Os nossos amigos

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O robalão aligator...

Boas, uma das coisas mais interessantes que acontecem no spinning, é o momento que precipita esta captura...

Bem... vamos lá a isto...

Este ano vai a meu ver ser muito mais forte em termos de capturas de porte do que foi o ano passado, as chuvas faziam muita falta, e embora tenhamos menos dias para pescar, julgo que se vai conseguir melhores capturas. Gosto bastante deste tempo.

Compreendo que para muitos é desagradável, e até a mim me prejudica bastante, pois conciliar o dia que posso com o tempo o permitir, torna-se por vezes desanimador. Mas quem gosta vai lá... Quem gosta luta, e com chuva, vento tenta lá ir. Nem que seja 2 ou 3 vezes por mês...

E felizmente esta pesca terminou bem melhor do que começou...

O dia não estava famoso, ventoso, e com correntes demasiado fortes para o material( vinis) que eu tinha comigo...
Resolvi pois alterar os processos e tentar pescar de uma forma mais segura... Enfim se todos inventam, se até com uma caneta já sei de quem apanhou um robalo, nada como inventar... ora então, se um vinil provoca um robalo, dois ou três iriam provocar muitos mais, lololol.

Agora tinha um problema... Como lançar isto sem enlear tudo... 1 lançamento e... tudo enrolado... Que porcaria... Troca de fio, mete algo mais grosso... e mais curto... E lança de novo...



Desta já veio mais direito. Mas ainda não estava como queria. E resolvi por fim tirar um e ficar apenas com dois a trabalhar... Procurei uma zona mais funda e simplesmente deixei cair... A maré corria naquele local com alguma intensidade e encarregava-se de fazer o meu trabalho... A noite estava muito fria, e fui-me abrigar um pouco a ver se aguentava mais um pouco... Estava a olhar para a bolsa das amostras quando a cana oscila um bocado e vem para trás... Bem, mas teria a maré virado ali de repente. Naquele spot isso acontece por vezes sem explicação... Pelo sim pelo não resolvi agarrar na cana até porque o raio da linha estava toda caída e quis esticá-la... Quando vou agarrar nela, já perceberam não é??? ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, um arranque demolidor, uma força incrível e parou-me o raciocínio por momentos... O peixe vinha a uma velocidade estonteante para o lado que eu não queria e se entrasse ali num buraco eu estava tramado. Tinha que trava-lo, ou então tentar tirar-lhe a ideia de entrar ali!

Rapidamente dei uma corrida a fim de controlar o lado do arranque dele e pude pô-lo a salvo dessa zona sem grandes stresses, mas o animal, ao perceber que para ali não ia, recorre a tentativa de entrar em águas baixas a fim de sentir o fundo e poder rebentar a linha. Agora era andar depressa para o meio para garantir que não chegava a essa zona... Este estava a a dar luta. Sacana.

Após mais um violento arranque ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ sem que conseguisse ir para onde queria, consegui começar a dar a manivela e fui trazendo o para terra. Já perto dos meus pés ainda estrabuchou, mas foi limpinho! Com a cana de lado trouxe-o aos pés e desci para ir buscá-lo. Tranquilo! Um grande robalo. Um tarolão!



O Gajo engoliu de tal maneira o artificial que tive uns minutos a desembuchar o menino.
Ainda tentei fazer mais uns lançamentos mas sem qualquer toque. O frio ganhou e fui para casa. Quando tiver coragem torno ao local, mas o frio e o cansaço que tenho tido não me deixam ir tantas vezes como estava habituado. Para já é o que há.



Até breve ;).

Filipepc

7 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Que belo momento, só deste com esse, mas já deu uma bela luta...

Agora quando lá voltares... Já sabes o truque é insistir.

Abraço

Pedro Franco disse...

Um bom tarolo com alguma invenção á mistura, que apesar de tudo resultou muito bem, é repetir pode ser que continue a sortir resultado.
Um abraço e continuação de bons lances.

Rei João disse...

Ca Grande Torpedo Filipe, Parabéns :)
O problema é mesmo sair de casa, mas depois de estarmos cá fora é preciso mandar para o líquido.

Abraço

Sergio Fernandes disse...

Muito Bom Filipe
chuva , vento , mar grande é receita para robalos grandes
grande abraço

Paulo Marques disse...

granda filipe, por isso é que somos seres humanos, para raciocinar e superar.
parabéns amigo, mas que belo peixe, já agora quanto pesou ou pesa???GRANDE ABRAÇO PAH.
a ver se passo aí na loja, é que ando com um bicho bruto para começar a spinar.

Os Pescas disse...

Um belo exemplar, um prémio para quem procura.

Um abraço,
Nuno

Os Pescas disse...

Obrigado a todos pelos comentários.
Então Paulo que é feito de ti? V~e se dás notícias. Sobre o peso, eu não faço ideia, deixei de pesar 99% dos peixes. Era um robalo interessante, lol.