peixe de médio porte mas que fez com que o "enguiço" tivesse sido quebrado!!!

Eram vários os iscos que tínhamos levado, casulo, lingueirão, caranguejo ( mole e 2 cascos ), cavala, ganso nacional e batata, portanto não era pelo "menu" ser insuficiente que não apanharíamos mais uns peixes.
A noite foi aparecendo e com ela o mar e o vento foram caindo, a maré tinha virado á pouco tempo e os anzóis vinham brilhantes de tão limpinhos que saiam da água, era sinal que o peixe estava presente.

Os robalos e as bailas como teimavam em não aparecer,era sinal que o que andava a comer os iscos eram os nossos "amigos" sargos, era então altura de mudar a pesca  e decidi baixar uns nºs no tamanho do anzol, passei a pescar com anzol nº 1 e a utilizar baixadas de dois anzóis com estralhos curtos o que  mais tarde veio a demonstrar ter sido uma boa opção.

Não foi passado muito tempo que bateu na minha cana o 1º sargo da noite, um peixe a rondar as 400/500 gr que se lançou a uma boa iscada de casulo que tinha posto no anzol de cima. Finalmente e ao fim de tantas horas e noites perdidas tinha apanhado um peixe, que felicidade...

Logo de seguida o Filipe apanha mais um sargo palmeirudo o que veio ainda mais animar a malta, o peixe estava presente e era altura de "trabalhar". O Kamané entretanto mudou de pesqueiro e passou para  cima de um cabeço que se encontrava a minha esquerda, e em boa hora o fez ( mais á frente já vão perceber porquê ).


Entretanto foram saindo mais uns sargos de pequeno porte e uma quantidade considerável de peixe-aranha que teimaram em marcar presença durante toda a noite.

Estávamos nós sentados nas nossas cadeiras e com a enchente  na sua 4ª hora quando a minha cana volta a dar sinal de vida, desta vez um toque bastante vigoroso o que me fez saltar da cadeira rapidamente e ainda ouvir o drag a disparar, senti rapidamente que era um bom peixe, como pesco com linhas finas tinha que ter cuidado para não apanhar nenhum desgosto era tempo de trabalhar bem o drag do carreto e aproveitar toda a ajuda do mar para por o peixe a seco, assim fiz e correu bem. Um sargo a rondar as 800/900 gr estava aos meus pés, um peixe não muito longo mas com uma lombeira que tinha á vontade 3 dedos de largura, um bonito exemplar que não resistiu a uma iscada de caranguejo!! 


Entretanto a enchente tinha chegado ao fim e tinhamos apenas pela frente mais 1.30 h de pesca, a noite já ia longa e o Kámane tinha perdido a esperança de apanhar o tal robalo que ele tanto desejava.
Como já pesco com ele á muitos anos, sei que ele tem que ser "espicaçado" para trabalhar, lá lhe moí a cabeça para ele iscar as canas mais uma vez, e ele a muito custo lá se levantou da cadeira e foi "trabalhar".

Em boa hora o fez, pois não teve tempo de se voltar a sentar, a cana deu um bom toque e folgou logo de seguida ( posso dizer que rapidamente o peixe trouxe o chumbo para perto da escoa ), foi um peixe que saíu com alguma facilidade pois praticamente se pôs a seco, o objectivo estava alcançado.


Era um peixe bonito que pesou na balança 1.340gr,

Tinha chegado ao fim a nossa pesca e era altura de arrumar a tralha, todos tínhamos "desgradado" e quebrado o "enguiço", a noite tinha corrido bem, o peixe esteve presente, a tempo acabou por ficar agradável e mais uma vez e como sempre a boa disposição esteve sempre em altas.
Sem duvida a repetir brevemente...

Um abraço
Pedro ( PJPescador )

domingo, 15 de abril de 2012

Colmic 2012

 Catálogo da marca italiana para 2012, com muitas novidades, e com as tradicionais Colmic Zero Seven ( agora modelo F1), Colmic Power Fightning e Colmic Sea Lion F1 em destaque.


sexta-feira, 13 de abril de 2012

A recta final!

Pois é pessoal como o título bem indica estamos na recta final para a participação da equipa Portuguesa que irá representar o país extra muros!

