Os nossos amigos

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Amigos para sempre...


Este é provavelmente o post mais difícil que escrevemos até hoje.
 E o mais difícil que "ospescas" publicam.


Desde o primeiro dia que este blog foi para o "ar", que os pescas procuram passar uma mensagem, algo que possa identificar quem nós somos.
A pesca acaba por ser um pretexto para aqui andarmos, pesca essa que faz parte dos melhores momentos que temos e tivemos juntos na vida de cada um... Que cada um dos pescas se recorde disso. Isto é muito mais do que um blogue. É uma mensagem e uma forma de estar. Mais que não seja é a nossa mensagem e a nossa forma de estar.
 Este é um blog de pesca sim, mas numa época em que os valores estão tão desprovidos, sempre tentámos passar o outro lado da pesca. Um desses lados e talvez o que mais laços a identifica, são os laços de amizade que ela cria. A pesca ao longo do percurso da vida, "oferece-nos" autênticas dádivas, amigos que perduram para sempre. É graças à pesca que ao longo da vida conhecemos pessoas espectaculares, seres humanos únicos, que completam o nosso dia-a-dia, que floreiam a nossa árvore da vida.
Já pensaram alguns que têm blog´s, sites, fóruns, o porque de cá estarem? O que vos faz continuar? Pois bem... Nós sempre quisemos partilhar, sempre quisemos dar à pesca, aquilo que ela toda a vida nos tem dado. Sempre quisemos e queremos, chamar mais gente a esta modalidade, aumentar o conhecimento, o vosso, e o nosso.

Mas... Antes de sermos pescadores, somos seres humanos... Tentando fazer esse paralelismo, o que a pesca nos dá, o que ela nos transmite, é provavelmente similar ao sentimento que temos para com a vida. Na pesca e na vida queremos dentro dos valores que temos, passar bons momentos, rir, saltar, chorar, enfim... viver.

Os pescas nasceram a 18 de Janeiro de 2011, pela mão do Pedro, mas... com mais elementos fundadores. Um deles, um louco pela pesca, amante da pesca embarcada e nos últimos anos de grandes predadores como são o robalo, e a corvina... Um amigo a quem os olhos brilhavam só de olhar para o mar, um amigo a quem a vida pregou uma partida.

Preso na ponta duma linha a ilusão inundava-lhe diariamente as palavras. A ilusão de capturar o maior exemplar possível retirava-lhe muitas vezes o sono... Noites em claro, dias dedicados ao mar, a real paixão dele. O mar sempre lhe deu a tranquilidade que em mais local nenhum ele sentia.
Lançamento atrás de lançamento, procurava o tal prémio, o tal peixe que lhe disparasse o drag... Certo dia ele cravou um peixe, um peixe muito forte, o drag disparou, alarmado, agarrou com toda a força que ele tinha na cana, e lutou, tentou trabalhá-lo, mas o drag não parava, disparava cada volta(dia) com mais força...
Os pescadores( amigos e familiares) que estavam por perto assistiram ao momento e procuraram ajuda, vieram profissionais( médicos e enfermeiros), que a cada volta que o carreto dava procuravam a melhor solução para dominar este peixe... Por mais que se travasse o drag, este não parava, não deixava de disparar, a linha ia enfraquecendo a cada investida e pouco a pouco foi perdendo a sua resistência, e por fim,  quando as forças lhe faltaram, eis que em mais uma investida, este peixe tão grande parte a linha... e o obriga a ceder perante a sua força...

