Os nossos amigos

terça-feira, 3 de julho de 2012

Frustração de pesca, revolta na alma

Boas,

Confesso que estou sem a mínima vontade de escrever seja o que for. Cheguei a pouco da pesca, o dia foi fraco, aliás, estou a ser deveras simpático, mas resolvi fazer o relato, por 3 motivos:

- 1º, para todos perceberem que nem sempre a pesca corre bem.
- 2º, para fazer uma reflexão sobre o dia, procurar e encontrar soluções.
- 3º. porque sendo este blogue, como um diário, serve para a data ficar marcada sobre o que eu hoje vou dizer.

Procuro por vezes a forma correcta de escrever sem fugir aos assuntos, mas sem criar polémicas, que não me interessam para nada.
Espero portanto não dizer nada que não deva...

As últimas pescarias têm sido bastante boas, capturas de bom nível, quantidades interessantes, tem valido a pena. A motivação portanto tem andado em alta.

Como acontece muitas vezes, quando melhor preparamos uma pesca, parece que é quando tudo corre pior... Enfim...

Com tem sido hábito dormi pouco, levantei-me cedo, entrei dentro de água ainda não eram 4 da manhã... O que eu faço por este desporto, não ganho mesmo juízo.

O plano era começar pela pesca aos robalos à chumbadinha, e assim o fizemos. Na realidade começou logo ali o dia a fazer-se!
Por ainda estar algo escuro em 4 lançamentos prendo 3 vezes o estralho num cabo que existia ali na zona.
Tivemos hora e tal para ter 3 toques, um bom, que não ferrou, e dois mais pequenos, um deles ferrado. Um robalo miserável.
Por entre a brincadeira, andámos de roda de umas tainhas e apanhámos uma viva para pescar à Corvina, e como tinhamos dois chocos vivinhos, era mesmo o isco que faltava para tentar...
Muitas tentativas, até que o Palma apanha uma, e a mete no balde com água, mas enquanto pescámos ela desapareceu, provavelmente fez o que elas sabem tão bem fazer. Saltou para fora do barco.

O dia já tinha nascido e decidimos ir para um spot entretermos-nos com uma cana às Covinas com tira de choco, outra com o choco vivinho a passear por baixo à espera das mutantes, e duas com caranguejo de 2 cascos e moles, e ainda Ganso nacional.

Pelo caminho vi redes dentro da baía do Seixal, na saída da Ponta do Mato, no canal do Barreiro, e durante todo o percurso até ao canal que vai dar a Lisboa.
Tentámos ir a um cabeço onde já fizemos uma boa pescaria, e o que lá estava? Mais de 100 metros de redes a tapar toda a zona. Meia volta, toca a ir a outro sítio, desta um fundão.
Ali ficámos durante hora e tal, onde nem um peixe tirámos e apenas se sentiu um pequeníssimo toque.
Depois de falar com o Palma, decidimos ir experimentar mais para dentro, e andámos à procura de um local que fosse fundo...
Fundeámos e tentámos renovar o espírito.
Enfim tanta expectativa, no único dia da semana que eu tinha livre para ir à pesca... Lanço a cana, e passados segundos reparo que está em esforço, quando tento levantar, nada... Presa. Porra! Bem, decidi deixar estar e pescar com a outra até se ver se valia pena ficar ou levantar ferro. Como nada dava, resolveu-se levantar ferro e tentar soltar a minha cana.
Começo a puxar e o que vemos ao largo em nossa direcção? Um barco de pescadores, que ao chegar perto de nós, vem a refilar... Epa mas será possível?
Bem... Em tom ainda de verdade absoluta vieram dizer-nos que estávamos a pescar numa zona onde eles tinham aparelhos??? E nós questionámos como adivinhamos que existem aparelhos naquela zona sem qualquer sinalização? Resposta: Claro que não estão sinalizados, aqui não se pode ter!
Bem, por entre uma conversa deveras interessante ainda ouvi algo que me fez terminar a conversa, porque sei bem que não vale sequer a pena este tipo de cenas. Sei bem onde vão parar, sei o que se passa, enfim... Ouvi" Nunca mais sai a lei para vos proibir de pescarem durante a semana, a ver se nos deixam em paz"... E aqui para mim terminou logo a conversa...
Ora estamos a pescar, com licença, numa boa, aparecem pessoas que até podem viver do mar, mas que estão a infringir, e ainda se acham donos da razão, não há pachorra. Sinceramente, se respondesse muito, ia me passar, é respirar fundo, e dizer 10 vezes... Estás aqui para ter divertir, estás aqui para te divertir...