Imagino o pensamento de quem quer muito algo e merecendo-o não o consegue obter.
Hoje damos mais um abraço ao pessoal da equipa da Robaleira para este esforço final em obterem ajudas para poderem se deslocar ao campeonato do mundo de uma forma digna.



Fica um abraço a todos vós!









Tenho conhecimento que ainda faltam( cerca de 2000 dos 10000 mil euros) algumas verbas das necessárias, e sei que muitos gostariam de ajudar e não podem, mas, espero que os que podem, o façam. Até porque sinceramente, os prémios são deveras apetecíveis.
Canas de topo mundial, canas de qualidade inegável, e de preço proibitivo para a esmagadora maioria de nós.



Vou deixar alguns links para que possam ver as canas mais ao pormenor :


Quem sabe se não vos sai? Quem sabe se essa ajuda que ao comprarem as rifas não vos garante uma cana destas? E quem sabe se os vossos 5 euros( representativos de 5 números para o sorteio) não vão ser também parte de uns futuros campeões do mundo?
Muito honestamente acredito que a equipa da Robaleira, se for com tempo, e se puder fazer os testes necessários para saber o que os vai esperar, ou seja, se puder trazer os treinos necessários atempadamente, vai certamente conseguir um excelente resultado.

Não vou neste tópico portanto vos dizer muito mais, apenas que eu pessoalmente ajudei por gosto, porque como vos disse no 1º tópico sobre o assunto, me custa muito ver uma equipa querer cerrar os dentes e ir à luta e não poder.

Julgo não mentir se disser que os gastos são cerca de 10.000 euros. Imaginem cada um dos atletas andar a pagar isto! Para depos vermos tipos, como aquele rapaz muito engraçado do Manchester City( calha bem escolher este assim ninguém fica incomodado, lololol), de nome Balotelli, aquele que não joga com o baralho todo, mas que ganha milhões, estar-se nas tintas para o desporto dele, para quem lhe paga, para quem representa, enfim... E depois outros andarem á procura de migalhas.
Espero que até ao último dia, todos possam ajudar e que a Robaleira possa participar de forma condigna e que vá lá, e traga o caneco.

Pessoal um grande abraço, estaremos atentos, e desejamos desde já tudo de bom a todos vós.

Deixo a mensagem original e que tem todos os dados necessários para a vossa colaboração:

O Clube de Pesca "A Robaleira" foi Campeão Nacional de Clubes de "Surfcasting" em 2011. Esta vitória deu-no o direito de participar no 20º Campeonato do Mundo de Clubes de Pesca de Costa, a realizar em França , em Maio de 2012.
Para ajudar nas grandes despesas que esta participação vai acarretar, foram criadas umas rifas, cujo sorteio vai ser efectuado no dia do nosso 6º Open de Surfcasting, marcado para o dia 2 de Setembro de 2012.

Os prémios das rifas serão os seguintes:

1º - Cana Yuki Taylor X6 - 4,50 mts - 100/250 grs - Valor de mercado +/- 580 €
2º - Cana Yuki Panamera - 4,50 mts - 100 / 250 Grs - Valor de mercado +/- 580 €
3º - Cana Yuki Taylor X5 - 4,50 mts - 100 / 250 Grs - Valor de mercado +/- 450 €
4º - Cana Yuki Multipla Orata Tournament - 4,50 mts - 100 / 250 Grs - Valor de mercado +/- 430 €
5º - Cana Yuki Galenka - 4,50 mts - 100 / 250 grs - Valor de mercado +/- 380 €

As rifas terão um custo de 5 euros e cada uma terá cinco (5) números válidos para o sorteio.

Quem desejar adquirir estas rifas, poderá usar este local para encomendar/comprar as rifas que desejar. Os números que forem atribuídos aos compradores serão posteriormente enviados aos titulares.
Todos os atletas do C.P. "A Robaleira" terão rifas para vender já a partir de sexta feira dia 2 de Dezembro de 2011.

Para quem comprar as rifas por este meio fica aqui o NIB do C.P. "A Robaleira"
Banco - Caixa de Crédito Agrícola
Titular: Clube de Pesca "A Robaleira"
NIB: 0045 3050 4021 4180 3414 0

Poderão também pagar as rifas através do PAYPAL utilizando o seguinte mail: cp.arobaleira@gmail.com

Para uma melhor identificação agradecemos que assim que fizerem a transferência, nos avisem e na referência mencionem o vosso Nome.