Que peixe tão forte que foste cravar amigo... Telmo, foram horas a pescar juntos, horas a aprender a teu lado, momentos em que cada um partilhava o que sabia, as vivências, esses eram os momentos em que o teu sorriso nos inundava...
Cada um dos elementos dos pescas fica hoje mais pobre. Hoje os pescas perderam fisicamente um amigo... Hoje os pescas perderam um dos seus elementos.
A vida prega-nos grandes partidas...
A dor que se sente, a revolta que por vezes nos domina, faz-nos muitas vezes questionar os porquês... Porquês para os quais ninguém tem resposta. Qual será o sentido da vida?
Não vos sei responder... Mas sei vos dizer, que a vivo como sei, e sei, que dentro dos bons e maus momentos que ela acarreta, um dos melhores momentos em que a vivo, é quando estou perto do mar. Perto do mar e à pesca. Pesca essa a responsável por ter conhecido o Telmo, pesca essa, que nos fez sermos do mesmo blog, pesca essa que nos fez passar noites em vão à espera da tal corvina, ou do tal robalo, pesca que nos fez rir, que nos fez zangar, que nos fez viver... Sim à nossa maneira, aquela que nós amantes do mar temos. Uma forma própria de sentir aquilo que outros nem sabem que existe.

Ao longo dos anos em que esperamos manter os pescas vivos, queremos que sintam, que ao visitarem este espaço, não visitam apenas um blogue de pesca, visitam um grupo de amigos que um dia decidiram partilhar convosco a forma como vêm a pesca, e claro a vida.
E meus amigos, vivam-na, o Telmo tinha 34 anos e ainda este Verão passou noites atrás de noites comigo e com outros amigos, em busca do tal record, do tal momento. Ainda este Verão o vi tirar uma grande Corvina, ainda a poucos meses ele sorria sempre que ia ao Pontão do Seixal ou a Ponta do Mato e passado tão pouco tempo, o vejo perder a luta para uma corvina muito maior, que não lhe deu qualquer hipótese. Como todos já perdemos pessoas que gostamos, como todos sabemos o que é perder alguém, a mensagem só pode mesmo ser essa. Vivam a vida. Pesquem e sejam felizes.
Os momentos ficam para sempre, o Telmo é e será sempre um pescas. Os amigos partilham alguns dos momentos que viveram ao seu lado. Um grande pescador, mas mais do que isso, um grande amigo que lutou até o corpo lhe permitir. Amigos para sempre.

Telmo, irmão...
Foi por isso que um dia abrimos este blog, não foi apenas para mostrar peixe... Se fosse as pessoas bastava irem ao google e escreverem robalos ou corvinas e viam dezenas, centenas, mesmo milhares de lindos exemplares... Mas não, resolvemos tentar dentro das nossas limitações mostrar ao mundo, uma forma de estar. Não Telmo, não é na pesca em si... É NA VIDA. Lembras-te das vezes que te dissemos isso?
Isto é para ti...



P.s. "Ospescas" agradecem a todos os profissionais do IPO Lisboa pela forma sempre carinhosa como trataram o Telmo. O nosso muito obrigado.


Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós, deixam um pouco de si, levam um pouco de nós...

Por isso, não nos despedimos de ti, um dia destes a malta reúne-se...



Filipe Condinho, Pedro Pereira, Nuno Fernandes, Ricardo Palma, Luís Ramos.

47 comentários:

Matos disse...

Amigos,

os meus profundos sentimentos...

Saudações, Matos

Rui Barros disse...

Grande mensagem Pedro, linda e honrosa dedicatória... um grande abraço para voces

Anónimo disse...

Amigos, bom post em memória do vosso Amigo Telmo, Digo que embora eu não o conhece-se amigos depois de ler as vossas palavras fiquei com aquela lágrima ao canto do olho e aquele nó na garganta, pois trouxe-me á lembrança aqueles amigos que também tive e já deixaram esta vida mas que ficam para sempre guardados no nosso coração, assim será com o Telmo para vocês. Só me resta deixar-vos o meu Abraço e a Maior Força para superarem as horas de saudade que vão estar presentes nos vossos corações.
Abraço e os Meus Sentimentos.
Jaime Almeida

Rui Urubu disse...

É com muita pena minha que vejo este post muito triste com a perda de um grande amigo dos Pescas e companheiro das vossas jornadas,ainda para mais tendo a minha idade,às vezes a vida é uma injustiça!
Eu também com 24 anos tive um tumor na cabeça,mas felizmente consegui superar a minha doença eu sei o que isso infelizmente!
Só me resta dar as condulências à familia e amigos e muita FORÇA para todos vocês.

Forte abraço
Rui Monteiro

Carlos Dias (MAU) disse...

Apesar de ser uma altura de tristeza, Amigos assim são tudo na vida...
Continuem Mts PArabens

Anónimo disse...

Lindo sem palavras .Até um dia Telmo.
Ass:Luis Canário

Ramiro Santos disse...

Aqueles de quem gostamos nunca morrem, apenas partem antes de nós.
Um abraço sentido e condolências à família e amigos.

Anónimo disse...

É a primeira vez que deixo aqui um comentário meu apesar de já vos seguir à uns meses.Descobri este blog e tenho o visitado diariamente mais um amigo meu de Almada.Graças ao vosso grupo já gastei um belo dinheirito com a pesca e já levei uns raspanetes da miuda por sair de casa a horas "esquisitas".Sigo o vosso blog para ir aprendendo umas coisinhas e para aguçar o vicio com as fotos das vossas capturas (tem de ser mesmo com as vossas porque das minhas... está escasso ;) ).Também sou caçador e sei bem o que é o sentimento de camaradagem que se forma com este tipo de hobbys.Queria dar os meus sentimentos pela vossa perda e desejar-vos força para este momento dificil. Continuem com o bom trabalho no blog. Grande abraço
NC

Filipe Pais disse...

As minhas condolências aos familiares e amigos do Telmo.

Grande abraço a todos

Anónimo disse...

Uma linda mensagem e o Telmo era assim mesmo.
Mar Sol Lua Terra a Mãe Natureza!
Isso era Telmo que até no dia do meu casamento deixou a festa mais cedo pois tinha uma pescaria! Era o Telmo :)
bjs de Luz

SAUDADES

Da Martinha e Filipe á Mel e Eva claro :)

João disse...

Infelizmente há "peixes" que não conseguimos segurar:

“It seems to me that if you or I must choose between two courses of thought or action, we should remember our dying and try so to live that our death brings no pleasure to the world.”
― John Steinbeck, East of Eden

popof disse...

Como Fiel seguidor do vosso blog não posso deixar passar esta vossa perda sem vos deixar as minhas condulências.Não existem palavras para descrever o sentimento da perda de um amigo e neste caso a de um membro da "vossa familia" os pescas. um abraço e força aí a todos vocês.

José Pedro Cruz disse...

Um abraço sentido para todos "Os Pescas"...

Anónimo disse...

Amigo Telmo,
Foi com algum espanto que recebi a notícia pois não nos via-mos à praticamente um ano, e amigo estava incrédulo, fiquei com a lágrima nos olhos e o dito nó na garganta, pois vieram à memória todos os momentos de grande amizade e euforia que passamos juntos na altura era-mos os três, Telmo, Kamané e Simpson muitas vezes eram quase directas, a pesca estava acima de tudo, mas no momento penso que foi pouco, devia-mos ter estado muito mais horas juntos pois foste um grande amigo sempre pronto para ajudar em qualquer ocasião, por fim não pude ser tão presente como gostaria de ter sido, mas enfim tu sabes que apesar disso quando todos nos reencontrava-mos vivia-mos o momento e tudo isso é que importa pois o que todos nós sentimos é, e sempre foi e para com todos aqueles com que crescemos juntos uma grande amizade pois quem me conhece sabe como sou explosivo, mas amigo, por vezes incompreendido, mas amigo,e a Amizade não requer gratidão, presentes nem cobranças quando é pura como a do nosso grupo é, podemos estar algum tempo sem nos vermos mas quando algum sofre, sofremos todo; a Amizade requer apenas que nos lembremos de dizer um "oi como estás? como nos tivesse-mos visto na véspera.
Grande Telmo a tua memória fica sempre connosco vais ser sempre tema das nossa conversas vais ser aquela falta no grupo
Um Abraço e Até Sempre
KAMANÉ

Anónimo disse...

Bem não pode deixar de passar despercebido esta grande homenagem ao meu primo..um grande homem e um grande amigo verdadeiramente,nao tenho palavras para descrever,voces nao nos conhecem mas somos umas primas do telmo do alentejo com kem a bem dizer com ele fomos criadas no qual ele para nós era um irmão.é bom ver k ele tem imensos amigos do qual nao deixam com que ele seja esquecido Força e coragem para seguir em frente que ele esteja onde estiver esta a orgulhar-se de voces todos...Parabéns pla grande homenagem esta lino o k voces fizeram...beijinhos Maria João e Ana José (as primas e grandes amigas do telmo as alentejanitas como ele nos chamava).Nunca será esquecido por todos nós.

Eu Adoro o que Faço disse...

os meus sentimentos aos familiares e amigos.

1 forte abraço a todos os pescas

Sergio Fernandes disse...

Um Abraço muito grande para vocês.

Ernesto Lima disse...

Viva Pessoal!

Qualquer perda é difícil de aceitar e esta certamente é muito difícil, atendendo ao relacionamento que se percebe existir entre vós e à revoltante ideia de alguém tão novo ser retirado à vida seja de que maneira for.
Não posso fazer nada e isso irrita-me, por tal resta-me apresentar as minhas sinceras condolências à família do Telmo e aos "Os Pescas" por tão importante perda!

Não sei para onde vamos quando chegar o "tal peixe", mas espero sinceramente que o Telmo vos possa observar de onde está, sentirá certamente que foi muito bom ter-vos como amigos enquanto por cá pode andar.

Forte abraço!

Os Pescas disse...

Não tenho de momento palavras para descrever o que sinto.
Continuo sem conseguir dormir, os últimos dias foram muito, mas muito difíceis.
Quero agradecer a todos os que comentaram este post. Foi o mais difícil que já construímos, mas não dormia bem se não o fizesse.
Quando fecho os olhos ainda me pergunto quem me vai acompanhar no Verão às corvinas???
A pesca tem mesmo destas coisas... cria laços incríveis. Os pescas vão continuar fortes, unidos, a fazer o melhor possível. Ficamos mais pobres sem ele.
Espero que ele fique feliz por esta publicação, durante meses tive vontade de fazer algo, mas tentámos preservar e defender a imagem dele, tentando não o expor. Mas não dormiríamos bem sem dedicar-lhe isto...
E vos garanto, o Telmo era um grandaaa pescador, um homem que saia do trabalho e ia direitinho ver o mar.
Para o meu amigo Telmo, um abraço muito grande.
Filipepc.

rui fragoso disse...

ate sempre amigo.........

Rebolo disse...

Desde já os meus sentimentos à família e amigos do Telmo neste momento tão difícil.
De facto à alguns caranguejos (cancer) que não andam no mar, a esses chamo malditos caranguejos que também já me levaram alguém que tanto admirava.
É nestes momentos que nos questionamos de algumas coisas que não fazem sentido na vida.
É também nestes momentos que damos mais valor a vida e acho que a mensagem transmitida neste post transmite isso.
Devemos aproveitar ao máximo, pois a nossa existência é só uma passagem por este mundo tão traiçoeiro.
Um grande abraço aos pescas e muita força para o futuro.

Guilhas disse...

Belas palavras em memória do vosso amigo.
Os meus sentimentos pela vossa perda.

Um grande abraço aos Pescas
Guilherme

Anónimo disse...

As minhas condolências aos
familiares e amigos do TELMO.Saúde.



ABR Nuno Sousa.

Prima do Telmo disse...

Eu sou a Fatima...Prima do Telmo muito chegada...talvez a mais proxima da Familia...sei o Amor verdadeiro que tinha pela pesca, e pelos Amigos...uma semana antes de lhe aparecer akela que viria a ser a sua maior luta, esteve aki em Beja,em minha casa, veio buscar a Mãe...trouxe um peixe enorme para nos cozinhar-mos...abriu o carro dele...para mostrar ao primo...um verdadeiro "armazem" ou melhor, uma arrecadação de material de pesca...mal existia um lugarzinho para transportar o saco da roupa ...eu repreendi-o....mas a resposta foi k td akilo k la estava era muito importante!Adorava o Mar...nao se cansava de falar do barco, da pesca, dos iscos, dos Amigos, da Berlenga,das pescarias...ultimamente, de uns anos para cá, começaram algumas divergências em sua vida...mas nada k nao tivesse ultrapassado, com a ajuda dos seus Amigos...ultimamente, quando a solidao chegou a sua casa...Ele teve sempre a casa de um Amigo para ir jantar com a Mãe na noite de Natal ou outra ocasião especial...teve sempre um Amigo para desabafar...nao tinha qualquer pudor ou vergonha de falar sobre o que o "rodeava"!!Nao tinha medo nem receio de nada...Adorava a adrenalina, a paz, a tranquilidade e o prazer que o Mar lhe transmitia...OBRIGADA EM MEU NOME, MAS PRINCIPALMENTE EM NOME DA MÃE DO TELMO, POR ESTA HOMENAGEM, PELO APOIO E AMIZADE VERDADEIRA, pelo ombro Amigo, pela atençao, porque voces AMIGOS do Telmo, foram sem duvida os Irmãos que Ele nunca Teve!!!O Telmo levou-nos a todos no seu Coração, porque no Dele nao havia lugar para Odios...Apenas queria VIVER...VIVER...VIVER...Um Bem Haja a todos Vós Amigos do Telmão!!!

Paulo Gonçalves disse...

Os meus profundos sentimentos quer à familia quer aos amigos...
um grande abraço de força aos "Pescas"
Paulo Gonçalves

Anónimo disse...

uma grande homenagem a um verdadeiro pescador

Anónimo disse...

Muito bonita a vossa homenagem a um grande amigo força pescas e um abraço.

Anónimo disse...

Uma verdadeira força da Natureza, um grande HOMEM! Será para sempre lembrado com muita saudade! Sentimentos a toda a família.TS

Liliana Branco disse...

queridos Pescas... è com os olhos cobertos de lágrimas e o coração dilacerado que escrevo estas palavras...
Conheci o Telmo em circunstâncias menos felizes da sua vida, e o desafio que ele representou foi aliciante ao ponto de não nos perdermos mais de vista.
Com ele partilhei momentos de riso, momentos de lágrimas, momentos de desespero e sei que lhe disse muitas vezes o que não queria ouvir (as novidades negras e as respostas menos positivas). Sei que fui para ele um porto de abrigo e isso enche-me de felicidade, pois pessoas como ele são um tesouro que nos transforma em alguém melhor, alguém diferente...
Com alguns dos Pescas partilhei momentos de tristeza, de angústia, de dor... E foi fantástico ver que cada vez que entravam no quarto o Telmo ganhava cores no sorriso e os seus olhos brilhavam.
Com ele ganhei novos manos, a quem me pediu que protegesse e cuidasse. A eles, que sabem quem são, fica aqui a promessa de nos mantermos por perto, porque o coração não conhece distracções. O meu obrigado pelos momentos menos cinzentos e pelo animo e força que deram ao Telmo e pelos silencios que souberam partilhar e que valeram por mil palavras. quando falava de vocês e das vossas aventuras, o quarto enchia-se de luz.
Nos dias menos fáceis, por vezes, passávamos horas a ver fotografias do mar e a fazer planos sobre os locais que ele me ia mostrar e onde eu tiraria fotos fantásticas do local e das suas pescarias. Também gastavamos algum tempo a falar dos restaurantes onde iriamos depois de ele vencer esta luta e dos cozinhados que faria para comermos. Um dia ainda havemos de fazer tudo isso, mano... A tua partida foi só um até já...
a força que o Telmo teve perante esta doença impiedosa e o modo como se manteve firme e tomou o leme, controlando tudo, fez dele um exemplo a seguir por todos, que tantas vezes desistimos dos sonhos e projectos à primeira dificuldade.
e queria que soubessem que ele nunca desistiu, nem nos dias mais dificeis, nem nas horas das desilusões e da dor, nem quando todos sabiamos já que era um caminho sem retorno... Lutou até ao fim, controlou o que se passava à sua volta e consigo até as forças o deixarem, e ainda que sem conseguir falar, agarrava-me a mão e olhava para mim, e nesses olhares tivemos mil conversas.
Sinto a tua falta... MUito!!! E como te disse ao ouvido
quando te vi pela última vez: gosto muito de ti, Sabias? e Tu fixaste o meu rosto e respondeste: sim... e eu gosto muito de ti!
Até já meu querido... Olha por nós ai de cima...
Aos Pescas os meus profundos e sentidos pêsames. Acredito que ele viverá na vossa ( na nossa) memória e jamais será esquecido.
Viverás para sempre no meu coração...