O Palma ficou obviamente stressado, eu não gostei, mas tentei relaxar. Fomos mais para fora, a um canal que já nos deu um  bom peixe, e quando lá chego, na direita era mais uma rede.
Bem fomos mais para a esquerda fundámos, e ali senti uns toques, nada de especial, mas ia sentindo toques. O Palma adormeceu e fiquei entretido a levar um baile de uns peixitos, e apanhei ali uns charrocos e uma rabeta...
Durante hora e meia foi assim, até que resolvemos sair dali e ir em busca de algo melhor...

Voltámos ao local onde se começou, e estivemos ali uns minutos sem sequer tocarem no isco... Nada, nem um toque. Mudei a direcção dos lançamentos, aumentei a iscada, e levo uma valente cacetada, já o Palma dormia novamente. Levanto, dou um esticão, e ferro o peixe, que me dá uma valente corrida lateral, contra a direcção da corrente. Levanto-me começo a trabalhá-lo, e ele dava muitos safanões, típico do peixe mal preso. São toques secos, e quando ia chamar o Palma, para começar a abrir o Xalavar, ele soltou-se. Um bom peixe. Fiquei danado. Tinha um estralho com uma fatecha e mesmo assim safou-se. Bem, troquei aquilo, e resolvi por o maior anzol que tinha comigo, um 6/0, mas de um modelo da AWA-SHIMA bem grande, parece-me um 7/0 ou 8/0. Isquei com meio choco, com os tentáculos para baixo, e resolvi lançar para o mesmo sítio.
As outras canas, nem nada. O ganso nacional nem comiam, o caranguejo raramente... O choco do Palma, sempre intacto.
Que dia, xiça.

Bem, a mesma cana começa-me a andar sozinha muito lentamente, vejo duas cabeçadas e agarro... Peixe ferrado, mas era pequeno, já perto do barco vejo um safio pequeno, quando a outra dá um porradão... Largo a 1ª com o safio dentro de água, agarro na outra e Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz, tento levantá-lo do fundo para ver se corria para os lados ou para baixo, e rapidamente vi se tratar de um excelente safio. Força bruta, arranques na vertical, cana em esforço, drag a trabalhar... Bem, sem nada de jeito capturado, resolvi me concentrar no que estava a fazer, e chamei o Palma para abrir o xalavar... Após uns minutos de luta, eis que ele se aproxima do barco, e esqueço-me que tenho a outra cana na água com outro safio... Claro deu porcaria, enrolaram-se... Mas lá safámos aquilo e conseguimos pôr o grandalhão dentro do xalavar, cortei o estralho e fiquei a fazer novas montagens. O pequeno foi devolvido com vida.

Bem, mais umas tentativas, mas sem qualquer sucesso. Falámos e resolvemos ir tentar mais para o Barreiro, quando vamos pelo canal na direcção do spot, redes, redes, e mais redes...
Sou sincero, todos os copos têm um limite, e eu transbordava água! Ainda tentei ganhar moral, e fizemos dois lançamentos, mas o Palma estava descrente e cansado, eu estava já sem paciência nenhuma... Embora algo me diga sempre para continuar... Ele lá me convenceu e fomos até ao bar da Ponta do Mato beber dois cafés cada, e um gelado da Olá, e um bolo.
Ali arrumámos a tralha e terminámos o dia.

Cada dia que vou ao mar, desde que começou a dar corvinas e douradas no rio, vejo mais redes, aparelhos não sinalizados que atravessam canais, redes que percorrem todo o estuário.

Que me perdoem os que se portam condignamente, até porque tenho família do mar e o Palma também, mas a história do " Estamos a trabalhar" é velha, é uma treta e apenas visa desculpabilizar os actos criminosos que estão a cometer.
Faz-me sempre lembrar, há uns anos quando presenciei um assalto a um senhor de idade e parei o carro, persegui e apanhei o rapaz assaltante. Secalhar devia ter deixado estar, o rapaz estava a trabalhar, pobre coitado.

Se não soubermos definir a linha que está entre o razoável e o condenável, mesmo que por vezes o razoável esteja fora da lei, cometemos o risco de rapidamente atingirmos o abismo.

Já não tenho um paciência. Sinceramente. É um argumento vazio, oco, próprio de quem não tem argumentos, de quem vive para si, de quem apenas pensa no seu benefício, mesmo que isso prejudique os outros, mesmo que isso seja equivalente a qualquer outro crime da nossa sociedade.

Não me quero alongar mais, e por isso desta o relato vai só em meu nome, e não dos outros elementos, mas  sabem nem sequer fiquei ou estou stressado com o que vi, ouvi, senti.
Apenas estou pensativo. Provavelmente os que realmente andam a dar cabo das espécies vão se passear anos a fio com estas tretas, e os pescadores desportivos, principalmente os de pesca apeada, qualquer dia nada têm para pescar.
Sem generalizar porque em todas as profissões existem pessoas assim, infelizmente acaba por ser natural, e a pesca está a sofrer com os comportamentos de algumas classes de pescadores.
E enquanto alguns dos que passam mais tempo preocupados com os peixes do vizinho do lado, com a fotografia do robalo xpto do blogue Y ou do forum H, não acordarem para a realidade, mais perto ficamos nós, os lúdicos de ficar com restrições atrás de restrições. Em breve vão se lembrar das minhas palavras. O problema nesta espécie de guerra que existe entre pescadores não está para os lúdicos, nos lúdicos. Está nos que fingem ser lúdicos.

Numa boa, já passou... Vou descansar que o dia foi duro, a pesca foi frustrante, a alma, para evitar quezílias engoliu "sapos" o dia todo. Dentro do possível diverti-me na mesma. Mas não gosto de sentir que a ganância dos outros perturba a minha paz. E não me agrada ver o que se passa por toda a baía do Seixal, Montijo, Barreiro, Zona da Lisnave, Ponte Vasco da Gama.

Não tenho portanto mais para contar, foi apenas mais um dia. Um dia mais triste, não por não termos feito uma boa pescaria, mas mais porque a onda que defendemos e normalmente temos entranhada cá dentro foi claramente posta em causa.

Da próxima será certamente melhor, um abraço e desculpem lá o desabafo, mas é sem qualquer stress, é mais de desilusão.

FilipePC.

21 comentários:

João Pinto - http://sheospinning.blogspot.com/ disse...

Concordo a 100%, a vida está má mas nem por isso ando a roubar ou a vender droga, se fosse de maneira legal teria que calar e seguir mas assim não.


Quando acabar o peixe no Tejo então que vão fazer? habituados como estão na vida do crime só podem ir fazer algo dentro do género...

Lixa-se quem paga licenças para se divertir um pouco nos poucos dias que pode pescar mensalmente e que durante o resto da semana trabalha honestamente e paga as suas contribuições ao estado.

Rui Urubu disse...

Olá Filipe,

Esta semana parece que os profissionais se lembraram de pôr armadilhas por todo lado é covos e Troll's! Andaram um tempo sem meter armadilhas agora que se lembraram já está tudo invadido. Mas sempre que posso e claro sem ninguém ver corto tudo com um anzol laminado feito por um amigo e lanço o buldo por detrás da linha do troll e ao engatar parece uma lâmina ahahahahahahahah.....mas é sempre assim e sempre será até ao dia de haver algum azar.
Mas a pesca é mesmo assim um dia é do pescador outro dia do peixe.....o safio já é bem bom.
Parabéns a ti e ao Palma por mais um dia de insistência.

Abração
Urubas

Anónimo disse...

Olá amigo. Tinhas-lhes dado com a fatecha na cabeça que era o que fazias bem... Essa classe de gandins tem que ser parada. Eu até vou pouco á pesca, talvez por coisas dessas, mas a ganância do ser humano, e principalmente desses gajos mete nojo. Percebo que não sejam todos, isso é como em todos os lados, mas os que se portam dessa forma não é devem, é têm que ser parados. Sei por te conhecer à anos que não gostas dessas situações, mas por vezes temos que ter coragem para os enfrentar, e para o pessoal que pesca muito, vai provavelmente ser necessário adoptar medidas que protegam o futuro da modalidade.
Entendo a mensagem que tu queres passar, és um excelente comunicador, mas tal como tu, acho que neste meio os pescadores andam cegos com invejas e ignoram o real problema. Um abraço, até Sábado pa.

