Os nossos amigos

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Nós e Nomenclatura (parte 1)

Nós de marinheiro 


Vamos lá levar isto por partes, como já tinha referido anteriormente, queria desenvolver um pouco sobre os nós de marinheiro, neste artigo quero mostrar alguns nós que podem ser muito úteis neste nosso desporto. Vamos começar por mostrar alguns nós e uma explicação breve para conhecermos a sua utilidade.


Nó Simples ou Laçada
 


















São os Nós mais simples de fazer, porem tem a sua utilidade. Posso começar por dizer que serve de arranque para muitos dos nós que falamos, geralmente utilizado para no chicote e faz de falcassa ou travão, de forma provisória ajuda a não deixar o cabo abrir. Também pode ser usado como batente como é o caso do dobrado. Nó de fácil construção.


Nó de Escota










Este nó pode ser muito prático quando pretendemos unir dois cabos de igual ou diferente espessura. Na primeira foto deve ser aplicado numa utilização mais ligeira, em que não seja exercida muita força, caso contrário é preferível dar duas voltas o que vai tornar o nó mais seguro. Nó de fácil construção.


Nó de Azelha e Nó Cego
 











Este Nó é feito como se fosse uma laçada dada num seio dum cabo e serve para graduar um cabo qualquer. Também pode ser usado para anular uma zona mais frágil ou desgastada do cabo. Na fotografia da direita podemos ver um nó derivado da Azelha, o nó cego, não sendo o melhor é usado para unir dois cabos pelo chicote. Também este de fácil construção.


Nó de Oito, Trempe ou Volta de Fiador


O Nó de Oito é mais utilizado como batente seja em uma fenda como num orifício. Também é utilizado, de forma segura, para unir dois cabos estando eles molhados ou não e independente das suas medidas de espessura. Não é difícil de executar.

Nó de Pescador











Este nó pode se aplicado quando queremos unir dois cabos de menor bitola escorregadios ou molhados. Podemos reforçar a segurança deste nó dobrando os nós simples com mais uma volta.

Catau 











Vou salientar as duas maneiras onde este nó é mais utilizado, no caso de querer-mos encurtar um cabo ou reforçar uma zona do mesmo que possa estar mais desgastada. No primeiro exemplo, podemos aplicar as utilizações anteriores sem ter de usar o chicote ou ponta do cabo.


Lais de Guia












Juntamente com o nó de Escota, o Lais de Guia é dos nós mais usados numa embarcação. Tratasse de um nó de grande resistência que suporta ser utilizados em acções de mais força exercida no cabo e nó, não só tem um aperto menos agressivo no nó como é muito fácil desatar mesmo depois de muita tenção. Muitas são as vezes em que vemos este nó feito na ponta de um cabo e ser usado para colocar num cabeço de cais ou feito a passar por dentro de uma argola para amarrar uma embarcação, geralmente ou mesmo sempre, é utilizado no reboque de embarcações de pequeno e grande porte. O Lais de Guia Dobrado, reforça o laço e é muito confiado no salvamento de pessoa, pois possibilita fazer um género de cadeira que vai possibilitar, por exemplo, levantar uma pessoa que possa ter caído à água ou de um penhasco. Nó de média dificuldade em executar, isto porque a sua fiabilidade depende muito da forma como é feito.
Nó de Botija











Este nó é muito utilizado para podermos pender à mochila, uma garrafa ou cantil. A forma de prender passa por fazer o aperto do nó no gargalo, assim pode ser facilmente transportada para o pesqueiro. Também pode se usado para suspender alguns objectos. Não é o meu caso mas há que o utilize para unir dois cabos como é exemplo na fotografia da direita. Também pode servir de adorno juntamente com outras combinações de nós decorativos


Pinha de Retenida











A pinha é um nó que nos pode auxiliar muito em manobras de acostagem, maioritariamente com Navios  ou Embarcações de Recreio de maiores dimensões. É de grande valia quando pretendemos lançar um cabo, de maior bitola, para terra ou de terra para uma embarcação. A pinha é constituída pelo nó efectuado no chicote de um cabo, contendo no seu interior uma bola com peso para ajudar no lançamento, ao nó acresce 30 ou 40 metros de cabo (retenida), de menor bitola, que é ligado ao cabo mais grosso que pretendemos movimentar, que de outra forma seria quase impossível. Outra das formas de utilização pode ser decorativa, todos nós gostamos de ver em forma de porta-chaves, Deixo aqui um exemplo de uma Pinha juntamente com uma Escapeladura de 3 pontas. Podem ver mais exemplos no Tópico "Nós Decorativos" que se encontra nos Casos Arquivados.
Nuno (pesca no prato)

1 comentário:

Os Pescas disse...

Excelente trabalho Nuno. Realmente tens jeito para a coisa... Abraço e fico a aaguardar a parte 2.