Beijos doces da tua "mana"
Lily

calhau da calçada disse...

Já não vinha ao blog há uns dias. Agora que vim, fiquei triste.

Tive o prazer de pescar com ele uma vez este verão.
Sempre animado e disponível, deixou-me com uma boa impressão.

É com muita pena e tristeza que li este último post.
Tinha a minha idade...
Amigos, nem palavras tenho. Sei o que é perder um amigo, porque infelizmente já perdi uma montanha deles.


Deixo-vos o meu forte abraço e o desejo que o Telmo esteja num lugar bem melhor!
Os meus sinceros sentimentos a toda a família e amigos.

Rui

carekaPT disse...

"O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo"

Enquanto o Telmo for lembrado pelos amigos como foi aqui neste blog, ele estará sempre vivo, as areias do tempo não terão efeito na vossa amizade, guardem aquele momento especial em que conviveram e ele será eterno!

A todos os que 'cá ficaram', da próxima vez que apanharem um 'prémio' daqueles que deu luta, dediquem-no a ele...concerteza que ele lá de cima deu uma mãozinha para o peixe não desferrar!

Um abraço sentido a todos,
Nuno "carekaPT" Silva

Paulo Marques disse...

Um grande abraço para a família do Telmo e para vocês amigos.

Joaquim disse...

Telmo, descansa em paz.
Grandes amizades. grandes amigos com uma linda, sentida e merecida homenagem!

Os Pescas disse...

Mais uma vez agradecemos a todos os que aqui deixaram uma palavra de apreço.
Em breve tornaremos a publicar, por agora vamos apenas tentar viver...

Ospescas

Anónimo disse...

Apesar de nunca ter conhecido Telmo, deixo aqui as minhas condolências à família,amigos e todos aqueles que acompanharam a luta do Telmo. Infelizmente sei por experiência própria que todas as palavras neste momento são como "nada", parece que nada nos conforta e só vêm à cabeça aqueles momentos, momentos únicos, mas que na altura nem demos a devida importância, parecia ser tudo tão normal... e que iríamos ter oportunidade de os voltar a partilhar muitas e muitas mais vezes... Mas agora que tudo acabou, esses momentos ficam como os "mais especiais", aqueles que jamais iremos esquecer.. E são esses momentos que temos que recordar com alegria, e dar graças a Deus, por ele ter colocado essa pessoa no nosso caminho. São as minhas sinceras palavras, Miguel Candeias .

José Afonso disse...

Una grande homenagem ao Telmo, da parte dos seus grandes amigos.
Sentidos pêsames à família e também para vocês que o acompanhavam mais de perto.
Um abraço para todos

Tasko disse...

Os meus sentimentos à familia e amigos..
Força amigos!

Anónimo disse...

Sónia Ramos
Fiquei bastante triste quando soube o que aconteceu ao meu amigo de infancia Telmo. Desde os meus 7 anos que deixei de o ver, mas todas as pessoas com quem convivemos fazem parte da nossa vida e lembro-me muito bem dele, com muito carinho e alegria de criança que éramos na altura! Deixo um grande beijinho à mãe do Telmo e paz no coração!
O mundo ficou mais pobre!

Anónimo disse...

