Os nossos amigos

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

( Surfcasting) Meco, a misticidade de um pedaço de mar!!!

Olá...

Um dos locais em que mais gosto de pescar, ou melhor, de estar, é o Meco...
É um local mítico que me transmite paz e harmonia, e onde tenho muitas histórias e principalmente muitos relatos de encontros de pesca com amigos. Como para mim isso continua a ser o melhor da pesca, todo o convívio que ela nos proporciona, o Meco, é um dos meus locais de culto...

Um dos grandes amigos que fiz na pesca, um dos que mais estimo e tenho no coração é o Luís Amaral, pessoa com quem passei belos dias a pesca, e de quem tenho sentido muita falta, pois temos pescado pouco. A vida é o que é, e por vezes não nos permite dar a quem desejaríamos a atenção que gostávamos.
Mas as amizades verdadeiras perduram, e sabem gerir a ausência física.

Quando há dias ele me ligou a dizer que estava de férias e que queria marcar uma pescaria, fiquei todo feliz... Finalmente voltava a encontrá-lo.

Não tenho feito muito surfcasting, ja expliquei em relatos anteriores que a falta do Guilherme tem sido dura, e a juntar a isso a falta de tempo, leva-me quase sempre a ir spinnar ou trollar... Pesca mais rápidas e ligeiras.
3 dias antes...

A pescaria com as tempestades que se têm feito sentir, ficou marcada para 6ª feira, altura em que o mar caiu e que dava para lançar umas chumbadas... Falei logo com o Passeiro para ir, e ele felizmente alinhou. O Luis falou com o Cláudio e tínhamos assim um grupo porreiro para ir fazer uns quantos lances.

Queria ter ido mais cedo, devido a hora da maré, mas o dever chama mais alto e só as 19.30 deu para ir... O caminho de sempre, curva atrás de curva, chegar, não chegar, montar a tralha toda, quando olhei para o relógio eram quase 21horas... Tinha pouco, muito pouco tempo para pescar. Marcámos a uma hora como limite para terminar a pesca.

Desta feita levei 3 canas, a SAT AZUL híbrida, a Antares e a Noucast Strattocast. Apenas montei as duas últimas. Apeteceu-me pescar com a Antares cana deliciosa, e quis dar mais umas varadas com a Noucast, cana que na primeira vez que usei não consegui tirar partido dela nem tão pouco me afeiçoar.



Ambas pescaram com montagens duplas, mas diferentes. Uma pescou fixo, a outra com chumbada a correr uns 20 cm. pela madre, e o anzol de baixo a sair por baixo da montagem como um terminal. Foi esta que deu mais peixe...

Os iscos que tinha eram casulo e bicha branca, e o Cláudio safou uns caranguejos, isco que se verificou ser aposta certa...

Devido ao pouco espaço que havia pois a praia já tinha alguns pescadores e para se estar a vontade era preciso andar muito. Não era noite para isso, e apesar do pouco espaço o meu cantinho estava livre e parámos por lá.

Pesquei pelos flancos ou seja fiquei com a cana a esquerda e com a cana da direita... Ando a precisar de fazer jogging que o Natal foi duro em termos calóricos, lol...

Estávamos todos na conversa e a cana do Cláudio dá um valente safanão, ele fez um sprint e vimos logo que o peixe estava ferrado, e devido a ter dado alguma luta, parecia peixe muito maior, mas ele tirou um peixe porreiro, um robalo quileiro, que nos animou muito...



E como podem ver a paródia começou logo ali... Quando vejo estes vídeos lembro-me sempre que a pesca para mim e mesmo isto. São momentos que saem ali, naquele preciso instante sem serem programados. Foi um fartote... Grandes momentos.



Logo de seguida sai um sargo, devolvido, e passados uns minutos a cana do Luís bate de novo... E lá fui eu ver o que ele estava a tirar... Oiçam... eu ainda acho que ele o guardou no bolso!!! Um sargo, devolvido...



Estava na hora de fazer de Miguel e fui comer qualquer coisa... Faltou o cafézinho, mas em contrapartida o Passeiro tinha umas bolachas deliciosas, que nem lembro de nome, mas era algo assim para o pindérico...



Foi sentado na cadeira que vi a minha Antares dar o primeiro toque... Mas primeiro comi, e depois e que fui lá... Assim que cheguei, com a linha caída vi logo ter peixe... Uma baila muito pequena, que devolvi. Logo de seguida bate a Noucast... Xii tão longe... Vai de aumentar o passo... Assim que agarrei senti o toque, e dei-lhe um toque para ter a certeza da ferragem... O híbrido da Noucast é realmente fabuloso... senti o caminho todo o sargo.. E era pequeno, peixe de 300 gramitas.


Para tentar testar todo o potencial da cana resolvi  aumentar a gramagem para os 150... A cana portou-se magnificamente. Fabulosa. Marca que se farte e tem uma reserva de potência muito acima da média. Fiquei muito feliz pois consegui tirar partido do potencial da cana, e ia esticando os lançamentos. Consegui alcançar boas distâncias, fui tendo atenção a saída de linha...


