Os nossos amigos

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A estreia do meu novo brinquedo

Boas.

Recebi faz dias a minha nova arma de fogo, uma cana, e estive durante dias, feito louco só para a ir experimentar, qual puto, qual quê...

Num dia destes em que fez muito calor, cheguei a casa já com ela fisgada, e sentei-me a jantar, com o pensamento no casulo e nos caranguejos que tinha no frio...



É hoje! Porra é hoje, preciso de ir ao mar, e quero ir testar a Taylor desta à vontade, pois quando usei a do Zé Afonso, claro, tive receio, é sempre chato partir uma cana de um amigo.



Enquanto jantava, que já era mais engolir comida, só sonhava com a cana, com o lançamento dela, como me iria adaptar, se ia ficar fascinado, se não... Boa sabia que era, mas existe a tal linha que define o bom do excepcional. E nem todo o material de topo de gama é a meu ver excepcional.

Rapidamente agarrei em tudo, joguei para dentro do carro, e lá vou eu lá vou eu a caminho do Seixal, lá vou eu lá vou eu...

Chegado lá para meu espanto a praia estava vazia e apenas estavam 3 pescadores no pontão... Boa notícia!

Raramente subo ao pontão, normalmente prefiro o sossego da praia. Mas desta, por ver o pontão muito mais sossegado  ainda fiz lá um lançamento, mas já á espera que a noite trouxesse uma enchente de pessoal, logo de seguida fui  para meio, virado para a praia...
O mar esse estava a meu gosto, parado, paradinho!

Montei a cana, e usei uma montagem com dois anzóis, ambos com cerca de 80 cm. de comprimento, de estralho fluorocarbono.
Em cima casulo, em baixo caranguejo mole...
1º LANÇAMENTO ainda a medo e total contemplação pela máquina, nem montei mais canas...

Enquanto arrumava a tralha e fui buscar o carro para perto de mim pois estava a escurecer, algo foi a cana, pois assim que cheguei perto a linha estava caída... Assim que agarrei peso... algum peso...
Aquilo a que chamo sensações resultantes de experiências vividas, disse-me logo que deveria ser um linguado. E sorri.


Assim que ele se aproximou vi que tinha razão e fiquei logo todo feliz. A cana tinha apanhado peixe na sua estreia, e logo um linguado.
Mas tinha programado 2 horas de pesca e assim o fiz. Isquei novamente com a mesma dose, e pimba lá para dentro. E sentei-me a contemplar, desta o magnífico pôr do sol que esta baía sempre me proporcionou desde menino...
Logo de seguida mais um toque, e outro, agarro na cana, levanto-a e sinto a ferragem, pelo caminho alguma luta que foi maior já perto da margem, e que veio a verificar ser uma dourada jeitosa.

Claro que fiquei satisfeito, e motivado e já com o escuro a tomar lugar tornei a iscar da mesma forma, e novo lançamento cada vez a esticar mais... E passados minutos novo toque... Desta com mais luta, era outra dourada de um lote parecido.

Não perdi tempo e tornei logo a iscar e levei uma sticada bem forte na cana, a maior de todas, mas quando agarrei não estava nada e aguentei, e posteriormente senti uns toques ligeiros e ferrei o peixe, mas este nada tinha a ver com o peixe que me fez cair a cana no primeiro toque... Uma safia, que ofereci a um rapaz que lá estava.

Já eram perto das 10.30 hora que estipulei limite e resolvi fazer um último lançamento, mas neste não senti nada. Arrumei a tralha e fui para casa. Estava feito.

Não fiz grandes considerações sobre a cana, pois farei um artigo durante Outubro/Novembro com o que penso dela e ao detalhe. Adianto que fiquei maravilhado, e que é uma cana que nos dá prazer de pescar.

Material:
Cana: Yuki Taylor X6 4,50MT.
Carreto: Banax Trinton High azul
Linhas: Asso Fluoro casting 0,35 mm
Iscos: Casulo e Caranguejo mole

Até breve,

Filipepc

4 comentários:

Rui Nunes disse...

Parabens, bela estreia e bom relato
abraco

Manuel Oliveira disse...

Isso é que foi um novo brinquedo bem estreado... :)

Abraço

Inácio disse...

Parabéns pela estreia da cana Filipe!
Para estreia é uma boa pescaria em que já deve ter dado para fazer um bom teste.

Agora que venham mais e melhores ;)

Cumprimentos

Cirilo disse...

Pelo pesqueiro sim sr. mtas felicidades tive nesse sitio, ainda me recordo de um cota que ia de scooter o Salvador e ao lado direito do pilar apanhava sempre douradas, um senhor.no meu tempo funcionava assim lado direito para o lado dos barcos baixa mar, douradas, lado esquerdo praia mar, corvinas heheheh abraços e boas pescarias. abraço