Os nossos amigos

quarta-feira, 5 de junho de 2013

( Spinning ) Amanhecer na Restinga..........


       Boas pessoal…..



Pela primeira vez, lá consegui ir fazer um amanhecer à pesca..:-), consegui não, mas pelo menos tentei..hahaha, pode parecer fácil, mas acreditem que de fácil não tem nada..lol…pois aqui amanhece às 6 da manhã e se queremos estar à pesca por volta dessa altura temos que acordar por volta das 5 ou antes, pois da minha casa até ao pesqueiro são 30 quilómetros se não estou em erro.
No dia anterior, combinei com o taxista para estar à minha porta, às 6h00, visto não ser possível mais cedo, então eu acordei por volta das 5h30, despachei-me e fiquei à espera dele.

Eram 6h00 da manhã e nada….até que liguei para ele, ao que ele atendeu e repondeu-me…” Estou a tirar o carro “…FDX..e logo eu que adoro ficar à espera, principalmente quando sou eu a pagar…hahaha…para terem uma ideia, a minha esperança se foi quando ele chegou a minha casa faltava pouco para as 7h00 da manhã…GRRRRRR…eu já tinha espumado da boca, tudo que havia para espumar…hahaha…mas lá fui eu e como podem ver, o que era fácil, tinha deixado de ser..lol.
Faltava pouco para as 8h00 da manhã, quando cheguei à praia do sossego, pelos visto é o nome que lhe dão…lol….sossegada é pois não se via viva alma, nem para um lado nem para o outro..lol…estava completamente sozinho, pelo menos é o que eu pensava…:-)..até que escondido por entre pedras, lá vi um rapaz, também ele à pesca, à maneira deles, com linha de mão e por sinal nem um peixe para amostra..:-)


Eu tinha planeado ir neste dia, porque a maré cheia, segundo a tabela de benguela, dava às 8h30 da manhã, pois pelo que me apercebi, aqui só dá peixe da maré cheia para a vazante, pelo menos neste pesqueiro. Talvez tenha a ver com o facto de o peixe sair da baía do lobito encostado à costa e a entrada do peixe ser feita por outro lado.
De qualquer forma, assim que cheguei ao pé da ponta do molho depois de cumprimentar o pescador, reparei que a maldita da maré já estava a descer à algum tempo….F..D…é que nem as tabelas estão certas neste país….lol..eu ainda perguntei se estava a subir, ao que o rapaz me disse que não, ela já estava a vazar….grande M…..mas que remédio, agora é ver se ainda consigo safar a grade, pois ainda tinha um certo nível de água aceitável.


Assim foi, montei o material e comecei por colocar um passeante que eu gosto bastante, feito pelo Fernando Dominguez de cor verde. Lá comecei a lançar……nada…nada…troquei para um vinil da Savage azul, pequeno com um cabeçote da storm de 40 gramas e comecei a explorar o terreno…nada…nada…entretanto eu ia falando com o rapaz sobre os peixes e pela falta deles..lol….até que num dos lances sinto um ataque e faço a ferragem, qo que verificou que realmente estava ferrado, boa ao menos já não é grade…lol…até fazia força, mas acho que era mais por causa da corrente contrária…entretanto, lembrei-me logo do que seria….mais um PEIXE ARANHA….Grande treta…..pois para terem uma noção este peixes malditos adoram estes vinis..hahaha..e este não fugia à regra, tirando o tamanho dele, que pelos meus cálculos, teria perto de 40 cm….Uiiiiiii….uma picada deste e morria logo…hahahaha….assim que o tirei, perguntei ao rapaz se queria o peixe, ao que ele me respondeu que sim…Boa….ele agarrou nele, tirou-lhe o anzol e guardou o peixe todo contente….:-)
O rapaz ainda ficou a olhar para o vinil, pois provavelmente nunca tinha visto nenhum ou algo que se parecesse na sua vida…lol…lá continuei a pescar, acabando por sentir mais alguns ataques de peixe aranha e do que eu gosto nada…nem sinal, até que durante uma recuperação regular com o vinil a passar por debaixo de um cardume enorme de sarguetas, sinto um ataque forte que faz disparar o carreto e que leva a linha para a esquerda de onde eu estava….Boa este já não foge, agora seria o que ???????...aqui sempre que tenho um ataque não faço a mínima, pois quase todos atacam os artificiais, aumentando o leque de opções…lol….este afundou e não queria vir para cima de jeito nenhum…sempre fazendo arranques de um lado para o outro até que de um momento para o outro começa a ficar cansado e a subir até à tona….



