Os nossos amigos

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

SPJ...Barros Slow Jigger




Boas Pessoal..





Em primeiro lugar quero dar os parabéns à Barros e à sua equipa por serem a primeira marca Portuguesa apostar na técnica mais "recente" de jigging que é a de SPJ.

Em segundo lugar, eu não vou fazer a review sobre a cana apesar de ter a minha opinião formada após dezenas de horas de mar.

Quero apenas salientar que quem está a pensar em adquirir a cana, deve ter em atenção a dois factores importantes.

O jig weight que vem impresso no blank não corresponde minimamente à realidade do blank, tal como a distancia que separa o porta carreto do gimbal ser em demasia.

Em relação ao jig weight anunciado pela marca não ser real, eu já o vejo como um problema geral da maioria das marcas, que consiste pura e simplesmente em marketing e não como um dado REAL E TESTADO para ajudar o pescador de jigging na altura da compra.

A barros infelizmente não fugiu à regra do marketing, acabando por cometer um erro, ou quem sabe uma proeza milagrosa ao conseguir construir um blank com uma variação de jig weight que vai desde 40 gramas até 300 gramas!!...Hummm!!!.....NÃO.

Este blank da Barros faz-me lembrar a gama baixa da shimano para SPJ, a Game Type J, que anuncia as 300 gramas. Como podem ver, o "mal" é geral e pode levar a más escolhas. No caso da shimano é muito pior, pois o preço dela é 2 ou 3 vezes mais que a da Barros.

É impossível o mesmo blank ter respostas idênticas para tamanha discrepância de pesos.E este não foge à excepção.Não é à toa que a maioria dos pescadores chega a levar 4 ou 6 conjuntos para fazer face às adversidades.

No video vão ver a reacção da cana com apenas 150 gramas, metade do que a marca anuncia. As filmagens são feitas a pescar a uma profundidade que varia entre os 90 e os 110 metros de aguagem fraca, com um modelo de jig de arrasto moderado privilegiando a acção de long fall. Caso mudem o formato do jig para long e slim a acção do blank aumenta.

Quero dizer que apesar do jig weight da cana não ser o correto, não quer dizer que seja uma má compra. Devemos sim, saber como tirar o máximo proveito dela de acordo com o seu REAL JIG WEIGHT e condições.

Em relação à distancia do porta carretos ao gimbal, tem haver com a questão física. Pois se quisermos lutar com o peixe e colocar o gimbal na nossa cintura não é fácil e torna-se até desconfortável.

Um exemplo, eu meço 1,80 e tenho que dobrar as minhas costas para conseguir agarrar bem o carreto com a minha mão direita e para enrolar com a esquerda. Enquanto que o correcto seria dobrar levemente os joelhos e não as costas, principalmente em esforço. Se a distancia fosse mais curta, mantinha as minhas costas mais direitas e não precisava de esticar tanto ambos os braços nessa posição.

Espero que gostem e se divirtam com mais um video sobre a técnica de SPJ, desta vez filmado com a nova cana da Barros a Slow Jigger.



                              Grande abraço e até breve

                                        Luís Malabar







1 comentário:

Unknown disse...

Olá Luís. Excelente vídeo, pois é bastante ilucidativo. Na sua opinião esta será uma cana com uma ação ideal com jigs de que peso e a que profundidades ? Pelo vídeo, dá ideia de ser ideal para jigs à volta de 150 gr desde que não muito profundo (não mais de 100 mt). Estou correto ? Obrigado