Os nossos amigos

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

The one Lure - A amostra de Frodo

Estávamos em 2001? Julgo que sim, que foi por aí, que estreou um dos filmes que mais gostei de ver. The lord of the rings. Nesse filme um pequeno hobbit transportava aquele a que chamavam the one ring. Aquele era o anel do poder, o anel que podia dar tudo ou fazer perder tudo a quem o transportasse consigo.

Curiosamente como todos sabemos o Senhor dos aneis regressou em Dezembro para mais uma saga, com o Hobbit. Até calha bem, lol.

Nisto da pesca com artificiais, não vale a pena achar que as amostras não fazem diferença pois fazem. Não vale a pena dizer que isso não é relevante, pois efectivamente, é. Muitas vezes a escolha certa da amostras faz toda a diferença.

Muitas vezes não por causa de muitos de vós, mas por causa de outros de vós, tende-se a esconder the one ring( lure). É normal. Nem todas as pessoas a quem é dada a informação é merecedora dessa dádiva ou ajuda. E muitas vezes alguns de vós até são. Talvez por isso hoje em dia prefira fazer sempre a partilha após conhecer melhor a pessoa. Nem todos podem carregar esse peso. Nem todos o sabem carregar. Espero que as pessoas com quem a temos partilhado a saibam usar e sejam muito felizes com excelentes capturas.
Julgo que todos entendem que por vezes dois ou três peixes chegam para se fazer um bom relato.
Bem, sobre o dia de pesca, que posso eu dizer... Foi o dia, mais uma vez da The one lure!

Vamos então começar...

Cada vez mais o tempo tem sido limitado para nós, e não dá para ir mais vezes ao mar. Felizmente as coisas têm corrido bem. Acaba por ser natural. É fruto da aprendizagem que se vai tendo ao longo dos anos.

5ª feira de manhã, cerca das 6 horas estava à porta do Palma, meio doente, tinha passado muito mal a noite, e vomitado assim que acordei. Com frio e com o início de uma gripe, pensei em não ir... Estive às 5 e tal da manhã com o telemovel para lhe mandar uma sms a dizer que não iria. Mas...

Sabia que não temos muitos dias, a vida não permite, e que o dia estava como eu gosto e com a maré a bater certo para tudo correr bem. Acabado de vomitar à porta do carro as 6 da manhã, entrei e lá fui ter com ele. Paragem para o café( eu não bebi claro), e seguimos para a pesca... O dia começava a espreitar ao longe e tinhamos que chegar ao spot no nascer do dia.

Assim que chegámos ao spot canas para dentro de água. Eu com a X-RAP HH e ele com a The one Lure.
Logo na 2 passagem estávamos na conversa a minha cana ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, agarro, e sinto-o bem ferrado, deixei-o ir um bocado, mas a fraqueza rápida dele fez-me dizer ao Palma que seria Robalo quileiro... E não me enganei.
Mais uma volta e de novo a minha cana ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, eh eh, mais um... Mais um irmão do 1º. Bem para começar não estava nada mal... A luz começava a espreitar e o olho de Mordor ilumina finalmente a amostra com que o Palma estava a pescar... e assim que isso acontece ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, um peixe bem trabalhado, um belo robalo. Mais um tarolo neste ano.

Estava ele a tirar o peixe e com um arranque na minha cana, ele dá umas voltas na cana dele e a ponteira PUFFFFFFFFF... fdx! Ai ai. Lá se foi a ponteira da caninha matadora. Erro humano. Acontece!

Frustado claro, ele lá decidiu continuar a pescar com aquela cana... E num ápice e após muitos ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, bem pessoal, muitos, muitos, muitos, ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, eu rendido com a prestação da The one lure, resolvi trocar de amostra. Já a coisa ia nuns 6-2 para ele. Bem... Eu tinha que o fazer, foi propositado a manutenção de uma amostra diferente, no momento em que estava a sair peixe. Acho delicioso fazer este tipo de estudos. E acreditem que para quem pensa a médio/longo prazo, isto dá frutos. Quem pensa no hoje somente, esses acabam por nunca o saber.

Após os estudos e de estar a levar violentamente uma tareia, resolvi carregar o fardo com o Palma...
E rapidamente o jogo equilibrou. Eram ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ a um, e a outro ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, peixe após peixe, uma diversão, uma loucura.
No meio disto o Palma continuava frustrado com a cena da cana, e não se calava, que tinha partido a cana e tal... E cometeu o erro de trocar de cana, e pescar com uma diferente e com uma linha demasiado grossa.

