Os nossos amigos

terça-feira, 21 de maio de 2013

( Bóia) Sargos com Camarinha

Boas,

Um telefonema do Guilherme, fez-me sorrir... Um adiamento de dois dias na sua ida, deu-nos a hipótese de fazer uma última pescaria, que teria que ser rápida... e perto... Como a suposta última pesca tinha sido muito boa e divertida, resolvemos voltar à bóia e ele ficou de arranjar umas camarinhas e eu Batata...

E assim foi... Sábado lá me aparece ele e muito a pressa, troco de roupa, meto um iogurte a boca e uma sandes e lá fomos fazer mais uma boiada...

Ao chegar montei a cana ainda no carro, para ser mais rápido, e fomos escolher o spot que estava cheio...
Olhámos um para o outro e como o nosso feitio não é pescar em cima de ninguém, ficámos mais para trás e esperámos... Fui fazendo uns estralhos e lá abri a cana... Resolvi experimentar mesmo ali... E nos primeiros minutos não senti nada... Mas o mar, estava bem porreiro, embora um pouco sujo, devido a areia que estava na zona.

Insisti, e aumentei a profundidade, passando a pescar mesmo no limite... E logo que a bóia estabilizou junto a uma rocha cheia de mexilhão fiz o 1º peixe... O Guilherme estava do outro lado... E estava a insistir com a batata, enquanto isso eu fiz 4 peixes seguidos, até que ele veio para o pé de mim, e eu dei-lhe espaço... E a batata fez efeito e ele leva uma grande arrancada e começa a trabalhar o sargo, que deu logo para perceber que era um excelente peixe... Bem trabalhado, eu tive tempo de tirar a bóia da água e deixá-lo tirar o bom peixe...

Naquele spot, fizemos 9 peixes, 6 eu e 3 ele, os dele maiores. O vento apareceu de repente, e o mar ficou muito revolto e a maioria do pessoal fugiu... e nós assim que vimos o spot que queríamos vazio, lá fomos nós... Logo no 1º lançamento levo um banho, lololol, fiquei encharcado e com o vento... Gelado!

Eu insistia na camarinha e ele na batata, e fui para o meu sítio, onde fiz uns 5 peixes seguidos, e ele só se ria, até que ferra outro bom sargo e começa a arreliar-me que os maiores peixes eram dele e ta ta ta, e ta ta ta... Sozinhos ali podíamos correr todos os buracos da zona, e fomos tentando encontrar alguns maiores, embora eu não tivesse caranguejo.




Resolvi ir tentar mais a Norte, a um spot muito bom, onde costumo tirar uns bons sargos e fiz dois peixes bons assim como o Guilherme... Grandes arrancadas... e que feeling que estava... O mar batia forte, e varria a zona, e nós levámos um monte de banhos, para aprendermos... Tremia que nem varas verdes, mas estava mesmo a gostar da pesca, e o facto de saber que era mesmo a última este ano com o Guilherme, fazia com que fossemos aguentando... Já com uma boa saca de peixe, e com a camarinha a fazer 5X mais peixe do que a batata( embora os peixes que saiam com esta fossem bons), o Guilherme lá cedeu e começou a pescar com a camarinha o isco que estava a fazer toda a diferença, e que além de estar a ser muito efectiva, também, sacou alguns sargos de bom porte.

Devemos ter secado a fonte no sitio onde estávamos, e lá fomos pescar para o lado contrário, onde as rochas são mais largas, e mais achatadas, o que obriga a outro tipo de domínio da bóia, pois devido a sua dimensão e por estar numa zona de grande escoa, temos que controlar a bóia e aguentá-la, pois ela sofre muito com a corrente e caso percamos ali aquele segundo, acabamos por não aproveitar a espuma proveniente da onda anterior... Requer pois mais técnica. Um de cada vez, ambos fomos tirando uns sargos, sendo que enquanto um iscava o outro tirava o sargo e vice versa. Foi óptimo aproveitar aquele último pôr do sol, e na realidade ficámos mesmo até ao fim, até o sol se esconder e o escuro começar a perdurar...



Já em minha casa agarrámos em meia dúzia de sargos só para deixar na memória mais uma boa pescaria, e mais do que isso, um dia especial de pesca junto a um grande amigo.

Um abraço selou o final do dia, e um até já foi o que ficou no ar... A porta de minha casa fechou-se, e o Guilherme foi rumo a um futuro melhor. Até lá, vou tentando fazer umas pescas para ele se regalar. Vamos ver se consigo...






