Os nossos amigos

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Sushi a abrir, Tamboril do Tejo a Fechar...

Boas,

As saudades do meu amigo Luís são sempre muitas e foi com muita alegria que pude estar com ele alguns dias durante a semana passada.
Deu para matar saudades, reviver momentos... Deu para ir jantar um dia a pressa, deu para nos rirmos um pouco e a muito custo, pois tanto eu como ele estávamos limitados deu para ir fazer 3 horas de pesca ao Tejo.

Os poucos momentos que tivemos foram bons, aliás foram óptimos. Ficam os momentos e a esperança que em breve haja mais...

Antes da pescaria, num dos dias de ventania fomos comer peixe. Se não dava para os ir apanhar... Restava ir comê-los. Como fãs de sushi, fomos experimentar as iguarias aqui da zona, mas como metade de nós não gostavam, tivemos que pensar num restaurante que tivesse mais tipos de comida...




Eu e o Palma comemos Sushi, o Miguel e o Luís ficaram por a cozinha Italiana... Sangria branca, tinta, Hmmm...




 Bela jantarada, um fartote!!! O Miguel já não é virgem no Sushi, foi obrigado a provar... Acho que não gostou lá muito. Comida para homem não é com ele!!! Malta nova... Querem é hambúrgueres.



O nosso banquet!!! Será tainha do Barreiro??? Xarroco??? Hmmm,...  Vamos acreditar que era Atum, salmão e robalo...


Momentos para recordar




Esta foto foi tirada antes de vir a conta!!! Depois de termos que pagar os 6 hambúrgueres, 4 pizzas e 18 pães de alho do Miguel, estes sorrisos desapareceram num ápice!!!


E... de comida estamos falados...


Ah e tal, pesca??? Bem pesca não foi fácil marcar, quase sempre por culpa minha, que não tenho tido tempo nenhum.

Em cima da hora e no marca, não marca, lá arranjámos forma de ir vinilar um pouco ao Tejo...
Domingo as 7 da manhã já estávamos os 3 na bomba a beber um cafézinho, o tal, o da ordem!!!

A manhã estava espectacular. Pouco frio, nada de vento e o tempo tapado. Havia a fé que podia dar um peixito. Apesar disso, e limitados pelo tempo, o objectivo foi estarmos juntos a pesca. Acima de tudo isso. Pescar, conviver, fazer o que tanto adoramos.



A mim que estive 3 semanas sem vinilar, soube-me tãooo bem... E foi uma alegria gradar ao lado do Luís.
Logo a hora de pôr o barco na água, apareceu montes de malta conhecida, tudo a pôr os barcos na água.
Estava visto que era dia de faina para muita gente.
Começámos logo por vinilar ao chegar apostando nas amostras que nos têm dado peixe... As Black Minnow em 120 e 140. Apostámos principalmente no blue e no kaki, mas nenhuma deu nada... O rio estava naqueles dias supostamente perfeito. Sem vento, céu tapado, mar chão... Tudo a preceito. Por isso insistimos, mas a produção foi zero e resolvemos mudar de spot... Fomos mais para cima, onde ao chegar demos com bandos... Não, não foi de peixe... Bandos de Kayak´s, resmas, paletes, aos magotes... Ainda vi um kayak a tirar um robalito muito pequeno, e mais nada entre os 20 a 30 que por lá andavam...
Por ali ficámos uma horita, até que perto da paragem da maré resolvemos ir de novo para baixo em busca de desgradar...


E se desagradámos... Em grande estilo!!!

Ao chegar tornámos aos black minnow e o Luís escolheu um blue 120. Naquela pesca tipo pesca ao choco, cima baixo, cima baixo... Eis que um rasgado sorriso nos surgiu... A Lesath vergada, cabeçadas... Eh lá... Luís e tal, lá desgradas-te e tal... Eu corri logo para agarrar o xalavar, todo entusiasmado e nisto!!! Um boca larga!!! Um boca larga dos grandes... 




Não, não foi um robalo, mas sim um xarroco... Um enorme xarroco, peixe para quilo e meio... O que nos rimos... Sacana, adora gomas!!!

Black minnow para o fundo e em menos de 5 minutos... Ptum ptum... E o Luís de novo, com peixe ferrado, cana em esforço, o Palma logo... " desta não é xarroco, desta é robalo, e dos grandes...". O Luís começa-se a rir, e vi logo que era outro... Xalavar na mão para ajudar a tirar um ainda maior... Outro boca larga. 

O que nos rimos...



Após estes 5 minutos fortíssimos, o Luís estava na hora dele, e a pesca estava terminada... O Scookie ao gosto do Palma, voou pelo Tejo e aterrou dentro da baía do Seixal. 3 gradeiros, ups, dois gradeiros e um feroz pescador de tamboril do Tejo, passaram mais uma manhã magnífica. Porque a pesca e mesmo assim, a pesca terminou como começou. Com um abraço e um sorriso nos lábios.

A saudade já está cá dentro e ainda agora o Luís regressou a Angola... Onde ele certamente será bem mais feliz na pesca!!!





Material:
Canas: Shimano Lesath AX; Shimano Speedmaster AX; Hiro Impectus BASS
Carretos: Shimano Stella SW; Shimano Biomaster SW; Banax Mighty
Amostras: FIISH Black Minnow; Savage Sandeel



Filipepc, Ricardo Palma, Luís Malabar

5 comentários:

Os Pescas disse...


Por em cima de tudo é o sorriso de grandes amigos que tanto eu prezo. que apesar de estarmos longe uns dos outros. Estaremos sempre perto e juntos..:-)
Um grande abraço e até breve gradeiros...hehehehe

Luís Malabar

Manuel Oliveira disse...

Isso é que foi o Team todo reunido!
O Luís, que agora só quer pesca grossa vem dar com esses tamboris ai no Tejo... :)

Abraço e força ai para o pessoal

Os Pescas disse...

Que grande jantarada :D! É como tu dizes Luis: -"Que apesar de estarmos longe uns dos outros. Estaremos sempre perto e juntos..:-)" ... É isso mesmo!!
Relativamente á pescaria, só tenho uma coisa a dizer, Filipe+Palma = Gradeiros :P ! Hehehe!

Ah... E mais uma coisa, o Filipe no jantar, quando o Palma foi fumar, meteu umas 5 ou 6 peças de suchi seguidas à boca... Isso vi eu!! Heheheh!

Um grande Abraço para todos!

Miguel Candeias

Pedro Franco disse...

Pois bem pessoal pesca é isto mesmo, é amizade, é convívio e muito companheirismo, não é só apanhar peixe.
Apesar de estar fora não perdeu o jeito, e continua a ser o rei do Tejo, desta feita não nos robalos ou corvinas mas sim nos charrocos, muito fixe.
Um abraço para todos e um especial para o Luis Malabar que vai para a terra do peixe grande.

Os Pescas disse...

Adorei estar convosco, foi muito bom estar a relaxar um pouco com a malta. Já tenho saudades. Um abraço a todos, Filipe.