David.

José Pedro Cruz disse...

Grande Filipe, partilho a tua indignação e admiro-te pela tua calma e sensatez!
Numa situação semelhante eu tinha explodido...
Como já referiu o Urubu, aqui pelo Norte nestes dias de mares calmos e marés vivas há côvos e redes encostados às rochas onde brincam crianças nesta época balnear!
Este ano já fui chamado à atenção por um nadador salvador para parar de pescar numas pedras ilhadas bem distantes da costa e a lançar para fora numa zona (obviamente) sem ninguém - o que respeitei, mesmo sem concordar...
Não entendo sinceramente como é possível tanta passividade da Polícia Marítima! Tudo é permitido nesta Républica das bananas! É deveras revoltante! Como é possível passar impúne tanta arte ilegal, que captura tudo o k passa e que pode inclusivé matar um qualquer indivíduo que nade no mar durante estes dias de Verão?

Como sabes, admiro-te bastante e a tua postura é sempre exemplar - pelo que, uma vez mais, não me admirou... mas porque não chamaste as autoridades Maríimas? Uma coisa é um gajo não se chatear nem alimentar "diálogos" estéreis, outra coisa é ser indiferente e, virando costas, ao fim ao cabo, acabamos por pactuar com estas violações!
Esta gente que não olha para o futuro e só pensa no "hoje" - profissionais, ou "falsos lúdicos", ou mesmo lúdico, sem escrúpulos (que também os há) - têm de ser rápidamente chamados à razão!

...enquanto ainda formos a tempo...

Um abraço bom Amigo! ;)

Os Pescas disse...

Olá João pinto, infelizmente, isto anda complicado, eu sou muito sensível a quem lhe falta para comer, a sério que sim. Mas o que mais me revolta, não por vezes o incumprimento( que está errado), é o ainda virem faltar ao respeito aos restantes pescadores. É eu saber que está em cima da mesa( falo de leis) situações que visam restringir muitoooo a pesca lúdica. Eu ando a tentar avisar o pessoal Ninguém me ouve. Eu sei o que estou a dizer. Epa mas talvez por gostar demasiado de pesca nem fico zangado, fico triste pois sinto que um dia me vão proibir de pescar, a mim que apanho meia dúzia de peixes. Abraço.

Os Pescas disse...

Olá Rui, epa eu tenho evitado cortar os aparelhos. Não é a minha forma de ser. Mesmo sabendo que eles estão a infringir. Mas começo a perder a paciência, custa querer pescar e não poder. Compreendo muito as necessidades, mesmo. Só de saber que pode haver pessoas que não tenham o que comer, dói-me, mas epa as pessoas deviam se portar de outra forma. O ser humano é tão, mas tão complicado. Abraço Rui.

Os Pescas disse...

David, achas que vou pescar para me stressar? Achas que quero bater em alguem? Nem pensar. Obvio lol, que naqueles momentos tudo nos passa pela cabeça e neste caso foram deveras ofensivos, e chegou a apetecer, mas pesco para me divertir. Apenas tenho receio tal como tu, de um dia eles conseguirem o que tanto pretendem. Abraço, até Sábado.

Os Pescas disse...

Olá Zé Pedro, tens razão sobre a PM, aliás falei logo a seguir ao episódio sobre isso com o Palma. Mas foi tudo muito rápido e muito aceso, acho que a lucidez não esteve lá. Mas acredita que já cheguei a fazê-lo e nem se deram ao trabalho de lá ir.
Sei que aqui na zona ultimamente tem existido mais chamadas para a PM e que andam a tentar apanhar alguns, mas não sei que pensar. Queria apenas que as pessoas tivessem bom senso. o mesmo que tenho. Só isso. Mas tal como ficou combinado a partir desta situação quando nos abordarem se nos faltarem ao respeito sou eu próprio que chamo a PM, mais que não seja fica a chamada registada e se depois algo de mal acontecer quem não foi lá, espero que seja responsabilizado. Eu cá apenas quero pescar sossegado nada mais. Um abraço Zé.

Manuel Oliveira disse...

Infelizmente são situações que cada vez mais se verificam em toda a nossa linha costeira.

