Os nossos amigos

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

( Bóia ) À caça do TiranoSargo Rex - Parte II

    Será que este seria o dia?? Bem... Esperança e vontade não faltavam. Como combinado no dia anterior, às 06:00h estava à porta da casa do Filipe. Assim que ele chegou ao pé de mim, disse-lhe logo: "É hoje Filipe... É Hoje é que eu vou apanhar um dinossauro!"... Ele só se ria, e dizia: -" Sim, Sim..." Hahaha!

    Mas eu sentia que isso ia acontecer, tinha algo em mim que dizia-me que era o dia. Talvez chame-lhe de feeling, não sei... Quem já o teve, sabe bem o que é. O mar até podia estar chão, podiam-me dizer que não andava lá nada, podiam-me dizer de tudo e mais alguma coisa, mas eu tinha de ir lá... Com as condições que tinha visto no dia anterior, era impossível os grandalhões não andarem lá. Pelo menos, no meu pensamento...

    Material no carro e em 30 minutos de caminho, mais ou menos, estávamos no pesqueiro. Quando chegámos ainda estava de noite, o que era ótimo para nós, pois queríamos fazer o nascer do dia como no dia anterior.
    Assim que chegamos ao local onde iriamos pescar, estava vazio, nem um pescador, eramos apenas nós e o mar...

    O mar tinha caído bastante desde o dia anterior, no entanto, como estava na viragem da maré e pelas características do pesqueiro em si, ele iria sempre mexer qualquer coisita, mesmo não sendo muito, iria sempre espumar o suficiente para os grandalhões lá entrarem...

    Desta vez e ao contrário do dia anterior, começamos a pescar noutro spot. O Filipe ao 2º lançamento ferrou logo um bom matateu com caranguejo, peixe por volta das 800gr. Estava o Filipe a guardar o peixe e eu na conversa com ele, quando olho e vejo que deixei embrulhar o multifilar numa rocha cheia de mexilhão... Se não descesse à pedra, era mais que óbvio que iria ficar sem a bóia. Como não queria que isso acontecesse aproveitei uma escoa e lá fui eu tentar soltar a linha. Quando estou a desembrulhar o multifilar do mexilhão, grita-me o Filipe: -"Ó Miguel, acabou-se de ferrar um sargo na tua cana... Tens lá peixe!!" Olhei para o lado e só via a bóia de baixo de água às cabeçadas.... Bem, lá consegui soltar o multi e assim que estico a linha vi logo que ele estava lá. Era reguila o bicho, ainda me mandou duas cabeçadas fortes, mas depois disso rendeu-se. Era um bom sargo, mais pequeno que o do Filipe, mas mesmo assim bom.
    Visto terem saído dois peixes de bom lote em menos de 5 minutos, continuamos a insistir no mesmo sítio... Mas nada, com o nascer do dia começou a aparecer a rataria e as iscadas não duravam nem 30 segundos dentro de água. Fomos obrigados a trocar de sítio.



    No curto espaço de tempo em que trocávamos de spot, pensei para os meus botões: -"A partir de agora e até te ires embora, só vais pescar com caranguejo... Se der deu, se não der.. também não mudas... Farto de sarrabecos estou eu...".

     Com a viragem da maré e já com o estaminé montado noutro poiso, começaram a entrar os primeiros matateus... Os gajos estavam a comer de uma forma manhosa, quase não afundavam a bóia, parecia picadas de peixe pequeno. Muitas das vezes sequer, nem via a bóia a afundar, mas o caranguejo desaparecia que era uma pinta... E lá ia eu falando novamente com os meus botões: -"Olha que esta agora... Então mas os meninos estão a comer de mansinho... Como é que os ferro, se não vejo sequer a bóia a afundar??  É que nem sinto nada...Tens de pensar Miguel, orienta-te..."

    Bem, entre tantos caranguejos vaporizados, o Filipe lá consegue ferrar um e com calma coloca-o a seco...
Uma coisa já tinha reparado, a bóia afundava quase sempre no mesmo sítio, era ir insistindo. Mas nada, e com o passar do tempo, nada novamente, e mais nada... Os caranguejos iam desaparecendo a uma velocidade estonteante, e sargos que é bom, tá quieto ó meu...

