Os nossos amigos

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

( Spinning ) Nem sempre é o que esperamos........


          Boas pessoal....


   Apesar das Corvinas ainda andarem pelo Tejo, posso dizer que já se nota que cada vez são menos e mais pequenas, sendo a sua captura cada vez mais esporádica e na maioria dos casos apenas um exemplar é capturado.
  Em relação ao mar, as capturas de robalos continuam a não compensar o investimento, pois a quantidade que existe de alimento (Pilado) impossibilita no meu entender, a captura de exemplares dignos do seu nome nesta altura do ano. O que não quer dizer que, se continue apanhar peixes de quilo e lá de vez em quando um tarolo na rifa, principalmente quando o mar se altera e remexe os fundos, possibilitando a aproximação de robalos de peso.
  Esta é a minha ideia relativa apenas á área do spinning na zona centro do país, pois o mar teima em não se alterar, mantendo-se em forma de piscina não trazendo benificios aos predadores qualquer tipo de proximidade às praias e afins.
  Infelizmente para nós pescadores, este verão, os robalos se querem comida fácil têm os pilados, o que lhes possibilita engordar sem se esforçarem praticamente nada...lol....já não encontram vantagens em percorrer vastas áreas atrás de pequenos peixes tal como tem acontecido em Verões passados, com perseguições de autênticos filmes de acção, onde o robalo era o protagonista principal e actuava a horas distintas praticamente todos os dias.
   È assim, vamos ter que esperar pela mudança da estação ou de breves momentos alterados pelo estado do mar..:-)
   O que não quer dizer que não exista mais predadores...hehehe...e se existem é preciso apostar neles, pois apesar de não terem os pesos que gostaríamos...:-) são sem sombra de duvida momentos muito bem passados junto à água de preferencia com um amigo ou vários.
   Pois bem, assim foi, liguei ao Pedro para combinar uma ida às corvinas visto a maré e a altura do dia ser do agrado delas.
   Chegámos ao pesqueiro e para espanto nosso ninguêm se encontrava a pescar ou sequer a passear..lol...olha que chatice..hehehe...espaço com fartura hoje..lol.
   Lá foi, vinil para dentro de àgua e durante hora e meia a trabalhar nem um leve toque para nos dar animo..:-(...bem....melhor maré que esta é dificil, muito provávelmente arrancaram para outras zonas ou mais fundas ou perto da saida do Tejo.
   Infelizmente eu não podia ficar muito mais tempo, pois tinha assuntos para tratar e de onde estávamos ainda ia demorar tempo a chegar a casa, pois combinei com o Pedro, ficarmos mais meia hora no máximo e arrancar independentemente do que viesse acontecer..
    Assim foi, lá continuamos até que, num dos meus lançamentos enquanto vinha a trabalhar o vinil, num movimento ascendente.... sinto um toque leve quase imperceptivel...toque esse que não tinha sido eu a dar ao que eu rápidamente efectuo a ferragem......e logo de seguida duas cabeçadas e zzzzzzzzzzzzzzzzzz.....zzzzzzzzzzzzzzz............zzzzzzzzzzzzzz...estava a ver que não..lol...nisto o Pedro aproximou-se e ficou ao meu lado à espera.
   Mas o mais estranho é que ao principio não parecia os movimentos da corvina até que efectuou duas corridas mais vigorosas, o que nos fez crer que seria uma menina, o que pela força que fazia já não era má...:-)
   Com calma, o peixe começou a subir até rasgar a àgua com o seu dorso de peixe já cansado....o que para nosso espanto o que pensávamos ser uma corvina se vinha a revelar um Robalo..:-)....vai de chalavar e rápidamente é colocado a seco aos nossos pés.
   Ai é que eu e o Pedro pudemos verificar que ele não abocanhou o vinil, mas tinha sido ferrado na barbatan lateral pelo anzol do cabeçote e a fateixa no dorso do peixe...hehe..dai o peso dele..vinha atravessado dificultando o meu trabalho.
   O Pedro só dizia..esse foi roubado..lol...já não sei mais o que é que podes tirar daqui..lol...ele disse isto porque uma semana e meia antes eu tinha perdido um vinil ao lançar, com a força do vento nesse dia a asa de cesto do stella fez com que ela fechasse, rebentando a linha com o peso do vinil, perdendo-o e passado uma semana e meia depois, consegui recuperá-lo...lol...grande sorte...hehehe
   Depois de nos rirmos, ainda pescámos mais 15 minutos até que não dava mais, tinha mesmo que ir embora, arrumámos e de volta a casa....:-)
   Este foi o unico peixe que saiu nesse dia e apesar de parecer pequeno nas fotos, ele estava gordo como tudo, o que na balança se veio a verificar pesando 3 klos e 50 gramas..:-).
   Espero que gostem amigos e até breve.
                                                            

                                                                        

           Um grande abraço para todos e até breve

                               Luis Malabar


6 comentários:

João disse...

Tem que haver aí uma estrela qualquer, e muito saber é claro!

Parabéns e obrigado pela explicação.

Joaonumberone

Manuel Oliveira disse...

É assim, quando menos esperamos, aparece um bonito destes. :)

A ver se para a próxima, não vem de lado... :)

Pedro Franco disse...

Boas Luis,
Parabens por mais uma boa captura, a sorte tambem faz parte da pesca, mas o saber esse não mente, quem, sabe sabe e contra factos não á argumentos.
Abraços e continua ia com grandes lances, sejam robalos ou corvina não importa eles que venham!!!

ntyper disse...

Podia ter te calhado um charroco,mas não teve que ser um cabeçudo,sorte?????não amigo é acima de tudo saber e acreditar,grande abraço,parabéns pelo "barrote".

Armando Sousa disse...

A sorte sempre protegeu os audazes e a vontade de pescar e a fézada fazem milagres lol

Belo robalo, veio pela casaca mas veio, provavelmente mais um kamikaze sádico que se mandou contra a amostra para marcar presença e depois se preparava para se saciar com a presa, correu-lhe mal lol

Não há duvida que estão a engordar bem, isto cá para mim vem ai um Outubro muito interessante!!!

Parabéns pelo robalo

Os Pescas disse...



Boas pessoal, obrigado a todos pelos comentários amigos..:-) este pelos vistos escolheu mal a presa..hehehe...o toque foi tão subtil ao vinil...mas foi o suficiente para eu sentir..hehehe.
Infelizmente os robalos nesta zona centro, andam escassos mas não se passa nada, nenhum drama, apenas a natureza..:-) pode ser que este fraco verão seja o inicio de um grande Inverno carregado de bons peixes, lembranças e de grandes momentos..:-)
Um grande abraço a todos e o meu obrigado..:-)

Luis Malabar