Bem o pessoal ia se juntando e como sempre em termos de convívio não existe igual. É uma pesca que nos permite falar, conviver, contar histórias...

Logo de seguida o Cláudio tirou outro sargo, um pouco maior que o anterior, e o Passeiro outro pequeno que devolveu...

Nisto quando olho lá estava a Antares lá longeee a bater e dei uma corrida, assim que agarro na cana ela dá um bom safanão e comecei a recolher... O peso era tanto que julguei mesmo ser um peixe maior, e não apenas uma baila, que embora fosse gorda, não era o peixe que julgava, é que estava a trazer a cana do Passeiro, e com peso e toques a mistura, aquilo parecia ser muito mais...



E nisto imaginem... A Noucast bate... Fonix!!! Isto de jogar pelos flancos dá uma trabalheira... Vai de correr um pouco e outro sargo, outro peixe devolvido... Foi aqui que dei por mim a pensar no erro de não ter levado a lula da arte, que até tinha em casa... A actividade estava a ser muita e quase todas as canas batiam, mas a maioria do peixe era miúdo e era mais o que ia para dentro de água do que o que se guardava... Ate podia haver maiores mas assim eram impossível... Até o caranguejo era todo "ratado" e os sargos e bailas mamavam o isco em segundos... Um peixe a um, um peixe a outro e íamos ao menos nos divertindo... Entre conversa e peixe, fomos relembrando grandes dias de pesca... Lembrámos da primeira vez que conhecemos o Joãonumberone, lembrámos dos convívios da Lourinhã, a tal noite de Melides... João, lembras-te??? " Granda bronca"... falámos dos fóruns, das pescas de bóia, principalmente duma celebre ida a ilha das gaivota... as Berlengas num dia para não repetir..., sei lá... falámos do que na realidade nos junta e sempre nos juntou... a pesca, o mar... a paz que nos transmite.

Os caranguejos do Cláudio deram-me logo de seguida um sargo maior, um peixe já interessante, e estava eu a tirar o meu, e a cana dele bateu... Um parecido, deve ter sido um cardume que passou...



A maré já tinha virado e ja passava da meia noite... A actividade baixou bastante, mas continuávamos a sentir algum peixe, mas mais espaçado... Tirei mais duas bailas, uma devolvida, e o Luís outro sargo.


Nisto vem ter comigo um senhor que é meu conhecido e estivemos ali a conversa... Ele queixava-se que não sentiam peixe, e eu disse-lhe que nós peixe sentíamos e bastante... E dei-lhe o meu parecer sobre o spot onde eles estavam, que para mim ia ser difícil tirarem peixe, pois estavam com um cabeço a frente muito grande e com a maré a vazar e sem eles serem grandes lançadores, era mesmo uma missão complicada... Eles foram buscar a tralha e vieram para o nosso lado...

A maré em duas horas vazou muito e só ali naquele bocado e que se via algum fundão e eu ia tentando puxar mais e mais longe, a strattocast estava imparável e fez mais dois sargos e um robalo ja de umas 800/900 gramas antes de começar a arrumar as canas...




Quando fui lançar a Antares a montagem partiu e não me apeteceu ir trocar até porque já passava da uma da manhã e eu e o Passeiro íamos trabalhar de manhã.

Fui arrumar a Antares e ainda fiz mais uma boa iscada na strattocast... O pessoal começou a arrumar todo a tralha e no final ainda tirei mais uma baila com outro caranguejo do Cláudio. Belos animais que ele trouxe...


Valeu pelas horitas de convívio, valeu pela paz, pela necessidade que sinto em estar com amigos e fazer um surfcasting nem que seja menos do que me habituei durante anos.

Ficou prometido outra ida a praia, que espero ser para breve, e espero que venham novamente comigo.
Obrigado pelo momento aos 3, e Luís as saudades era já muitas. Gracias...
Foram poucas horas mas a amizade está toda lá... e isso não tem preço e tu sabes disso...












Material:
Canas: Shimano Antares; Noucast Strattocast; Daiwa Crossfire; Vega Potenza; Okuma Salina; Mori Strong Beach
Carretos: Shimano Aero Technium; Shimano Super Ultegra; Shimano Bull Eye XT; Shimano Power Aero XT; Shimano Ultegra XSB
Linhas: Sufix 100% fluorocarbono; Cormoura; Seaguar Ace
Iscos: Casulo, bicha branca, caranguejo dois cascos



Filipepc, Luis Passeiro, Luís Amaral, Cláudio

2 comentários:

Anónimo disse...

Grande relato fartei me de rir a ver os vídeos. Parabéns pelo convívio. David.

Cláudio Morais disse...

Ahahaha adorei os videos :D
A mim pareceu-me suspeito o movimento no fim do video, acho que o sargo ainda está perdido no fundo do bolso... :P

Abraço!