Os nossos amigos

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Sargos com reacção... Kiririkiriririri...

Boas pessoal,

Após a última ida ao mar, fiquei com a adrenalina dentro de mim. Não podia deixar passar muito tempo sem que fosse dar banho aos caranguejos de forma a que não esquecesse aquele "toque de magia".
Combinação feita no dia anterior com o Pedro, e toca a ir apanhar os caranguejos suficientes para o dia seguinte.



Chegámos ao pesqueiro durante a manhã, com muita tranquilidade. Observei o mar, e estava similar ao dia que lá tinha estado. O mar anda parado, restava pois aguardar pelas aguagens que nos brindassem com uma boa espumagem ( momento ideal para pôr a bóia no local que queremos, pois é nesse momento que em dias difíceis, que eles desentocam).
A primeira hora foi na realidade penosa, com o mar muito parado e o peixe pequeno a roer-me os caranguejos todos. Os locais iam abandonando o local devido à falta de peixe.
Na 2ª hora tirei 2 sargos assim palmeirudos, nada de especial, mas que me animaram um pouco... O pessoal abandonava o local desiludidos com as condições do mar... Eu fui dizendo ao Pedro para aguentarmos até à viragem da maré...
Conheço a zona, os buracos, e embora o mar estivesse parado, tinha alguma esperança que tal como na última vez a pesca se fizesse nos últimos momentos...
 A hora de almoço tinha chegado, e fui comer qualquer coisa e beber uma água fresquinha para me manter em forma, e preparei bem a montagem para fazer a pesca que eu gosto: Funda, lá bem dentro dos buracos, para perder muitos anzóis, mas para lhes ir pôr a "papinha na boca".
O pontão esse tinha ficado vazio... A maré chegava à praia-mar quando sinto o peixe a dar um ar da sua graça e saco mais 3 sargos ali em 10 minutos... As ferragens sucediam-se, uns ficavam no caminho, outros continuavam a fazer-me falar sozinho. A ferragem com o caranguejo é realmente muito especial.
O Pedro continuava com dificuldades em ferrá-los. Ele estava a pescar a na minha opinião longe do risco, e com uma cana que para mim no local que é, se torna um pesadelo( 690 gramas). Fazer a ferragem daquela maneira torna-se quase um acto heróico...


Na brincadeira, e com a reponta da maré, meto um caranguejo e digo-lhe: " vou aí apanhar um sargo ao teu lado, nesse buraco"... Foi lançar e antes até de a bóia estabilizar, zzzzzzzzzzzzz, já estava ferrado. Um bom sargo beiçudo... Novo caranguejo, nova ferragem, mais outro caranguejo e zzzzzzzzzzzzzzz, nova ferragem, desta precisei da ajuda do Pedro, pois o problema não era levantá-los, mas sim os quase 5 metros de estralho que não me permitiam içar o peixe, sem que a bóia estivesse a bater na ponteira. Quando sentia que estava no seu limite, restava-me ter calma, fazer ginástica em cima das rochas e esperar que o estralho aguentasse. Durante ali uma hora e meia foi sempre a ter ataques e ferragens. Muitos ficam no caminho, mas vale a pena perder alguns, tal o gozo que dá senti-los ferrados.
O Pedro lá se rendeu às evidencias e aumentou o comprimento do estralho assim, como tentou pescar mais perto das rochas. Parece-me que começou a ter mais ferragens, mas continuava sem acertar o passo.
A maré essa foi descendo, mas continuava a sentir alguns toques, mas como não me satisfazia, resolvi trocar de buraco, e fui para outro mais à direita, onde terminámos o dia. O Pedro já tinha arrumado o material, e acabámos a pescar à vez com a minha cana, onde ele já demonstrou outro à vontade, principalmente mais rapidez. Pudera... Aquela cana dele para mim, impediu-o de ter a reacção necessária para fazer a ferragem no momento certo.
Sem reacção, não há sargos. Existe ali um momento preciso onde ou o percebemos e reagimos, ou eles dizem-nos adeus...
Ainda estivemos ali uma hora a curtir sempre com ferragens que tal como mostrei ao Pedro, eram sempre no mesmo buraco, e sempre naquela altura precisa, em que a aguagem passava e deixava aquela espumagem... Eles saem e nós.... eh eh eh, pimba neles.


Passámos ali uma excelente tarde, sempre com muita acção e muita vontade de lá voltar. O dia esse correu muito bem, melhor a mim do que ao Pedro, mas julgo que ele percebeu alguns momentos e buracos lá do sítio, e eu percebi que ele com a cana que estava realmente pouco mais podia fazer.
Sempre na galhofa, passámos ali uma tarde espectacular. Um abraço a todos, esperamos que tenham gostado.
E viva a reacção.



Material:

Canas: Banax GTX Kombatt 5mt; Hiro Capedo 6 mt.
Carretos: Vega Superb 30; Banax Si 1300 DBX.
Iscos: Caranguejo.

Até breve,

Filipe Condinho.

6 comentários:

Os Pescas disse...

Sem duvida que este dia foi a prova que o material faz toda a diferença!!!!
A culpa foi da REACÇÃO!!!
Mais um dia mt bem passado ,como sempre.
Um abraço,
Pedro ( PJPescador )

J.Pereira disse...

Sempre na faina... ah ah ah
Vou querer umas liçoes de boia...
Grande abraço, amigos.

Os Pescas disse...

Boa pesca de sargalhada pessoal..:-) e não há duvida que a tua cana de boia Pedro é mesmo pesada para ferragens rápidas, até fico com pena de ti...lololol.
Um grande abraço aos dois e Filipe não te quero com a minha peixeira ok..:-) ela é só minha...toda minha...lololol.

Luis Malabar

Pedro Nunes disse...

Uma boa teca de Sargos!
Saude

Os Pescas disse...

Mais uma boa pescaria.
Tenho de dar ai um saltinho para me ajudarem a evoluir na bóis.
Não tinha paciência para este tipo de pesca mas agora estou a gostar.

Um abraço,
Nuno Fernandes (pesca no prato)

João disse...

Grandes pescadores,
Comecei nesta pesca e perto deste sitio e adoro a técnica, mesmo assim vem sempre 1 para casa.
Qualquer dia quero ter aulas de caranguejo!

Um abraço