Boas pessoal.....
Já fazia algum tempo que não publicava um relato de pesca. Após várias pescas feitas ao spinning sem sucesso no mês de Agosto decidi ir fazer uma pesca de surfcasting ás minhas amigas douradas mais a companhia do meu amigo Pedro Lourenço.
Assim foi, combinei com ele no dia anterior para arranjarmos os iscos que neste caso foi casulo e ganso nacional que tanto elas adoram na zona em que pesco para podermos fazer o amanheçer e tentar a nossa sorte.
Chegando ao pesqueiro ainda de noite reparámos que não havia ninguém á pesca...o mar era relativamente calmo o que convêm neste caso e vento não havia. Estavam reunidas as melhores condições para se poder ter sucesso nesta pesca, pelo menos naquele pesqueiro.
Armamos o material...iscamos e vai de lançar e aguardar....o tempo foi passando ainda de noite quando apareçeu a rataria que é o termo que eu uso para o peixe miúdo que não interessa capturar mas que danifica os iscos e faz com que tenhamos mais trabalho a ter que recolher, iscar e voltar a lançar.
Entretanto assim que começou amanhecer e a ficar luz fusco....foi quando a rataria desapareceu e deixou de dar sinal nas canas.
Bem...pode ser um bom sinal...geralmente quando isso aconteçe ali é bom sinal. Passado 10 minutos depois da rataria desapareçer surge vindo do nada o cantar desenfreado do meu carreto de surfcasting....zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz.zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz........lindo pensei eu....já cá canta uma agarrada....lol...Corro para a cana, agarro nela e sinto-lhe o peso...já era uma boa dourada...pelas marradas que dava..já era boa.
Nisto vai de trabalhar o peixe para o pôr cá fora, pois cá fora é que conta, sempre com o drag regulado..umas vezes apertando, outras aliviando foi a forma de a arrancar do mar para a colocar aos meus pés são e salva...:-).
Nisto assim que agarro na dourada com o Pedro ao pé de mim, ouvimos....zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz.zzzzzzzzzz....era a cana do Pedro com outra...e que por sinal com muito mais força que a minha..ele corre para a cana segura nela e vai de começar a lutar com ela....sempre com as marradas fortes que dava que nos dá aquele êxtase na pesca á dourada.
O Pedro após alguns minutos de luta consegue colocá-la aos seus pés vencendo a batalha árdua com que elas nos brindam.
Posso dizer que após estas 2 douradas, ainda ficámos mais 2 horas em que não sentimos mais nenhum toque, fosse de rataria ou delas.
Estava na hora de ir para casa com um sorriso na cara, satisfeitos com um peixe cada um. Arrumamos tudo e viemos embora para casa descansar pois tinha valido a pena levantar a meio da noite para pescar.
Quero apenas salientar que apenas o Pedro foi o único que tirou uma foto a elas em casa dele e que infelizmente já tinham sido arranjadas pela empregada, que assim que viu o peixe no frigorífico pensou que era para amanhar...lolol....isto enquanto ele dormia descansado...:-)..paciência.
Mesmo assim ainda decidiu tirar uma foto usando um maço de tabaco como referencia para que possam vêr o tamanho delas, pois nem as pesamos por isso deixamos á imaginação de quem as vê.
Para a próxima não volto a esquecer-me da minha..:-).
Duas belas Douradas.......
Um grande abraço e até breve amigos
Luis Malabar
4 comentários:
Boas Luis!
É uma pesca fantastica sem duvida essa da Dourada, principalmente kuando se pesca peixes de tamanho consideravel...
Saude
Bons peixes Luís. Como sempre as oucas vezes que vais ao fundo é para brilhar! Abraço.
Filipe.
Dois belos exemplares, amigo está visto que abriu a época das meninas encostarem, estamos lá.
Sempre em altas.
Nuno Fernandes
Boas pessoal, obrigado pelos comentários e tenho a certeza que até ao fim de novembro ainda vão sair muitas...:-) de preferencia maiores...:-)
Um grande abraço a todos
Luis Malabar
Enviar um comentário