Os nossos amigos

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A insistência recompensa...


E tudo comecou assim...

Madrugada de 4 de Dezembro de 2010, 05:30am, os Filipes chegam à minha porta entusiasmados para  mais uma manha de pescaria. Lá fomos os 3, direitos ao Meco ter com o resto da malta com qual tínhamos combinado um encontro (pelo caminho lá no armámos em espertos, quisemos atalhar e só deu asneira), quando chegámos ao estacionamento já se encontravam todos lá, faltando apenas os anfitriões, ou seja, NÓS. Depois de justificado a atraso ( claro que deu risada ), ás 6:30am lá nos dirigimos aos pesqueiros.



Alguns ficaram a fazer Surfcasting, enquanto eu ( PJPescador) e o Filipe Sénior fomos fazer Spinning, preparámos o material e fizemo-nos ao caminho.
Com um mar que parecia um espelho, lá fomos nós em direcção á Lagoa pondo sempre as nossas "meninas" a pescar, no caminho apenas pudemos contemplar o maravilhoso nascer do dia a que tivemos direito porque de LABRAX nem sinal, sabíamos que seria difícil conseguir alguma captura pois as condições não eram as mais apropriadas.
Mesmo assim, lá insistimos e chegámos ao pesqueiro. Estava igual, um espelho,  tentámos tudo o que podíamos e nada,  a recompensa tinha sido nula.
Fumámos um cigarro  e fizemos o caminho de volta.

Conversa puxa conversa e decidimos que não ficaria por aqui a nossa pescaria, parámos ao pé da malta e tivemos ali a conversar um pouco e a recuperar energias para a longa caminhada que se avizinhava.




Material ás costas e lá fomos os 2 em direcção ás Bicas, o pouco Sol que apareceu já se fazia sentir, as  "meninas" sempre dentro de água e nem um toque, já desesperávamos, tanta amostra e nada, será que Neptuno não tinha nada para nos oferecer? Parecia que não...
Após algumas horas de "vassouradas" para a água, reparámos que cardumes de comêdia se aproximavam de nós. A esperança de apanhar algum que andasse atrás da comida voltava a nascer, mas a hora de almoço já se aproximava e a malta que tinha ficado no Meco estava á nossa espera.
Decidimos então fazer mais umas quantas tentativas e fazer o caminho de volta, assim foi, lá fomos nós em direcção a eles, sempre a pescar, até que...
Pois é amigos, o inesperado aconteceu, após 8h de pesca, centenas de lançamentos e várias técnicas aplicadas, Neptuno recompensou-me.
Propocionou-me provavelmente o melhor momento de pesca que tive até hoje, a amostra cai na água e utilizei a técnica Stop and Go ( arranques rápidos e lentos com paragens dando ao robalo a imagem de peixe perdido) , ao 3º arranque que tento fazer já não fui eu que fiz, foi o peixe,
Tudo aquilo que perseguia á 3 anos estava á minha frente, era isto que eu tinha imaginado, sentia na cana que era um bom Robalo, no 1º arranque que fez levou á vontade uns 40m de linha, mas mantive a calma e o descernimento que é necessário ter nestas alturas, consegui fazer com que ele invertesse o sentido e viesse na minha direcção, mas a meio o menino decidiu o contrário e voltou a levar mais uma quantidade de linha, pensei que já não era desta, mas não, ele tinha que ser meu e voltou novamente. Chamei o Filipe Sénior para me ajudar, pois o menino já estava em seco, era lindo.

Fizémos a festa, deitámos os foguetes e apanhámos as canas, era um exemplar digno de registo, 5.100kg e 74cm.
Peixe ás costas e lá fomos nós ter com a malta que já desesperava no parque de estacionamente, foi o desfecho mais inesperado mas que me marcou.

 
Foi uma manha excelente na companhia de todos eles, em especial com o meu companheiro de faina, Filipe Sénior, com quem tive o prazer de partilhar esse momento..



Material utilizado:
Cana       - Shymano Diaflash 3m
Carreto   - Shymano Symetre 4000FJ
Linha      - Power Pro 0.19 Green Moss
Amostra - Lucky Craft 130 MR - MJ Herring
Clip        - Norman Lures Speedclip

Um abraço,
Pedro ( PJPescador)



2 comentários:

MiguelCandeias disse...

"após 8h de pesca, centenas de lançamentos e várias técnicas aplicadas" .. Isso é que foi perseverança. Mas ai está a recompensa, bonito exemplar :D .

Unknown disse...

É verdade Miguel, aquela manhã foi dos momentos de pesca que recordo em que senti que se alguem merecia tirar um peixe eram eles os 2. O que eles andaram, sobre a areia, não estava ao alcance de qualquer um. Fiquei simplesmente maravilhado com aquele peixe, num dia em que nada, mesmo nada o fazia crer!
Mas a pesca é nisto que me encanta. A sua imprevisibilidade é algo fenomenal. Por vezes é tão generosa!