Os nossos amigos

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Choco ao Surfcasting

Boas,

Este relato, que nem é bem um relato, serve apenas para marcar um dia muito bom...
O mar tem estado chão, o que não serve para a bóia, e um telefonema de uma pessoa muito especial para mim, o Luís Amaral, me fez ir tentar a primeira investida de surfcasting este ano às douradas. O aumento da temperatura fez-nos ir tentar procurá-las.



Além do Luís, juntou-se uma pessoa que estimo muito, o Vitor Grilo, e também o porreiraço do Cláudio. Para mim estava óptimo, mesmo sem me apetecer levantar, queria estar com eles...

O luís disse-me que iam as 5 da manhã, hora a que eu no meu único dia de folga, não me apeteceu, e resolvi ir lá ter. Quando cheguei depois de o despertador ter tocado vinte vezes, já estavam todos lá, e o Luís ao me ver chegar, veio me ajudar a carregar a tralha, e fez umas centenas de metros pela praia, só para ajudar. Pode parecer apenas um detalhe, mas é um detalhe que sempre aconteceu, e que para mim faz toda a diferença. É algo que só faz, quem é diferente...

Quando cheguei foi optimo ver o pessoal e poder dar um abraço ao Vitor. Para mim a pesca estava feita. Mesmo assim, montei as canas, e comecei por pescar com choco, e com americano, enquanto eles insistiam no choco.

Não tive nenhum toque durante cerca de uma hora e com a maré já bem cheia, e a praia repleta de pescadores gradeiros, lololol... Mudei de estralhos e de iscos.

Estava na altura de tentar os ralos e o caranguejo... O caranguejo de 2 cascos não durava 2 minutos, tal a rataria... O ralo idem aspas... Cambada de esfomeados...

No lançamento seguinte, vejo a cana dar um toque, e nem liguei era tipo um mosquito...
Quando fui tirar, tinha algum peso... Ainda sonhei com um linguadito que aparecesse na zona... Mas não... Era um alcorraz capturado pela barriga e uma alga laranja que parecia um pepino... Fartaram-se de me gozar, lololol...

Cocei a cabeça e resolvi me render e pescar com caranguejo rijo... O Vitor entretanto sente uma... Mas ao dar o puxão, a linha ( 0,22mm) partiu... Aqueles dentes fazem milagres...

No lançamento seguinte o Luís traz um caranguejo todo ratado, até se viam os dentes dela...

Mas nada!

Nem um peixe... O Luís, levou uma cana de bóia para pescar ao surfcasting... E resolveu lançar com um caranguejo... Sim é isso mesmo, não me enganei.

O calor é que estava insuportável e o pessoal estava só a bufar... Só faltavam elas... E nisto a cana do Luís ficou com a linha toda para o lado esquerdo, quando a corrente estava muito fraca, por estar perto da reponta.
Ele lá agarrou na cana e... Estava pesada, mas não dava toques, e fiquei a olhar intrigado... Seria desta o belo do Linguado??? Já perto da margem ele começa a dizer: " olha um choco, é um choco"... E fui ter com ele... Epa e não é que era mesmo! Com o caranguejo todo enfiado na boca, o sacana arranjou maneira de o Luís estar a manhã toda a dar-nos cabo da cabeça, com o desgradanço! Bem, e na realidade há que aceitar, lololol, ele ficou com almoço, e nós os 3, nada!

Fica o vídeo que animou a manhã:





Com isto até animámos, mas na realidade, e por mais que tentássemos tudo, nem mais um toque tivemos, e embora o isco viesse quase sempre ratado ou desaparecesse, não demos com nehuma grandona... Foi pena, mas a pesca em si, foi óptima. Tornei a pisar a areia que tanto gosto e que desde a a partida do Guilherme está de lado, e estive com pessoas que gosto muito. Obrigado a eles pela manhã, e pela boa disposição.

Como vos prometi, vou vos fazer companhia em mais uma investida em breve!


Material:
Canas: Shimano Power Aero Twin Tip; Noucast Strattocast 
Carretos: Shimano Aero Technium XSB; Shimano Ultegra XSA
Linhas: Cormoura, Seaguar Ace
Iscos: Caranguejo; Ralos; Americana; Choco fresco


Filipepc, Luís Amaral, Vitor Grilo, Cláudio

2 comentários:

Os Pescas disse...



Pelos vistos os chocos viraram alcorrazes, estão em todo o lado..hahahah..Parabéns ao Luís Amaral que no meio das dentadas, ainda sacou um belo choco...:-)
Um grande abraço para todos, e uma vez mais, pescar com amigos é outra coisa..:-)

Luís Malabar

Unknown disse...

Quando eles querem, até vêm pelo rabo :)

Um abraço