Os nossos amigos

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Bóia no Seixal

Boas...


As noites quentes precipitam a adrenalina que nos corre nas veias, mexe com a vontade que sinto muitos dias por uma pescaria. O tempo tem sido pouco e as pescas idem aspas. Mas este calor, estas noites, deixam-me irrequieto, e lá me decidi por fazer 2 horas de pesca antes de me deitar.

Lá decidi fazer uma bóia, só para tirar o vício, só para a alma revigorar. Jantei muito à pressa, armei a cana, aprontei a bóia como eu gosto e lá fui eu mais a meia dúzia de minhocas e camarinhas que tinha guardadas em casa.


Chegado ao pesqueiro o windguru como sempre tinha se enganado e estava muito mais vento do que os 8/9 nós que davam.
Lá me decidi a montar a cana, já lá estava, também só queria apanhar ar nada mais... E lá me entreti, a maré tinha virado, começou a correr devagar, pois as marés pequenas pouco se fazem sentir, e na primeira hora julgo que nem um toque tive, mas assim que ganhou água, foi um festival de toques, era bóia para a água, bóia no fundo, iscada "ratada", nada.... Mais uma iscadela, mais uma afundadela, mais nadaaaaaa....


Resolvi parar, e falar com a malta um bocado, bebi muita água, pois estes dias têm estado impossíveis, e lá tornei a agarrar na minha Vega Challenger a ver se apanhava alguma coisa... Mas estava moribundo, cansado, mal tinha reflexos, e ia sentindo toques e nada...




Farto de ser gozado, resolvi dar mais atenção, e de repente PUM CATRAPUM PUM PUM PUM, levanto a bóia, xiiiiiiiiiiiiiiiiiii, a tampa do Tejo, o belo do Tamboril, o Rouxinol... Claro, um magnífico xarroco de quilo e tal, lá testei a cana, que a prumo mostrou a sua fibra...


Grrrrrrrrrrrrrr, querem ver que vou gradar? Já me estava a passar, quando comecei a dar com uns sargos, mas não me satisfizeram, e embora apanhasse uns 6 ou 7 não eram nada de mais, eram palmeirudos de palmo curto, e foram todos tomar banho. Não guardei um.


Já tinha ido o primeiro e metade do 2ª pacote de minhoca, e o fim da pesca estava perto, quando isco bem a cana e digo para mim, é mais este e guardo esta porcaria, já chega por hoje, e lanço a bóia para longe, ela foi correndo e no local onde normalmente afunda, leva uma bela porrada e arrancada, e assim que o drag começa a cantar ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, embora sentisse que não era nenhum grande peixe, vi logo que tinha a pesca feita. Tinha apanhado ao menos um peixe que procurei, algo... lol.


Trabalhei com calma o peixe, até porque não foi necessário muito tempo, e até aproveitei para me divertir e deixar o peixe correr à vontade, situação que adoro, e trouxe-o com calma até aos meus pés e elevei-o facilmente. Um robalo já interessante que me deixou feliz. Arrumei a cana, já era meia noite, e fui descansar que no dia seguinte havia que levantar cedo. Estava melhor a noite do que a pesca... Mas valeu a pena, como sempre vale e nestas noites onde andamos à volta na cama, onde passamos tanto calor, nada melhor do que juntar o útil ao agradável. Apanho ar e pesco um pouquito. 




Material:
Cana: Vega Challanger 4 mt.
Carreto: Daiwa Capricorn J 4500
Linhas: Vega Akada Fluorocoated e Asso Soft Fluorocoated
Iscos: Minhoca do limo e camarinha

9 comentários:

Marco Oliveira Baptista disse...

com camarinha ????

o nosso querido surfcasting ta arrumado na prateleira ???

Anónimo disse...

Não páras Filipe. Parabéns. João.

ntyper disse...

Bom peixe parçeiro,continua ai a dar neles grande abraço.

Os Pescas disse...

Mais um bom peixinho tirado pelo Fifas...
Realmente as saudades de ir á pesca já vão sendo muitas, acho que tá na altura de combinarmos uma noitada daquelas...
Um abraço,
Pedro PJPescador

Os Pescas disse...

Oh Marco tudo bem? Epa quando quiseres num Sábado vamos a isso, mas nesta zona agora não vale a pena, só se formos para outras paragens. Abração amigo.

Os Pescas disse...

Oh João, tudo fixe? Abraço.

Os Pescas disse...

Nuno, obrigado, vou tentando ir quando posso. Abraço.

Os Pescas disse...

Quando realmente tiveres saudades, avisas, e se eu puder farei o possível para lá estar. Um abraço Pedro.

José Pedro Cruz disse...

Grande Filipe, foi bem melhor do que ir para a cama cedo com calor!
Tu é de barco, ao fundo, à boía, ao spinning... e o saltão branquinho com o rosa no "pescoço" ainda nãqo se estreou? :)

Abraço Amigo extensível a todos Os Pescas!