Os nossos amigos

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Surfcasting de rastos...

Boas pessoal,

O peixe tarda em dar um sinal da sua graça nesta modalidade este ano na margem sul... Várias têm sido as noites em que temos tentado dar com os nossos amigos... Faz umas  2 semanas em que combinei uma pescaria com o Guilherme. O Windguru dava motivos para acreditarmos que tínhamos uma noite de luxo para esta modalidade nesta zona. Ondulação de Oeste, mar espumado portanto, 3,5 metros a descer, pouco vento, aguagens entre os 10 e os 13, estava portanto uma noite perfeita.
Na hora marcada lá estávamos nós, prontos para irmos até ao Meco, Moinho de Baixo, zona que privilegiamos para esta modalidade.
Pelo caminho fomos falando sobre a pescaria e a motivação estava nos píncaros, paramos para um cafézinho e de seguida rumámos ao pesqueiro.
Chegados ao Meco, uma surpresa, nem um pescador. Julgo que não o tinha presenciado ainda neste local.
Bem, o Meco estava areado, mas resolvemos procurar algum cabeço junto de fundão... Após uns metros de caminhada, encontrámos um que nos deixou minimamente satisfeitos. Parámos por ali e foi montar depressa o material e lançar para  dentro pois a maré estava a meio da enchente...
Para nossa alegria as canas deram logo sinal, e mesmo não sendo grandes toques, dava para entender que o peixe andava por lá... Nos primeiros lançamentos tirámos logo alguns sarguitos, prontamente devolvidos, embora tivessem medida não era bem o que procurávamos...

O meu sargo... Estava uma delícia!
Os toques sucediam-se mas continuávamos a deitar peixinho fora... E pusemos-nos na conversa, quando olho para a cana do Guilherme e vejo-a com a linha completamente na diagonal o que em dias de pouca aguagem, seria sinal de peixe, pelo menos é costume ser assim... Ele foi agarrar na cana, e apercebeu-se que trazia peixe, rapidamente recolhido entre o lindíssimo mar espumado que estava nessa noite. Um robalo muito bonito, para alegria do Guilherme. 

A motivação revigorou e claro, lá lançamos de novo as canas em busca de mais uns robalos. O mar estava propício. Mais um toque na minha cana e percebo ao agarrar que estaria ferrado, recolho e facilmente o trago para fora. Um robalo de cerca de 800 gramas. Menos mal... Vai de iscar com mais um casulo e zumba lá dentro... Em alguns instantes mais alguns toques, e mais uns sargos pequenos, até que a minha cana dá uma bela sticada, e contínua a fazer pressão, corro para ela, e assim que agarro, dou-lhe aquele toque para trás para garantir a ferragem e toca a recolher, este perto da margem deu alguma luta, já me divertir, realmente os sargos, dão outro gozo a tirar. Um belo sargo, que me alegrou e deixou entusiasmado. Seria a 1ª noite de frio em que saía peixe de jeito?... Pois, a maré acabara de virar, e os toques como por magia desapareceram... Nem os pequenos batiam... Ficámos horas sem um único toque... Fomos lançando perto, longe, alterando os iscos, mas, nada batia, e apenas por a noite estar a passar-se bem, resolvemos esperar pelo nascer do dia.
A maré vazou tanto que ficámos a pescar em seco praticamente... 
Com o nascer do dia, resolvi procurar melhor um fundão e assim trocámos de lugar para mais uns lançamentos em busca de algum robalo madrugador... Mas nada batia... Já estávamos para desarmar as canas... quando uma delas dá um pequeno toque, agarro nela e sinto qualquer coisita... Recolho e vou dizendo umas asneiras, lol, pois percebi que seria uma amostra de peixe... E não é que acertei... Um robalito, coitado, ali com uns 25 cm, embuchado, o Guilherme ainda lhe fez massagens e tentou ver se ele vivia, mas como lhe tinha dito, ele estava feriado nas guelras e não iria resistir, e ficou logo a boiar... Enfim, acontece.
Para minha satisfação, observo algo na água junto à margem, o Guilherme estava de perneiras e fez o favor de ir buscar... Um monte de linhas, com destroçedores e 2 amostras... Uma Daiwa saltiga sardine e uma Shimano... Eh eh eh!
Hora de arrumar a tralha, a noite que tanta ilusão nos criou, desiludiu-nos, o surfcasting tem sido uma miséria, anda completamente de rastos!
Um abraço ao Guilherme que é uma óptima companhia, e em breve irei em busca deles. Isto não fica por aqui...


Pescaria do Guilherme
A foto de telemóvel não deixa perceber, mas o robalo de cima tem 1,4/1,5 kg..
Os de baixo desgraçados, tramaram-se... embuchadinhos

Material usado:

Canas: Vega Potenza Hybrid, Vega Millenium, Shimano SAT, Fujika KW, Hiro Amphora
Carreto: Shimano PA SpinPower, Tica Specter, Shimano Super Ultrega, Shimano AeroTechiumXT, Shimano AeroTechiumXSA

Iscos das capturas: Casulo, Tita e Ganso.

Filipepc.

2 comentários:

luis mascarenhas disse...

Pois é Filipe, tb eu os tenho procurado com o Corsa ai no Meco e peixe nem vê-lo!!!
Mas ele há de encostar!!!
Temos de combinar uma pescaria.
ABRAÇO.
lUIS MASCARENHAS(LIKAS)

Os Pescas disse...

Olá Luís, olha quando fores ou quiseres avisa... Sabes bem que são todos em vindos. Um grande abraço.
Filipe.