Os nossos amigos

segunda-feira, 22 de julho de 2013

( Trolling ) Fim de semana Angolano....:-)


Boas Pessoal….




Chegou o Fim-de-semana  finalmente…hehehe…o que quer dizer Pesca…:-). …eu a minha esposa, planeamos ir um pouco até sul de benguela, em busca de praias novas, logo, zonas de pesca novas..hehehe. Assim foi, saímos no Sábado de manhã em direcção a Sul e com o total desconhecimento de como lá chegar..hahahaha..mas partir à aventura é isso mesmo.

Lembro-me de quando era mais novo e não existiam telemóveis nem outros recursos como o GPS, e conseguíamos fazer tudo e ir para todo o lado sem pensar que poderia acontecer alguma situação menos agradável, como perdermo-nos ou ficar com o carro empanado nalgum lugar...hahaha….nesse tempo, ir para qualquer lado menos civilizado é que era uma aventura, partíamos á descoberta com os nossos amigos ou familiares sem pensar duas vezes na existência de perigo..:-)
Assim fomos nós à moda antiga, excepto os telemóveis que levámos, apesar do sinal de rede não ser famoso, sempre dava para alguma situação de emergência,…passámos por várias zonas até chegarmos ao máximo que conhecíamos, a uma zona piscatória que se chama Baía Farta, zona essa que não é bonita, mas que é bastante conhecida, pois é onde os barcos de pesca atracam e vendem o peixe.

Bem e agora????...hehehehe….perguntámos a um velhote se sabia o caminho para as praias mais a sul dali, ao que ele respondeu que sim, explicando-nos o caminho, caminho esse, todo ele de terra batida….hehehe…bem, seja o que deus quiser, pois nós temos um carro e não um 4x4..hahahaha…mas que seja o que deus quiser, vamos lá…..

De facto, o caminho não era nada propicio para um carro normal andar, mas se queríamos ir, tinha que ser, ter o máximo de cuidado e atenção aos vários tipos de terreno, principalmente os de areia..Hummmm….hahaha. A viagem foi decorrendo sempre sem problemas ao longo do caminho, sempre junto à costa, onde por vezes, conseguíamos avistar o mar…:-)

Já passava uma hora a viajar por aquela estrada de terra batida, quando chegámos a uma zona alta que nos possibilitou avistar, a primeira de muitas praias que existem ao longo da costa Angolana, a praia da macaca…:-)..incrível, uma extensão de areia com poucas casas e diversos coqueiros ao longo da mesma…BRUTAL..:-)
Continuamos a descer até à praia e não se via uma pessoa em lado nenhum. Infelizmente, apesar de aquela praia ser brutal, com potencial para dar alguns peixes, decidimos voltar para trás até à Baia Azul, pois era uma da tarde e eu não tinha a certeza se o carro voltava a subir umas zonas de areia que encontrámos pelo caminho..hehehe….por essa razão, decidimos voltar para trás, pois se ficássemos com o carro preso, sempre havia a possibilidade de passar alguém que pudesse ajudar a resolver a situação..:-)

Assim foi, fizemos o caminho de volta e não houve problema nenhum..hehehe..Lindo carrinho..:-)
Chegámos á praia da baía azul, e assim que saímos, reparámos numa imagem fantástica…hahaha..só mesmo aqui, pois eu nunca vi isto em mais lado nenhum…hahaha



Poisámos a tralha e enquanto a mulher ficava estendida na areia, eu fui entreter-me, pois apesar de ter a noção que não ia apanhar nada de jeito nesta altura do ano, já que estava ali, mais valia pescar do que estar de papo para o ar feito lagarto..hahahaha
Pesquei apenas com um jig de 40 gramas e ainda deu para entreter, com baiacus e uma moreia da areia que custou para a tirar do buraco onde estava enterrada..hahaha…foram todos devolvido ao mar, pois para mim não têm interesse nenhum em termos gastronómicos..:-)




