Os nossos amigos

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Aniversário do Sitio do Pescador


Como amantes da pesca desportiva, estamos sempre atentos a tudo o que se passa dentro do meio, fóruns, blogues, sites e tudo o que é relacionado são frequentemente visitados por nós.
Destacamos  o fórum Sitio do Pescador pela interação que têm para com os pescadores lúdicos, um fórum diferente de todos os outros por vários motivos, pela amizade, pela partilha, pela camaradagem e acima de tudo pela liberdade de expressão que temos como usuários, estas são  algumas das diferenças que podemos encontrar dentro deste fórum e que o diferencia positivamente dos outros.

Como usuários do Sitio do Pescador foi com grande prazer que participámos em mais um aniversário/convívio e maratona de Surfcasting nocturna, o local escolhido para tal foi a Praia do Areal na Lourinhã, praia com excelentes condições para a prática de Surfcasting e Spinning, o local do repasto  foi no aérodromo que se situava  junto á praia.


Praia do Areal, Lourinhã from Os Pescas on Vimeo.

Estando nós a alguns km´s de distância e o clima  bastante irregular, combinámos sair daqui do Seixal ás 15h, tivemos como companheiros de viagem os nossos amigos João Borges ( presidente da ANPLED, Associação Nacional de Pescadores Lúdicos e Desportivos, associação essa que deve ser apoiada por todos nós, pois são eles que defendem os nossos direitos enquanto pescadores ludicos) e o seu companheiro de faina, Fernando.

Foi uma viagem debaixo de uma intempérie o que fez com que demorássemos um pouco mais do que o previsto, sempre a uma velocidade moderada pois a estrada não estava para grandes aventuras, lá chegámos por volta das 17h estando no local já um bom nº de participantes.
Agora era a hora das apresentações pois grande parte da malta só se conhecia virtualmente,  Sintam-se como se estivessem em casa” foi esta a frase com que fomos recebidos. Bifanas, febras, leitão, sardinhas, chouriços, morcelas, doces,  era uma  mesa farta aquela que tínhamos pela frente, a cerveja e o vinho estavam bem representados e a vontade de confraternizar estava patente.

Esteve também presente  um grupo especial para nós, Pereira, Chico, Mascarenhas e o  Rogério pois proporcionam tantas noites de bom companheirismo por essas praias fora.


Como era de se esperar o  final de tarde alongou-se pela noite dentro sempre com boa disposição e com muita história á mistura, o petisco estava excelente, as pessoas iam-se conhecendo melhor, as surpresas iam aparecendo até que aconteceu o que para nós julgamos ter sido o momento alto do convívio e já vão perceber porque.




Em todos os convivios existem sempre certas “souvenirs” para os usuários e neste não foi diferente, o Paulo ( Boss ) e o Ramiro  decidiram  fazer o sorteio das mesmas, mas desta vez com um participante especial, o pequeno Guilherme.

 E perguntam vocês quem é o pequeno Guilherme?

O Guilherme foi uma criança que tivemos o prazer de conhecer ( filho do João Gonçalves, nosso companheiro de faina) e que demonstra um gosto pela pesca pouco próprio para uma idade tão reduzida, foi talvez dos ”espectadores” mais atentos das inúmeras conversas sobre a pesca que por ali foram surgindo, uma criança com sede de conhecimento e que fez com que o pai deixa-se por momentos o convívio e se dirigi-se até á praia para realizar uns lançamentos.

Voltando ao sorteio, as “souvenirs” era bastante variadas, canas, carretos, linhas, bonés, estampas, um sem nº de brindes que havia por distribuir e o Guilherme tinha á sua responsabilidade retirar as bolinhas com os nºs de dentro de um saco, lá foram saindo os brindes pelos participantes, até que…

Pois é, é com momentos como estes que se marca a diferença e se mostra o carácter das pessoas, o Paulo e o Ramiro tinham guardado o melhor para o fim, a mensagem não podia ter sido  melhor pois se é  por eles que passa o futuro do nosso planeta, porquê não passar pelos mais velhos o futuro deles na pesca desportiva e nada melhor como lhes dar as ferramentas necessárias, a sua 1º cana de Surfcasting, foi um atitude bastante bonita e que fez com que todos os presentes aplaudissem de pé o pequeno Guilherme.
Era uma criança extasiada aquela que tínhamos á nossa frente, pois tinham acabado de proporcionar-lhe um momento único, talvez daqueles que ele nunca irá esquecer e decerteza o recordará com enorme carinho.


A hora já ia tardia e a ânsia em por as “batutas” dentro de  água já era alguma, mas ainda faltava algo de muito importante e que nos tinha levado até á Lourinhã, o aniversário do Sitio, ora aniversário sem bolo e sem cantorias não é aniversário, por isso toca a cantar os parabéns e a provar uma fatiazinha de bolo.



Equipamentos já vestidos e vai de rumar á praia para uma noite que se avizinhava longa e a mesmo tempo divertida, pois o companheirismo estava garantido e boa disposição reinava entre nós.

Batutas dentro de água, e o 1º a safar a grade foi o Nuno ( Pesca no Prato ) com um Sargo a rondar as 600gr, o 1º estava cá fora, de seguida foram saindo mais uns peixes (excepto ao PJPescador que carregou a grade) até que o Filipe tira uma Dourada de bom porte com uma iscada de choco, tendo-lhe aumentado a adrenalina e que o fez trabalhar  a “papuda” para a por a seco, pouco tempo depois e desta vez na cana do Luís Amaral um toque digno de registo que fez com que o Filipe ( sendo a pessoa que estava mais perto da cana) se agarra-se a ela e lhe senti-se a pujança, era de facto um peixe de grande porte pois a cana estava a trabalhar no seu limite, não havia nada a fazer ela tinha tido tempo de se entocar e o pior aconteceu, o estralho não aguentou tamanha força.
  
  
Dourada 1.605 gr

Foi pena pois teria sido a cereja no topo do bolo, mas enfim como diz o velho ditado “ UM DIA É DO PEIXE OUTRO È DO PESCADOR “ e este sem duvida foi do peixe, ele levou a melhor!

Entretanto o dia já tinha clareado e a pesca tinha chegado ao fim era tempo de arrumar a trouxa e fazermo-nos ao caminho, chegámos ao parque de estacionamento e para nosso espanto o Paulo, o Ramiro, o Jorge e o Fernando ainda estavam no local de convívio, no qual tinham passado a noite em tremenda cavaqueira, aproveitamos para comer um caldinho de peixe ( que tinha sobrado do dia anterior ) e mais uns docinhos que souberam mesmo bem e que aconchegaram o estômago, ainda deu para conversarmos mais um pouco e conhecer a malta um pouco melhor.

Tinha chegado ao fim  um dos melhores, senão o melhor convívio de pesca  em que tinhamos participado, agora havia que fazer a viagem de regresso para termos direito ao merecido descanso que tanto precisávamos.

Em resumo foi um Sábado/Domingo bastante diferente do normal, mas bastante positivo, pois tivemos o prazer de ter como companhia um imenso nºde pescadores em particular todos aqueles que ficaram mais perto de nós mas também de todos os outros que mais longe de nós fizeram daquela noite algo para mais tarde recordar.

Um abraço especial ao Paulo e ao Ramiro pela excelente organização, pela simpatia demonstrada e pelo acolhimento que tiveram para com todos os presentes, sem duvida algo a repetir mais vezes, os nossos parabens.

Um abraço,

Os Pescas

4 comentários:

J.Pereira disse...

Foi sem duvida do best
Grande abraço pessoal.

Os Pescas disse...

Gostei muito do dia/noite que passámos.
Um convívio fantástico, em que tive a sorte de estar presente, com amigos, e pessoas muito bem dispostas e acolhedoras.
Gostei de tudo, sem dúvida que a pesca é algo especial pela capacidade que tem em juntar pessoas. Graças a esse facto, já conheci tanta gente... Obrigado a quem organizou um convívio deste nível.
Filipe.

João disse...

Excelente descrição do convivio, realmente foi realçada a forma como fomos recebidos e só se pode dizer excelente ou mais que isso.
Grande dia e grande noite, realmente o surfcasting parecia-me uma pesca meio parada mas a verdade é gostei muito.
Um abraço a todos

Os Pescas disse...

Sem duvida um excelente convivio.
A camaradagem esteve presente do principio ao fim e as pessoas que o organizaram são sem duvida pessoas de grande caracter!
Um abraço,
Pedro ( PJPescador )