O que fazer? Compreendo que as autoridades, não tenham meios para deter tudo e todos, mas se não forem eles a andar em cima penso que não há muitas voltas a dar, porque mesmo assim às vezes o acto ilegal compensa.

Agora já para nós lúdicos? Enfim... É licença para ali e para acolá, não se pode pescar ali nem acolá, tem que ser com coletes. Enfim...

Por exemplo, eu fico parvo como certos pesqueiros aqui na Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano, nós os lúdicos não podemos pescar e logo ali a 100m redes e aparelhos a dar com um pau. Eu agora pergunto? Sou eu com um anzol que apanha o peixe todo???

O que vale é que a gente no meio disto tudo ainda consegue apanhar uns peixinhos jeitosos e temos ou tentamos ter a calma suficiente, para usufruir aquilo que a Natureza melhor tem para nos oferecer.

Ter calma e esperar melhor dias...

Abraço

Malakyas disse...

Boas Filipe,

Eh pá, eu só de ler o relato fiquei com o figado às voltas!
Revolta-me profundamente tudo isto.
Sejam profissionais ou "balanceiros, tem que respeitar se querem ser respeitados.

Esta situação faz-me lembrar uma que se passou comigo aqui há tempos.
Andava eu na minha pescazinha ao trolling no rio quendo chego a um ponto que já me deu algumas alegrias.
Como a sonda marcava alguns peixes, parei, recolhi as linhas de trolling a mandei uns vinis lá para baixo.
passado 2 ou 3 minutos, vem um barco a direito a mim, com 3 linhas de trolling e manobra de maneira a que uma das linhas me passe mesmo por cima do barco.
Quando o chamei à atenção a reposta foi:
"Estou aqui desde manhã e tu chegas aqui e vens pescar para onde eu estou?? Comigo não brincas!!!"
É claro k me saltou logo a tampa. se eu cheguei naquela altura como é que ia adivinhar que ele estava lá desde manhã... e alem disso o rio não é dele e há espaço para todos.
Respondi-lhe, enquanto a linha me passava por cima do barco, que se calhar lhe cortava a linha para ele não estar armado em c@brã0!!
(o objectivo dele era furar-me um flutuador com a amostra)
... e não é que o artista saca de um facalhão para mim e diz:
"se cortas a linha ou se isso fica preso, tá aqui para os flutuadores!"
ao que eu respodi enquanto pegava no croque:
E está aqui este para te dar nos cornos oh filho da p*t@!

Eu nem estava bem a acreditar no que se estava a passar mas fiquei em brasa. Lá desviei a linha do gajo e o meu parceiro tentou acalmar-me e disse para irmos embora para não arranjar problemas.

Mas o que é que um animal daqueles merecia? era um ferro ao pescoço e ir fazer engodo aos charocos.
Ainda por cima aquele palhaço levava um miudo a bordo!
Que bela educação!
com certeza mais um que vai seguir os passos de quem lhe dá os exemplos.

Relativamente à PM nem vou comentar.
Em grande parte o problema não é quem anda no terreno mas sim das chefias e das altas patentes e capitanias que vomitam regras e leis que depois os outros tem que fazer cumprir.
...se bem que às vezes uma farda faz com que um homem se transforme numa verdadeira besta, mas isso aí o problema já não é da farda.
Gosto de acreditar que estes casos são poucos, até porque a unica vez que fui abordado e fiscalizado foram educados e correctos para comigo, e embora eu fosse em transgressão (sem o saber) limitaram-se a chamar a atenção e a alertar-me para a situação e não me multaram.

Em jeito de conclusão, o que acho curioso é que nas marés baixas quando andam MILHARES de pessoas à ameijoa dentro do rio (não me incomodam em nada a não ser o facto de estarem ao cometer uma ilegalidade relativamente às quantidades e ao destino que lhe dão), nesses dias eu NUNCA lá ví a PM. será coincidencia???

Desculpem o testamento e o desabafo, mas depois do que li, tinha que ser!

Um abraço e boa proa!

Rei João disse...

Nem de propósito ! Aconteceu-nos o mesmo (a mim e ao Zé Pedro), perdi uma amostra mas eles ficaram com o material deles todo em seco. Envolto nos calhaus ... E ainda sem uns polvos ! ahahahah

João Santana disse...

Boas Filipe!