Durante esse período, trocamos e eu carreguei o fardo, e foram ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, e mais ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, e ele como sempre acontece quando deixamos de apanhar foi trocando de anel(amostra)... E eu fui ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ...



Com a hora de almoço a chegar parámos e fomos tomar um café rápido para voltar em força para mais umas 2/3 horas antes de ir embora, pois tínhamos que sair da água às 3 e picos...

O café soube tão bem... Nem pensava já no peixe, tinha a pesca mais do que feita, e para quem vai lá por desporto realmente, sabe quando uma pesca está tão boa, não deve pedir mais...

Voltámos e começámos logo ao local e com o anel... Após uma voltas sem sucesso eis que a minha cana ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, e enquanto eu o trabalho e digo ao Palma que estava lá um dos grandes, ele diz-me... que ferrara outro... Epa... Os dois ao mesmo tempo, e ele também com peixe grande!
Era altura de um aguentar um pouco, e enquanto ele trabalhava o tarolo eu fui tentando aguentar e abri o drag e mantive o peixe um pouco mais longe para dar tempo ao dele sair e depois ele me passar o xalavar.
Correu bem, e depois do dele estar a seco, um grande robalo, eu trago o meu para junto do barco onde o Palma conseguiu encestá-lo. Mais um tarolo.



Para não variar as fateixas enrolaram no xalavar e lá ficámos uns minutos para tirar o gajo de lá de dentro.

Amostras na água e continuação da pesca... E novamente estragos ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, mais um bom tarolo... Trabalhado com calma até o Palma o encestar...

Amostras na água, toca de voltar ao início e novamente escolhida a mesma, e assim que o lastro da linha permite que ela afunde o que queríamos eis que ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, agarro na cana e reparo que era outro bom robalo e trabalho-o, mas o Palma estava ocupado e tive que escolher ali já perto o que fazer, e resolvi com calma e sem solavancos arriscar e levantei o peixe a seco. Correu bem. Mais um tarolo cá fora.

Assim que o tirámos foi mandar de novo a amostra para a água e tentar da mesma forma, à mesma distância... E assim que passamos o mesmo local, novamente as canas ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, agarro na cana e procuro sentir o que estava lá... O carreto vacilou e percebi logo que seria outro dos bons... Palma, agarra o xalavar, disse logo enquanto trabalhava mais um bom robalo. Mais uma vez com sucesso... Robalo na geleira e toca a dar mais uma volta... e mais outra e mais outra... Mas desta feita nada... A actividade baixou, e já eram umas 2 e tal da tarde... Embora sentíssemos que ainda havia muito por apanhar até ao escurecer, decidimos ir embora. A pesca era fantástica, e já estava mais que suficiente. Embora o anel nos puxasse para o local novamente tentámos ter a força e a noção de que por vezes há que saber parar. Fomos beber um café, lavar o barco, e fomos descansar, que o dia valeu por muitos e como sempre o bom astral imperou a bordo do Scookie.



Material:

Canas: Shimano Biomaster; Shimano Beastmaster Kabura
Carretos: Shimano Biomaster 4000 FB; Banax Mighty 2000
Linhas: Power Pro 8 Slick; Power Pro
Amostras: Rapala X-RAP Magnum; Cormoura Deep Trembling; Yo-zuri Crystal Minnow; Yo-zuri Crystal Minnow 3D.

Ricardo Palma e Filipepc

5 comentários:

Entrespots disse...

A amostra do frodo,enganou uns belos cabeçudos eheheheh,the ring is better bonita pesca,grande abraço.

Miguel de Solorobalizas disse...

Muy buenos robalos, todos estamos esperando esos ejemplares por esta costa, pero no tenemos más que temporales. Enhorabuena amigo desde España.

Un saludo

Pedro Franco disse...

Boas pessoal,
Essa história bem que se podia chamar os senhores das fateixas, ou tipo os senhores do xalavar, entre tantos outros possíveis títulos para mais um grande filme.
os meus parabéns por mais uma grande pescaria com um relato espectacular do costume.
Continuação de grandes fainas para os 2, com ou sem anel.
Um grande abraço

Manuel Oliveira disse...

Essa estratégia não dá hipótese!

Agora é repetir a dose, pois o tempo cada vez é menos...

Abraço

Os Pescas disse...



Os meus parabens aos meus dois grandes amigos..:-) excelente relato e que se perdure durante mil anos..:-)
Um grande abraço e nunca percam a esperança..:-)

Luis Malabar