Os nossos amigos

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Salvo pela zagaia laranja......:-)


Boas Pessoal….


Mais uma ida ao jigging, desta vez só eu e o Pedro….
Arrancámos por volta das 11h30 da manhã do porto do lobito em direcção ao ponto dos peixes azeites. Como não podia deixar de ser, a expectativa é sempre muita, pois uma vez que se tira um ao jigging é impossível não ficar viciado…:-)

Chegámos por volta do 12h15 ao primeiro ponto, entre acertar o barco e não acertar para fazer a primeira deriva, passaram mais 10 minutos até que finalmente as nossas zagaias desceram até aos 92 metros……
O que eu gosto no jigging, é que faz-me lembrar o spinning. Quando menos esperamos, temos um ataque e o nosso coração dispara juntamente com o som que tanto gostamos…..o da embraiagem do nosso carreto..:-).

Claro que eu nunca vou esquecer os robalos, pois como tudo na vida, nunca se esquece o primeiro amor. E a eles devo-lhes o que sei hoje, ensinaram-me a pescá-los das diversas maneiras e transmitiram-me emoções que nunca mais vou esquecer…:-)
Às vezes, a malta daqui acha estranho a minha falta de interesse no Big Game, e não entendem como é que eu, não considero o Big Game ou a captura do Blue Marlin, o topo da pesca!...hahaha. Talvez para quem tenha crescido com estes peixes, e esta pesca, não encontre interesse nos outros peixes e nas outras pescas, da mesma forma que eu encontro..:-). Não nego e afirmo, que tirar um Blue Marlin é uma experiência inesquecível…. mas para mim basta uma vez e fico satisfeito….:-). Agora tirar os outros peixes de bico sem ser o Blue Marlin com material mais leve, isso sim, já me diz alguma coisa...hehehehe....:-)


Lá estou eu a divagar..hahaha…onde é que eu ia!!!....já sei, aos 92 metros de fundo.!!!..assim que começamos animar as zagaias nem sinal deles, nem um toque!!!...as horas foram passando e nem sinal deles até que parámos para beber e comer para recuperar forças…hehehe…o pescador sofre, mas à fome não é de certeza…hahahaha


Eram 14h30 quando decidimos rumar até outro ponto, e durante o percurso, decidi mudar de zagaia…hehehehe…modificada por mim, ou seja, arranquei a pintura de um dos lados, que era fluorescente que já estava gasta e colei um pedaço de um colete cor de laranja fluorescente, daqueles que são obrigatórios para andar na estrada…:-). Do outro lado da zagaia, arranquei a primeira capa de tinta que tinha e deixei estar a que estava por baixo, que era prateada…:-). Já que o laranja tem funcionado, e eu não consigo arranjar aqui na casa de pesca, uma que tenha um laranja forte, não à nada como inventar para ver o que dá…hahahaha
Assim que chegámos ao segundo ponto, depois de acertar a direcção do barco, largámos as zagaias para o fundo, este, uma vez mais a 91 metros. O pior era o vento que se fazia sentir, que não ajudava em nada em conjunto com a aguagem!!!!...mas enfim, são as adversidades da mãe natureza e contra isso não há nada a fazer..hahaha..a não ser fazer o melhor que sabemos…:-)
Só sei que assim que a minha zagaia chegou ao fundo e eu comecei a trabalhá-la levei uma porrada e consigo ferrá-lo….Hugg…3 esticões para ferrar bem e logo de seguida a cana fica toda dobrada e a embraiagem finalmente dispara….ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
ZZZZ
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZz…..ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ….este é bem bruto…Huuu…que força que tem este desgraçado!!!!.....zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz……ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ….ZZZZZZZZZZZZZZ
z…. só ao fim de 10 minutos é que consegui ver a cor dele a vir ao de cimo…Lindo…hehehe…estava a ver que não…hahaha…pelos vistos a zagaia funciona…hahahaha…o ser humano é lixado…hahaha


Ainda tivemos mais um bom bocado mas sem sucesso…..pelos vistos aquele peixe devia estar perdido..hahaha, até que  por volta das 16h decidimos dar por encerrada a jornada. Não foi nada um dia fácil, se compararmos as horas que tivemos à pesca com as capturas…hahaha…mas é assim, valeu pelo convívio e as emoções desta pesca…:-) 