Melhores dias virão, vê-se que escreves com a alma e é pessoas como tu que a pesca quer, eu sou do litoral alentejano e como sabes a quarta feira é proibido pescar, a semana passada fui surfar e levei a cana por levar pesquei 20 minutos nem me lembrava de tal lei, pois até via os barcos profissionais quase em cima de mim a largar nassas, covos, aparelhos mas pronto nada contra isso, contra sim a esta lei estúpida para o pescador lúdico, quando ia para o carro sou abordado por dois agentes a civil carro particular, que viram a cana na mão nem viram pescar, pronto estava a ver que o dinheiro que ganho com muito suor durante o mês ia ficar numa multa pesada que estes meninos dão, lá dei a volta com muita sinceridade mas não foi fácil, mas também que crime tão grave que cometi??? há uma lei para a distância de terra para largar qualquer tipo de arte de pesca não há? pois custa mas temos que viver com este estado corrupto e leis parvas e toda hora, e se fosse multado a revolta seria grande, não tas bem a ver a pessoa vai para se destrair e pode arruinar a vida, mas como é possivel isto... em Portugal o crime compensa ta mais que provado, um grande abraço e força ai nessas pescas, felicidades...

Anónimo disse...

Boas Filipe. Sou leitor do vosso blog e após ler este post decidi participar mais 1 vez. O que se passou convosco garanto que já se passou com muitos de nós!!! Eles saem-se assim cheios de arrogância para cima de 1 pessoa porque pensam que todos ou quase todos se calam ou ficam com medo deles... pois também já vi exatamente o contrário... onde os "mauzões" ficaram em maus lençóis e/ou mal tratados. Tiveste 1 nobre atitude... é de louvar! Sobre a PM... também já vi de tudo 1 pouco... não aparecerem quando ligamos, demorarem 1 eternidade, chegarem e ainda nos fiscalizarem a nós, conseguirem caçar os mauzões... bem... há de tudo. Sobre a legislação que aí possivelmente vem... pois, parece que isto não vai ficar agradável para nós que cumprimos e que pagamos tudo e mais alguma coisa. Sobre o facto de aparecerem peixes aqui e ali em blogs e em foruns... pois, é que os bad boys cada vez mais ligam ao que nós postamos. Há malta que não tem cuidado com o que mete e sobre o que mete... e ainda mostra o local em concreto... isso é 1 rebuçadinho de mel para eles lá irem no próprio dia minar tudo com redes e aparelhos!

1 abraço amigo e melhores dias virão.

Tranquilo

Aquele abraço, Luis Ramalho

Anónimo disse...

Boa tarde, não consigo ficar indiferente ao que li, aplaudo de pé a forma como você se expressa.
Não teria esta calma. Tenho um bote aqui no rio, sou de Almada e cada vez tenho menos vontade de ir à pesca. O que o senhor diz é a realidade, o Tejo tem aparelhos ilegais por todos os buracos, redes, e ainda por cima somos ameaçados muitas vezes, quando pescamos perto dos locais que estes bandidos têm as artes deles. Somos tratados mal, quando os selvagens são eles. Que alguém da PM veja isto e que comecem a fazer alguma coisa, ou a pedir ajuda a para poderem fiscalizar melhor.
Sr. Filipe, acredite que muitos pescadores sabem que as coisas estão mal, o problema é que somos muito passivos, e como vemos a pesca como um passatempo, nada fazemos. Mas interiorizei o que escreveu e entendi onde quer chegar, voc~e tem toda a razão.
Aplaudo mais uma vez a forma como escreve. Precisamos de mais pessoas assim no nosso meio. Cumprimentos.
José Santana.

Os Pescas disse...

Olá Manel, a questão para mim está mais além do que a resposta de quem realmente está a dizimar com os recursos marítimos. Isso todos sabemos que não são os pescadores de cana.
Aquilo que não é falado é se todos sabem que nós não somos os culpados, então como se explica que as restrições sejam exactamente para nós. Isso ninguem quer discutir, porque todos sabem onde iria dar a conversa.
A nossa sociedade um dia vai estoirar porque os pressupostos pelos quais ela se rege são obscuros.
Espero que impere o bom senso nas leis que estão de momento a ser discutidas, pois a situação está mais grave do que muitos julgam. Assim que puder dizer o que sei, e tiver mais certezas, falarei sem pudores, com educação mais dizendo tudo o que tenho que dizer.
Um abraço.

