Os nossos amigos

sexta-feira, 13 de julho de 2018

PESCA DA SARDINHA INTERDITA EM 2019???

A pesca profissional continua sem entender que existem limites... E que anos a ultrapassarem limites levou a reduções, que agora poderão levar a uma interdição total de um dos peixes mais apreciados pela população Portuguesa...

Hoje é a sardinha, o que seguirá... Na minha humilde opinião ou as entidades competentes metem mão nesta área ou arriscamos nos nas próximas gerações a não ter fontes de rendimento da pesca... Quem tudo quer, tudo perde...


“Deve haver zero capturas em 2019”, lê-se no documento do organismo científico. De acordo com o ICES, o ‘stock’ de sardinha com um ou mais anos tem recuado desde 2006, tendo ficado abaixo dos 0,4 milhões de toneladas.
Já o recrutamento (novos peixes) tem sido inferior “à média, desde 2005, tendo mesmo em 2017 alcançado o seu pior resultado”, abaixo dos cinco mil milhões de toneladas.
Se as recomendações forem seguidas e não se capturar nenhuma sardinha no próximo ano, a população adulta desta espécie veria um aumento de 9,8%, de acordo com as estimativas dos especialistas. Nenhum outro cenário resultava na recuperação do stock até 2020. “A mortalidade motivada pela pesca tem de ser reduzida significativamente dos níveis atuais se se quiser que o stock recupere no médio prazo”, alerta o relatório.

Sem comentários: