Já à algumas semanas que andava a prometer a um amigo, que da próxima vez que fosse à pesca, ela iria comigo.
O meu amigo chama-se Bruno e conhecemos-nos através do trabalho. É uma pessoa espetacular que eu tive o prazer de conhecer, um amigo 10* !
Tantas vezes lhe disse que um dia ele iria comigo, que ultimamente as nossas conversas no trabalho, iam sempre parar ao mesmo ponto:
Bruno: -"Óh! Então mas é hoje que vamos lá ou que?? Dizes que me levas, mas nunca mais dizes nada..."
Eu: -"Epah ó Bruno, eu não tenho ido e quando vou, é sempre tudo combinado à última da hora..."
Bruno: -"Então e hoje??"
Eu: -"Hoje... Epah eu nem sei como está o mar, nem o vento... Tenho de ver primeiro..."
Bruno: -"Epah ó! Deixa-te de tangas! Para que tanta coisa?? Vamos e prontos!"
Eu: -"Tá combinadoooo!! É mesmo assim! Tau tau! Vamzimboraa!!"
E assim foi, pescaria combinada às três pancadas. Não sabia como estava o mar, nem o vento... Não sabia nada. Apenas sabia que ia à pesca e também nem sequer sabia para onde ia pescar, porque não tinha ainda sequer pensado nisso...
No meu local de trabalho, temos os sites todos bloqueados... É mesmo para não dar hipotese à malta de se desconcentrar... Hehehe :-D ! Pelo que não conseguia saber qualquer informação relativamente às condições climatéricas/marítimas... Teria mesmo de ligar a alguém.
Completamente às escuras, decidi ligar ao Filipe a pedir a opinião dele. Ele aconselhou-me um sítio bem perto da minha casa... O famoso Pontão do Seixal! Como seria uma pesca rápida, apenas queríamos fazer ali umas 2/3horinhas, não valia a pena afastarmo-nos muito de casa. O Pontão do Seixal seria o sítio ideal. Sorte a nossa, até ia-mos apanhar a melhor maré... Vai na volta e ainda conseguia-mos enganar uns peixitos... Hehehe :-D !
Eu posso-vos ser sincero, a vontade que eu tinha de ir à pesca, era quase 0, nenhuma mesmo. Apenas decidi alinhar nesta jornada, porque era com quem era... E mesmo que não apanhasse-mos nada, uma coisa era certa... Boa disposição e muita galhofa não iria faltar!! Porque quando nos juntamos os dois, é paródia pela certa! Hehehe :-D !
O meu amigo Bruno, até então, nunca tinha feito qualquer pesca em mar. As únicas e poucas vezes que pescou, foi em barragens. Seria uma nova experiência para ele :-D !
Saímos do trabalho, mais ou menos por volta das 18:00h. Passamos ainda na casa do Bruno, para ele ir buscar roupa lavada e pijama, pois iria ficar a dormir na minha casa...
Arranjar a roupa e não arranjar... Passar a ponte e não passar... Ir buscar o material à minha casa... Lanchar... Ir buscar o isco e chegar ao pesqueiro, eram mais ou menos 21:00h.
Estava uma noite espetacular! Sem vento e com uma temperatura que não temos em muitas noites de Agosto...
Como tinha dito anteriormente, o meu amigo Bruno, não tinha qualquer experiência em águas salobras. Pelo que o mais importante nesta pesca, seria mesmo tentar-lhe dar algumas luzes sobre a pesca em águas salobras e se possível apanhar alguns peixitos para deixar-lhe o bixinho! Hehehe :-D !
Não estava à espera de apanhar nada, talvez uns alcorrazes, até porque como disse logo no inicio, foi uma pescaria marcada ás três pancadas... Não sabia sequer se estava a sair alguma coisa naquele local... Não sabia nada, era o que era...
Bem voltado ao pontão do Seixal... Assim que saímos do carro, íamos sendo comidos vivos!!! As melgas pareciam canibais. Tinham agulhas que pareciam brocas de diamante... Até pela roupa elas espetavam!! Só visto! Por momentos e com muita pena minha, pensei que seria impossível pescarmos assim... Mas como normalmente, os resistentes são os recompensados! Aguardamos alguns minutos no carro e foi então que começou a levantar-se uma brisa de vento... Ufff!!! Lá se foram embora as melgas! Hehehe :-D !
