Os nossos amigos

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Titas

Titas/Bibis

Descrição: Também conhecido por Bibis e Salsicha, é um Anelídeo de grande consistência vindo dos Algarves, mas oriundo do Vietname. Com um aspecto duro e largo muito parecido com uma salsicha. A Tita pode atingir tamanhos superiores a 15/20 cm de comprimento. Considerado por muitos pescadores como um dos melhores iscos para a pesca ás Douradas, não excluíndo outras espécies. O facto de ser uma isca muito resistente, permite ser utilizada nas situações mais adversas, vindas seja do mar ou da dureza dos lançamentos. Isca muito selectiva no que a capturas diz respeito, raramente são sentidos toques de peixe com menores dimensões.

Quatro Titas com um tamanho reduzido.

Conservação: Uma isca que se consegue manter por volta de uma semana, não se pode sujeitar a temperaturas muito baixas. Eu por hábito deixo de dia no frigorífico e pela noite deixo-as a apanhar ar. Também tenho conhecimento que muitos pescadores congelam as Titas com água do mar e são reutilizadas, neste caso é aconselhável iscar em tiras como é explicado mais à frente. Também podemos utilizar um recipiente com água do mar e um oxigenador, neste caso temos de ter atenção para que sempre que uma Tita possa rebentar temos logo de trocar a água e remover a que morreu. Se não dermos atenção a esta ultima acção corremos o risco de morrerem todas.











Técnicas de pesca mais frequentes: Existem muitos pescadores que a utilizam na embarcada mas também com grande utilização na pesca ao fundo. No meu caso dedico a sua utilização no Rockfishing e Surfcasting onde apresentam excelentes resultados.

Espécies alvo: Douradas, Sargos e também Robalos, este ultimo nunca apanhei com esta isca.

Dificuldade de captura: Elevada, não tanto pela dificuldade da captura, mas mais por ser um isco local e não existir em muitos pontos do país. Encontra-se principalmente por terras Algarvias, e zona centro do país. Para a sua captura nestas zonas onde se encontram, existe a necessidade de se cavar grandes buracos até chegar a elas. É ainda um isco pouco comercializado.

Venda ao público: Tal com foi anteriormente referido é uma isca que se encontra mais facilmente e de bom tamanho, no Algarve. Na zona centro/sul do país vamos conseguindo obter esta isca através de encomenda, visto não ser uma isca muito procurada, as lojas não tem com muita frequência. Mesmo quando conseguimos encontrar são de pequenas dimensões.
Os preços praticados aqui pelo Seixal são de cada caixa com sete Titas e ronda os 2,5 euros, mas existe quem venda a 4 euros a caixa.
Nos tamanhos de maior dimensão são vendidas à unidade, chegando a custar 2,5/ 3 euros cada unidade.


Uma das formas de acondicionamento com que são vendidas.

O que mais aprecio: Sem duvida o facto de ser um isco resistente, aguentando as investidas dos peixes de menor dimensão, o que aumenta a possibilidade de ferrar um bom peixe mesmo com a "pequenada" por perto.

O que menos aprecio: A dificuldade de iscar vivo, o seu preço tendo em conta as dimensões das Titas que aparecem pela nossa zona.

Iscagem: Nesta primeira imagem, a Tita é perfurada com uma agulha de iscar sardinha ou uma agulha que permita passar a linha no seu interior e depois inserida pelo estralho e não pelo anzol. Com esta forma de iscar temos mais possibilidades de não ferir o Anelídeo e fazer com que perca o liquido que lhe confere mais consistência. Sem duvida que dá muito trabalho, existe quem faça as iscagens em casa e depois são transportadas num balde com água do mar. Desta forma, basta arranjar um recipiente com água do mar no fundo. 15 anzóis previamente empatados, os de argola pequena mostram-se mais fáceis de passar a isca. Tentem calcular bem as iscadas para não estar a fazer a mais, feitas as iscadas colocamos a Tita dentro do recipiente com o estrálho de fora. Para facilitar na deslocação do balde sem os estrálhos se enrolarem, colocamos um elástico largo ou um cabo atado à volta do recipiente para fixar os mesmos.

Como eram pequenas, foram colocadas duas para ficar composto.

A outra forma de iscar é cortando a Tita longitudinalmente, isto quando tem um tamanho considerável, em tiras que depois são enroladas numa agulha de iscar e acondicionadas com linha de silicone. Neste caso as tiras são enroladas com o que era o seu interior virado para fora, isto permite soltar mais odor ao entrar dentro de água. Existem muitos pescadores que consideram esta a melhor forma de iscar. Como podem observar, basta uma tesoura, uma agulha adequada e linha silicone para que possamos efectuar esta iscada.



Nunca esquecer que as tiras que fizemos para a nossa iscada, deve ser sempre enrolada à agulha com o interior virado para fora, não tem nada que enganar.

Já cortadas com o que era o interior virado para cima.

A Iscada final fica com este aspecto, muito atractivo para os exemplares que procuramos. O único contra é que já vamos sentir mais toques de peixe pequeno mas a isca tem consistência para dar conta do recado.

Iscada com duas Titas pequenas cortadas em tiras.

Desta forma penso já ser possível, para quem não conhece, começar a utilizar esta isca. Posso dizer que tem grandes resultados entre os pescadores que lhes dão uso e nós também não nos podemos queixar.

Um grande abraço para todos.

8 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Bom post, onde existe um cuidado em dar os detalhes desta isca, que costuma sempre trazer boas surpresas!!!
Eu costumo utilizar mais a salsicha que também é do mesmo género, mas é made in Algarve. :)

Sílvio Pinto disse...

Pois eu como o Manuel uso tambem mais a salsicha, apanhada aqui na zona, os bibis dizem que vêem de fora do Algarve, não sei porquê mas não acredito, bibis não é mais do que salsichas pequenas, quantas vezes Portugal envia produto para o estrangeiro e depois é vendido como vindo de lá.
É como o ganso, não é mais do que as cabeças do parchal.

Filipe Cabeça disse...

Uso muito este isco, principalmente para a Dourada.
Muito bom post!

Os Pescas disse...

Obrigado a todos em nome dos pescas. O post foi feito pelo Nuno, e está realmente muito bom.
Silvio és capaz de ter razão.
Eu quando vou aí o meu primo apanha, quer os mais pequenos quer a salsicha. É fenomenal para a dourada.
Parabéns ao Nuno pelo artigo.
Filipe.

MiguelCandeias disse...

Boas,
Eu por acaso só pesquei uma vez com esse isco, e foi quando estive de férias em Vila Real, no Algarve. Apanhei um Robalo, na casa das 500gr.

Bom artigo!!

Miguel Candeias

Pedro disse...

Parabéns pelo blog!!

Gostava de saber se alguém sabe se é possível criar este isco em cativeiro.

cumprimentos vindos do Algarve!

Anónimo disse...

Deixo aqui um nome de uma empresa espanhola que trabalha em portugal e vende este isco, já trabalhei com eles e fiquei sempre bem servido :)
http://www.multicebo.com/

Unknown disse...

Muito bom amigo

Obriado boas pescas