Os nossos amigos

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Penn Affinity o Basia dos pobres!

Pois é, tal como o nome indica a Penn lançou aqueles que andam a ser chamados dos Basia dos pobres.
À primeira vista têm muito dos Basia, um look semelhante, um conceito praticamente igual quando olhamos para o seu desenho, bobine e ratio.


A Penn é uma marca com excelentes carretos, um pouco tapada no mercado nacional e não só, pelas máquinas infernais que são a Shimano e a Daiwa.

Em quase todos os segmentos a Penn apresenta carretos em conta com uma excelente qualidade.

A modalidade em que a Penn não apostava era a de fundo, mais propriamente no surfcasting, provavelmente por a empresa ser Americana e porque lá nos States praticamente só se pesca com artificais, logo a primazia é dada aos carretos de spinning e vertical jigging. Nestes segmentos convido-vos a experimentarem estes carretos e vão certamente perceber que para o preço são apostas a ter em conta.
Estes carretos da Penn foram desenhados e concebidos a pedido dos seus serviços do mercado Europeu, mais propriamente pelos pescadores de surfcasting e de carpfishing. Foram concebidos fora dos E.U.A.  a pedido da divisão que a PENN tem na Europa. São fabricados na China.

Baseados nas longas e cónicas bobines dos Basia os Penn são carretos claramente destinados a pesca em praia a longas distâncias. Têm obviamente diferenças dos Basia, começando logo pelo seu material de construção que torna os Basia tão leves quando comparados com estes Penn.
Enquanto que o corpo dos Basia, Basiair e tournament QD são fabricados com compostos de Magnésio que lhes confere aquela leveza, o corpo dos Penn é em alumínio, material bem mais pesado.


O enrolamento dos Penn é baseado no Super Slow Oscilation o que lhes dá um bobinado praticamente perfeito. Este tipo de oscilação dita lenta, é sem dúvida o tipo de enrolamento que mais me encanta num carreto de fundo.
Dá para se ver o fenomenal enrolamento que este carreto tem.




Tal e qual os Basia, os Penn trazem bobines de grande envergadura à semelhança das bobines 45 dos Basia.
Vêm com duas bobines das quais uma é para uso de linhas finas e outra que suporta linhas de diâmetros mais elevados para pescas que o "obriguem".

Em termos de lançamento qualquer um dos Penn mostra-se à altura, com as suas bobines a optimizarem o lançamento. Não fosse o peso e melhor partido se poderia tirar destes carretos em termos de desempenho.

A sua óptima recuperação( 98cm/volta) aliada a um ratio muito equilibrado( 4.3:1)  assegura que nos cansamos menos quando da recuperação da linha. Por vezes após horas de lançamentos e recolhas, o cansaço apodera-se e quanto mais nos resguardamos, melhor.

O seu interior 

Rodízio e asa de cesto
Esta é a parte que maior desgaste tem num carreto. É aqui que necessitam de maior cuidados, pois a linha passa aqui sempre! Aqui entra água salgada o que acaba por danificar os rolamentos e o seu interior.
Quanto à asa de cesto gostei bastante dela, pois pareceu-me ser forte, mas não é de peça única, o que a médio e longo prazo( conforme o cuidado), pode dar alguns problemas.

Pega


A sua pega é satisfatória, estando dentro daquilo que é exigido. Não a considero fabulosa, mas não é nada má. Se fosse ligeiramente maior estaria dentro do que eu gosto e aconselho. Mas eu sou um adepto de pegas grandes, logo não se assustem que ela está equilibrada para o carreto que é.