Mas o que será??????...até que consigo ver que o era….:-) um Tarpoon..hehehe..mais um para a contagem, agora falta é tirá-lo….nisto reparo o porque de tanta força!!!!!!....tinha ferrado o peixe pelo lombo, obrigando-o a não conseguir saltar….HÒO…que pena…hahahaha….mas mesmo sem conseguir saltar, assim que chegava perto das pedras lá arrancava ele com toda a força….zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz.zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz….corres mas já páras…lol.
Entretanto lá o consegui colocar num lugar seguro que desse para descer e o agarrar…boa este já não foge, já tenho peixinho para comer…hehehehe…e pessoal, posso dizer que cheira a sardinha quando se está a grelhar e é muito saboroso, mesmo apesar das espinhas que tem, como eu nunca vi na vida…:-)

Bem se eles andam ai, vou já passar para os passeantes…..Eu tinha deixado o passeante do Fernando Dominguez em cima da pedra junto ao meu saco, quando eu reparo num F…D…P..de um caranguejo agarrar nele como se fosse um peixe e a puxar para debaixo das pedras até que caiu para dentro de um buraco que nem dava para ver o fundo…..F….Logo este…nem dava para acreditar naquilo, se eu não visse, dizia que era uma piada…lol…até os caranguejos!!!!!!!!!!...para terem uma noção os caranguejos moura aqui são do tamanho de navalheiras!!!!!!!...dá para imaginar o tamanho…
Bem, vou escolher outro, uma sammy de 115 branca com a barriga avermelhada...assim foi, cartucho carregado e vai de lançar…….a sammy ia a meio do caminho, quando vejo um vulto em direcção ao passeante, com a ponta da barbatana dorsal preta fora de água a rasgar na tentativa de capturar o peixe ferido…..anda….anda….falha o primeiro mas acerta no segundo depois de eu ter feito uma pequena pausa de milésimos de segundo para ele conseguir….faço a ferragem ao que ele corresponde com um mergulho até ao fundo….zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz………….zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz….logo de uma subida rápida efectuando um salto brutal na tentativa de se libertar.

Mas durante o salto consegui ver que ele tinha mais de metade da amostra dentro da boca….quero ver tu a soltares isso…lol….o peixe continuou com saltos consecutivos mas sempre sem conseguir se libertar…entretanto foi perdendo as forças com o tempo até que o consegui encalhar numa das pedras mais abaixo, para o ir buscar…:-)
Boa, mais um e este não fugia nem que chovesse canivetes..lol…..lá o guardei junto ao outro…:-) entretanto o rapaz que estava ao meu lado, que nem um toque tinha, lá desistiu e despediu-se de mim a dizer que ia até ao outro molhe, para ver se tinha mais sorte.


Mas a pesca continua, lancei novamente e ….nada….nada….até que decidi voltar aos vinis….lançava e….nada…nada….até que consigo ver nitidamente um lindo Dourado a cortar a água com cerca de um metro, no momento em que cai o vinil dentro de água para o lado que ele estava a ir….Grande M….lembrei-me de puxar rapidamente o vinil para conseguir subi-lo à superfície, mas não surtiu efeito nenhum.
De qualquer forma, o meu intuito era trocar para um passeante ou popper, pois esse é o forte deles…troquei rapidamente para um passeante e lancei para o sitio onde se deslocava o dourado, mas nada….nem sinal dele….fiquei mesmo lixado, só pensava, porque é que trocaste para o vinil!!!!!!

