Como a pesca não é só feita de horas intensas ao frio, à que desfrutar de todos os prazeres que ela nos proporciona, para tal aqui deixamos mais uma receita que julgamos ser mais um verdadeiro manjar dos deuses, uma receita de fácil execução e que requer apenas alguma perícia e cuidado na operação de escalar o peixe, espero que gostem.
Ingredientes :
Robalo
Sal
Orégãos
Preparação:
Sem retirar a escama do peixe a 1ª operação a realizar é a de escalarmos o peixe, para isto precisamos de uma faca bem afiada para no sentido longitudinal do peixe e sempre começando do lombo para a barriga efetuarmos um corte de maneira a abrirmos o peixe em duas metades sem nunca se separarem entre elas.
Depois de o peixe estar escalado, retiramos-lhe as guelras e limpamos a barriga de forma ao peixe ficar limpo e de seguida temperamos com umas pedras de sal e polvilhamos com um pouco de orégãos apenas para lhe dar aroma.
Confeção:
Acendemos o fogareiro de forma a obtermos um lume intenso mas regular (sem chama ).
Quando tivermos o nosso lume no " ponto " colocamos o peixe de forma a que a pele fique virada para baixo, isto é encostada á grelha.
Deixamos o peixe assar ( sempre da mesma forma ) até observarmos que o interior do mesmo está a ficar com uma cor esbranquiçada, é sinal que o peixe por dentro está cozinhado e é altura de o virarmos ao contrário de forma a apenas lhe darmos aquela cor própria do peixe assado.
Já com o peixe na mesa, amanhamos o peixe de forma a conseguir retirar-lhe todos aquelas febras . É um peixe de textura "carnuda" que só tem a espinha central e as espinhas da barriga.
Acompanhamento:
Para acompanhamento sugerimos umas batatinhas cozidas ou assadas (de preferência Olho de Perdiz ), uma salada de alface ou agrião. Para temperar no prato, podemos fazer um molho de manteiga e limão ou temperar apenas com azeite e umas gotas de limão em substituição do vinagre.
Para beber um vinho verde bem fresco ou um bom tinto.
Bom apetite !
Pedro ( PJPescador )
4 comentários:
Bem bom bem bom :))
Obrigado pela dica, agora venham os Robalos :)
Saude
Boas,
epá até fiquei com agua na boca....
Tenho que experimentar...
Grd abr e obrigado pela partilha ;)
Abr, Matos
Boas,
É a primeira vez que vejo escalar um peixe assim.
Qual é a vantagem desse metodo?
Abr.
Venancio C.
Uma pergunta e uma opinião:
Porque não tiras as escamas ao peixe?
Quando o peixe ainda sabe a mar, acho uma maldade pôr-lhe manteiga, azeite, limão ou seja o que fôr, mas isto já é a minha opinião...
Um abraço
Enviar um comentário