    Acho que foi das pescas em que falei mais para os meus botões, tentava auto incentivar-me... Já me perguntava a mim mesmo onde estava o feeling com que tinha começado o dia??
    Até que decidi que iria alterar a estratégia... Estralho novo, anzol novo e alterada a forma de iscar o caranguejo. Após tudo isto, lancei bem longe, ajeitando depois a bóia com carreto para o sítio desejado. Linha sempre em tensão e começo a sentir algo do outro lado... Parecia um menino que estava a mamar num biberão... Mas a bóia nem afundava, só andava à rodas... Pensava eu para mim: -"Faço a ferragem ou não? Será aguagem? Pelo sim pelo não vou ferrar!". ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ... Cana vergada e carreto a cantar... O menino arrancou com toda a força para o fundo... Não tinha dúvidas, era o dinossauro que eu tanto almejava. As pernas até me tremiam... Só pedia a tudo que ele não partisse a linha ou desferra-se. Nunca tinha sentido tanta força feita pelo um peixe... Não tinha ideia do tamanho, mas uma coisa tinha a certeza, era o meu novo record! Ele ia dando umas cabeçadas como nunca antes tinha sentido, mas o drag estava bem regulado, pronto a aguentar as investidas... O Filipe entretanto agarrou logo em um xalavar e já estava preparado para o encestar, mas o sacana não queria vir ao de cima... Lutava com todas as forças que tinha, e eu tentava fazer o melhor que sabia para o controlar e não deixá-lo ir à pedra... Até que, após muitas arrancadas e já cansado, vem ao de cima. Não queria acreditar... Era o peixe que eu tanto desejava!! Um verdadeiro monstro!! Assim que o Filipe o meteu dentro do xalavar, senti algo em mim que não consigo explicar... São aqueles sentimentos para o qual não arranjamos nome. Fiquei mesmo contente... Tinha conseguido apanhar um verdadeiro monstro!

    Passado alguns minutos, lá consegui voltar à Terra... Posso dizer que fiquei mais de 5 minutos a olhar para o peixe dentro do xalavar e as minhas pernas ainda continuavam a tremer...
    Respirei fundo e guardei-o com muito cuidado na sacola, parecia que estava a guardar um diamante.

    Novo caranguejo e vai de lançar a bóia novamente para longe, ajeitando-a depois para o mesmo sítio onde tinha apanhado o outro... Assim que a bóia estabilizou, comecei a sentir a mesma coisa que tinha sentido anteriormente, estava algo do outro lado a mamar muito de mansinho, até que decido novamente fazer a ferragem e ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, cana novamente toda vergada e carreto a cantar... Eu nem queria acreditar... O peixe lutava vorazmente pela sua vida, as minhas pernas tremiam que nem varas verdes, mas sabia que tinha de ter calma se queria tirar o peixe. Ao mínimo descuide, se o deixava ir à pedra, já era... O Filipe assim que me viu com a cana toda vergada, largou rapidamente a cana dele e foi buscar o xalavar. Após alguma luta e muita sorte à mistura, reconheço, lá vejo o menino a vir à tona da água... O Filipe rapidamente o encestou, e prontos... Mais um, este também já não fugia...
    Não queria acreditar... Não tinha apanhado 1, mas sim 2 Dinossauros...

    Com a maré a encher, continuaram a sair uns peixes, tudo peixe de bom porte a rondar as 600Gr/1Kg...

    O Filipe ia compondo a sua sacola, e já tinha 4 belos sargos. Passado uma hora mais ao menos de ter apanhado os dois grandes, apanhei também uma boa Safia e quase na hora de arrumar ainda consegui apanhar mais dois peixes na casa das 600gr.

    A minha vontade era mesmo fazer a viragem da maré da preia-mar para a baixar mar, mas não podia, já tinha um compromisso marcado ao qual não podia faltar. No entanto, para mim a pesca já estava feita... Já tinha conseguido apanhar aquilo com que tanto sonhava e que até ao momento apenas via nos relatos dos outros. Sentia-me super feliz, se alguém estava feliz... Essa pessoa era eu...

    O Filipe ao contrário de mim, ficou e fez viragem da maré. E em bora hora que o fez, enviou-me depois as fotos e ainda sacou uns belos matateus.

    No caminho até ao carro, sozinho, só pensava, tenho de mostrar isto a uma pessoa...
E assim foi, fui ter com o Filipe á casa dele e quando ele viu os peixes deu-me os parabéns, pesámos os meninos e ainda tiramos umas fotos.

   Os dois grandalhões:




A minha pesca:



Os dentinhos do maior:



A pesca do Filipe:


Foi um dia que jamais irei esquecer... Parecia que o meu feeling sempre estava certo... Este era o dia !!

Material:
Canas: Vega Nexthor 4,5 mt; Plaway Kais 5 mt
Carretos: Tica Gainer GA 3500; Daiwa Sweepfire 4000 X
Linhas: Sufix 832; Power Pro
Iscos: Caranguejo; Casulo; Camarão

Miguel Candeias e Filipe Neves

20 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns campeão!!! finalmente conseguiste! estou feliz por ti Miguel! Grande abraço!
B.Gordo

João Santana disse...

Belos dentuças pessoal, parabéns pela pesca e pelo relato, o caranguejo é mesmo bom para dentuças, força e continuação de grandes fainas, abraço ai ao team.

André Matos disse...

Espectacular tanto o relato como a pesca , tens aí uns sargos MEU DEUS que senhores sargos , ainda só apanhei um sarguito pequeno há boia e ele fez a força que fez imagino esse !! Deve ter sido de loucos mesmo !! Grande pesca amigo , forte abraço e boas pescas :DDD

André Matos disse...

Foi com piao ou boia normal ?

Entrespots disse...

Miguel o "tiralinhas" no seu melhor, mais um grande dia com o peixe a colaborar, abraços!!

Os Pescas disse...

Parabéns meu amigo. É com enorme prazer que te vejo a crescer e apanhar grandes peixes. Tecnicamente estás cada dia melhor a pescar há bóia, a modalidade mais técnica que existe. Com tempo vais te tornar top nesta pesca. Espero ao teu lado poder apanhar muitos destes. Um grande mas grande abraço.
Filipe.

César disse...

parabens Miguel,belos sargos,la insististe ,e colheste os frutos,mais uma ves parabens para ti e para o Filipe

Anónimo disse...

Grandes sargalhões. Fonix. Muitos parabéns ao pescador.
David.

Pedro Franco disse...

Parabéns pelas bonitas pescas, em especial ao Miguel pelo recorde alcançado, agora é tentar superar.
Um grade abraço e continuação de bons lances.

Sergio Fernandes disse...

Parabens Miguel pelos dinosauros
Grande abraço aos dois

Os Pescas disse...

Olhaaa o Sr.Presidente!!
Obrigadão Bernardo :D ! Temos de combinar uma pesca...
Um grande Abraço my Friend!!

Miguel Candeias

Os Pescas disse...

Boas João :D !!
Foi realmente um dia inesquecível! Concordo contigo... O caranguejo é realmente um isco rei para os nossos amigos dentuças!

Um Abraço !

Miguel Candeias

Os Pescas disse...

Boas Grande André :D!
Posso-te dizer que nunca tinha apanhado exemplares desta espécie com este tamanho... Dão uma luta impressionante... Adorei mesmo!
A pesca foi feita com um bóia de 30gr, calibrada com chumbo de 20gr.

Um Abraço!

Miguel Candeias

Os Pescas disse...

Yooo Filipão :D !!
Grande dia hein??
Muito obrigado pela tua companhia... Foi realmente um dia inesquecível para mim.
És uma pessoa muito bem disposta e com vontade partilhar conhecimentos!
Granda malha, 5*!

Um grande abraço para ti!

Miguel Candeias

Os Pescas disse...

Ohh Amigãoo :D!!
O que posso eu dizer perante as tuas palavras...
Quero-te agradeçer por tudo, sim, por tudo. És aquele amigo que tu sabes... Adoro pescar contigo, ensinas-me muito, muito mesmo. Considero-te um grande pescador, mas não é por isso que gosto de pescar contigo... É pela pessoa em si que tu és, és uma pessoa espetacular que a pesca me deu previlégio de conhecer.

Um Grande Abraço Amigão!

Miguel Candeias

Os Pescas disse...

Boas César :D !
Obrigadão!! Quando vieres para estas bandas diz alguma coisa...

Abraço

Miguel Candeias

Os Pescas disse...

Boas David :D !
Eram realmente uns peixes valentes!

Um abraço

Os Pescas disse...

Boas Pedro :D !
Obrigadão!!
Os records foram feitos para ser batidos... É ir insistindo... Vontade não me falta!

Um abraço !

Miguel Candeias

Os Pescas disse...

Boas Sérgio :D !
Obrigadão!!

Um Abraço!

Miguel Candeias

Os Pescas disse...



Grande Dupla..:-) Parabéns aos dois pela pesca, principalmente ao Miguel, pelo seu novo recorde, pois quem procura e tem a humildade de aprender, sempre encontra..:-).
Fico muito feliz por ti amigo, e excelente companhia, pois o Filipe Neves, é uma pessoa impecável, a qual já tive o prazer de estar à pesca várias vezes..:-)

Um grande abração para os dois

Luís Malabar