Os nossos amigos

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Frenetika, uma cana diferente...



VEGA FRENETIKA


Uma das buscas de qualquer pescador de bóia é encontrar uma cana leve e que permita pescar com segurança. A maioria das canas leves são demasiado parabólicas o que nem todos gostam. Lembro me de ver esta cana num catálogo e pensar... Hmmm... Se aguentasses algumas pescas que faço era perfeito... Procurava uma cana leve e que permitisse fazer pescas light e medium em termos de pesca à bóia.



Assim que lhe peguei percebi que parabólica não era... É rija e tem uma acção muito rápida. É muito equilibrada, o que me satisfaz pois não gosto de canas pendonas ( cabeçudas) e trabalha muito bem o peixe em esforço. A cana mantém sempre a sua estrutura em esforço e acompanha os movimentos do peixe. Nas pescas que fiz até agora com peixes que variaram desde os carapaus, cavalas, bodiões e sargos sinto-a a trabalhar na sua plenitude. Apenas em altura senti que a cana já não se adaptava e que não valia a pena estar a danificá-la. Uma das máximas que qualquer pescador devia ter na sua mente é que cada cana tem um tipo de pesca e pesqueiro ideal. Raramente uma cana se adapta a tudo, e o ideal é escolhermos consoante as nossas necessidades e se pudermos pescar sempre o mais leve possível.



A primeira pescaria que fiz com ela foi aos carapaus e as seguintes também. Quis testas a forma como ela se portava com peixe mais pequeno... Para esta pesca achei uma cana simplesmente perfeita. A ponteira é muito sensível e como é muito rápida foi uma loucura as primeiras pescas que fiz com ela. Carapaus, cavalas, peixes agulha, foram as primeiras cobaias.
Após isso resolvi ir aos sargos com ela num esporão não muito alto e novamente fui surpreendido. Mostrou me ter mais potência do que eu esperava e quer as bailas quer aos sargos portou-se lindamente. Foi para mim uma surpresa de todo o tamanho ver que podia puxar mais por ela do que inicialmente pensava. Pescar aos sargos com ela em pesqueiros não muito altos é um luxo. Fiquei fã desta vara, sinceramente nunca pensei que aguentasse tanto. 



Look/ Design:

A Frenetika é uma cana com um design simples, sem grandes desenhos ou floreados. Também não apresenta o típico epoxy por cima do carbono que dá um ar mais brilhante as canas.
Traz um enrolamento em preto e vermelho o que joga bem com a sua cor preta. Sem inventar muito foi feita uma cana sóbria e bem acabada.
Para já e com meses de uso não apresenta qualquer problema nos seus acabamentos.
Os seus passadores são Fuji  e logo aqui temos uma garantia de durabilidade. O diâmetro dos seus passadores é outro factor de realce pois não são demasiado pequenos como na maioria das canas de bóia o que nos permite ter mais segurança a pescar.
Sem ser uma cana exuberante consegue ter um look bem conseguido.




Acção, Best performance e Tipo de acção:

A Frenetika é uma cana de acção rápida, cujo comportamento se percebe bem principalmente com bóias leves e intermédias ( até 40 gr. máximo).  A cana responde com uma rapidez impressionante às investidas do peixe e tem um comportamento exemplar na luta com um peixe. Mas é aqui que a considero diferente da maioria das canas que possuo... É muito mais leve, mais rápida e mais praseirosa em acção de pesca. 
Mas...A Frenetika não é uma cana para se pescar em falésias a peixes de grande porte. Não é cana para tal. É uma cana indicada para pesqueiros baixos ou esporões, ou seja se pensarmos em 3 tipos de pesqueiros de bóia ( altos, intermédios e baixos), é uma cana para os dois últimos. Em altura convém não tentarmos içar grandes peixes a direito.
 Por isso considero que me permite pescar quer em zonas baixas quer em esporões que não sejam demasiado exigentes. Para estes podemos sempre levar um xalavar.
Não existem canas perfeitas. O que tem a mais por um lado, que são características muito selectivas no segmento em que está inserida, faz com que depois não tenha outras características. 



