Os nossos amigos

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

( Trolling) Robalos ao trolling... C/vídeo da captura

Boas,

A época do robalo está em curso mas eles andam desaparecidos, urge encontrar soluções, principalmente nos locais a que estamos habituados...
Talvez por isso tenha sido tão importante ir em busca de novos horizontes, zonas mais profundas, onde pudéssemos encontrar alguns peixes...

O nosso objectivo passa sempre por melhorar e procurar fazer capturas de bom nível, embora isso não seja sempre possível como é óbvio...

Decidimos por isso regressar ao local onde fomos felizes na última vez e pescamos da mesma maneira, sempre a pensar nos robalos e numa ou outra corvinota que aparecesse.

Como tem sido hábito ultimamente rumámos a Norte, sempre em busca de zonas mais profundas onde o peixe esteja mais resguardado no Rio Tejo.

As primeiras passagens foram no entanto um fracasso e a sonda não marcava rigorosamente nada. Volta após volta, amostras após amostra, nada marcava na sonda, e nada nos batia nas canas...
A maré estava também longe do ponto que necessitamos e claro, estávamos bastante calmos e confiantes, pois sabemos os momentos melhores para esta pesca... Talvez por isso, o Palma pediu para se parar e ir beber o 2º café do dia, o que foi feito com muito agrado... Soube mesmo bem!

Uma sensação esquisita que temos neste tipo de pesca, é que ela é chata e secante, mas não podemos viver sem ela, lololol, é estranho, mas da minha parte é o que eu sinto!

De regresso a pesca começamos o percurso de início e logo a começar ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, quando agarro na cana e vejo não ter qualquer tipo de cabeçadas, percebo estar presa e não ser peixe... Que porcaria... Lá andamos com a nossa ferramenta de safar amostras e impecável... Safei-a...

Volta ao início e toca a sentir de novo mais um arranque violento ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, até dei um salto do banco, agarro-me à cana todo entusiasmando e?? Fonix! Outra vez... Lá vai de tentar safar e amostra de novo, desta vez foi um cargo de trabalhos, mas conseguimos após muitas tentativas... Menos mal...

A maré aproximava-se do momento ideal, e era altura de trocar de amostras, tendo eu escolhido um Fire Tiger e ele uma amostra quitada, de cor laranja e amarelo...

Volta ao início e tentámos passar o mais rente ao declive possível, de forma a tentar apanhar algum predador que estivesse a comer nesta zona, visto ser uma zona preferencial dos grandes peixes... Mas a escolha revelou-se errada e nem um arranque tivemos! Nada... É desesperante... Lol.

Volta ao início e após umas 5 voltas, resolvemos trocar de amostras, e ambos escolhemos a mesma...

Ele pescou mais distante e eu mais próximo, tínhamos que tentar sondar tudo o melhor possível...
Ao passarmos mais a meio, a sonda marca peixe, e ficamos os dois como dois míudos a olhar para as canas a espera do momento... E o momento ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, um forte arranque na cana dele, e eu a chupar no dedo...
Pelo arranque deu para ver que era um peixe já com tamanho interessante e a meio do percurso tornou a fazer uma forte arrancada ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, até ser dominado e eu o meter dentro do barco... Um bom robalo, que pesou 2,200 Kg.

Esta feito, grade já não era... Xiça!

Rapidamente tornamos ao inicio, e demos com peixe novamente na sonda, e lá fiquei eu a olhar para a cana e a esperar o arranque... E ao passar na zona ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, e vai de agarrar na cana, e...!!! Outra vez! Oh my God! Que stress... Mais uns 10 minutos perdidos e logo naquele momento... Enfim... A ferramente é que mais uma vez foi preciosa... e safou-me a amostra... Torna ao inicio...

Mais uma vez ficamos atentos a sonda e ela marcou peixe... E a minha cana ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, agarro nela sinto o peixe, e puff, desferra... Estava capaz de jogar uma bomba para dentro de água... Não era definitivamente o meu dia!

Para piorar a situação apareceu muito lixo, que nos fez perder tempo constantemente, pois os limos ao prenderem no multifilamento, obrigam-nos a recolher e a iniciar todo o processo!

Aquilo durou e durou, e o limo nada de desaparecer... E resolvemos parar para comer qualquer coisa rápida... E claro, voltamos logo ao activo para tentar fazer mais algum peixito...

Mas o dia não era de peixe e a actividade na sonda era muito baixa... Cerca das 6 horas, diz-me o Palma " Já chega?" E eu acenei com a cabeça, e ficamos de fazer a última passagem...

Amostras na água, eu troquei para a Fire Tiger, e ao passar junto ao declive ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, estava eu de olhos fechado, dei mais uma vez um salto do banco, agarro na cana, até os olhos me saiam de fora, com a gana de sacar o peixe, e! Oh não, oh xiça F###X###$$$&&"##", é melhor não dizer... Preso de novo, não era peixe... Estava tão danado... tão danado... Atão só a minha é que prendia??? A dele nem uma vez??? Grrrr...

Sacámos a amostra e disse logo... " Vamos embora, rápido, rápido"... E ele ria... ria... lolololol...

Bem, o dia não foi fácil, pouca actividade... Pouco peixe... Apenas dois peixes ferrados e apenas um dentro do barco! Mas de resto foi tudo bom, soube bem passear de barco, pescar um pouco e estar com um amigo... O mar esse revigora qualquer alma cansada... A semana vem aí... E já me sinto bem melhor, menos cansado... Os robalos esses, lololol, bem podem esperar por resposta minha! Podem ter a certeza...




Material: 
Canas: Shimano Biomaster spin 3 mt.; Hiro Bellona 2,7 mt.
Carretos: Shimano Biomaster HG 4000; Banax Mighty 2000
Linhas: Power Pro 8 Slick; Sufix 832
Amostras: Rapala X-RAP; Storm Deep Thunder; Rapala deep tail; Yo-Zuri Crystal Minnow


Filipepc e Ricardo Palma

3 comentários:

Alexandre disse...

Boas pessoal,a dias assim,mas ainda deu para matar o vicio.
abraço

Os Pescas disse...


Grande dupla..hehehe..imagino que já te devias estar a passar Filipe..hahaha...e ainda por cima com o Palmeta a picar...hahahaha.
Mas para a próxima fazes-lhe a folha..hahaha.
Parabéns aos dois pelo lindo robalo..:-)

Um grande abração para os dois

Luís Malabar

Os Pescas disse...

Ola Alexandre, deu para matar o vício apesar de ser um ano muito fraco. Abraço

Luís, o Palmeta é sempre um gozo, vale a pena... Um abraço.