Os nossos amigos

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

15 kg, no dia em que fui motorista privado!


Boas Malta...

Pois é, o título já diz tudo... Um de nós( o Palma) foi a pesca e lá teve que encontrar um motorista privado...
Bem pelo menos é assim que eu me sinto... O meu mérito nesta caçada é ínfimo.

Mas vamos então ao relato...


Uma manhã da semana passada, combinei com o Palma irmos apanhar uns chocos... Ele é um aficionado da caça submarina, modalidade que se nota que domina e adora. Pois bem, mas ir sozinho fazer caça submarina é perigoso, imprudente e claro torna-se complicado...
Embora eu já tenha feito umas brincadeiras nessa modalidade, não estou nem por sombras a vontade, e por isso foi decidido que eu seria o mestre da caçada dele. Eu estaria atento ao mar, a presença dele dentro de água e claro a outras embarcações( visto o intenso nevoeiro que a zona costuma ter) e ele faria o trabalho duro, que para ele diga-se de passagem, é feito com muito gosto... Quem julga que a pesca não é dura, experimente fazer esta modalidade... É fisicamente uma modalidade muito intensa..




Combinámos cerca das 7.30 e lá fomos nós direitos ao pesqueiro, com a habitual paragem para tomar um cafézinho... Por volta das 8.30 estávamos no local pretendido e num instante metemos o barco na água e arrancámos... Deviam ser umas 9 e pouco quando chegámos ao pesqueiro... Escolhemos o local para ele mergulhar e lá foi ele para dentro de água... Estava um frio de rachar e eu lá fiquei em cima deitadinho com as pernas esticadinhas em cima do barco, mesmo à lorde, enquanto que o Palma bulia que nem gente grande, ahahahah!


Bem, eu também buli... mas de outra maneira... mais soft... A verdade é que talvez por não dominar esta pesca mesmo nada, estava sempre a olhar para o mar, para tudo à volta, sempre com receio que o Palma precisasse de ajuda... Verdade seja dita que me apercebi que esta pesca necessita de ser feita em equipa... E correu tudo bem, ele vinha ao barco deixar o pescado, eu ia recebendo tudo, guardando, orientando as necessidades do momento...
Foi tudo muito porreiro, adorei a pesca em si, gosto muito de andar de barco, e adoro chocos e polvos...

Vale a pena fazer esta pesca, pese embora o seu grau de dificuldade...

Voltando á pesca em si...
A verdade é que em parte me custava ver o esforço dele, e não poder saltar lá para dentro e ajudar, pois via cada vez que ele se agarrava ao barco o quanto estafado estava... Bem os anos e os quilinhos não perdoam, e ele já não deve ter a forma de outros tempos... E via-se que estava "todo roto"...
Eu ia brincando e dizia-lhe para ir para dentro de água e deixar-se de molezas, e ele só se ria e dizia " olha o gajo, tu queres é chocos...".


Até cerca da hora de almoço andámos ali as voltas em busca de zonas que pudessem ter uns choquitos ou algum polvo, e embora segundo ele o dia estivesse complicado ( para mim estava óptimo, ahahahah), lá se ia capturando alguns exemplares de tamanho já considerável... Pena uns quantos grandes que lhe fugiram, devem ser mais espertos os chocos velhos...


Como estava a dizer perto da hora de almoço terminou a caçada, quando ele veio ao de cima e me disse... " Filipe, não aguento mais" e eu ri-me e disse, tá bem, vá vamos embora... E tão folgado que eu estava... Não me sentia nada cansado :).


O sol estava alto e o nevoeiro matinal já se tinha dissipado, foi o momento de apreciar a paisagem, e tornar a casa. Estava feita mais uma pescaria porreira, que espero em breve repetir e um dia destes fazê-lo de forma mais activa.
Pese embora o trabalho tenha sido em equipa, e assim é que é bonito, a verdade é que parecia um motorista privado! Um abraço ao Palma, que esteve em grande nível.


Já em casa tirei mais uma fotografia do que trouxe para o meu  jantar...

Até uma próxima,
Filipe Condinho, Ricardo Palma, ospescas.

4 comentários:

Pedro Franco disse...

Boas
Uma pescaria muito jeitosa, esses chocos grelhados ou numa feijoada vão que nem jinjas.
Abraços

José Pedro Cruz disse...

Um relato à patrão e uma pescaria de fazer água na boca! Bom proveito! ;)

Sergio Fernandes disse...

ola Filipe
deste um grande assistência ao teu amigo também conta .
um abraço

Os Pescas disse...

Obrigado pelos comentários.
José, foi mesmo à patrão, estas pescas têm me dado muito prazer, são diferentes...
Pedro, o choco é como o bacalhau, come-se de todas as maneiras, e eu pessoalmente gosto muito.
Sérgio, obvio que trabalhar em equipa pressupõe que um dia seja um a trabalhar mais e no outro dia seja outro... Obrigado e um abraço a todos.