Os nossos amigos

sexta-feira, 28 de junho de 2013

( Spinning ) Peixe da minha Terra........


       Boas Pessoal…..

Uma vez mais, fui até à Restinga tentar capturar uns peixes para o jantar, e para isso não à nada como levantar às 5h da manhã para chegar ao amanhecer ao pesqueiro…:-)..pois se os peixes comem cedo, que remédio tenho eu se não me levantar antes deles…hahaha

Eram 6h quando cheguei, pois o caminho ainda demora um bom bocado, mas com calma tudo se consegue…:-)..decidi ir primeiro até à ponta da restinga para ver se conseguia alugar um barquito de algum pescador que por lá andasse, pois eles até alugam para ir à pesca pagando a módica quantia de 1000 a 1500 Kwanzas, o que dá 10 a 15 dólares…:-)..claro que isto em Portugal é impensável..lol..pagar 7 ou 11 euros para ir à pesca de barco….se formos a pensar que o litro da gasolina custa aqui 60 Kwanzas e eu encho o depósito do meu carro com 25 dólares…dá para imaginar o porquê…hahaha
Aqui, um litro e meio de água custa 100 Kwanzas aproximadamente, o que faz a água um bem necessário mais caro que o combustível, até existe água potável e é o que bebem os africanos, mas o corpo deles já se habituou a esta água, o mesmo já não se passa com os estrangeiros, pois se a beberem o mais certo é ficarem doentes, diarreias e afins, pois o nosso corpo não está habituado a ela…

Bem, continuando…..lá fui eu então à procura de algum pescador que estivesse por ali, mas não tive sucesso nenhum, não se via viva alma!!!!...paciência, vou até ao Porto ver o que se passa por lá…:-)…pode ser que ande por lá alguma coisa….assim foi…chegando lá, apenas vi um segurança, cumprimentei-o, montei o material, escolhi o vinil e comecei a pescar entre as secções onde os barcos atracam, sempre de olho nos predadores, não fosse algum aparecer por lá…hahaha…assim que comecei, passado poucos minutos, senti uma prisão, ferro-o e sinto logo o que era….CHOCO…lol…desprendeu a 3 metros do fundo….Boa…mais do mesmo..lol…continuando…sinto novamente outro e ferro-o…desta vez consigo traze-lo bem perto da tona de água, até que na ultima ele desferra-se….M….andam a comer o vinil e nada, ou os ferro na cabeça ou chapéu……até que à terceira..Pimba….ferro-o e consigo tirá-lo…boa, pelo menos um já cá canta..hahaha…deixa ver se consigo tirar mais algum!!!!!....passado mais uns minutos, sempre a sentir o fundo, sinto um leve toque e efectuo a ferragem….cabeçadas?????...isto já não é choco!!!...peixe aranha também não!!!...o que será???..algum merozito???...pequeno ele era…hahaha…mas fugaz….hahaha…assim que chega à superfície, reparo num belo Pargo…rosado e irritado, pois a espinha dorsal estava bem eriçada..lol..boa…o primeiro peixe que apanho que existe na minha terra..hahaha….e pelos visto como podem ver na foto ferrado por baixo…hehehe.
Apesar de pequeno, estes dois já dão para um almoço…:-)…era bom mais um para completar a refeição..lol….ainda tive mais 6 chocos engatados mas todos eles desferraram-se…é a vida..hahaha…os vinis não são para chocos…hahaha…foi para isso que inventaram os palhaços…lol…pelos vistos eles já começaram aparecer, o que é bom sinal, pois não tarda vão começar a entrar aqueles torpedos, sendo que alguns atingem os 8 quilos por aqui….Uiiiiii…pelos vistos é normal…hahahaha


Continuando…..ainda parei para descansar um pouco e observar  o que se passava no horizonte, mas não se via nenhum ataque à superfície….a baía parecia um lago, lisa como tudo, pois nem uma brisa corria e o calor começava apertar….entretanto apareceram 2 empregados para limpar os barcos da marina e disseram-me que no dia anterior as macoas tinham estado em cardume atacar durante 4 horas seguidas as sardinhas, pois elas tinham encostado em toda a área da marina e as macoas não perdoaram…hahaha…segundo eles e depois de falar também com outro senhor batido nelas…havia exemplares entre os 5 e 7 quilos, até um colega dele ferrou uma que acabou por partir a ponteira…hehehehe…lindo peixe...:-)…claro que fiquei mais um bom bocado por ali, mas ele disse-me que achava que não valia apena, pois ao contrário de ontem, hoje não se via sardinhas nenhumas!!!! O que eu também já tinha reparado, para mal dos meus pecados…hahaha…é a vida..é até um dia, pois um dia eu vou estar lá quando elas aparecerem…:-)

Foi então que eu decidi ir tomar um café e depois rumar até à ponta da Restinga, pois a maré estava na preia-mar e prestes a virar…altura boa para testar uma teoria…hehehe…o certo é que se o ser humano não tivesse teorias, muitas das vezes vinha de mãos abanar…hahahaha…e não é que a minha teoria ainda me deu mais um peixe….lol..um belo Salmonete para completar o jantar com a minha esposa…hehehe…isto é que se pode chamar, uma pesca com peixe da minha terra….:-)
O mais giro é que quando estava a tirar o salmonete, vieram atrás dois peixes que não consegui identificar e bem grandes!!!!..daqueles que me iam dar algum trabalho…hahaha…mas fica para outro dia..:-) Nem sempre o Spinning vive de grandes peixes....mas sem sombra de duvida, que vive de grandes emoções...


                                             Um grande abraço e até breve....

                                                        Luís Malabar

13 comentários:

João Pinto - http://sheospinning.blogspot.com/ disse...

Isso mesmo... ensina o pessoal dos pescas versão Portugal continental como se tiram chocos que eles nunca viram nenhum :)


Tens que experimentar lrf aí, deve de ser tão divertido...

Boas pescas

José Cunha disse...

Boas Luís,

Cada pescaria espécies diferentes...agora é só aumentar o tamanho.:)

Forte abraço.

João Santana disse...

Não são grandes, mas são de qualidade, espécies que por norma são difíceis de capturar, mais uma aventura, :):):) muito bom, grande abraço Luís e força ai...

Unknown disse...

Bem bom, para matar saudades :)
Um abraço

ntyper disse...

Boas amigo mais uma aventura onde a variedade e a expetativa do que pode aparecer são a grande constante,um grande abraço.

Sérgio Silva (Cuco) disse...

Grandes relatos! Realmente as emoções no spinning são garantidas mesmo que as capturas sejam nulas.

Estive recentemente em Almada e não resisti a fazer uma investida no teu quintal português. As condições são sobreporíeis as verificadas no ano passado e as técnicas por ti utilizadas e que me ensinaste useias agora! Pena não ter conseguido ferrar nenhum peixe, mas eles andavam por lá pois consegui ver pelo menos 2 perseguições ao passeante sem no entanto se atirarem.

Continua com as tuas investidas e emocionantes relatos. Um dia destes tens companhia por aí pra ir spinnar.

Grande abraço.

Os Pescas disse...



Boas João..:-) pelo menos ao spinning não..hahaha..gosto de ver videos de LRF e para quem gosta, aqui ia se divertir sem duvida, mas eu prefiro fazer uma versão de LRF a peixes de calibre..:-)
Um grande abraço amigo

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas José, por enquanto vou tendo um gosto das várias especies que por aqui andam, mas com tempo eu mostro-vos o que são os peixes daqui com uns videos e umas fotos brutais..hehehe

Um grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas João..:-), é verdade, não são grandes, mas são bem bons no prato..hehehe
Um grande abraço amigo

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas grande Rafa, por enquanto é o que se arranja..hehehe..já tenho uma ideia aonde andam as grandes corvinas aqui..hehehe...com calma eu dou com elas..:-)

Um grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas Joaquim..:-) enquanto não dou com nada melhor, antes isto do que grade..hahaha

Um grande abraço

Luís malabar

Os Pescas disse...



Grande Sergio..:-) Eu tenho falado com um amigo meu e ele tem ferrado uns peixes aos passeantes, tenho a certeza que para a proxima vais ter mais sorte amigo..:-)
E cá te espero amigo, para fazermos umas grandes pescas ao spinning aos dourados..hehehe

Um grande abraço com saudades amigo

Luís Malabar

Manuel Oliveira disse...

Xiiiiiii... Luís,
Agora com esse pesqueiro na marina, uiiii, isso é um luxo...
Pena não teres acertado no dia, se tivesses ido no dia antes, tinhas dado com as macoas...
Bem pelo menos mataste saudades dos pexecos da nossa Costa!:)

Forte Abraço dos Algarves!