Bem , já não havia nada a fazer e também já não sentia peixe, pois a maré já estava muito em baixo, mesmo continuando a vazar.
Estava na hora de ir embora para casa, liguei para o táxi e lá fui eu todo contente, apesar de não ter ferrado a cereja no topo do bolo….:-)

Só quero dizer mais uma coisa, que falta eu sinto dos meus amigos e companheiros de faina pois sem voçês nunca será aquela aventura..... 



Um grande abraço e até breve pessoal....

Luís Malabar

12 comentários:

Inácio disse...

Boas Luís ;)

Sempre em altas! Epáh~, para a próxima liga para outro taxista que seja mais pontual pois esperar 1h já custa ,então quando é para ir para a pesca deve ser mesmo de espumar! ahahah
Quanto aos peixes e relato o costume , 5*!
Imagino para quem sempre teve companhia dos amigos na pesca e agora ter de pescar sozinho as saudades ainda devem apertar mais!
Grande Abraço! ;)

João Santana disse...

Grande Luís, mais um belo post,eu detesto esperar :):):) então 1 hora uiui, :):) ainda te safaste com as sardinhas Africanas, grande abraço.

Manuel Oliveira disse...

Boas Luís,

Epá isso é uma aventura do caraças, até para sair de casa...:)
Ai também dás com os peixes aranhas? Por acaso é coisa que tb detesto que fique nas minhas linhas, fico logo mal disposto!:)
Esse caranguejo... Bem pelo menos não tens gatos ou raposasa, já sabes que por aqui, em certos pesqueiros, quando vamos a ver nem o material de pesca fica!:)
Pois é pena não teres companhia nessas aventuras, mas quem sabe se calhar não tarda nada, os teus companheiros te façam uma surpresa..

Forte Abraço do Algarve

Armando Sousa disse...

Olá Luis,

Isso é que foi galo, granda taxista, para a próxima combina com dois, e liga meia hora antes os a acordar lol.

Belos peixes, gostei mais um avez do relato, muito bom!!!

Um grande abraço ai para baixo!!!

José Cunha disse...

Boas Luís,

Como tem sido apanágio mais um excelente relato de uma jornada nos mares de Benguela.
Além do taxista dorminhoco e do caranguejo rapina certamente tiveste uma jornada divertida.:)
Abraço desde o Porto.

Os Pescas disse...


Boas Inácio, agora já não preciso ligar para o táxista..lol..já tenho carro..:-)
Em relação aos amigos, é uma verdade, sinto muito a falta deles, pois eles são a alegria da pesca.
Um grande abraço amigo

Luis Malabar

Os Pescas disse...



Boas João..:-) então já somos dois..lol..que detestam esperar..hahaha.
Obrigado amigo e estas sardinhas Africanas dão um grande gozo apanhar..:-)
Um grande abraço

Luis Malabar

Os Pescas disse...



Grande Manuel..:-)foi de facto uma aventura para sair, mas agora já tenho carro..hehehe
Em relação aos peixes aranha, só tenho uma palavra...Merda...lol..e à pala do maldito caranguejo fiquei sem a amostra, que não foi nada barata..grrrr
Espero um dia ter cá os meus amigos para matar saudades e para apanharem uns peixes africanos..lol

Um grande abraço amigo

luis Malabar

Os Pescas disse...



Boas grande Armando..:-) obrigado amigo..:-)..Agora já tenho carro já não tenho que levar com os taxistas..lolol
Um grande abraço

Luis Malabar

Os Pescas disse...



Obrigado amigo José, tem sido de facto uma aventura por estes lados..hahaha..espero dentro em breve dar com os verdadeiros troféus do mar de África para o pessoal curtir..:-)

Um grande abraço para a malta do Porto

Luis Malabar

ntyper disse...

Companheiro tu com uma cana e plástico.......definitivamente és mortifero,mais um tempo,e não há exótico nenhum que não tenhas capturado,grande abraço espero que esteja tudo bem e que te esteja a correr de feição.

Sergio Fernandes disse...

Ola pioneiro Luis
andas ai nessas terras a desbravar
territórios e a dar-nos aquela gratificação que é ler os teus relatos
grande abraço ai para Africa