O Teo apareceu na minha vida, numa altura em que a única cor, era o cinzento.
Inicialmente renitente, aos poucos fui cedendo àquele olhar de menino sonhador. Sem medo, deixei-o entrar na minha vida e; ainda bem que deixei. Do cinzento, passei a ter as cores do arco-íris na minha vida.
Com ele aprendi uma importante lição de vida: aconteça o que acontecer, o importante é nunca desistir.
Assim era o Teo: um lutador, um guerreiro, um sonhador.
Aceitou-me com todas as qualidades mas sobretudo com os meus defeitos. Aceitou e amou o meu filho e muitas vezes dizia:"morzão, amo essa criança linda, como se fosse minha." Trocamos juras de amor e felicidade. Todos os dias quando me vinha embora do hospital dizia-me:"quero ser velhinho ao teu lado, quero ser ainda mais feliz contigo". Apesar de estar doente e internado, fomos felizes. Todos os dias sonhávamos e fazíamos planos, como qualquer casal que se ama. Ao Teo devo muito. Devolveu-me o sorriso, a alegria, a confiança, a vontade de voltar a sonhar.A grande paixão era o mar, a pesca com os amigos, dos quais tantas vezes falávamos. Demos muitas gargalhadas sempre que víamos o video "shark". Em pouco tempo, o Teo conheceu-me como ninguém e todos os dias dizia-me:"Amo-te muito, és o meu orgulho". A cumplicidade entre nós era grande. Por vezes não eram precisas palavras, bastava o olhar para falarmos um com o outro. Numa das muitas conversas, perguntei-lhe:" Vida, qual a tua maior vontade?" Ele com as lágrimas nos olhos disse-me:"constituir família contigo, estar com os amigos e ir ver o mar". Amava a vida com todas as forças que tinha.
Partiu, não porque desistiu. É como vocês Pescas disseram:" A vida pregou-te uma partida". Agora fica a saudade, que dói e muito.
Onde quer que estejas, és e sempre serás o meu orgulho. A minha doce recordação... Amo-te muito Big Boy...
Olha por nós... Até um dia...
Ana

Anónimo disse...

amigos fikei sem palavras...a vossa dedicatoria ao telmo é duma profunda amizade k tinham por ele,tive o prazer de tb o conhecer e sempre com a ideia de ser uma pessoa mto amiga do seu amigo.a todos os pescas e a todos os k lhe eram mais proximos os meus mais profundos sentimentos k descanses em paz amigo e k olhes por todos nós k bem precisamos,ABRAÇO GRANDE. Nicolau Ferreira(lau)

Jota disse...

Os meus sentimentos para a família e para os Amigos !!!

grande homenagem que lhe fizeram !!

Abraço

Decio Estrelinha disse...

Boas Pessoal,
Li e voltei a ler,nao tenho palavras,estou chocado e por mais com a tenra idade do Telmo.
A perda e muito dificil falo por mim!
Ainda hoje luto com ela e ja faz quase um ano e parece que foi ontem.
Os meus sinceros sentimentos partilho a mesma dor.

Grd Abr
Decio Estrelinha

Anónimo disse...

O Mar é algo impressionante assim como as amizades.
Ligações que se criam entre seres humanos e entre o Mar é algo puro que a Mãe Natureza nos ofereçe !
Somos tão fortes mas tão frágeis...
Coragem
Atenciosamente. Marco Couto

Inácio disse...

As minhas condolências a amigos e familiares =(

Cumprimentos

Unknown disse...

Apesar de não conhecer o "TELMO" nem nenhum dos seus amigos, conheço algo que eles tão bem conhecem, partilho com "ele" e seus amigos, o "MAR", o gosto de estar perto dele, é algo que que nos liberta. É triste estas "rasteiras" que a vida nos dá. Os meus sentimentos aos amigos e familiares...
Força nestes momentos difíceis. De certo que o Telmo estará lá, sempre que junto do mar estiverem....

Abraço,
Nelson Silva

Pedro Franco disse...

Grande homenagem que prestaram a um grande companheiro vosso, os meus sinceros sentimentos pois é sempre dificil perder um grande compannheiro.

Pedro Franco

Anónimo disse...

Fazes tanta falta ....Não devias ter ído tão cedo . já fez 1 ano e 7 meses mas ainda me custa acreditar que já não estás . continua a doer muito. Descansa em paz coração....MJ