Material:
Canas: Cormoura Corstrong 6 mt.(2)
Carretos: Shimano Twin Power FB; Shimano Nexave 4000
Linhas: Maxima 100 % Fluorocarbono; Seaguar Ace 
Iscos: Batata e Camarinha

Filipepc, Guilherme

22 comentários:

Os Pescas disse...



Belos sargos, e nada como a companhia dos amigos para que a pesca seja completa..:-)
Um grande abraço aos dois

Luis Malabar

Inácio disse...

É sempre bom pescar na companhia de um amigo e ainda por mais quando está de partida para novos horizontes tem sempre um sabor especial.
Grande pescaria já com sargos de um bom porte! 5*

Abraço!

Anónimo disse...

És um senhor pescador amigo. lembro-me de pescar a teu lado com 15 anos, e já eras melhor do que a maioria bem mais velha. Muitos não sabem, mas eu sei bem, o quanto gostas do mar, e lembro-me dos dias passados, na ilha, no Meco, e na Cova do vapor. Parabens por tudo, acompanho com gosto, o teu blog, que é magnífico. És um amigo para a vida, e espero tornar a pescar a teu lado em breve... E vejo que continuas a fazer amigos por todo o lado onde passa. Não me admira nada " Balboa"... Um abraço do tamanho do mundo Filipe deste teu grande amigo,

David.

João Pinto - http://sheospinning.blogspot.com/ disse...

Embora grande parte dos relatos não sejam do meu tipo de pesca não consigo resistir a lê-los a todos, grande blog

popof disse...

Gradeiro aposto que os sargos São todos do Guilherme. Em hora boa belos sargos.

Salah surfcasting disse...

Buena pesquera de sargos a Boia y mejor compañía, enhorabuena por ambas cosas, un saludo desde Cadiz

Os Pescas disse...

A companhia dos amios é o melhor da pesca Luís. Saudades tuas. Abraço

Os Pescas disse...

Olá Inácio, é optimo como tu abes bem, pescar junto a quem se gosta. Os sargo estão a dar sinais de vida, sim...

Os Pescas disse...

Olá David, as tuas palavras são demasiado... Mas claro que sei, que tu sabes, o que passei a pesca ctg e com muitos amigos ao longo dos anos... Fico feliz, eu e todo o grupo que nos acompanhes, visto que dedicamos todos muito tempo da nossa vida ao blogue, sempre com carinho... Um abraço e tranquilo, que havemos de epscar juntos em breve.

Os Pescas disse...

Olá João, a pesca com abemos nem sempre tem a ver com o estilo que fazemos, embora verdade que isso nos chame mais...
A pesca é acima de tudo uma terapia, um convívio com amigos... Obrigado pelas tuas honrosas palavras, que todos os membros da equipa agradecem e fazem tudo diariamente para estarem a altura. Um abraço e força com os teus vídeos.

Os Pescas disse...

Ola Pedro, queria tu... Eu apanhei neste dia uns 40, ahaahah, e ele outros tantos... Foi muito bom... Obrigado e um abraço.

Os Pescas disse...

Olá Salah, muchas gracias por los comentários que haces. Fuerza con tuas magnificas capturas. Saludos amigo.

Unknown disse...

Felicidades por esos magníficos sargos
Saludos

joaosantana1980@gmail,com disse...

A camarinha é tramada, bela isca, agora se tivessem este camarão que apanho aqui por Sines, certamente que iam aparecer uns matateus, os pesqueiros tem muito bom aspecto, parabéns pela sargalhada, um abraço.

Pedro Franco disse...

Grande sargalhada companheiros e na companhia de bons amigos ainda se torna mais especial, que saudades que eu tenho deles, andam arredios pelas bandas do Oeste.
Um forte abraço

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Quem sabe um dia ainda participo numa dessas, no seguimento dos mails que trocámos... Era bom.
Fui hoje em s.Pedro do estoril mas as águas estavam demasiado lusas. Fiz a estreia da cana de bóia com peixe, mas fraquinho.
Um abraço

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Os Pescas disse...

Ola João, eu arranjo camarão de espinho, que é do melhor que há, mas não tem dado é para ir apanhar... Forças nas tuas pescarias, que adoro.

Os Pescas disse...

Ola Pedro, aqui deu uns peixes há duas semanas, as águas entretanto mudaram, tem sido bem pior... Força amigo. E obrigado pelo comentário.

Os Pescas disse...

Obrigado pelo comentário la antilla.

Os Pescas disse...

Ola Joaquim Araújo, estaremos à espera, será um prazer conhecer um companheiro. Um abraço e obrigado.