Antes de montarmos as canas, fomos dar 2 dedos de conversa com a malta que já se encontrava por lá...
À bóia, até então, só tinha saído Tamboril do Tejo e ao fundo, nem tamboril do Tejo, nem nada... Hehehe :-D ! Esta forte o pesqueiro!
Na calmex, lá montei as duas canas que tinha levado. Coloquei como é hábito, uma cana com um estralho e a outra com dois.
Estivemos ali uma hora e tal sem sentir nada, até que perto da viragem da maré, a primeira cana dá um sinal... Um pequeno toque e de repente ZZZZZZZzzzzzZZZZZZZZZ, um pequeno arranque, cana vergada, e lá estava eu de roda do meu 1º peixe! Um robalo na casa do Kg! Hehehe :-D ! O meu amigo ficou maluco, só de me lembrar da cara dele, até me dá vontade de rir!! Ficou mesmo contente! :-D
E agora começava a festa!!!
Assim que acabo de guardar o peixe e iscar a cana, olho para o lado e reparo que o outra também já estava com um lá cravado... Cabeçadas vigorosas, e ferragem feita! Mais um peixe!!
Assim que tiro o peixe fora de água, olhei instintivamente para a minha outra cana e oiço o carreto a cantar ZZZZZZZZZZZZZZZZZZzzzzzzzzzzZZZZZZZZZZZZZZZZZZ! Um ZZZZZZZZzzzzzzzZZZZZZ que parecia não ter fim!
Pensei para mim :-"Ahhh caraças!! Ca granda tarolo!!" Mas não... Fui eu que com a pressa toda de iscar e lançar e guardar os peixes, que esqueci-me de ajustar a embraiagem... Hehehehe :-D ! Era mais um robalo sim, mas da gama dos anteriores!! Bem bom :-D !
Agora acreditem ou não, quando acabei de tirar o 3º peixe disse para o meu amigo: -"Tá feito Bruno!! 15 minutos à Benfica, já nós podemos ir embora que não sai mais nada!!"
E não é que assim foi??? Ainda aguentamos mais uma hora e nada!! A malta que estava no pontão, só a olhava para nós os dois... E nós... Nós íamos fazendo a festa... Hehehe :-D ! Mais ninguém tinha tirado nada, e pela conversa do pessoal, havia malta que estava lá desde o inicio da tarde...
Terá sido sorte?? Não sei... Só sei que não contava apanhar nada e saímos dali com três belos peixitos!!!
Uma pescaria às 3 pancadas, que deu 3 robalos!! Hehehe :-D !
O meu amigo... Quem viu o brilho dos olhos dele ao ver sair os peixes, não engana... Mais um futuro viciado, está-se mesmo a ver... Hehehe :-D !
Saindo do pesqueiro, ainda houve tempo para uns matraquilhos, num café perto da minha casa! Depois disso, era hora de ir dormir... Porque o dia seguinte, era como o anterior... De trabalho!!
Escusado será dizer, que no dia seguinte, no trabalho, o tema de conversa foi: -" Então Miguel, quando é que vamos lá outra vez?" Hehehehe :-D !
Material:
Canas: Hiro Super Balistica; Hiro Striker
Carretos: Vega C8000; Shimano Super Ultegra 5500 XSC
Linhas: Sunset Amnésia 8lb
Anzóis: Asari Maruseigo
Iscos: Minhoca do Lodo
Miguel Candeias, Bruno Veras
5 comentários:
Boas pessoal,bonitos robalos,grande abraço.
Pela certa esses eram ceguetas, ou coxos, para tu apanhares 3 robalos, algo teve que se passar de anormal por essas bandas...
Pobres peixes, é uma vergonha serem capturados por um pescador de tão fraco nível ahahah.
Filipe.
Boas Alexandre :-D !
Obrigado!
Um Abraço
Miguel Candeias
Caro amigo Filipe,
Como diz o JJ: - "É muita calidade" ...
Um dia se quiser, eu posso-lhe dar umas aulinhas... É só pedir de bom modo que pode ser que me convença...
Um Abraço!
Miguel Candeias
Parabéns Pacman..hehehe..já estou a imaginar os coitados dos peixinhos no meio da escuridão engatarem-se no anzol..hahaha..não tens vergonha..hahaha.
Pelos vistos já viciaste mais um amigo..:-) É que não tens mesmo vergonha...hahaha.
Um grande abraço amigo
Luís Malabar
Enviar um comentário