Para melhor apreciação do desempenho deste carreto faltou apenas retirar um peso considerável para o ver em esforços exigentes, como já vi por exemplo os carretos das gamas em que está inserido: Os Ultegras.
Em esforços leves e médios revelou-se imperturbável, seguro, certo no seu trabalhar, sem oscilação do corpo, factor que me irrita muito num carreto.
Ficha Técnica


Ficha Técnica Penn Affinity 8000:
Rolamentos: 9+1
Ratio: 4.2:1
Recuperação: 98cm/volta
Bobines: 2 em alumínio
Capacidade da linha: Bobine 1340 metros de 0.40mm e Bobine 2- 300 metros de 0.18mm
Drag Máx.: 17 Kg.
Peso: 715 gramas740 gramas c/linha
Material: Alumínio


Conclusão:
É cedo para vos dizer "comprem à vontade". A minha forma de testar qualquer artigo, principalmente com o acumular da experiência ensinou-me que o tempo é o melhor vaticínio que qualquer cana e carreto podem ter. Ninguém, ou quase ninguém compra um artigo destes a pensar em usar duas ou três vezes e deitar fora. Falamos de um artigo que TEM que durar anos. Só após dezenas de pescas, podemos dizer que o dinheiro foi bem empregue.
São N as vezes que vejo pescadores e colegas comprarem um carreto, muito satisfeitos e após um mês ou dois, estão desiludidos. Na mão, quase todos hoje em dia produzem uma sensação de leveza com o seu trabalhar que deixa o pescador encantado. Mas depois em esforço, costuma-se separar o trigo do joio.
Por isso julgo que somente daqui a uns meses podemos fazer uma apreciação mais correcta a estes "meninos". Para já fiquei muito bem impressionado, certo de que têm qualidade, e que aparentam ser resistentes para as pescas de PRAIA que fazemos em Portugal.
Como ponto negativo, escolho o seu peso. Hoje em dia a grande guerra nos carretos, o grande desafio para as marcas está a passar por aí. Manter a fiabilidade, com pesos pluma. E isso nem todas conseguem, e as que conseguem têm esses materiais a preços elevados, praticamente só encontrados nas gamas média/alta e gama alta.
O preço médio destes carretos anda para o Affinity 8000 entre os 135 e 155 euros e para o Surfblaster nos 120 a 150 euros.

8 comentários:

Anónimo disse...

Tenho um, é um carreto muito afinado e robusto. Para já estou muito satisfeito. Bom artigo. MANEL.

Bruno disse...

Boas, então como se tem portado o penn afinity? estou a pensar comprar um mas tenho algum receio em termos de durabilidade... estou indeciso entre o afinity e o ultegra... obrigado

Os Pescas disse...

Bem, mas o Ultegra é um carreto com 15 anos e provas dadas pelo mundo todo. Eu optava por ele.

Anónimo disse...

Gostava de saber agora que já passou algum tempo que feedback dá destes penn affinity e surfblaster???

Unknown disse...

Olá a todos,preciso de comprar mais um carreto de surfcasting mas não sei o que comprar,já vi na Net dezenas deles com expecificações mas não cheguei a conclusão quanto ao material usano no motriz etc. Gasto o max 300€ Obg

Os Pescas disse...

Boas noite, nesse preço aconselhamos o ultegra ci4 xsb 14000.

Unknown disse...

Boa noite e conhecido algum upgrade para melhorar o penn afinity 7000?

Unknown disse...

Eu sou um Pennista convicto, tenho montes de bons carretos e de boas marcas,como podem ver na mha pag facebook, para o surfcasting que im portancia tera umas graminhas a mais? Se a maior parte do tempo a cana esta apoiada?!! Tenho 5 Penn e o affinity para mim é o melhor do mundo com o bobinar perfeito,( 13 voltas a manivela para a bobine fazer um percurso) super fiavel, tenho o spinfisher 7500 VLC mais um poderoso, um Sargos 8000, alta velocidade, um Bata 400 o arrasta sargos,e pq os americanos nao brincam, sempre pensam na relação mta qualudade/ baixo preço.
Para mim e cada qual como cada um, dos meus 20 e tal carretos que tenho,sem olhar a preço, prefiro. PENN