Chegámos ao porto por volta da 16h30 e enquanto o Pedro estava a falar com uns pescadores, eu decidi agarrar na minha lesath e aproveitar para brincar um pouco com os blackminnow….hahaha..já me estou a rir, porque cada vez que eles vão à água, não vêm em bom estado para casa…hahahaha..por um lado é bom sinal, quer dizer que funcionam…:-)
Agarrei num Kaki de 120 e fui brincar um pouco com os meros…hehehe…a maré estava na preia mar a virar para a vazante, o que por sinal costuma ser bom…:-). O sitio onde eles estão escondidos fica por baixo de uma estrutura de cimento, que com o tempo foi abrindo buracos e fendas ao longo de toda a estrutura. O truque é lançar o vinil paralelo á parede, afastado um metro e esperar que eles saiam do buraco para atacar. Agora têm um senão…hahaha..é que eles são muito rápidos e assim que se sentem ferrados a primeira coisa é voltar para a toca….hahahaha.

1º lançamento e a meio do caminho, um ataque assim que o vinil toca no fundo e pimba…aguentar a investida dele…o que até foi fácil pois era pequeno…:-). Tirei-lhe o anzol e atirei-o para dentro de água, 2º lançamento e pimba, outro…cabeçadas e cá para fora, novamente para dentro de água..hehehe…isto é divertido, o vinil é que não gosta nada, é só furos e rasgos..hahaha…mas enfim, vale o divertimento…hahaha…entretanto ainda tirei mais 4 que foram parar dentro de água até que no ultimo lance, levo uma porrada e assim que o ferro, a cana verga toda e apesar do carreto estar com um drag razoável, agarro com a outra mão na bobine para não deixar sair linha….que é isto!!!!...que cabeçadas!!!!...só sentia a linha  a roçar na pedra, ainda bem que o leader era 0.80…isto pensava eu, pois com a força que ele fez, não consegui aguentar e ele acabou por se enfiar na fenda!!...merda, que este apanhou-me desprevenido!!!...entretanto um dos responsáveis do porto passa por mim e diz-me: Já ficaste sem o vinil…hahaha…cuidado que ai, tens uns mesmo bigs!!!..hahaha…E só me dizes agora ó Ilídio!!!...hahahaha…este tinha que ser grande…..bem, ainda tentei puxar, mas era para esquecer, ele não ia sair de lá, até que ao puxar acabei por rebentar o multi….paciência!!...posso dizer que até hoje ele já ficou com dois vinis e ainda não o consegui sacar para fora!!!...hahahaha...até ao dia....:-)

Entretanto como o Pedro ainda estava na conversa, resolvi fazer uma ponteira nova e colocar outro Blackminnow desta vez de 140 da mesma cor mas sem a ponta da cauda...hahaha..e ir até à ponta do passadiço e pescar nos sítios vazios onde não estão barcos. Vinil para o fundo e passado poucos minutos, levo um toque ao de leve, quase imperceptível e ferro…É lá, que este está cheio de força!!!!...isto não é mero!!!....cana vergava com cabeçadas  e com calma puxei-o até à tona e quando vejo, um lindo parguete…hehehe…mal ferrado, mas veio…hahahaha…já era bom este…hehehe…este já tinha um quilo e pouco, bem gordo e pronto para a janta…hahaha....eles nem ligam se o vinil nada ou não...hahaha..desde que mexa....tá bom...hahaha...este foi ferrado por baixo da boca...:-)

O Pedro finalmente fez-me sinal, ao que agarrei no peixe, juntei ao outro, arrumámos tudo e rumámos a casa felizes da vida, não pela pescaria em si, mas pelo dia junto ao mar, o bem que nos faz…:-)

                     Um grande abraço e até breve...

                                 Luís Malabar

22 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Boas Luís,
Pelo menos ainda se ouviu o carrete a cantar...
Esse black minow já foi... :)

Forte Abraço dos Algarves

Pedro PJPescador disse...

Delicio- me a ler estes relatos...
Pargos de kilo ao viinil...aqui batem-se milhas para tirar um peixe desses!!
Um grande abraco
Pedro PJPescador

Unknown disse...

És o cr7 da pesca pá, rsrsrsrsrs, ele é pode cabeça, calcanhar, até de costas........muito louco o relato, a minha parte preferida é a que o animalzinho se mete na fenda, faz-me lembrar a minha pesca nas noutra escala.

Grande abraço e obrigado pela partilha.

Unknown disse...

És o cr7 da pesca, ele é de calcanhar de costas de cabeça...........muito bem disposto o relato, da bem para sentir a emoção que vos preenche os dias.

A parte que me fez mais coçegas foi a do mero, fizeste-me lembrar a minha pesca mas numa escala diferente, faço ideia a loucura.

Obrigado por partilhares estas experiências, grande abraço.

João Pinto - http://sheospinning.blogspot.com/ disse...

É sempre a dar.. difícil nas vossas pescas é não capturarem nada...

Fazem o pessoal ficar roidinho de inveja

André Matos disse...

Os teus relatos sao algo de muito bom :D Dá para perceber que gostas tanto de um pargo tirado com material ligeiro que um blue marlin rebocado com corda !! sou da mesma opiniao :) Força amigo , abraço !

Pedro Franco disse...

Desta vez foi fraco mas com umas artimanhas e invenções ainda safaste o dia, esse mero vai-te acabar com os vinis todos he he he...
Agora vou dedicar-me á tua pesca favorita, um spinning para tentar um bom robalo, mas como tu dizes, não á amor como o primeiro e a mim quem me tira a pesca fina á boiá tira-me tudo, mesmo que o peixe seja na maior parte das vezes miúdo e a pesca que mais gosto.
Aquele abraço de Portugal companheiro

Francisco Belo disse...

Mais um relato, que nos fazes viajar até à zona por onde andas!!...
Muito bom Luis.
Continuas forte, seja de que maneira for.
Forte abraço

Armando Sousa disse...

Grande Luís,

Mais um relato de meter cobiça, parabéns amigo!

Esse BM era muito tenrinho para esse pargo lol

Grande abraço!

José Cunha disse...

Olá Luís,
Parabéns por mais um excelente relato. Gostei muito da brincadeira com os BM no porto.
Forte abraço,

Os Pescas disse...



Boas Manuel..:-)Pelo menos ainda cantou...:-) Os blackminnow aqui não duram muito amigo..hahaha.

Um abraço grande

Luís Malabar

Os Pescas disse...


Boas Pedro...:-) Ainda bem que gostas mano..:-) Lá vai o tempo que em Portugal, não era preciso ir para muito longe para encontrá-los!!!.Infelizmente hoje é o que se vê!!..até aqui já eles deram cabo de muita coisa.

Um abraço amigo

Luís Malabar

Os Pescas disse...


Boas Grande César..:-)Obrigado amigo, fico feliz por gostares..:-) É verdade amigo, o mero faz como o sargo, pedra logo...hahahaha.

Um grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas João..:-) É verdade amigo, pode ser pequeno, mas sai sempre alguma coisa..hehehe.

Um abração

Luís malabar

Os Pescas disse...



Comé André..:-) De qualquer forma, apesar de gostar de pescar com material mais leve, aconselho pelo menos uma vez na vida tirar um Blue Marlin..:-) Mas antes aconselho ir para a musculação...hahahaha..e mesmo com musculação, a pessoa sofre, mas sofre a sério, podendo até ficar sem forças e não conseguir tirar o peixe.

Um abração

Luís malabar

Os Pescas disse...



Grande Pedro..:-) já é a segunda vez que me safo à pala da zagaia laranja..hahaha.
Eu só uso os blackminnow para brincar um pouco no porto, senão já tinham ido à vida à muito mais tempo...hahaha
Apesar do teu amor ser a pesca à boia, tenho a certeza que te vais divertir no spinning e tirar uns belos peixes..:-)

Um abração

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas Francisco..:-) Obrigado amigo e espero que continues a gostar das aventuras e a divertir-te com elas...hehehe.

Um abração

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas Armando, por acaso foi outro peixe que comeu o rabo do vinil...hahaha..nem cheguei a ver o que era. Ainda bem que o pargo nem se apercebeu que o vinil não tinha rabo..hahaha

Um abração

Luís malabar

Os Pescas disse...



Comé josé..:-) Obrigado amigo o problema é que eles não duram muito..hahaha

Um abraço

Luís Malabar

João Santana disse...

Boas Luís, o que vale é que vocês apanham um peixe e enchem a arca,ahahahah,o parguete já faz lembrar Portugal, mais um belo relato, continuação e força ai, abraço.

Os Pescas disse...



Comé João..:-) O pior é que um gajo habitua-se mal e quando só tira um já não chega...hahahaha...ainda valeu pelo parguete que estava uma delicia..:-) E sempre faz lembrar Portugal, o meu País..:-)

Um abração

Luís Malabar

Sergio Fernandes disse...

Ola luis
Esses peixes que te destroem o material são um loucura
Grande abraço ai para o calor
Aqui está um barbeiro , mas como vem ai mar de sul , o sangue até ferve hehe!!!