Os Pescas disse...

Malakyas, olá. Cruzo-me contigo de barco algumas vezes embora não me devas reconhecer, ou pelo menos como não somos de foruns/grupos próximos isso pode levar a que não haja abertura.
Malakyas, um dia vamos pagar bem caro aquilo que expliquei no post. Leis estão a ser discutidas no sentido de nos dar mais proibições. Temos que de uma forma organizada, educada( porque de contrário seremos vistos como um bando de anormais), temos que começar a pensar no que fazer, em como proceder para defender o que amamos fazer. Assim que puder falarei mais.
Não esperem que o mal bata à porta de cada um.

Sobre as situações que tu e todos que andam no mar ludicamente passam... Temos que ter calma, e devemos sem dúvida chamar a PM, pelo menos fica registada a chamada. Não culpo só a PM, culpo um sistema que está mal pensado e ao qual lhe falta bom senso.
Tenta evitar quezílias obviamente, se gostas de pesca, lembra-te que quando chegar o dia, vamos ter que nos defender com os argumentos e acções que temos. E não podemos ser acusados de sermos nós a provocar, etc... Temos que ser inteligentes.
Tu e quem lê ospescas não imagina o que senti naquele momento e a vontade que tive... Mas... Mas...
O que normalmente eles querem é arranjar confusão ou para intimidação ou para em caso de dar buraco sermos catalogados da mesma forma que eles. E eu estou longe de ser parecido.

Obrigado pelo comentário, visita, e está á vontade connosco. Um abraço.

Os Pescas disse...

João, olá, epa temos que ir com calma, eu entendo o que escreves, epa, o justo é nós lhes darmos cabo das porcarias que eles fazem, mas... Temos que tentar ser inteligentes, porque cheira-me que não vais envelhecer a pescar, a menos que tenhas um bom emprego que te permita pagar muitos euros, um dia.

Os Pescas disse...

João Santana, obrigado pelas palavras.
Olha a tua situação é a tal "cena" do bom senso que deve imperar.
As autoridades devem agir dessa forma, com bom senso, procurando terminar com os actos criminosos e nos casos de um engano, ou de uma pequena infracção, haver um aviso que ficasse registado. Algo que vise funcionar de forma pedagógica. Mas a lei ganha mais funcionando de forma desordenada. Os cidadão têm que procurar defender da forma que melhor conseguirem os seus direitos.
Um abraço, e aparece sempre pelos pescas.

Os Pescas disse...

Boa tarde Luís Ramalho, eu percebo o que dizes. Hoje com quase 4 anos de net... vejo este mundo de outra forma, e já consigo ser mais inteligente, procurando não divulgar tudo, pois não sei quem lê o que escrevo, ou o intuito que tem.
Continuo a querer partilhar, mas a partilha pode ser vista de muitas formas.
Espero que melhor dias venham... Mas o exemplo da Costa Alentejana diz bem que não será assim.

Temos e devemos, de estar preparados para o que vem aí.

Abraço, obrigado pelo comentário.

Malakyas disse...

Oh amigo, claro que há abertura.
Quanto mais não seja arranja-se a abertura de umas "minis" ;)
Se fazes favor para a proxima mete-te comigo. gosto sempre de conhecer e de conviver com a malta.

um abraço

Anónimo disse...

É realmente uma tristeza, mas infelizmente é o que se passa em todo o lado, lembro-me de situações iguais em:
- supertubos
- C. do Vapor
- Peniche (cabo carvoeiro
- Costa um barco a arrastar a menos de 50 metros do esporão em Agosto, eu estava lá o posto da PM é mesmo em frente
- Agora Tejo

Para onde é que podemos ir?
O pior é que tudo se resume a situações que estão bem á vista dos PM's que a mim nunca pediram a licença mas sei de casos em que embirram com o pessoal por tudo e por nada, é o habitual neste nosso País desgraçado.

Já disse mais que uma vez que mesmo que o pessoal da cana leve todo o peixe que apanhe mesmo sem medida, nunca será possivel fazer tantos estragos como estes gajos que parecem terraplanadoras que arrasam tudo.

Um gajo não precisa de estudar para não ser burro, estes vivem disto e não percebem que assim dão cabo deles próprios.

joao(numberone)