Os nossos amigos

terça-feira, 12 de julho de 2011

Ataque á montanha...

Após algumas tentativas não concretizadas para ir á pesca aos Pargos, lá consegui arranjar um tempinho para voltar a um sitio que me tinha deixado boas recordações, a Montanha de Camões. Como de costume a embarcação escolhida foi o Marthe mais o seu Skipper Walter Canelas.

Á hora combinada  ( 6h da manha ) lá saímos da marina de Cascais cheios de vontade e esperança de realizar uma boa pescaria, tínhamos um longo caminho pela frente mas o tempo apresentava-se de feição e com boas condições para um excelente dia de pesca.

Depois de 1.30h de caminho lá chegámos ao local aonde iríamos ficar fundeados o dia todo, a profundidade do pesqueiro rondava os 80mt e a técnica utilizada seria a PESCA À CHUMBADINHA, acreditem que para este tipo de espécie a capturar é das técnicas que mais resultados dá.

As canas a utilizar neste tipo de pesca são canas de bóia de medidas compreendidas entre os 3.60mt e os 4.20mt e com acções entre as 15/120gr. Como é óbvio esta tipo de pesca requer alguma paciência e  experiência pois como devem compreender não é fácil estar a pescar a exemplares de bom porte  e a uma profundidade destas com uma cana que é extremamente sensível e que não aguenta grande carga.

Durante a parte da manha consegui efectuar 5 ferragens, 4 das quais não deram em capturas pois a meia água o peixe ganhou a "luta" e conseguiu desferrar o que diga-se de passagem é bastante normal de acontecer pois estamos a falar de grandes exemplares e de uma pesca aonde utilizamos anzóis 6/0 e iscadas de Gambas inteiras, Sardinha ou Cavala.


Podémos presenciar também um ataque das Gaivotas e dos Golfinhos a um cardume de Carapau que fez com que o peixe que estava aos nossos " pés " se mantivesse no pesqueiro e que nos proporciona-se mais umas capturas.


O resultado final desta pescaria foi 2 Pargos de bom porte que rondavam os 3/4kg, mais uma vez este pesqueiro deixa saudade pois é um local que me tem dado bons momentos de prazer e no qual eu tenho tirado todos os meus recordes pessoais.


Montanha de Camões 6 - Ricardo Palma 2

Material Utilizado:
Cana: Byron Mamoth 3.80 C.W. 15/90gr
Carreto: Shimano Stella 8000 PG
Linha : Asso Ultra 0.40
Shock leader: Asso Fluor Coated 0.35
Anzol : Shout 6/0

Um abraço,
Ricardo Palma


3 comentários:

Os Pescas disse...

Grande Palma, tanto andaste que agora não perdoas, belos peixes amigo, está visto que já lhe apanhaste o jeito.

Um grande abraço

Nuno (pesca no prato)

Os Pescas disse...

Mt bem Sr Palmeta, finalmente peixes dignos de seu nome, verdadeiros exemplares da sua espécie.
Mta parabéns.
Pedro ( PJPescador )

Os Pescas disse...

Grande Palmeta, fico muito feliz por ti e espero que tires muitos mais e maiores amigo.
Luis Malabar