O Clube de Pesca "A Robaleira", agradece desde já toda a colaboração que nos possam prestar.
Sem a vossa ajuda de certeza que não vamos conseguir levar a cabo esta nova etapa do nosso Clube.







quinta-feira, 12 de abril de 2012

2ª Feira de pesca Lúdica e Desportiva

É já na Sexta-Feira que começa a 2º Feira de pesca Lúdica e Desportiva em Setúbal.


Esta feira apresenta, este ano, um cartaz muito rico e dinâmico em que podemos encontrar demonstrações de material, torneios, workshops, entre outras actividades.
Não percam portanto a possibilidade de participar num evento da vossa modalidade preferida. 
Esperemos que o clima ajude, pois a zona é muito agradável e vale pelo passeio, pelo convívio e pela aprendizagem que muitos vão ter caso decidam aparecer.

Ospescas desejam que a feira seja um sucesso, que dure por muitos e bons anos, e que vá aumentando ano após ano, a sua essência e participantes.

Estaremos lá com toda a certeza para participar mais um ano num evento bastante agradável como este.


Flyer demonstrativo


   Croqui



    Pesca ao Fundo



   Pesca à Bóia



 Pesca em Kayak


 Workshop pesca à Pluma


  Workshop pesca com Vinis


Workshop de Iniciação à pesca lúdica e desportiva


Apareçam!

terça-feira, 10 de abril de 2012

Eu e o meu papá Palma aos robalos!

Boas pessoal,

Bem, imagino que este título dê a parecer outra coisa, mas na realidade não é bem o que estão a pensar... Mas já vão entender...

Após um interregno de algumas semanas no spinning/corrico embarcado, o Palma lá me convenceu a ir apanhar um bocado de ar numa madrugada destas... Xiça... Eram 5 horas e já estava eu em pé a tomar o pequeno almoço a fazer tempo para ir a mais uma pescaria...

Perto das 5.30 da manhã, já estava eu à porta dele, e ele também já estava pronto. Apenas apertava as cintas do barco para partirmos... Foi só guardar a tralha no barco e lá fomos...
Nem seria necessário vos dizer que fizemos a habitual paragem para um cafézinho, que sabe sempre bem para acordar...
Chegámos ao pesqueiro pouco depois das 6 horas e devido ao facto de estarmos na reponta da maré rapidamente tratámos de por o barco na água, e enquanto eu fiquei a segurar o barco, o Palma foi arrumar o carro e o atrelado... Bem aqui começou a pesca...


No meio ainda do escuro que se fazia sentir, aparece um senhor, que pelo que ele veio a contar, estava em casa e tal, farto de aturar a mulher e tal, e veio dar uma volta... Sim ás 6 da manhã...
Bem, enquanto eu continuava a segurar o barco, o senhor foi-se aproximando, espreitava, espreitava, até que se chega ao pé de mim, e diz-me" Bom dia... "Companheiro, você vai à pesca?"... Bem, olhei para ele, e confesso que fiquei uns segundos sem saber o que responder... Estaria a gozar-me? Seria maluco? Queria conversa? Estaria com os copos? Queria o quê afinal? Bem, acabei por simplesmente lhe responder o óbvio... Se estou a segurar um barco, se tenho 2 canas no barco... Em princípio seria para tal...
Claro que não ficou por aqui... Lá continuou ele, a olhar, olhar, e olha para o Palma e diz... "Vais com ele?"  E eu mais uma vez... Bem, o tipo só pode estar no gozo... mas epa acenei simplesmente... e ele prossegue, " Ouve, olha que isto digo-te eu... O gajo carrega douradas... É o gajo que apanha mais aqui no rio"... E agora? Ria-me? Ou continuava com a postura séria?... Lá mantive a postura e disse-lhe que sim, que ele apanha muitas douradas... e ele concordava e dizia que o Palma era um master e tal, e trinta por uma linha...