Peso:

A Frenetika é uma cana muito leve. Para uma cana de 6 metros é uma das canas mais leves do mercado. Hoje em dia a maioria de nós procuramos o conforto e quando é possível pescar sem recorrer a canas mais potentes a Frenetika entra em acção...
Existem pesqueiros onde não sinto a necessidade de usar canas mais pesadas, pois castigam me muito os braços e principalmente as costas e nestes casos esta cana é indicada. Estar horas a pescar com uma cana na mão principalmente em dias de vento com canas muito pesadas é muito penoso. Quando posso baixo logo o peso do material... Na sua relação peso vs necessidades de alguns pesqueiros que frequento o comportamento da Frenetika é exemplar.
Não é fácil encontrar uma cana de 6 mt. tão leve e rápida com uma reserva de potência já interessante.



Power Lift:

A Frenetika não tem um Power Lift declarado, e julgo que sabemos que a maioria dos power lifts de canas de bóia são conseguidos não em acção de pesca mas a seco com objectos...no entanto já elevei peixes com um quilo sem grandes dificuldades. 
Considero que a forma como se eleva um peixe é que deve ser tida em conta... Quando estamos perante uma cana parabólica ( que não é o caso) podemos relaxar mais pois a cana por si apresenta uma parábola total e raramente cometemos o erro de a partir. Agora com canas rápidas, seja esta ou outra qualquer, temos que ter muito mais cuidado. Elevar ao peito é muito complicado, a elevação do peixe deve ser feita lateralmente de forma a proteger a cana e claro os nossos bolsos...




Dados técnicos:

Marca:
Vega
Código Cana:
3643-600
Ano do modelo:
2014
Material da Cana:
High Modulus Nanoflex Carbon
Comprimento de transporte:
Número de Secções:
6
Número de Passadores:
9
Peso da cana:
350 gramas
Tipo de Passadores:
FUJI
Porta Carretos:
ALPS
Categoria da Cana:
Bóia
Acção ( C.W.):
20-80
Best Performance:
Bóias até 40 gramas
Tipo de acção:
Acção rápida
Diâmetro
Pé da cana:
Ponteira:
Côr:
Preta com acabamentos em vermelho
Tipo de saco:
Semi-Rígido
Power Lift: 
Não




Conclusão:

A conclusão para mim e exposto o que acabei por fazer é simples...
A Frenetika é para uma cana de bóia de 6 metros muito leve. A mais rápida que usei nesta gama de canas de bóia leves.
Poder estar horas a pescar com uma cana de bóia sem nos cansarmos é raro e isso esta cana permite-nos. Normalmente descanso um pouco nas minhas jornadas a bóia. Com a Frenetika sinto menos essa necessidade.
É uma cana equilibrada, com uma acção rápida e com uma reserva de potência suficiente para a maioria das necessidades da pesca à bóia que faço. Aliás ela revelou muito mais potência do que eu inicialmente pensava que ela tinha. Quem pesca em zonas de fácil acesso e de relativa facilidade em uso de xalavar esta cana é sem dúvida uma mais valia pois nesse caso evitamos estar a arriscar em demasia.
Se for para pescas mais radicais, em falésias, ou em zonas onde os exemplares sejam de grande porte e obriguem a içar o peixe bruscamente não acho a cana indicada. Nestes casos temos que aceitar a necessidade de se usar canas com carbonos ou mais densos ou mais potentes e pescarmos com canas mais pesadas.

Pessoalmente com uns meses de uso percebi a sua efectividade na maioria dos pesqueiros que frequento... É uma cana com a qual me dá prazer pescar.  E isso para um pescador lúdico é muito importante. 



FilipePC

Sem comentários: