Os nossos amigos

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

( SURFCASTING) CHUMBICULTURA EM MELIDES: 15-0

BOAS...

Só pelo título isto promete!!!



Mas calma, para os que só vêm ler os relatos à espera de grandes capturas, poupo-os já de grandes esforços oculares. Não continuem. Se for para ler mais um relato sobre uma noitada do GANG então leiam, porque raramente a malta não se diverte.



Vendo que o mar ia mexer um pouco para a Costa Alentejana, resolvemos ir fazer uma noitada, procurando algum peixe em condições, ou então fazer aquelas típicas pescarias de Verão, com bastantes capturas, embora de menor porte.

Pelo mar que se apresentava apontámos para Melides, embora tivéssemos um plano B para uma zona que estaria mais sossegada embora com menos mar.

Embora a combinação tivesse sido feita muito em cima, ainda arranjámos 7 corajosos. Eu tinha muitas saudades do mar, das ondas, da areia. Para mim tanto tempo sem lá me sentar, sem sentir aquele cheiro, sem aqueles sunsets dá-me uma dor cá dentro... Sinto-me infeliz quando não vou ao ao mar.

Eram 3 e meia quando começamos a junção da malta, com um calor louco... Quando desci, a minha porta já estava um arraial, com cadeira pelo meio da rua e tudo a sobra sentados...  Divididos em 2 carros, lá rumámos a Sul.

A viagem sempre numa boa, mas com um calor impossível. Já na zona decidimos ir ver o plano B primeiro, pois teríamos mais sossego, mas a praia tinha menos fundo e algum limo. Rumámos então a Melides, onde parámos no parque de campismo para beber qualquer coisa e juntarmos ao Mário Leão, que veio fazer umas horas connosco.

Após isto lá fomos para a praia por uns caminhos secretos para se pescar mais sossegados pois até as 9 há pessoas na praia...
gens
Chegados lá... Foi tirar a tralha e ir para a areia onde pelo caminho, imaginem com quilos as costas, passam dois rapazes, olham para mim e dizem...




O ACTOR PRINCIPAL:





- " ali está um, e lá há frente a mais três..." Com aquele calor demorei a assimilar... Nem respondi, andei e mais nada... E de repente! Um tipo em pelota... Mais a frente, mais uns quantos! Quando larguei as coisas e assimilei, pensei para mim... Esta malta nova está toda marada...





Bem, mas passando isto, momentos insólitos, lá comecei a montar a tralha... Após uma alteração de zona, lá finalmente montei a primeira cana com um americano prontinho para as douradas de final de tarde... Montei a segunda com um caranguejo de cascos prontinho para as douradas de fim de tarde, e montei a 3ª com um ganso prontinho para as douradas de fim de tarde...




Só que as douradas de fim de tarde... Nada. Ninguém fez 1 peixe naquele SUNSET. Incrível. Nem no isco tocavam...

A primeira vez que falamos entre todos, era grade geral.

Por mais que esticasse nem tocavam nos iscos. É tão frustrante, jugo que me entendem bem, é desesperante. Quando olhas para o mar, vês que está bom, quando tens a noção que estás a pescar bem, com as montagens certas para aquele mar, e nem nos iscos tocam, é um sentimento de frustração tão grande... Felizmente fecho os olhos e respiro fundo e sinto me logo bem. Normalmente tenho a sorte de olhar para o lado e ver me bem acompanhado que o sentimento de frustração passa logo a felicidade. Um sandes, um café e um sorriso depois e já estou novamente pronto para pensar noutra montagem, noutra solução...





Como o peixe não estava longe, vai de tentar perto... E assim que lá caiu, com iscos mais softs, foi logo um toque, peixe ferrado, uma baileca, nada de especial. Durante umas duas horas era o único a desgradar. Uma miséria do ponto de vista piscatório...

Já na praia mar e nada... Finalmente vejo um toque de jeito na cana, corri e fui tirar o peixe... Julguei ser maior. Um sargo de umas 400/500 gr. que tinha genica. Na escoa ainda deu uns laivos de força que me permitiram sentir o que tanto procuro.

Mais ao fundo soube que o Santos tinha já tinha desgradado com uma baila e um robalo. Boas notícias... O João também tinha um pregado... E o Filipe João uma bailita, além de ter perdido o peixe da noite, andou com ele a correr pela praia e desferrou já perto... Diria que foi um robalo jeitoso, mas... Fica a dúvida.

Depois começou uma nova modalidade em Portugal em que o GANG vai ser pioneiro liderados pelo João Rocha. Chama-se Chumbicultura. Perguntam, mas o que é isso Filipe?  Bem malta, é simples, a chumbicultura consiste na capacidade do pescador em plantar o mais longe fundo possível chumbadas na Costa Alentejana :). E o João Rocha, assim que a maré virou e começou a arear, deu um festival a todos... Reparem, ele devido a umas alterações nos lugares da praia, foi o que ficou com as canas mais longe... E ver ele fazer uns 150 metros pela praia para ir a uma cana, vir com ele debaixo do braço com o chicote partido, montar tudo e ir lançar e quando volta... Trazer as outras duas debaixo do braço é do best!!! Eu e o Guilherme só nos ríamos. Lindo de se ver. E montou as 3 canas de novo... E foi lançar... Chegou lá lançou, veio comer uma sandes, e foi ver as canas... E volta de novo com as 3 debaixo do braço ahahah... Epa lindo, só visto... Estava ele a usar os chicotes da Asso, e disse tanto mal deles que tenho que experimentar para ver... Que foi um must de se ver foi...




A maré cada vez mais vazia e as notícias pouco mudaram...  O Guilherme desgrada com um pregado bonito, realmente um peixe de elevado valor gastronómico além de ser muito bonito e raro.

O resto da malta, tudo igual... O Mário Leão já se tinha ido embora com apenas um aranha mini capturado... E o João rocha foi lançar novamente as 3 canas e lá trouxe duas debaixo do braço com mais dois chicotes a vida e uma baileca... A luta pela classificação geral estava ao rubro...

Na chumbicultura o João Rocha liderava destacado com 9 chicotes perdidos as 5 da manhã... Com duas horas ainda pela frente, tudo podia acontecer... Não deixem de ler... ahahah.

O dia finalmente começava a nascer... E se no lusco-fusco nem um peixe deu... Já com luz sempre se tirou uns peixes, nada de mais, mas é impressionante a péssima noite de peixe que tivemos...

Com todos os iscos de qualidade que tínhamos, já eu tinha mudado montagens, de correr, a fixas, de estralhos curtos a compridos de montagens simples a de dois anzóis, estava quase a desistir do ponto de vista piscatório... Aproveitei para me divertir, beber mais um café e ir conversando... Entretanto o Guilherme tira um sargo pequeno e o Filipe João outra baileca pequena. O Santos outro pregado. O 3º da noite.

Eu tiro de seguida uma baila já jeitosa, e o João Rocha lá veio com mais 2 canas debaixo do braço e uma sarguito... Mais dois chicotes, e já ele abanava a cabeça, os braços, as orelhas, tudo nele parecia um grande NÃO!  Como é que que isto é possível? LOL. Eu e o Guilherme era de " mijas a rir"... E lá vai ele de meter mais 2 chicotes e faz mais 150 metros, chega lá vai a lançar e pimba... Chumbicultura! Mais dois a vida... Ele a vir pela areia a abanar a cabeça epa só visto...

Eu ria, ria, o Guilherme gozava... E o Joãonumberone, sai se com esta... Peixe não apanhamos, mas ao menos viemos propagar esta nova modalidade: CHUMBICULTURA! E já o João de saco vazio me pedia chumbadas... Eu todo feliz que assim carregava menos, disse-lhe que lhe emprestava com a condição de ele depois não mas devolver...

Com o sol a começar a nascer... E já com alguns a arrumarem, o Guilhas foi tirar a dourada da ordem, mas mais pequena do que é usual e eu tirei outro sargo interessante, um pouco abaixo do primeiro...

O João Rocha entretanto apanha outra baileca e perde outro chicote... E ficou só com uma cana na água com a promessa que tinha que ainda perdia outra para eu não ter que carregar...





O Guilherme com ia fazendo as maluqueiras dele, para pescador não serve, mas para palhaço de circo ia dar frutos!!!

Lá comecei a arrumar e o João na boa, ele sabia que não precisava arrumar nada, pois só faltava perder mais aquela chumbada! E assim que a foi levantar... Pimba, chicote parte do nada... Mais um...

No regresso, mais uma peripécia... Enganámos-nos no caminho e ainda andámos pela mata e silvas mais um bocado... Quando chegámos ao carro estávamos de rastos...

Cansados, mas felizes... O GANG esteve junto, desta não rapou o fundo, mas plantou. O João vai ser eleito o REI da Chumbicultura... Pessoal, eu avisei que para ler este relato não fosse pelo peixe...

Além da nova modalidade de cultivo, a notícia é apenas o Santos não ter ficado em último, tendo sido 3º. do dia.

No caminho vim a dormir como de costume... Foi um dia duríssimo... Mas quando se faz com satisfação, é sempre bom. Ao lado de amigos, estamos sempre bem.


Até breve, este GANG não vai parar...

Não tiramos grandes fotos porque não só não houve peixe para tal como o que havia não valia a pena grande destaque... Ficam as fotos de uns peixitos... Será melhor a próxima...









FilipePC, Guilherme, João Rocha, Santos, Filipe João, Joãonumrone, Soares

Sem comentários: