Os nossos amigos

sexta-feira, 6 de abril de 2012

O regresso à praia!


Boas pessoal,

 Pois é, como o título indica este foi o meu regresso à praia após meses de ausência. Motivos pessoais, profissionais e outros que tais, lololol, têm me impedido de fazer a pesca que tanto gosto. Após algumas pescarias marcadas com o Guilherme e outras tantas desmarcadas, lá se conseguiu marcar uma e finalmente conseguimos nos juntar. A nós juntaram-se o Luís Passeiro, o Filipe João, e por acaso ainda o Soares.


 Vou desta feita fazer o relato ao contrário... Começar por vos dizer que não atingimos parte do que procurávamos... Não é fácil ir lá um dia e ter logo sorte. Muito menos em praias e pesqueiros que desconhecemos totalmente. Mas existe sempre o outro lado, o do convívio, e esse foi excelente... Pescaria marcada para o Sábado passado, e com muitas dúvidas para onde iríamos parar, lá escolhemos Santa Cruz ao invés de Peniche ou Foz do Arelho. Alguns colegas nossos andaram por essas bandas. Chegados a Santa Cruz, lá derivámos de praia em praia para conhecer os pesqueiros e escolher uma praia. Entre a praia do Navio e a praia do Alemão, lá desembarcámos em busca da nossa amiga dourada...




A praia esta apresentava-se com dois cabeços de areia a cerca de 75 metros e no meio bons fundões... Para ficar em grupo, visto a praia ter imensa gente, ficámos entre o 1º cabeço e final do fundão! Soube-me tão bem, tornar a montar uma cana... É uma excelente sensação... Rapidamente montei a minha 1º cana, a Barros Surf Team XT 450, escolhi um caranguejo e toca a botar a menina a pescar. Enquanto montava a segunda cana, começo a desconfiar conhecer uma barbixa ao longe, eheheh! E fui-me aproximando para confirmar. Era o Soares! Lá estava ele, após uma semana em que tirou uma grande burra( perto dos 3 kg.) a tentar apanhar a mãe dela, eheheh! Mas estava difícil pois ele foi dizendo que ainda não tinha sentido nada, dando-nos esperança pelo facto de segundo ele, naquela zona o peixe andar a sair mais na reponta e início da vazante. Bem já eram quase 8 horas e o pôr do sol deu-nos momentos realmente lindos e marcantes. Sabe tão bem ver tal espectáculo! É um momento único. Conseguimos tirar fotografias excelentes.









 A realidade é que as horas iam passando e nada dava... Já de noite, vejo a minha cana dar um bom safanão, seguido de outro e corro para ela, mas assim que agarro na cana e verifico que tenho o peixe cravado, abanei a cabeça desalentado pois o peixe seria certamente pequeno. Veio a confirmar-se ao chegar a terra, era um sargo apenas razoável, nada de mais! Enfim, paciência, melhores virão, pensei eu... Mas a noite não estava de peixe, pela praia fora os muitos pescadores iam desistindo, uns para ver o Benfica X Braga, outros por estarem fartos de dar duche às minhocas... Nós continuávamos numa boa onda, a experimentar tudo o que tínhamos! Casulo, ganso, choco, lula, americano, titas, caranguejo, navalha, e nada... Já perto da praia mar a cana do Luís dá 3 valentes safanões, provavelmente uma boa burra, mas a tipa foi-se e nós ficámos na mesma, como a lesma! A maré virou e finalmente sai o primeiro exemplar do peixe que tanto buscávamos! Uma douradinha, mas uma douradinha daquelas do Capitão Iglo! Eh eh eh! Pequenina, devia ter uns 15 cm. Prontamente devolvida. Após essa tivemos bastante tempo sem nenhum toque e já estávamos numa de arrumar, quando ao tirar as canas o Luís sem ter visto nada, assim que agarra na cana sente que esta estava pesada, e... Batia? Hmmmm... Após uma ligeira luta já perto da margem ele tira a sua 1º dourada do ano e ao menos alguém tinha tirado um peixe nesta noite que pudéssemos considerar como tal! Não era muito grande, mas já era jeitosa, cerca de 800/900 gramas e já dava para deixar o Luís satisfeito com esta captura. 






Não é necessário muito para adivinharem que ficámos mais um bocado e toca tudo a iscar bem! Mas na realidade, um a um todos os pescadores desistiram e nós por insistência fomos ficando mais um pouco em busca da burra que tanto procurámos, mas apenas saíram mais dois sargos tirados pelo Luís. Arrumada a tralha, e feitas as despedidas do Soares( obrigado pelas chumbadas)rumámos a casa, sempre com a disposição do costume. Do outro pessoal, chegavam-nos notícias animadoras, de boas douradas tiradas. Parabéns para eles. 

Em breve tornamos a tentar. Mas este ano, anda a COSTAR muito! Ai Costa, a pesca Costa


Material: 

Canas: Barros Surf Team XT; NBS Fujika KW; NBS Steel Power; Vega Potenza Hybrid; Vega Millenium

Carretos: Shimano Ultegra XSA, Shimano Super Ultegra XSA; Shimano Power Aero XT; Shimano Aero Tecnhium XSB; Tica Specter; Shimano Aero Technium XT

Iscos: Casulo, Ganso nacional, Caranguejo 2 cascos; Americano, Choco, Lulas da arte; Titas.


Abraço, Filipe.

11 comentários:

Pedro Nunes disse...

Boas Filipe!
Bom relato de pesca e ainda melhor foram as fotos maravilhosas que fizeste, pois o visual faz parte do prazer da pesca embora muitos ainda não se tenham apercebido disso...
Pena foi as burras não terem aparecido...
Saúde e força.

José Pedro Cruz disse...

Bonito relato Filipe! Bonito nascer do Sol e boa companhia, só faltaram as burras! :)
Hão-de chegar! ;)
Abração!

Anónimo disse...

Boas PESSOAL,vieram até as minhas praias,foi pena, porque nos dias anteriores sairam aí bons BARROTES mas ao spinning, ao fundo tinham apanhado pouco,o robalos andavam atrás da comedia.Mas esse pesqueiro é fenomenol, mas mais a partir do fim de MAIO.Saúde.

ABR Nuno Sousa.

Os Pescas disse...

Obrigado Pedro. Realmente a pesca representa bem mais do que somente pescar. A paisagem é um dos motivos que nos levam lá, a nós lúdicos.
Abraço.

Os Pescas disse...

Olá Zé Pedro, é verdade, foi uma pesca com malta muito amiga. Sabe sempre bem.
Não apareceram, mas ainda hei-de fazer uma ou outra pescaria a elas este ano.
A pesca de praia é sempre uma pesca um pouco ingrata.
Abraço.

Os Pescas disse...

Também gosto muito de conhecer outros pesqueiros, e este parece-me muito bem. Boas fotos sem duvida.

Nuno

Pedro Franco disse...

Boas pessoal dos pescas,
Grande relato, vocês não param !!!
Vieram aqui para as bandas do Oeste para tentar capturar alguma daquelas douradas de sonho que só os mais teimosos as conseguem tirar.
Grande abraço e quando cá voltarem digam alguma coisa, ou se precisarem de algumas dicas sobre algum pesqueiro estou ao dispor.

Os Pescas disse...

Parabens Filipe bom trabalho como sempre,quanto as douradas hummm... só as consegues enganar no berçario,aquele que fica no "teu" quintal lol,lol,lol... ...
Abraços

Ricardo Palma

Jose Antonio (chopito) disse...

Hola Felipe, Buena pesca para ser un lugar de pesca nuevo,... habitualmente cuando se desconocen los pesqueros, se suelen hacer muchos bolos, así que enhorabuena por la pesca artista.

Un saludo

Paulo Marques disse...

Boas boas, á muito que não aqui vinha, bom relato e sempre o mesmo feeling, é isso mesmo. Um abraço a todos
Elas andem aí!!!

Os Pescas disse...

Olá Paulo, então as pescarias? Tens ido? A ver se marcamos uma noitada pa.
Um grande abraço.
Filipe.