Os nossos amigos

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Shimano Aero technium XT 10000

Um dos melhores carretes para surfcasting de sempre, considerado por muitos como o melhor. Com um enrolamento simplesmente maravilhoso, este carrete proporciona a quem pesca com ele um prazêr fora do comum. A sua suavidade, aliada ao seu famoso enrolamento( super slow oscilation), e uma robustez facilmente perceptível faz desta máquina um carrete de eleição.
Pessoalmente destaco a sua fabulosa roda de corôa em titânio( O titânio é mais leve e mais duro que o aço inoxidável. Mas também é três vezes mais caro, apesar do facto de, comparativamente, existir em maior quantidade na Terra. Contudo, a sua extracção é difícil e dispendiosa porque o titânio apresenta-se misturado com outros elementos. Isto significa que o material - o qual também é usado nos satélites - tem que ser cuidadosamente separado da rocha, da areia e da argila), e a sua robustez, capaz de rebocar grandes exemplares com muita facilidade.
Embora se encontre descatalogado esta máquina continua a sêr uma das mais procuradas pelos amantes do surfcasting pelo mundo fora. O seu preço varia, sendo que a maioria encontra-se em 2º mão em preços que vão dos 200 aos 350 euros.

Ficha Técnica:
- Peso: 620 gramas
- Nº rolamentos: 6+1
- Ratio: 3.56:1
- Enrolamento (cm.): 82 cm/volta
- Força do drag: 20 kg
- Capacidade de linha: 0.40/300
- Bobines extra compatíveis: Ultegra XT; Power Aero XT; Titanus XT.

 http://www.opalesurfcasting.net/IMG/shimano_aero_technium_XT.pdf



7 comentários:

PêJotaFixe disse...

20Kgs de drag! Não será 20Lbs?

Abraço e saudações piscatórias

Os Pescas disse...

Não. 20 Libras seriam 9 quilos.
O aero technium apresenta 44 libras, o que é igual a 19,9 quilos. É similar aos carretes da Shimano do mercado japonês com ratios baixos que Rondam os 19 quilos.

PêJotaFixe disse...

Dassss! Não sabia... Com outra bobine e manivela de combate dá para Zagaiar ; ))

Abraço e saudações piscatórias

Os Pescas disse...

Fica um exemplo de um carrete que deverá chegar em breve ao mercado europeu: http://www.marunouchishop.com/main/shimano_e/bull.html

Se depois na realidade os 20 kg são reais isso é outra conversa...

PêJotaFixe disse...

Amigos,
Esse carreto deve ser grande máquina! Ainda andei a ver o Basiair Tournament 45QD mas não o consegui negociar abaixo dos €600 no E-Bay... http://www.tedcarter.co.uk/product.php?pid=daiwa-tournament-basiair-45-qd-reel-P-3139 É este mas com 12 rolamentos. Entretanto comprei o Ultegra XSA 5500 Ci4. Pena não ter a pega de combate... Ainda andei a ver se era compativel..mas nada. Gosto bastante de pega e alavanca de combate porque utilizo os carretos em várias situações, tais como: ilhadas, falésia, laredo, etc... onde é necessário fazer bastante força para suspender peixes grandes. Este Ultegra já suspendeu quase 2Kgs a 50mts altura, o que é muito bom para um carreto com aquelas caracteristicas.

Abraço e saudações piscatórias

Os Pescas disse...

Sim é um excelente carrete. Para nós o melhor carrete, dentro das pescas de praia que fazemos. Diferente do Basair, que é um excelente carrete e mais leve.
Em 2ª mão arranjam-se em Espanha, cá não sabêmos onde encontrar, mas nada como estar atento ao mercado.
Qualquer ultegra é bom, seja qual fôr dos 5 modelos existentes.
Na nossa opinião o XT e o Super estão um degrau acima dos restantes.
O novo Ultegra c i4, tem uma vantagem que é o seu peso, e apresenta-se mais suave do que os restantes.

rui fragoso disse...

simplesmente um carreto fabuloso!
eu cá chamo-lhe "o alentejano".
é só o meu carreto perferido.