Passado 3 horas de estarmos na praia, decidimos dar o dia por terminado, arrumámos tudo e rumámos a casa, para ir tomar um copo e ver o pôr do sol sentados numa explanada junto ao mar..:-) e depois jantar fora….Hummmm…isto é que é vida..hahaha…e foi assim que terminou o meu sábado, com praia e lazer, para deitar-me a pensar no Domingo, dia esse, que seria passado num belo barco ao Trolling…:-) em busca dos predadores dos mares de Angola…
Ainda no final do dia, recebi umas fotos de um amigo meu, a quem tinha emprestado uns vinis artilhados por mim, para ele aprender a pescar. Claro que eu expliquei-lhe, como pescar com os vinis e a diferença dos vinis para as Zagaias. Pois apesar de ele ter experiencia a pescar com as zagaias, nunca tinha pescado com os vinis. E pelos vistos, conseguiu fazer a sua primeira captura num pesqueiro, onde nunca teve sucesso com as zagaias. Para mim é fácil perceber o porquê de ter ferrado a garoupa com o vinil, e nunca o ter conseguido ferrar com as zagaias, claro que eu lhe disse qual era a razão, ao que ele percebeu logo, percebendo que tem a ver com a espécie em si. Acho que já arranjei mais um viciado para pescar com vinis…hahahaha.



Domingo, dia de pesca ao Trolling e desta vez íamos explorar uma zona que não tinha sido explorada, pelo menos por nós. Como é óbvio, a esperança é sempre muita, o mesmo com os peixes, nunca sabemos se sai um peixe de 5 quilos ou de 50 quilos..hahaha, por isso, não à nada como ir preparado para esta pesca com material diverso, para todas as ocasiões..:-)


Eu preparei o meu material todo no dia anterior, caso chegássemos a pescar com os vinis, para estar pronto, para estar às 9 horas da manhã no Porto do Lobito.
Eram 9h30 quando acabámos de carregar o barco, e de montar todas as canas, as 6 ao todo..hahaha…um arrastão mas de amostras..hahaha. Eu, a sra Isabel , o esposo, o Sr. Luís e o filho deles, o Pedro. Uma família impecável  e todos juntos prontos para a batalha…hehehe

Ligámos o motor e passado pouco tempo arrancámos com destino certo em busca dos predadores..:-). Em relação às amostras, as escolhidas foram as da rapala e as da storm para trabalharem entre os 15 e os 30 feet.  Demorámos cerca de meia hora, para chegar ao destino e finalmente colocar as amostras na água..:-)
Para mim, a profundidade das amostras, ia-nos mostrar em que altura de água estava o peixe a comer e a partir dai, fazer as alterações necessárias. Como era de manhã, ainda pensei que conseguíssemos capturar alguma Barracuda ou um Pargo Luciano, hora boa para estes peixes, mas o peixe não dava sinal. Tinhamos 4 canas na ré e outras duas na lateral, a pescarem com 3 distancias, sendo que duas no centro da ré, trabalhavam bem perto do barco.



O tempo foi passando e nada, até que eu olhei para a sonda e achei estranho estarmos a 6 metros do fundo e as duas amostras que iam até aos 30 feet, não tocavam no fundo?????...muito estranho?????....até que decidi agarrar numa das canas que estava a bombordo e baixei a ponteira da cana perto da água e deixei a amostra a pescar mais longe, dando mais linha, para pescar entre os 50 a 70 metros de distancia, até que finalmente já sentia o fundo de vez em quando…bem me parecia que a distancia a que estavam era muito pouca.


Se o nosso objectivo principal eram os pungos e as corvinas, a minha experiencia com vinis, dita que este peixe é lento e come fundo, e se as amostras não pescarem na profundidade certa, elas passam por cima do peixe e não serve de nada, claro que em certas ocasiões elas alvoram e caçam à tona de água. Mas a esta hora do dia, não era o caso, por essa razão eu fiz o que fiz, e assim que o fiz, meus amigos…..levo uma porrada seca na cana e logo de seguida o carreto dispara vergando a cana…hehehehe…esta é bruta…anda cá que eu não te faço mal..hahaha..só um bocadinho…hahaha…entretanto parámos logo o barco e o resto da malta recolheu as restantes canas, para não haver azares..:-)


Ai estava eu em plena luta com um belo exemplar que de um momento para o outro decidiu subir rapidamente até á tona de água ainda ao longe, dando hipótese de vislumbrar a sua armadura de bronze. Mas da maneira rápida que subiu, também deu meia volta e desceu até ao fundo, sempre a levar linha…ZZzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz….e a cana de 30 libras sempre vergada…até que se foi cansando até se colocar por debaixo do barco às cabeçadas…tum…tum….zzzzzzzzzzzz……….zzzzzzzzzz..tum..tum…e com o tempo lá se foi cansando até chegar à tona de água já cansada e prestes para ser embarcada com o uso do bicheiro….hehehehe…..que belo bicho, assim que a colocámos dentro do barco, fizemos a festa, e tirámos as fotos para mais tarde recordar….:-) Mais um recorde para mim..hehehe. Apenas o filho deles já tinha tirado duas, mais pequenas que esta, mas nem o Sr. Luís ou a Sra. Isabel tiveram ainda a oportunidade de pescar estes peixes nobres e lutadores…:-), e como é óbvio, estavam com uma pica para sentir a luta destes peixes…:-)

Depois de festejarmos, colocámos o peixe no porão do barco e com toda a ansiedade, colocámos as amostras na água, desta vez com duas amostras a lamber o fundo de vez em quando…hehehehe….demos a volta com o barco em direcção a norte e passado pouco tempo a outra cana que não estava perto de mim e que tinha a amostra a lamber o fundo depois de eu ter dado mais linha, verga violentamente, disparando o drag sem parar…ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ…..parámos logo o barco e a linha continuava a sair sem parar, mas desta vez já estava Sra Isabel agarrada a ela e feliz da vida…hahahaha…só agarrada à cana, pois não podia fazer mais nada, entretanto tirámos as restantes canas para não atrapalhar e ficámos a ver..hehehehe….esta era ainda mais bruta que a minha, pois não parava de levar linha, até aparecia que o barco estava andar..hahahaha…..depois de levar perto de duzentos metros, parou no fundo às cabeçadas, até que a Sra. Isabel, conseguiu começar a recuperar linha e a ganhar metros, sempre em esforço…hehehe…lindo peixe…nesta altura, como no primeiro peixe, o Pedro já estava a gravar tudo com a GOPRO…hehehehe…fica para mais tarde o pessoal ver..:-)

Entretanto com o passar do tempo o peixe foi se cansando até ficar por debaixo do barco à sombra..hahaha….ainda veio duas vezes perto da tona de água, mas desceu novamente levando linha….zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz……….zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz…………até que passado mais uns 5 minutos deu de si e veio, para podermos ferrá-la com o bicheiro e coloca-la a bordo para fazer a festa..hehehehe….com o peixe a bordo, ainda maior que a primeira, tirámos as fotos e fizemos a festa uma vez mais…hehehehe..Grandes bichos de bronze…:-). Para terem uma noção do peixe, o bicheiro partiu, separando o anzol do cabo..hahahaha

Ainda demos mais umas voltas mas apenas conseguimos ferrar umas barracudas bebés que foram devolvidas à água e uma raia viola, que foi ferrada pelo lombo…hahaha..também ela, foi devolvida à água para crescer..:-)


Estava na altura de navegar até à baía e tentar capturar uma barracuda grande ou um Pargo Luciano. Assim foi, depois de mais de meia hora a navegar, entrámos na baía e colocámos as amostras dentro de água…:-)…desta vez o Sr.Luís quis dar menos linha, o que invalidava pelo menos duas delas de tocarem no fundo!!!...até que eu fui sentar-me num dos cantos do barco encostado à cabine e abri o drag até a amostra começar a lamber o fundo…hehehe..bem dito bem certo, porrada seca na cana e o drag a disparar…ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZzz…..zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz….à pois é, agarrei logo na cana e toca a combater o peixe, este mais pequeno, mas sem deixar de correr e dar luta..hehehe..anda filho que eu já te conto uma historia..ahahaha…a luta demorou ainda um bocado, pois o peixe meteu-se por debaixo do barco e demorou a subir, até que passado uns minutos, subiu, dando para ver o meu primeiro Pungo africano..hehehe…mais uma espécie e um novo record para bater..hehehehe. Reparem nas riscas na diagonal ao longo do dorso...Linda...:-)

Fizemos a festa e tirámos as fotos, para depois rumar ao Porto, pois a pesca estava feita e todos nós estávamos satisfeitos com o dia que passámos junto do mar..:-)
Chegando ao Porto, descarregámos tudo e tirámos mais fotos de grupo…:-) Obrigado à Sra. Isabel pelas fotos, pois apesar de ela não ter ficado, é como se lá tivesse connosco..:-). Se repararem, numa das fotos em que estamos a levantar o peixe, estamos todos a rir, porque o Pedro e o Sr. Luís estavam a rir de mim, porque eu não tinha forças para levantar o peixe…hahahaha…e posso dizer que levantar estes pesos, já não é para mim, pois ia morrendo durante a tentativa de a levantar…hahahahaha.  E nem vos conto como é que foi para amanhar estes 3 peixes..hahahahaha…surreal…hahaha.


Agora não vejo a hora de voltar, e um dia destes convenço-os a pescar com os vinis a elas..:-), mas com material mais leve..hehehehe..ai quem tiver unhas é que vai tocar guitarra..hahahaha.


Um grande abraço e até breve amigos....:-)

Luís Malabar

15 comentários:

Unknown disse...

Nada como uns peixinhos a sério. Parabéns :)
Um grande abraço

José Pedro Cruz disse...

Grande Malabar, isso já são animais pré-históricos1 LOOOOOL! Gandas bizarmas!

Na primeira foto parecia-me uma corvina! Que lindos!

Parabéns pelas capturas... com este andar não tarda nada pegas nesses bichos com dois dedos, pois cheira-me que ainda vais fazer muita musculação a levantar os avós desses! :)

Fico ansioso por ver o vídeo com a gopro e por saber como correram as investidas com vinis.

Grande abraço, do tamanho da distância que nos separa! ;)

Os Pescas disse...

É um dos melhores relatos que já li na internet. Galático, a reportagem é fantástica. Um abraço grande que felizmente te pude dar hoje pessoalmente. Sempre unidos e com um rumo... Filipe.

Guillermo Maseda disse...

Muy buena aventura y vaya pesces, se os ha dado muy bien, enhorabuena y un saludo.

ntyper disse...

Boas companheiro,felizmente já tive a oportunidade de te dar os parabéns pessoalmente e de beber mos aquele cafézinho,parabéns pela "violenta subida"do recorde,agora tens de pensar em comprar um daquele 4x4,ai 5 ou 6.000 a gasolina para te movimentares mais facilmente,lol,grande abraço companheiro e não te esqueças de dar um toque para o cafézinho da despedida!!!!!!!!!

Os Pescas disse...



Boas Joaquim, obrigado amigo, mas nem sempre a pesca vive de grandes peixes, mas sim de grandes emoções, onde os pequenos exemplares das mais variadas espécies nos transmitem outras alegrias e aprendizagens.
Um grande abraço amigo

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Grande Zé..:-)Obrigado amigo, e acredita que as saudades vossas são muitas..:-)
Espero um dia vos ter aqui, para nos rirmos e fazermos umas grandes aventuras africanas..hahaha
Em relação ao peixe, os 3 são corvinas, só que duas espécies diferentes.
Ainda não vi os videos, mas de futuro, vou tentar colocar aqui para o pessoal ver ok.
Um grandeee abraço meu amigo e para toda a familia de robalosHotSpot..:-)

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Grande amigo Filipe..:-) foi uma alegria enorme poder te dar um grande abraço e uma vez mais rirmo-nos um do outro..hahaha
Obrigado e para sempre estaremos juntos

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Olá Guiller, muchas gracias amigo e me hay desfrutado mucho la captura de esses peixes..:-)
Um grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Grande Rafa, finalmente conseguimos tomar o nosso cafézinho..hahaha.
Por enquanto vou ter que aguentar-me com o meu carro..hehehe, pode ser que no futuro compre um v8 a gasolina..hahahaha..para lavrar terreno..hehehehe
Antes de ir, tomamos mais um café amigo..:-)

Luís Malabar

Cabo disse...

bonito reportaje..enhorabuena y un saludo

Os Pescas disse...

Eu ia começar por dizer que achava um relato brutal mas tenho de lhe chamar de magnifica reportagem, em grande amigo.
Grandes emoções em terras Africanas...
Fico muito satisfeito por teres encontrado esse paraíso em que caís que nem uma luva, ehehehe
Grande abraço!

João Santana disse...

Boas Luís, mais uma excelente aventura, com grandes peixes, belo fim de semana, parabéns pelo post, nós cá esperamos pelas tuas aventuras,grande abraço e força ai...

Vítor cruz disse...

Fico feliz amigo, por saber que nessas águas do Lobito (onde pelos anos de 1986/87 capturei muitas dezenas de barracudas e macôas, e algumas garoupas, pungos e Lucianos (o meu record: um luciano de 35,5Kg)e da Jomba.
Tem-me dito que os stocks de peixe da costa estão muito mais reduzidos, mas o seu relato é muito animador...ainda há muitas boas espécies para captura. Bem haja...e boas pescarias.

Os Pescas disse...

Boas Victor :-) obrigado e nem quero pensar o que seria nessa altura. Hahahaha. Infelizmente o raio dos chineses continuam a massacrar a zona e apesar de continuar a ser outro mundo. Já se perdeu muita coisa.

Um grande abraço

Luís Malabar