Eu tentava não dar conversa, mas ele insistia... E começou a contar a história da mulher e tal, que veio para a rua dar uma volta e tal... Ok, o senhor até nem estava a ser mal educado... Nisto pergunta-me se ia às Douradas, e eu digo que não que ia corricar, e ele tem logo um acto de motivação para comigo: " Olha... O gajo a dar-lhe nos robalos, é uma máquina, xiii, epa a sério, o gajo carrega... Vais com ele vais bem..." Mal sabia ele que farto de ir com o Palma estou eu... Ainda lhe tentei dizer que estava habituado a ir com ele, e que nem sempre apanhamos e tal, mas ele não me ouviu, julgo... O Palma entretanto, lá volta e quando está próximo de mim, ele olha e diz para mim: " O teu pai é craque nos robalos"... Bem desta é que me esforcei para não me rir a gargalhada, mas lá soltei o sorriso e disse-lhe: " Epa, mas já olhou bem para ele? Por acaso tem ar de ser meu pai?", " Podia ser", respondeu ele... "Pois mas com 4 anos de diferença" continuei eu... O Palma chega ao barco e ele continua... " Estava aqui a dizer ao seu filho..."

"Meu filhooooo?", o Palma soltou logo a gargalhada... e lá foi dizendo o mesmo que eu, que a idade e tal, e aparência e tal... Depois queria que lhe acertássemos o relógio... E nós já de fugida, pois o vício era maior, e claro, o senhor embora educado, estava a ser um pouco chato, lá fomos direito ao nosso objectivo: Um dia de robalos...

Ainda dentro da nossa baía resolvemos montar as canas a ver se picava alguma coisa... O Palma espeta logo na água com a Rapala X-RAP Magnum na água e eu ponho umas da Storm um pouco mais pequenas...
Fizemos o trajecto, saímos da baía e rumámos em direcção ao canal do Barreiro, mas desta fomos por dentro, com a ideia de dar a volta ao canal... Pelo canal que os barcos de Lisboa fazem, estávamos nós na galhofa, quando começo a ver a cana do Palma a dar uns ligeiros safanões... Muito ao de leve, fiquei atento, mas que raio, aquilo não é pesca ao fundo, ou atacam, ou não atacam!
Mas de repente a cana verga toda, e lá subiu a adrenalina... O stella SW 8000 PG dispara, e gritei pelo Palma que prontamente agarra na cana e começa a rebocar o peixe. Engraçado, que uma das coisas mais giras, e que eu pessoalmente mais gosto na pesca, é adivinhar o que lá vem. E não só o peixe deixou de dar cabeçadas, como me pareceu muito fácil de rebocar para quem tinha feito disparar um drag. Mas ali naquela zona... pensei logo, um robalo muito pequeno...De início deve ter dado uma cabeçada, mas fruto do tamanho parou... Já com o peixe ao de cima, ainda estava meio escuro, pareceu-me um POLVO... Um polvo? Xiça... Mas quando se aproxima desato logo a rir... Um magnífico exemplar do tamboril do Seixal! Um Charroco! Fonix... Mas que raio, como é que o gajo se atirou aquilo na velocidade a que íamos? Um peixe que costuma ser tão pacato, e habitante dos fundos?




O Palma, todo inchado começou logo " 1 a 0, já está a levar na pá" E eru ria-me e dizia... " 1 a 0?, mas isso conta? Um peixe que devolves-te e que nem comes? que lataaaaaa".... Bem estão a ver a galhofa? É isto que a pesca tem de bom e vocês sabem bem, pois de certeza que também têm amigos/grupos com que pescar representa grandes momentos... E na realidade temos os tido...



Mas vamos continuar com o relato...
Embora se tenha tratado de um exemplar distante do pretendido, a captura, bem... A captura, é esse o momento da pesca, é como marcar um golo... E soltam-se os sorrisos, abrem-se logo os horizontes, o céu parece que começa logo a brilhar e as nossas mentes são completamente inundadas por a esperança em fazer grandes capturas...
Mas na realidade percorremos todos o canal até ao Barreiro, virámos para o Montijo, local onde dezenas de barcos faziam o arrasto dos fundos à ameijoa... E nada, nem um toque...

Desta vez, nem desanimámos... Até estávamos numa boa onda em termos de moral, e lá insistimos mais um pouco, mas após dar-se a volta, resolvemos fazer o percurso de volta ao Seixal e brincar um pouco por lá antes de rumar a casa, pois estava combinado terminar a pesca por volta da hora de almoço.

Chegados ao Seixal a maré tinha acabado de virar e subia já com alguma força, o que naquela zona costuma ser produtivo, do lado da ponta do mato!
Mas, amantes de um cafézinho como ambos somos, resolvemos parar lá no bar da ponta do Mato e descansar 20 minutinhos... Enquanto lá estávamos, um senhor que andava à ameijoa, apanhou uma corvina enjoada... Uma corvina enorme, um bicho que estava magro, pois tinha APENAS 15 KG., quando na realidade o seu tamanho merecia muito mais, era bicho que em caso de estar em época deveria ter mais de 20 Kg.
Animal impressionante, é um daqueles que todos procuramos! Bem, após se cumprimentar o senhor, e beber o café, voltámos ao mar, para um última hora de pesca... Foi lá que senti pela primeira vez no dia a sensação de que andava peixe... A sonda marcava, demos com uma Gaivina a picar diversas vezes, alguns peixes a mexer ao de cima de água... Foi ali que senti que se podia dar...
A rota era simples... Baía do Seixal- Ponta do Mato, e sempre de barco à rola, e volta para trás...
Fartos de rapalar sem sucesso, disse para o Palmeta... Olha lá e se... epa estamos numa zona em que apanhamos uns peixes com os teus amigos, vamos tentar? E ele de pronto " As Savage? Tenho aqui"!

E assim trocámos ambos as rapalas por vinis, e realmente a capacidade natatória é fenomenal... Parece um peixe... Eu tinha também em mente outra coisa que passava por testar estes vinis a corricar no barco, quer com ele em andamento, quer parados, e digo-vos que vale bem a pena... Nadam perfeitamente, afundam bem, permitem fazer quer um spinning, como um vertical jigging. Os Savage Sandeel permitem isto tudo, acreditem em mim! Ele não só nadam, como alteram de uma forma perfeita a sua natação, o seu percurso, sem perderem a forma natural de um peixe... Quer com toques de ponteira, quer lentamente, e até como se faz às zagaias, com os movimentos de "up and down", eles revelam-se à altura... Até por o seu trabalhar/nadar eu ganhei novo alento. Dá imensa pica estar a ver uns peixes de borracha a nadarem daquela maneira! Perfeito.

O Palma como sempre escolheu o seu menino... O blue pearl, e eu escolhi o Glow Dots... Lançávamos, corricávamos, tentou-se de tudo, e como a sonda insistia em marcar peixe, sempre na mesma zona, resolvemos insistir, e numa das voltas lá finalmente se deu com um robalo... " Já está" disse logo o Palma... e eu fiquei super feliz, estava conseguido o objectivo. Tínhamos tido finalmente sucesso para o esforço e dedicação que temos tivemos neste dia.



Um robalo já jeitoso, e que nos deixou na esperança de apanhar mais algum, e continuámos a insistir, embora o Palma estivesse muito limitado com as horas... E acabámos por vir embora perto da hora marcada, embora eu tivesse com fé de que apanhávamos mais se tivéssemos insistido...

Mas acima de tudo, passou-se um bom bocado, divertimos-nos, testámos amostras, aprofundámos conhecimentos, e ainda, que não fosse uma grande pesca em termos do pescado, foi sem dúvida um belíssimo dia de pesca.

Eu e o Papá Palma, lolololol, lá passámos mais um dia porreiro.

Até breve,

Filipe Condinho, Ricardo Palma, ospescas.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

O regresso à praia!


Boas pessoal,

 Pois é, como o título indica este foi o meu regresso à praia após meses de ausência. Motivos pessoais, profissionais e outros que tais, lololol, têm me impedido de fazer a pesca que tanto gosto. Após algumas pescarias marcadas com o Guilherme e outras tantas desmarcadas, lá se conseguiu marcar uma e finalmente conseguimos nos juntar. A nós juntaram-se o Luís Passeiro, o Filipe João, e por acaso ainda o Soares.


 Vou desta feita fazer o relato ao contrário... Começar por vos dizer que não atingimos parte do que procurávamos... Não é fácil ir lá um dia e ter logo sorte. Muito menos em praias e pesqueiros que desconhecemos totalmente. Mas existe sempre o outro lado, o do convívio, e esse foi excelente... Pescaria marcada para o Sábado passado, e com muitas dúvidas para onde iríamos parar, lá escolhemos Santa Cruz ao invés de Peniche ou Foz do Arelho. Alguns colegas nossos andaram por essas bandas. Chegados a Santa Cruz, lá derivámos de praia em praia para conhecer os pesqueiros e escolher uma praia. Entre a praia do Navio e a praia do Alemão, lá desembarcámos em busca da nossa amiga dourada...




A praia esta apresentava-se com dois cabeços de areia a cerca de 75 metros e no meio bons fundões... Para ficar em grupo, visto a praia ter imensa gente, ficámos entre o 1º cabeço e final do fundão! Soube-me tão bem, tornar a montar uma cana... É uma excelente sensação... Rapidamente montei a minha 1º cana, a Barros Surf Team XT 450, escolhi um caranguejo e toca a botar a menina a pescar. Enquanto montava a segunda cana, começo a desconfiar conhecer uma barbixa ao longe, eheheh! E fui-me aproximando para confirmar. Era o Soares! Lá estava ele, após uma semana em que tirou uma grande burra( perto dos 3 kg.) a tentar apanhar a mãe dela, eheheh! Mas estava difícil pois ele foi dizendo que ainda não tinha sentido nada, dando-nos esperança pelo facto de segundo ele, naquela zona o peixe andar a sair mais na reponta e início da vazante. Bem já eram quase 8 horas e o pôr do sol deu-nos momentos realmente lindos e marcantes. Sabe tão bem ver tal espectáculo! É um momento único. Conseguimos tirar fotografias excelentes.









 A realidade é que as horas iam passando e nada dava... Já de noite, vejo a minha cana dar um bom safanão, seguido de outro e corro para ela, mas assim que agarro na cana e verifico que tenho o peixe cravado, abanei a cabeça desalentado pois o peixe seria certamente pequeno. Veio a confirmar-se ao chegar a terra, era um sargo apenas razoável, nada de mais! Enfim, paciência, melhores virão, pensei eu... Mas a noite não estava de peixe, pela praia fora os muitos pescadores iam desistindo, uns para ver o Benfica X Braga, outros por estarem fartos de dar duche às minhocas... Nós continuávamos numa boa onda, a experimentar tudo o que tínhamos! Casulo, ganso, choco, lula, americano, titas, caranguejo, navalha, e nada... Já perto da praia mar a cana do Luís dá 3 valentes safanões, provavelmente uma boa burra, mas a tipa foi-se e nós ficámos na mesma, como a lesma! A maré virou e finalmente sai o primeiro exemplar do peixe que tanto buscávamos! Uma douradinha, mas uma douradinha daquelas do Capitão Iglo! Eh eh eh! Pequenina, devia ter uns 15 cm. Prontamente devolvida. Após essa tivemos bastante tempo sem nenhum toque e já estávamos numa de arrumar, quando ao tirar as canas o Luís sem ter visto nada, assim que agarra na cana sente que esta estava pesada, e... Batia? Hmmmm... Após uma ligeira luta já perto da margem ele tira a sua 1º dourada do ano e ao menos alguém tinha tirado um peixe nesta noite que pudéssemos considerar como tal! Não era muito grande, mas já era jeitosa, cerca de 800/900 gramas e já dava para deixar o Luís satisfeito com esta captura. 






Não é necessário muito para adivinharem que ficámos mais um bocado e toca tudo a iscar bem! Mas na realidade, um a um todos os pescadores desistiram e nós por insistência fomos ficando mais um pouco em busca da burra que tanto procurámos, mas apenas saíram mais dois sargos tirados pelo Luís. Arrumada a tralha, e feitas as despedidas do Soares( obrigado pelas chumbadas)rumámos a casa, sempre com a disposição do costume. Do outro pessoal, chegavam-nos notícias animadoras, de boas douradas tiradas. Parabéns para eles. 

Em breve tornamos a tentar. Mas este ano, anda a COSTAR muito! Ai Costa, a pesca Costa


Material: 

Canas: Barros Surf Team XT; NBS Fujika KW; NBS Steel Power; Vega Potenza Hybrid; Vega Millenium

Carretos: Shimano Ultegra XSA, Shimano Super Ultegra XSA; Shimano Power Aero XT; Shimano Aero Tecnhium XSB; Tica Specter; Shimano Aero Technium XT

Iscos: Casulo, Ganso nacional, Caranguejo 2 cascos; Americano, Choco, Lulas da arte; Titas.


Abraço, Filipe.