quinta-feira, 16 de maio de 2013

( Surfcasting) Douradas no Tejo, perto do paraíso C/VÍDEO

Boas,

E se desse para juntar dois amigos e ir fazer uma pesca muito maluca??? Bem, pelo menos muito à frente...

As águas ainda muito sujas e com muita água doce, não são o melhor para ir as douradas... Elas preferem águas limpas, quentes, numa altura onde os iscos estão no Tejo mais ao de cima e são mais fáceis de capturar... Além do que só agora começa a aparecer o caranguejo que elas tanto gostam.

Uma das coisas que mais gosto de fazer numa pescaria é apanhar o próprio isco, e foi o que fizemos...
Enquanto o Guilherme tratava do material, andei a apanhar Casulo com o Miguel, e ele entendeu o que é apanhar isco, coisa que não está habituado... É tudo muito bonito... Mas custa mais do que aparenta e se não estás habituado, é uma tarefa deveras complicada e maçadora.

Não foi fácil achar um local com bom casulo, embora ele exista em quantidade a maioria ainda está magro...
Cavei muito até dar com eles, e quando dei, foi só apanhar... Foi bom recordar... O Miguel, esse, em vez de me ajudar, passou o tempo todo a falar ao telefone, é de um gajo se passar ao lado dele...

Após ter o casulo suficiente, eis que fomos os 3 apanhar uns gansos... Foi de mijar a rir vê-los a apanhar isco, devia ter filmado, o Miguel deu 4 pazadas e disse: " Epa Filipe é a última"... Um jovem pa, cheio de força, e nem aguenta com a pá, lol.

Bem, a maré virou e o início da enchente serviu para testarmos as canas e fazer uns lançamentos... As águas estavam castanhas escuras, e eu abanava a cabeça, pois não acreditava ter qualquer tipo de hipótese de fazer algum peixe...

Rapidamente, me apercebi que tinha razão sobre o pouco peixe da zona, mas enganei-me sobre a presença de algumas douradas...

Quem abriu o activo foi o Miguel, que fez logo um doblete de robalotes, e começou a fazer a festa...
De seguida, o pézinhos, tem uma cabeçada mais vigorosa, e assim que a ferra, eu olhei para a cana e percebi logo qual era o peixe... A 1ª dourada do dia... e já não era má... Bem, restava continuar e procurar lançar um pouco mais longe em busca de alguma menina maior... Embora eu soubesse que ali, não era nesta altura, tivemos que ir estrear uma cana nova, e tinha que ser ali...

A maré galgava metros, e o Rio Tejo cheio de água doce, tinha o caudal muito elevado o que me deixava de pé atrás para a pesca que estávamos a fazer, pese embora não existisse perigo de maior... Apenas de levarmos uma molha daquelas e estragarmos o material.

Mais uma boa iscada e lá vai outro robalote par ao Miguel, que era mais pequeno, e foi solto...

O menino fartou-se de gozar-nos, com a mania... Sorte de principiante...E eu a zerinhos... Já no local onde íamos fazer o resto da pesca resolvemos mudar de lado à procura de sentir mais peixe, pois a actividade era muito baixa, e ao menos tinha que se tentar fazer alguma coisa... Os primeiros lançamentos trouxeram uns quantos toques e duas douradas, o que nos fez animar...

Logo de seguida, cada qual tira outra, e todas de tamanho razoável, ficámos muito entusiasmados, e lá pude começar a massacrar o Miguel, o sortudo do dia, que lançasse para onde lançasse, a cana batia, ou então ferrava sem ele dar conta...

A actividade durou ali uma hora e tal, em que tivemos dois ou três  belos toques mas elas teimavam em não ferrar... Uma quase que virou a cana... Mas eu corri, corri, corri, e quando lá cheguei... Puff... Ao menos fiquei mais atento ao pé da cana pois a actividade estava aceitável por esta altura.

Mas foi sol de pouca dura, pois a maré galgava metros e metros e o peixe ia se fazendo sentir mas muito de vez em quando, pelo menos o que queríamos, pois pequenada, ainda saíram bastantes.

Estava a maré a cerca de uma hora da praia mar, e estavamos todos na conversa, quando vejo a cana do Guilherme com a linha caída, e fui logo lá, com a tal certeza que normalmente quando isso acontece, é peixe!
Assim que agarrei na cana, e dei um pequeno esticão senti logo  uma reacção mais calorosa, e fui trazendo com muita calma a Senhora e aproveitei para me deleitar com a luta que este peixe dá... É fenomenal, e tinha muitas saudades.

Já perto da maré cheia, com a água na cintura foi a ragabofe total, com o Miguel a contar constantemente os peixes que tinha apanhado e com um buraco bem grande na rede... A dada altura, ele contava... 1, 2, 3...8, 9 epa, falta um... Lolololol, eu e o Gui, partíamos lhe a cabeça toda... O gajo de dez em dez minutos contava os peixes, e a certa altura, já estava baralhado, e eu e o Gui íamos dizendo que ele tinha apanhado mais do que os que tinha na rede... Foi de chorar a rir...

À parte da excelente tarde e da magnífica companhia, tínhamos um pequeno problema, o vento levantou, ficou um frio do catano, a maré virou e trouxe alguma carneirada, que nos preocupou, pois este tipo de pesca, como vão perceber, não nos deixa estar confortáveis, ou ter tempo para fazer cenas banais, como comer a vontade, sentar a descansar, lol, etc.

Bem, a vazante foi uma seca e o frio que se pôs apesar do dia estar ameno, só nos fazia querer ir embora... Aguentámos mais um bocado, mas a dada altura, era insuportável, e resolvemos ir embora, até porque toques, nada...

Foi um dia muito divertido, o ambiente foi o de sempre... Muito bom! Obrigado aos meus dois grandes amigos... Não apanhámos uma grande quantidade mas deu para entreter e acima de tudo para fazer uma pesca especial, num local especial.

As douradas ainda andam tímidas, e o calor que agora se faz sentir trará mais e melhores exemplares, no total apanhámos umas 10/12 douradas, e meia dúzia de robalos... Foi o que deu, pedimos desculpa pela falta de fotos, mas não dava para inventar muito nesta pesca, pois era fulcral estar atento ao mar e ao material... E tivemos um pequeno problema com a máquina... e ficámos sem bateria. Infelizmente... Pois julgávamos estar a filmar tudo...

Fica no entanto um vídeo enquanto tivemos bateria, para perceberem o tipo de pesca que falamos.

O calor que se tem sentido trará melhores dias, certamente...

Material:
Canas: Hiro Super Balísitica (3)